10 maneiras de consertar um computador Windows quebrado

Seu computador travou? Ele continua travando, congelando ou exibindo mensagens de erro? Você não consegue inicializar no Windows, pode ser incrivelmente frustrante quando o computador não funciona corretamente. Felizmente, há várias coisas que você pode fazer para consertar um computador que caiu ou continua travando. Este artigo do WikiHow ensina como consertar um computador Windows brasado.

Método 1

Verifique se todas as conexões estão seguras. Se o seu computador não começar, o primeiro passo é verificar suas conexões. Isso pode parecer básico, mas muitas vezes é esquecido. Verifique se o seu computador está conectado corretamente e possui energia. Experimente uma saída elétrica diferente. Se você estiver usando um laptop, verifique se a bateria está com segurança e totalmente carregada. Se você tiver um teclado e um mouse conectados ao seu computador, verifique se eles estão conectados corretamente. Se você tiver um pouco mais de habilidade técnica, pode abrir seu computador e verificar para garantir que a fonte de alimentação e o disco rígido estejam com segurança conectada à placa -mãe. Verifique também para garantir que a RAM, a GPU e os dispositivos conectados a um slot de PCI estejam adequadamente sentados.

  • Se você tiver um teclado e um mouse conectados ao seu computador, verifique se eles estão conectados corretamente. Se você tiver um pouco mais de habilidade técnica, pode abrir seu computador e verificar para garantir que a fonte de alimentação e o disco rígido estejam com segurança conectada à placa -mãe. Verifique também para garantir que a RAM, a GPU e os dispositivos conectados a um slot de PCI estejam adequadamente sentados.
  • Método 2

    Verifique se há superaquecimento

    1

    Verifique se o seu computador está ficando muito quente. O superaquecimento é um motivo de travar os computadores comuns e desligar automaticamente. Se a CPU ou GPU ficará muito quente, poderá causar danos permanentes ao seu computador. Seu computador será desligado para evitar isso. Se o seu computador ou laptop estiver quente ao toque ou seus fãs estiverem em voz alta, isso pode ser um sinal de superaquecimento. Você também pode baixar programas como o Core Temp ou Hwmonitor para verificar a temperatura do seu computador. A CPU pode superaquecer se exceder as temperaturas de 75 ° C. A GPU pode superaquecer se exceder as temperaturas de 85 ° C.

  • A CPU pode superaquecer se exceder as temperaturas de 75 ° C. A GPU pode superaquecer se exceder as temperaturas de 85 ° C.
  • 2

    Evite superaquecimento. A seguir, são apresentadas algumas coisas que você pode fazer para evitar superaquecimento no seu computador: use o computador em um ambiente legal. Verifique se os ventiladores estão limpos, livres de poeira e funcionando corretamente. Use uma almofada de refrigeração para o seu laptop ou instale um novo sistema de refrigeração ou ventilador no seu computador. Limpe ou substitua o dissipador de calor na sua CPU. Fechar programas em execução em segundo plano que você não está usando. Abaixe suas configurações de vídeo em jogos que são intensivos em gráficos.

  • Use seu computador em um ambiente legal.
  • Verifique se os fãs estão limpos, livres de poeira e funcionando corretamente.
  • Use uma almofada de resfriamento para o seu laptop ou instale um novo sistema de resfriamento ou ventilador no seu computador.
  • Limpe ou substitua o dissipador de calor na sua CPU.
  • Fechar programas em execução em segundo plano que você não está usando.
  • Abaixe as configurações de vídeo em jogos que são intensivos em gráficos.
  • Método 3

    inicialização no modo de segurança

    1

    Entenda o que é o modo de segurança. O modo de segurança permite inicializar o Windows em um estado básico usando arquivos e drivers limitados. Isso reduz as chances de seu computador travar. No modo de segurança, você pode executar diagnósticos, verificar os logs do Windows, executar uma varredura de vírus, fazer uma restauração do sistema e – se precisar ser – reinstale as janelas. Se você pode inicializar no Windows, poderá inicializar no modo de segurança no menu Configurações ou entrar na tela. Se o Windows não carregar, você poderá inicializar na tela de reparo do Windows e depois inicializar no modo de segurança.

  • Se você puder inicializar no Windows, poderá inicializar no modo de segurança no menu Configurações ou entrar na tela. Se o Windows não carregar, você poderá inicializar na tela de reparo do Windows e inicializar no modo de segurança.
  • 2

    inicialização na tela de reparo do Windows. Se o Windows não carregar, você poderá usar as seguintes etapas para inicializar no menu de reparo do Windows: pressione e segure o botão liga / desliga até que o computador esteja completamente desligado. Pressione o botão liga / desliga para ligar seu computador. Pressione e segure o botão liga / desliga para forçar o desligamento do seu computador quando ele começa a inicializar (ou seja, quando você vir o logotipo do fabricante). Repita 3 vezes. Pressione o botão liga/desliga para ligar no seu computador e inicializar no menu de reparo do Windows.

  • Pressione e segure o botão liga/desliga até que seu computador esteja completamente desligado.
  • Pressione o botão liga/desliga para ligar seu computador.
  • Pressione e segure o botão liga/desliga para forçar o desligamento do seu computador quando ele começa a inicializar (ou seja, quando você vê o logotipo do fabricante).
  • Repita 3 vezes.
  • Pressione o botão liga/desliga para ligar no seu computador e inicializar no menu de reparo do Windows.
  • 3

    Selecione solucionar problemas. É a segunda opção no menu “Escolha uma opção”.

    4

    Selecione opções avançadas. É a segunda opção no menu “solucionar problemas”. É próximo a um ícone que se assemelha a uma lista de verificação.

    5

    Selecione Configurações de inicialização. É a última opção à direita. É ao lado de um ícone que se assemelha a uma engrenagem.

    6

    Selecione Reiniciar. Está no canto inferior direito. Seu computador será reiniciado. Quando isso acontecer, você verá um menu.

    7

    Selecione a opção 5 ou pressione F5. Isso permitirá que seu computador inicialize no modo de segurança com redes.

    Método 4

    Verificando os logs do Windows

    1

    Clique no menu Iniciar do Windows. É o ícone com o logotipo do Windows na barra de tarefas na parte inferior da tela.

    2

    Tipo Visualizador de eventos. Isso exibe o aplicativo Visualizador de eventos no menu Iniciar.

    3

    Clique no aplicativo Visualizador de eventos. Ele tem um ícone que se assemelha a um caderno com uma marca de seleção vermelha “X” e amarela. Clique no aplicativo Viewer do evento para iniciá -lo.

    4

    Clique duas vezes no Windows Logs. Está no painel à esquerda. Isso expande as opções da pasta Logs do Windows.

    5

    Clique em Aplicativo ou sistema. “Application” armazena logs do Windows relacionados a software e aplicativos. O “System” armazena logs relacionados ao seu sistema Windows. Você vai querer verificar os dois.

    6

    Verifique se há erros ou avisos na época do acidente. Os logs do Windows são listados por tipo, bem como data e hora. Percorra os logs e procure todos os logs que dizem “aviso” ou “erro” em “nível”. Em seguida, verifique a data e a hora e veja se o log ocorreu na hora do acidente.

    7

    Clique duas vezes no aviso ou erro. Isso abre a tela das propriedades do evento e exibe algumas informações sobre o evento.

    8

    Google as informações do evento. Copie o texto na caixa principal na guia “Geral”. Em seguida, vá ao Google em um navegador da web e cole o texto na barra de pesquisa. Google o texto. Você geralmente poderá encontrar informações sobre o que causou a falha e como corrigi -lo. Se você não conseguir encontrar informações sobre o evento, poderá ir ao fórum da Microsoft Help ou em outro fórum de ajuda técnica e postar o texto em um tópico de perguntas e ver se alguém sabe o que causou o acidente e como corrigi -lo.

  • Se você não conseguir encontrar informações sobre o evento, poderá ir ao fórum da Microsoft Help ou em outro fórum de ajuda técnica e postar o texto em um tópico de perguntas e ver se alguém sabe o que causou o acidente e como corrigi -lo.
  • Método 5

    Execute uma atualização do sistema

    1

    Clique no menu Iniciar do Windows. É o ícone com o logotipo do Windows na barra de tarefas na parte inferior da tela. A execução de uma atualização do sistema atualizará seu sistema Windows e seus drivers. Isso pode corrigir quaisquer erros ou bugs com o sistema ou drivers.

    2

    Clique no ícone de engrenagem/configurações. No Windows 10, está no painel à esquerda. No Windows 11, está no menu de aplicativos fixados.

    3

    Selecione Atualizar e Segurança {Windows 10) ou Windows Update (Windows 11). Está ao lado de um ícone que se assemelha a duas setas circulares. No Windows 10, é a última opção no menu. No Windows 11, é a última opção no painel de menus à esquerda.

    4

    Clique em Verificar atualizações. É o botão na parte superior. Isso verificará se estão disponíveis alguma atualização.

    5

    Clique em Download e instale ou instale tudo. Se houver atualizações disponíveis, esta opção aparecerá na parte superior do menu. Clique nele para instalar quaisquer atualizações necessárias. O Windows pode precisar reiniciar após uma atualização do sistema.

  • O Windows pode precisar reiniciar após uma atualização do sistema.
  • Método 6

    Execute uma varredura antivírus

    1

    Clique no menu Iniciar do Windows. É o ícone com o logotipo do Windows na barra de tarefas na parte inferior da tela. Se o seu computador tiver vírus ou malware que o impede de iniciar ou fazer com que ele continue travando, você poderá removê -lo executando uma varredura de vírus.

    2

    Clique no ícone de engrenagem/configurações. No Windows 10, está no painel à esquerda. No Windows 11, está no menu de aplicativos fixados.

    3

    Selecione Atualizar e Segurança {Windows 10) ou Privacidade e Segurança (Windows 11). No Windows 10, é a última opção no menu Configurações. Está ao lado de um ícone que se assemelha a duas setas circulares. No Windows 11, está no painel de menus à esquerda. Está ao lado de um ícone que se assemelha a um escudo.

    4

    Clique em Segurança do Windows. No Windows 10, está no painel de menus à esquerda. No Windows 11, é o topo do menu de privacidade e segurança.

    5

    Clique em Proteção de Vírus e Ameaças. É a primeira opção em “áreas protegidas”. Isso abre “Windows Security”.

    6

    Clique em opções de digitalização. Está perto do topo do menu abaixo do botão que diz “Varredura rápida” ou “Ações iniciais”. Isso exibe todas as suas opções de varredura de vírus.

    7

    Selecione “varredura completa”. É a segunda opção de rádio na lista de opções. Isso fará uma varredura completa de vírus de todos os arquivos e aplicativos no seu computador. Como alternativa, você pode selecionar o Microsoft Defender Antivirus (Scan offline) se estiver com dificuldades para remover ameaças de vírus do seu computador. Esta opção reiniciará seu computador e facilitará a remoção de programas e ameaças particularmente difíceis de se livrar.

  • Como alternativa, você pode selecionar o Microsoft Defender Antivirus (varredura offline) se estiver com dificuldades para remover ameaças de vírus do seu computador. Esta opção reiniciará seu computador e facilitará a remoção de programas e ameaças particularmente difíceis de se livrar.
  • 8

    Clique em Digitalizar agora. Isso fará uma varredura completa de vírus. Isso pode levar uma hora ou mais. Como alternativa, se você estiver usando o software antivírus de terceiros, como McAfee, Norton. Ou MalwareBytes, você também pode executar uma varredura com esses programas. Eles podem detectar algumas ameaças que o Windows Security perde.

  • Como alternativa, se você estiver usando o software antivírus de terceiros, como McAfee, Norton. Ou MalwareBytes, você também pode executar uma varredura com esses programas. Eles podem detectar algumas ameaças que o Windows Security perde.
  • 9

    Quarentena quaisquer ameaças que sejam detectadas. Se o Windows Security ou um programa antivírus de terceiros detectar qualquer ameaça, clique na opção de quarentena as ameaças ou excluí-las.

    Método 7

    Executando uma restauração do sistema

    1

    Clique no menu Iniciar do Windows. É o ícone com o logotipo do Windows na barra de tarefas na parte inferior da tela. Se o seu computador começar a ter problemas recentemente, você poderá consertar seu computador executando uma restauração do sistema. Isso restaurará o sistema operacional do Windows de volta a um estado antes do início dos problemas.

    2

    Tipo de restauração do sistema. Isso exibirá a opção de criar um novo ponto de restauração do sistema no menu Iniciar do Windows.

    3

    Clique em Criar um ponto de restauração. Isso abre as opções de restauração do sistema no painel de controle.

    4

    Clique em Restauração do sistema. Está na janela do painel de controle de propriedades do sistema. Está abaixo do cabeçalho “Restauração do sistema”. Isso abre o assistente de restauração do sistema.

    5

    Clique em Avançar. Está na parte inferior da janela no canto inferior direito. Esta janela informa que seus documentos e dados não serão afetados, mas quaisquer programas que foram instalados desde a data do ponto de restauração podem ser desinstalados.

    6

    Selecione um ponto de restauração e clique em Avançar. Se você tiver várias opções, selecione um ponto de restauração antes do momento em que o problema começou a ocorrer.

    7

    Clique em Concluir. Isso iniciará o processo de restauração do sistema. Pode levar uma hora ou mais para que esse processo seja concluído. Depois que o processo de restauração terminar, seu computador reiniciará automaticamente.

    Método 8

    Verificando o disco rígido

    1

    Clique no menu Iniciar do Windows. É o ícone com o logotipo do Windows na barra de tarefas na parte inferior da tela.

    2

    Tipo CMD. Isso exibirá o prompt de comando no menu Iniciar o Windows. Tem um ícone que se assemelha a uma tela preta com um cursor branco.

    3

    Clique com o botão direito do mouse no prompt de comando e clique em Run como administrador. Isso iniciará o prompt de comando com privilégios administrativos. Você deve estar conectado ao Windows com uma conta administrativa para executar o prompt de comando como administrador.

  • Você deve estar conectado ao Windows com uma conta administrativa para executar o prompt de comando como administrador.
  • 4

    Tipo SFC /Scannow e Press ↵ Enter. Isso examinará seu sistema de arquivos em busca de arquivos corruptos e substituí -los, se possível. Também dirá se há algum problema com seu disco rígido. Este processo pode demorar um pouco para concluir. [1] Deixe a janela Prompt de comando abrir até que o processo esteja concluído. Se houver problemas com o seu disco rígido detectado, você precisará substituir seu disco rígido e reinstalar as janelas.

  • Deixe a janela Prompt de comando aberta até que o processo esteja concluído.
  • Se houver problemas com o seu disco rígido detectado, você precisará substituir seu disco rígido e reinstalar as janelas.
  • Método 9

    Verificando o ram

    1

    Pressione ⊞ Win+R. Isso abrirá o aplicativo Run. Você pode usar o aplicativo Run para iniciar a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows.

    2

    digite mdsched.exe e pressione ↵ Enter. Digite “mdsched.exe” no programa Run e pressione “Enter”. Isso lançará a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows.

    3

    Clique em Reiniciar agora e verifique se há problemas (recomendados). Isso reiniciará seu computador e digitalizará a memória para qualquer problema. Este processo pode levar alguns minutos. [2] Se algum problema com sua memória for detectado, pode ser necessário substituir a RAM no seu computador.

  • Se algum problema com sua memória for detectado, pode ser necessário substituir a RAM no seu computador.
  • Método 10

    Reinstalando as janelas

    1

    Crie um Windows USB inicializável. Você pode baixar a ferramenta de criação de mídia USB para criar uma unidade USB de Windows inicializável para o Windows 10 ou 11. Você precisará de uma unidade USB com cerca de 9 gigabytes que não possuem arquivos nele (eles serão apagados). Use as etapas a seguir para criar uma unidade USB de Windows inicializável. Clique aqui para o Windows 10 ou aqui para o Windows 11. Clique em Download agora. Abra a ferramenta de criação de mídia na sua pasta de downloads. Clique em Aceitar para aceitar os termos. Selecione seu idioma e edição do Windows e clique em Avançar. Selecione “USB Flash Drive” e clique em Avançar. Insira uma unidade USB em branco. Selecione a unidade USB e clique em Avançar.

  • Clique aqui para o Windows 10 ou aqui para o Windows 11.
  • Clique em Download agora.
  • Abra a ferramenta de criação de mídia em sua pasta de downloads.
  • Clique em Aceitar para aceitar os termos.
  • Selecione seu idioma e edição do Windows e clique em Avançar.
  • Selecione “USB Flash Drive” e clique em Avançar.
  • Insira uma unidade USB em branco.
  • Selecione a unidade USB e clique em Avançar.
  • 2

    Inicialize em seu BIOS. A maneira como você inicializa no BIOS é diferente de um fabricante de computadores para o outro. Geralmente, ele dirá qual botão pressionar como seu PC inicializa. Os botões comuns são F1, F2, F10, F11, F12 ou Del. ] Clique no menu Iniciar do Windows. Clique em Configurações. Clique em Atualizar e Segurança (Windows 10) ou sistema (Windows 11). Clique em recuperação. Clique em Reiniciar agora abaixo “Opções avançadas”. Clique em Solução de problemas. Clique em opções avançadas. Clique em Configurações de firmware da UEFI. Clique em reiniciar.

  • Clique no menu Iniciar do Windows.
  • Clique em Configurações.
  • Clique em Atualizar e Segurança (Windows 10) ou sistema (Windows 11).
  • Clique em Recuperação.
  • Clique em Reiniciar agora abaixo “Opções avançadas”
  • Clique em Solução de problemas.
  • Clique em opções avançadas.
  • Clique em Configurações de firmware da UEFI.
  • Clique em reiniciar.
  • 3

    Coloque sua unidade USB primeiro na ordem de inicialização. O menu do BIOS é diferente de um computador para o outro. Localize o menu de inicialização e altere a ordem de inicialização para que o seu PC botas de uma unidade USB primeiro. Depois de fazer essa alteração, salve e saia do menu do BIOS.

    4

    inicialização da unidade USB do Windows inicializável. Depois de alterar o pedido de inicialização no seu PC, deslige o computador e insira a unidade USB do Windows inicializável. Inicialize o computador e o computador inicializará a partir da unidade USB. Reinstalar as janelas pode apagar seu disco rígido. Você perderá todos os seus arquivos, aplicativos e configurações. Se você ainda é capaz de inicializar no Windows ou no modo de segurança, é recomendável que você faça backup de seus dados antes de continuar.

  • Reinstalar as janelas pode apagar seu disco rígido. Você perderá todos os seus arquivos, aplicativos e configurações. Se você ainda é capaz de inicializar no Windows ou no modo de segurança, é recomendável que você faça backup de seus dados antes de continuar.
  • 5

    Selecione seus idiomas, formato de tempo e moeda e layout do teclado e clique em Avançar. Use os menus suspensos para selecionar as linguagens corretas, a região e o layout do teclado. Em seguida, clique em Avançar.

    6

    Clique em Instalar agora. É o botão grande no centro da tela.

    7

    Clique em que não tenho uma chave de produto. Está na parte inferior da tela. Como você está reinstalando o Windows, não precisa inserir uma chave de produto. Sua cópia do Windows será ativada automaticamente mais tarde.

    8

    Selecione sua edição do Windows. Certifique -se de selecionar a mesma versão do Windows que você já havia instalado no seu PC.

    9

    Aceite os termos de serviço e clique em Avançar. Clique na caixa de seleção na parte inferior da tela e clique em Avançar.

    10

    Clique em Atualizar ou personalizado. Você pode tentar reparar sua instalação atual do Windows selecionando atualização. Isso reinstalará o Windows, mantendo seus aplicativos, configurações e arquivos atuais. Se você tentou isso e ainda está enfrentando problemas, selecione Custom.

    11

    Selecione o disco rígido ou a partição em que você deseja instalar o Windows e clique em Avançar. Você pode dizer qual disco rígido ou partição é qual pela quantidade de espaço disponível nessa unidade. Selecione o disco rígido que a instalação do Windows está ativada atualmente. Isso começará a instalar o Windows. Seu PC será reiniciado quando o processo estiver concluído. Se você estiver fazendo uma instalação limpa que acabará com a instalação anterior, selecione todas as partições e clique em Excluir. Em seguida, selecione o espaço restante não alocado.

  • Se você estiver fazendo uma instalação limpa que acabará com a instalação anterior, selecione todas as partições e clique em Excluir. Em seguida, selecione o espaço restante não alocado.
  • 12

    Siga os avisos para configurar o Windows. Após o reinício do seu PC, você precisará passar pelo processo de configuração do Windows. Você precisará selecionar seu idioma, país, layout do teclado, conectar -se à Internet, dar seu PC e nome, assinar na sua conta da Microsoft, etc. Siga os avisos para concluir a instalação do Windows.