Você está olhando através de suas estantes de livros se perguntando se você tem alguma impressão valiosa de primeira edição? As primeiras edições são os lançamentos originais de um livro, e os editores usam algumas maneiras diferentes de marcar qual versão você tem em sua coleção. Felizmente, você poderá saber se tiver uma primeira edição cobiçada apenas na página de direitos autorais do livro e apontaremos exatamente o que procurar. Continue lendo para todos os sinais de que seu livro é uma primeira edição e como saber se vale muito dinheiro para os colecionadores.
Procure as palavras “Primeira edição” impressas na página de direitos autorais. Abra seu livro e localize as informações de direitos autorais geralmente encontradas na parte traseira da página de título. Digitalizar linha por linha para ver se as palavras “Primeira edição” aparecem em qualquer lugar da página, o que significa que a cópia do seu livro é a versão original que foi publicada. Se você não vir as palavras impressas em nenhum lugar da página, poderá ter uma edição posterior do livro. [1] Muitos editores rotulam as primeiras impressão de um livro em capa dura e brochura como primeiras edições. As cópias de capa dura são normalmente lançadas antes das versões de brochura, para que possam ser consideradas “verdadeiras” primeiras edições. [2]
Verifique se “1” listado na linha de impressão números de execução. Procure na página de direitos autorais uma série de números ascendentes ou descendentes, onde 10 é o mais alto e 1 é o mais baixo, como “1 2 3 4 5 6 7 8 9 10” ou “10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 . ” Quando o número mais baixo da linha é 1, isso significa que você tem uma impressão em primeira edição do seu livro. Se você tem um livro que foi reimpresso, o número mais baixo significa a edição que você tem. [3] Às vezes, os números de corrida de impressão podem não estar em ordem seqüencial, como “2 4 6 8 10 9 7 5 3 1.” Enquanto 1 ainda for o número mais baixo da linha, você ainda terá uma primeira edição. Em vez de “10”, você pode ver “0” nos números de execução da impressão. Se você vir um “1” e “0” nos números de corrida de impressão, o “1” ainda é o número mais baixo e as marcas que você tem uma cópia de primeira edição. Se a página de direitos autorais disser “Primeira edição” e você ainda vir uma lista de números de corrida impressa, observe o número mais baixo para determinar quantas vezes a edição foi reimpressa. Se 1 for o número mais baixo, você terá uma cópia de primeira edição da primeira impressão.
Confirme que a data dos direitos autorais corresponde à data de publicação. Verifique a página de título para ver se a data da publicação está listada na parte inferior e descubra quantos anos o livro tem. Caso contrário, a data da publicação pode ser listada na página de direitos autorais ao lado das palavras “Primeira edição” ou listada como o menor valor de 2 dígitos nos números de corrida de impressão. Procure a data de direitos autorais perto da parte superior da página após o símbolo ©. Se a data de publicação for a mesma que os direitos autorais, há uma chance muito boa de você ter uma primeira edição. [4] Exemplo: se os números de corrida de impressão parecem “15 16 17 18 19 /9 8 7 6 5 4 3 2 1”, então o “15” significa que o ano de publicação foi 2015 e o livro faz parte da primeira corrida impressa. Se a data dos direitos autorais também for 2015, você terá uma primeira edição. Se a página de direitos autorais também tiver números de execução de impressão, verifique se o 1 está presente na linha numérica. Se você não vê o número 1, seu livro pode ser uma impressão posterior do texto da primeira edição.
Pesquise erros de digitação e impressões errôneas editadas em futuras edições. Muitos editores corrigem erros de digitação ou fazem alterações em um livro entre as edições, para que cópias mais antigas possam ter mais erros. Faça uma pesquisa no Google pelo título do seu livro, seguido de “Diferenças da Primeira Edição” para descobrir qual edição você tem com base nas principais diferenças no texto. Passe pelas páginas do livro para ver se os erros ainda estão lá para saber se seu livro é uma cópia de primeira edição. [5] Exemplo: se você tem Harry Potter e a pedra do filósofo, verifique quantas vezes a frase “1 varinha” está listada na página 53. Se “1 varinha” estiver escrito duas vezes na página, você terá uma primeira edição rara, mas a primeira edição, mas a O erro de digitação foi corrigido em reimpressões. [6]
Qual é a diferença entre impressão e edição?
Impressões são reimpressões do mesmo texto na mesma edição. Quando um livro é publicado e impresso, essas cópias originais são a primeira edição e a primeira impressão. Se o editor quiser produzir mais cópias sem alterar o texto, eles farão uma segunda impressão do livro. Se a editora imprime o livro depois de consertar erros de digitação, adicionar uma introdução ou editar qualquer texto, é considerado a primeira impressão da segunda edição. [7] As primeiras impressão das primeiras edições são geralmente as mais valiosas, pois são as primeiras cópias disponíveis de um livro.
Os livros de primeira edição são valiosos?
Seu livro pode ser valioso se for um texto importante ou se for difícil de encontrar. Só porque seu livro é uma primeira edição não significa necessariamente que vale a pena dinheiro. Se o livro fazia parte de uma grande corrida de impressão, não será tão valioso quanto os livros que tinham apenas algumas centenas de impressão. Se um livro ganha muita popularidade desde o seu lançamento original ou foi escrito por um autor de renome, isso também pode aumentar o valor da sua primeira edição. Tente pesquisar on -line o título seguido de “Primeira edição” para descobrir quanto vale o seu livro. [8] Os coletores de livros também analisarão a condição do livro para determinar se é valioso. Se não houver dano ou desgaste no livro, pode ser mais valioso do que uma cópia fortemente usada. Qualquer livro publicado antes de 1900 é potencialmente valioso, pois é considerado uma antiguidade.