A madeira é um recurso natural valioso usado para residências, móveis e muitos outros projetos. É fácil tomar madeira como garantida, mas as florestas não duram para sempre. Embora as pessoas usem mais madeira a cada ano, apenas uma pequena quantidade dela é reciclada. [1] A maneira como você recicla a madeira depende do tipo que você tem. A maioria dos tipos de madeira pode ser preparada e dada a um serviço de reciclagem. A madeira tratada precisa ser descartada em uma instalação ou aterro separado. Além disso, aproveite as oportunidades de reutilizar madeira para salvar o que pode e proteger as florestas para o futuro.
Método 1
1
Procure um lugar perto de você que aceite madeira para reciclagem. Existem muitas maneiras de começar a procurar centros de reciclagem, como entrar em contato com o governo local ou o serviço de gerenciamento de resíduos. Outra maneira é fazer uma pesquisa rápida on -line por centros de reciclagem em sua comunidade. Tente digitar seu endereço em um site como https://reusewood.org/. Oh2] Procure serviços de recuperação ou demolição para se livrar da madeira e outros restos de construção. Os serviços de gerenciamento de resíduos geralmente oferecem pick-up em casa para resíduos de quintal e pequenos pedaços de madeira. Procure recicladores especiais que lidam com paletes, bens domésticos ou outros tipos de madeira.
2
Remova todos os parafusos ou pregos deixados na madeira. A maioria das instalações não aceita madeira contendo esses componentes. Puxe -os para fora antes de tentar enviar a madeira para um serviço de reciclagem. Puxe as unhas com a extremidade da garra de um martelo e retire os parafusos com uma chave de fenda. Se você não conseguir remover os prendedores, pode ser necessário levar a madeira a um aterro. Verifique a madeira para garantir que esteja limpo. Desmonte todas as peças conectadas para que você possa agrupar depois de garantir que esteja pronto para reciclagem. Alguns lugares levarão peças inteiras de móveis e outros itens para reciclagem. Para obter mais informações, verifique as regras dos serviços de reciclagem em sua área.
3
Corte grandes pedaços de madeira para enviar para reciclagem. Use uma serra de serra para quebrar galhos e outros grandes pedaços de madeira. A madeira geralmente precisa ter não mais de 5 a 6 pés (1,5 a 1,8 m) de comprimento e 6 polegadas (15 cm) de espessura. Limpe a madeira cortada de sujeira, pedra e outros detritos. Termine amarrando -o em um pacote usando barbante ou corda. [3] Os restos de madeira dos projetos de construção e demolição podem ser tratados como resíduos de quintal e reciclados, desde que não sejam tratados e não pintados. Se você deseja salvar ramos grandes para si mesmo, alugue um picador de madeira em uma loja de ferragens. Use -o para fazer cobertura morta. Envie a madeira pintada e tratada inteira, se possível, para evitar os riscos de cortá -lo. Os móveis também podem ser difíceis de desmontar, então tente encontrar um lugar que aceite peças inteiras.
4
Transporte a madeira ou a pegue por um reciclador. Se você puder obter um serviço de coleta, prepare a madeira e coloque -a do lado de fora. Caso contrário, empacote -o e dirija -o para a instalação de reciclagem que você escolheu. Converse com alguém na instalação antes de descarregar a madeira e movê -la para dentro. Durante uma coleta em casa, você deve classificar a madeira de acordo com as especificações do reciclador. Isso geralmente significa colocar resíduos de quintal em um saco de resíduos de papel e depois amarrar paus e tábuas.
Método 2
descarte de produtos de madeira
1
Tire madeira composta e piso para um centro de reciclagem especializado. Nem todos os centros de reciclagem podem lidar com esse tipo de madeira. Madeira como madeira tratada com pressão, painéis laminados, fibra (MDF), quadro de partículas e madeira compensada precisam ser tratados com cautela. Se você não conseguir reciclar ou reutilizar a madeira, pode ser necessário levá -la a um aterro para descarte seguro. [4] A madeira e os compósitos tratados podem ser cortados enquanto você usar uma máscara de respirador e óculos de segurança. Esse tipo de madeira não pode ser queimado com segurança, no entanto. A madeira tratada geralmente tem uma tonalidade verde e cheira oleoso. Partícula e outros tipos de madeira parecerão normais, mas a cola e a poeira de madeira ainda são tóxicas.
2
tira de madeira pintada antes de reciclá -la. Devido a possíveis produtos químicos na tinta, a madeira pintada não pode ser reciclada. No entanto, você pode alterar isso removendo a madeira usando um raspador e produtos químicos. Use equipamento de segurança, incluindo luvas e uma máscara de poeira, ao trabalhar com strippers de tinta química. Para evitar ter que lidar com a tinta, reutilize a madeira como está. Reaproprue -o ou dê uma nova camada de tinta. Se você não planeja reutilizar madeira pintada, precisará descartá -la em um aterro sanitário.
3
Classifique diferentes tipos de madeira antes de levá -los para o descarte. Certifique -se de que a madeira seja classificada e incluída adequadamente de acordo com as recomendações de descarte. Madeira e laminados separados tratados com pressão, por exemplo, caso eles precisem ser descartados separadamente. Além disso, reserve a madeira que você deseja preservar. Salve madeira não tratada para reutilização ou para uma instalação de reciclagem sustentável. [5] A madeira tratada é normalmente rotulada, então procure uma marcação de tinta como “KD HT”. Se você não tiver certeza sobre que tipo de madeira você tem, mantenha -o separado. Tente levá -lo com você para uma instalação de reciclagem e pergunte se eles aceitariam.
Método 3
reaproveitando madeira
1
Reutilize as placas antigas que ainda estão em boa qualidade. As pranchas de madeira são muito fáceis de reciclar, pois têm tantos usos. Eles podem ser usados para construir casas, móveis e todos os tipos de outros projetos. Os centros de reciclagem quase sempre aceitam madeira de qualidade, mas você também pode doar a alguém que precisa. [6] Placas de salvamento de edifícios antigos, por exemplo. Desde que as placas não estivessem apodrecendo ou danificadas, elas poderão ser recicladas. Se você notar danos como podridão ou molde, corte -o. Jogue fora a parte em ruínas e encontre um uso para os restos. Os paletes também podem ser desmontados ou enviados para um centro de reciclagem. A maioria dos lugares pega as boas partes e as usa para fazer novos paletes.
2
Use serragem e lascas de madeira em sua casa ou jardim. Esses tipos de resíduos de madeira têm muitos usos e valem a pena economizar. Por exemplo, polvilhe -os em cima do solo como cobertura morta para proteger as plantas. Além disso, use -os para cercar as passarelas e impedir que as ervas daninhas invadam. Se você tem animais, pode usar a madeira como roupa de cama ou para alinhar piso. [7] As lascas de madeira fazem uma boa roupa de cama para animais pequenos, como hamsters. Também pode ser usado para fazer playgrounds ao ar livre. A serragem é ótima para absorver derramamentos. Polvilhe um pouco sobre uma mancha de óleo fresca em sua garagem, por exemplo. Outra opção é fazer composto e colocá -lo em uma caixa de composto feita de restos de madeira.
3
Salvar móveis antigos a serem usados para outros projetos. A madeira usada para móveis geralmente é de alta qualidade. Se você quiser construir algo novo, desmonte os móveis antigos e salve a madeira para o seu próximo projeto. Você também pode refinar móveis antigos, como lixá -los e preencher porções danificadas com massa de madeira. [8] A reforma dos móveis exige algum esforço, mas pode economizar dinheiro a longo prazo. Você não precisa se preocupar em transportar os móveis antigos e comprar peças novas. Se você não está preparado para salvar móveis ou outra casa, lembre -se de que os centros de reciclagem geralmente os aceitam, desde que não sejam pintados. No entanto, revender ou doá -los pode ser mais fácil.
4
revenda ou doe itens de madeira que você não planeja mais usar. Se a madeira estiver em boa forma, poste uma listagem on -line para ganhar um pouco de dinheiro. Você também pode hospedar uma venda de garagem. Considere doar utensílios domésticos de qualidade para lojas de segunda mão ou entregá -las. [9] Por exemplo, salve itens de madeira como brinquedos ou utensílios. Muitos itens domésticos são pintados e não podem ser reciclados, mas podem ser reutilizados por alguém que precisa deles. Tente doar mercadorias para uma instituição de caridade como o Habitat for Humanity. Eles também aceitam o material de construção em suas restauras.
5
Queime madeira não tratada para combustível. Se você tem uma lareira ou um fogão a lenha, considere redirecionar a madeira velha queimando o que você não pode usar. Você pode economizar dinheiro com os custos de combustível, coletando madeira que encontra ao ar livre. Se você não planeja queimar você mesmo, leve -o para uma planta de biomassa. Muitas plantas aceitam doações de madeira para reciclar em uma fonte de energia econômica. [10] Cascas de madeira e outras madeiras não tratadas funcionam bem como uma fonte de combustível. Para sua própria segurança, evite queimar madeira tratada quimicamente. As plantas de biomassa também não aceitarão madeira tratada. As cinzas da madeira também podem ajudar seu gramado ou jardim. Misture -o em composto para um suplemento nutricional natural.