A limpeza de vidro de aquário é uma tarefa relativamente fácil. Se você tiver algumas algas que precisam ser removidas, existem vários métodos para limpar manualmente o vidro. Se você deseja uma abordagem mais prática, também existem espécies que você pode apresentar para ajudá-lo a gerenciar algas e até produtos de limpeza automáticos de aquários que você pode comprar. Por fim, há várias coisas que você pode fazer para garantir que as algas não tenham os nutrientes necessários para prosperar em seu tanque, o que facilitará a manutenção. [1]
Método 1
1
Limpe -o. Se você tem apenas algum acúmulo de algas suaves no interior do seu copo, é muito fácil limpá -lo com uma esponja. Certifique -se de usar uma esponja limpa que não introduzirá produtos químicos ou detergentes no seu aquário. É perfeitamente bom fazer isso enquanto seus peixes estão no tanque, desde que você não remova muito da água. Você pode usar uma esponja com um lado abrasivo se precisar de um pouco de energia extra para esfregar. Se você não quiser colocar seu braço no tanque, pode encontrar um lavador com uma alça longa na sua loja de aquário local.
2
Use um raspador. Se você só precisar remover algumas algas mais difíceis do interior do seu vidro de aquário, é fácil fazer com um raspador. As lojas de aquário vendem uma ferramenta especial com um raspador em uma extremidade e um pincel no outro que foi projetado especialmente para esta tarefa. [2] Deixe as algas caírem no fundo do tanque enquanto você está raspando e esfrega. Você pode limpá -lo com um vácuo de aquário quando terminar. Se o raspador não estiver funcionando bem o suficiente, você pode usar uma lâmina de barbear para raspar as algas. Segure -o em um ângulo de 45 graus contra o vidro e raspe com muito cuidado para não se cortar. Não esvazie o tanque para fazer isso. Remover mais de 25% da água do seu aquário pode destruir as colônias de bactérias benéficas que vivem lá, o que pode fazer com que seu peixe morra.
3
Experimente um ímã de aquário. Se você não quiser enfiar o braço no tanque para limpar o vidro, há outra opção. Você pode comprar um ímã de aquário na sua loja local de animais ou aquários, o que facilitará essa tarefa. A parte do ímã com a almofada de lavagem fica no interior do vidro, e a parte com a alça fica do lado de fora. À medida que você move a parte externa, a parte interna deslizará ao longo do interior do seu tanque, limpando o vidro. [3] Tenha muito cuidado para não trazer seu ímã a dois centímetros de areia ou cascalho na parte inferior do tanque. Se você receber algum material abrasivo preso sob o bloco, corre o risco de arranhar o vidro. Certifique -se de enxaguar a almofada de limpeza após cada uso e nunca deixe o ímã no tanque quando não o estiver usando. Isso ajudará a impedir que qualquer areia fique embaixo do bloco. Considere colocar um pedaço de feltro sob a parte externa do ímã para proteger o vidro. Ímãs de aquário estão disponíveis em vários tamanhos. O tamanho do ímã escolher dependerá do tamanho do seu tanque. Embora qualquer tamanho funcione, pode ser tedioso limpar um tanque muito grande com um ímã muito pequeno. Os ímãs também estão disponíveis em diferentes forças. Use um ímã mais forte para vidro do que para acrílico. (Tenha muito cuidado para não colocar os dedos presos entre eles se você escolher um ímã forte!) Alguns desses ímãs flutuam para que você não precise se preocupar em pescá -los fora do tanque se eles se desalojarem. Alguns também têm acessórios de lâmina de barbear para algas teimosas.
4
Limpe o exterior. É tão importante manter a parte externa do seu vidro de aquário limpo quanto o interior, e essa tarefa é consideravelmente mais fácil. Basta usar um pano sem fiapos ou um pedaço de papel macio (filtros de café e jornal funcionam bem) e esfregue suavemente a parte externa do seu tanque com água morna. O uso de produtos de limpeza químico não é recomendado porque é possível que pequenas partículas se tornem no ar e contaminar o interior do seu tanque. Se você precisar usar um limpador químico, pulverize -o no seu pano bem longe do aquário, em vez de pulverizá -lo no vidro.
Método 2
Deixando os comedores de algas fazerem o trabalho para você
1
Apresente espécies de algas. Se você quiser se livrar das algas sem ter que fazer nenhum trabalho duro, considere introduzir espécies de peixes, caracóis e crustáceos que comem algas. A espécie certa para você dependerá se você tem um aquário de água doce ou de água salgada, o tamanho do seu tanque e as outras espécies que você já possui, portanto, pesquise -as antes de levá -las para casa. Você não quer acabar com um peixe muito grande para o seu tanque ou é agressivo com seus outros peixes. Os comedores de algas populares incluem: [4] Bristlenose Plecostomus amano camarão Siamese Algae Comaçadores Twig Catfish otocinclus rosy farbs sinalizador de peixes ramshorn Snails Nerite Snails
2
Experimente plantas. Ter plantas em seu aquário pode ajudar a impedir que as algas se acumulem porque consomem a mesma luz e nutrientes que as algas. Quanto menos desses recursos estão disponíveis para algas, menos algas você terá. [5] As plantas também acrescentam beleza ao seu aquário e dão ao seu peixe um lugar para se esconder, para que sejam benéficos de várias maneiras. Ao escolher plantas para o seu aquário, considere em que condições elas prosperam. Por exemplo, algumas plantas precisam de mais luz do que outras e diferentes plantas florescem em diferentes temperaturas. [6]
3
Obtenha um limpador automático. Se peixes, caracóis e plantas simplesmente não estiverem fazendo um bom trabalho de eliminar algas para você, você pode obter um limpador automático de vidro de aquário para fazer o trabalho para você. Basta colocar o limpador no interior do seu copo, ligue -o e se afaste. Esta é uma opção cara, por mais de US $ 200. Os limpadores automáticos de vidro de aquário estão disponíveis em lojas de aquários e online. O limpador automático vem com uma bateria recarregável e uma almofada de lavagem substituível. O limpador automático não pode virar cantos, então você precisará reposicioná -lo se precisar limpar mais de um lado do tanque.
Método 3
Prevenindo o acúmulo de algas
1
eliminar o excesso de nutrientes. [7] As algas florescem quando há muito fosfato e nitrogênio no seu tanque. Existem muitas fontes diferentes desses nutrientes; portanto, sempre seja muito cauteloso sobre o que você está adicionando ao seu tanque. Se você usar água da torneira para reabastecer seu tanque, purifique -o com uma unidade de osmose reversa/desionização para remover qualquer nutriente indesejado. Você pode comprar unidades que se anexam diretamente à sua torneira, fornecendo água purificada da sua torneira. Se você optar por usar uma unidade como essa, altere os filtros com a mesma frequência que o fabricante recomenda. [8] Se você comprar uma mistura de água salgada, leia a embalagem com cuidado e escolha apenas produtos sem nitrogênio e fosfato. Muita comida também pode ser uma fonte de nutrientes para as algas. Para evitar isso, certifique -se de fornecer apenas tanta comida quanto seu peixe pode comer em alguns minutos. [9] Muitos peixes em seu tanque também podem causar níveis aumentados de fosfato e nitrogênio. Se isso parece ser um problema para você, considere mover alguns dos seus peixes para outro tanque. As algas também precisam de luz para crescer, portanto, tenha cuidado para não deixar as luzes do aquário mais do que o necessário. Cerca de 10 a 12 horas por dia é suficiente. [10]
2
Mude a água. Se você tiver problemas persistentes de algas em seu tanque de peixes e reduzir a quantidade de nutrientes ainda não resolveu o problema, pode ser necessário alterar parte da água. [11] Geralmente, é uma má idéia se livrar de toda a água do seu tanque e começar de novo. Ao fazer isso, você estará matando todas as bactérias benéficas que seus peixes precisam sobreviver. Em vez disso, substitua 10-30% da água antiga. [12] Você pode comprar um sifão de aquário para remover facilmente a água velha do seu tanque. Se você fizer isso uma vez por mês, em breve notará uma diferença significativa na quantidade de algas em seu tanque. Apirar o substrato e limpar as decorações que você tem em seu tanque também pode ajudar. Você pode comprar aspiradores especiais de aquário projetados para esse fim.
3
Obtenha um tanque autoliminado. Se você tem um pequeno tanque de água doce e deseja menos manutenção, considere investir em um novo tanque que se limpa. Existem dois tipos diferentes de tanques autolimpantes disponíveis, e ambos reduzirão significativamente a quantidade de tempo que você gasta limpando, para que possam valer a pena o investimento. Alguns tanques autolimpantes usam uma bomba suave para remover a água suja. Tudo o que você precisa fazer é ligar a bomba e colocar um copo embaixo da bomba para pegar a água suja. Em seguida, adicione água limpa para reabastecer seu tanque. A bomba não é forte o suficiente para incomodar o peixe, para que você possa deixá -los no tanque. Outros tanques autolimpantes incorporam pequenos jardins por cima para limpar naturalmente o tanque. Isso é feito automaticamente, então não há nada que você precise fazer.