chanukah (também soletrado Hanukah ou Hannukah) é o Festival Judaico de Luzes e Festa da Dedicação, um feriado alegre que celebra o milagre da quantidade de óleo de um dia queimando por oito dias na Menorah, no templo de Jerusalém. O foco central de Chanukah é o Chanukiah, o candelabro que muitos se referem como uma menorá (embora “chanukiah” seja o termo correto para o chanukah candelabra). A iluminação do chanukiah é um ritual que tem etapas muito específicas que diferem ligeiramente cada uma das oito noites de chanukah!
Parte 1
1
Acenda a vela Shamash. Quando o sol estiver definido (a menos que seja sexta -feira), acenda a vela Shamash usando uma fonte de fósforo, mais leve ou outra chama. É muito importante iluminar o Shamash primeiro. O Shamash é o que você usará para acender as outras velas, para que você nunca deve acender as outras velas antes. [1] Comece a iluminação da vela antes do pôr do sol na sexta à noite e use velas duradouras para que queimem por pelo menos 30 minutos após o pôr do sol.
2
Diga a primeira bênção sobre as velas. Sempre que as velas são iluminadas em uma cerimônia judaica, uma bênção é sempre dita sobre a iluminação da vela. Esta é a primeira bênção que você dirá em cada noite de chanukah. [2] Baruch Atah Adonai Eloheinu Melech Ha’olam, Asher Kidshanu B’Mitzvotav v’tzivanu L’Hadlik Ner Shel Hanukkah. Abençoado você, ó Senhor, nosso Deus, governante do universo, que nos santificou com seus mandamentos e nos ordenou que acendessem as luzes de Chanukah. Você pode cantar a bênção com a música tradicional ou simplesmente recitá -la. Você também pode dizer isso em inglês se não conseguir pronunciar o hebraico, embora deva usar o hebraico, se puder. É tradicional para os outros ao redor dizer “amém” após a recitação de cada bênção.
3
Recite a segunda bênção. A segunda bênção agradece a Deus pelos milagres que Deus realizou para os ancestrais judeus e é recitado todas as noites de Chanukah após a bênção da iluminação da vela. [3] Baruch Atah Adonai Eloheinu Melech Ha’olam, She’asah Nisim L’Avoteinu, B’yamim Haheim Bazman Hazeh. Abençoado você, ó Senhor, nosso Deus, governante do universo, que fez milagres por nossos antepassados naqueles dias naquele momento.
4
Recite o shehecheyanu na primeira noite de Chanukah. Se for a primeira noite de Chanukah, recite o shehecheyanu após as outras duas bênçãos. O shehecheyanu é uma bênção especial que é tradicionalmente dita toda vez que você faz algo pela primeira vez ou faz um ritual específico pela primeira vez neste ano. Porque você estará iluminando as velas chanukah pela primeira vez este ano, digamos essa bênção na primeira noite, mas não nas noites seguintes de Chanukah. Baruch Atah Adonai Eloheinu Melech Ha’olam, Shehekheyanu, V’Kiyamanu Vehegianu Lazman Hazeh. Abençoado você, ó Senhor, nosso Deus, governante do universo, que nos manteve vivo, nos sustentou e nos trouxe para esta temporada.
Parte 2
iluminando as outras velas
1
Acenda as velas com o Shamash. Depois de terminar de recitar as bênçãos, pegue a vela Shamash com sua mão dominante. Use o Shamash para acender as vela, indo da esquerda para a direita. Em outras palavras, acenda a vela mais nova e depois acenda as velas anteriores. Acenda as velas da esquerda para a direita para reconhecer a nova vela representando a nova noite de Chanukah diante dos outros. Sempre use o Shamash para acender as velas. Nunca use uma vela já iluminada para acender os outros.
2
Coloque a vela Shamash de volta em seu slot. Depois de terminar de acender as velas, coloque a vela Shamash em seu slot. Você acabou de acender seu chanukiah!
3
Coloque o chanukiah na janela. Colocar o chanukiah na janela é uma maneira de mostrar orgulhosamente sua herança e tradições judaicas. Uma parte essencial da história de Chanukah é a derrota das forças helenísticas dos antigos macabeus judeus. Os gregos haviam assumido o antigo templo judeu e estavam tentando sufocar a religião judaica. É por isso que exibir o Chanukiah e expressar seu judaísmo é parte integrante do feriado. [4] O costume diz para colocar o chanukiah em uma janela à esquerda da porta, se possível. O chanukiah pertence ao lado esquerdo de uma porta, em frente à mezuzá do lado direito, para que a família possa ser cercada por mitzvot (mandamentos) enquanto celebram chanukah.
4
Deixe as velas se queimarem. Em vez de explodir ou extinguir as velas, deixe -as seguir seu curso. Certifique -se de que queimem por pelo menos meia hora após o pôr do sol. Se você tiver que sair de casa, o tempo para que eles queimem por pelo menos 30 minutos depois que você os acendeu. [5] Se for o Shabat, use velas duradouras e certifique-se de que queimem por pelo menos meia hora depois que o sol se põe. Se você tiver que sair de casa, deixe as velas queimarem por pelo menos 30 minutos após o pôr do sol, depois as extinguam para fins de segurança.
Parte 3
Organizando as velas
1
Comece ao pôr do sol do 24º dia do mês de Kislev. Chanukah começa no mesmo dia do calendário judaico a cada ano, no dia 24 do mês de Kislev. Como os calendários judeus e romanos são diferentes, Chanukah começa em um dia diferente a cada ano no calendário romano. [6] Em 2023, Chanukah começa na noite de quinta -feira, 7 de dezembro, e termina na noite de sexta -feira, 15 de dezembro.
2
Reúna sua família ou amigos logo após o pôr do sol. Todas as férias judaicas começam ao pôr do sol, então você deve reunir seus amigos ou familiares com você para acender as velas logo após o sol. [7] Incluindo amigos e familiares no ritual de iluminação de velas um aspecto muito importante de Chanukah. Uma grande parte do judaísmo está compartilhando o milagre de Chanukah e passar a tradição para seus filhos. Por esse motivo, tente incluir outras pessoas na iluminação da vela! A exceção é sexta à noite, quando a menorá deve ser acesa antes do pôr do sol. Isso ocorre porque a noite de sexta -feira é o início do Shabat, ou o dia do descanso, e iluminar a menorá constitui como trabalho (que não deve ser feito após o início do Shabat). [8]
3
Coloque o Shamash no Chanukiah. Em seu chanukiah, você deve ver 9 slots para velas, com oito vagas em um nível e um slot elevado acima do resto. Este é o local para o Shamash, ou a vela usada para acender todas as outras velas. Coloque uma vela neste local elevado. Todas as noites de Chanukah, você coloca e acende o shamash antes das outras velas. A palavra “Shamash” significa “atendente” em hebraico, e sua elevação longe das outras velas visa separá -la das velas que representam a cada dia de Chanukah. Sua posição também alude ao seu importante papel de iluminar as outras velas. Não importa quais velas de cores você usa. Alguns escolhem velas tradicionais azuis e brancas, enquanto outros preferem velas de cor diferente! [9] O povo judeu de Candelabra usa para Chanukah é na verdade um “chanukiah”, que tem nove galhos, não uma menorá, que tem sete. As pessoas chamam incorretamente o chanukiah de menorá, mas foram aceitas como a mesma coisa. Se você deseja ser tecnicamente preciso, chame o candelabra de chanukiah. Embora um chanukiah elétrico seja uma ótima decoração, ele não pode ser usado para cumprir adequadamente a cerimônia de Chanukah. Você precisa usar uma vela ou chanukiah de óleo para cumprir a mitzvah (o mandamento ou boa ação) de iluminar o chanukiah.
4
Adicione as outras velas. Todas as noites de Chanukah, você adiciona mais uma vela. Na primeira noite de Chanukah, coloque uma vela no espaço mais à direita. Após a primeira noite de Chanukah, adicione uma vela para cada noite, a partir do slot mais à direita e indo para a esquerda. [10] Por exemplo, na segunda noite de Chanukah, coloque a vela Shamash em seu slot e a vela representando a primeira noite de Chanukah no espaço mais à direita. Coloque a vela representando a segunda noite de Chanukah no slot ao lado da vela anterior (a segunda no slot mais à direita). Na terceira noite, coloque as velas como você fez na segunda noite, adicionando uma quarta vela no slot em terceiro à direita.