Aterramento é um processo semelhante ao aterramento que transferências descarregadas de eletricidade de um aparelho diretamente para o solo, para que você não fique chocado se houver um fio com defeito. Embora o código elétrico padrão exija aterramento no seu sistema, as casas mais antigas podem não ter aterramento. Se você deseja verificar se tiver um aterramento adequado, tente conectar os fios de uma base da lâmpada nas portas de uma tomada para ver se ela acende. Se você quiser testar com mais precisão, use um multímetro para fazer suas leituras.
Método 1
1
Esfreie uma lâmpada de 100 watts em um soquete de base. Procure uma lâmpada padrão que tenha uma saída de 100 watts. Em seguida, verifique sua loja de ferragens local para obter um soquete de base independente para aparafusar sua lâmpada. Escolha um que já tenha 2 fios conectados a ele para que você não precise usar o seu. Posicione a extremidade da lâmpada dentro do soquete e gire -a no sentido horário para prendê -la à base. [1] Verifique se a base do soquete é feita para uso com lâmpadas de 100 watts. Se a classificação de energia for muito forte ou fraca, o teste pode não funcionar.
2
tira de 1⁄2 polegada (1,3 cm) da extremidade de cada fio na base. Encontre o medidor correspondente para o fio na base usando um par de strippers de arame. Prenda um dos fios no slot, de modo que cerca de 1,3 cm (1,3 cm) sai do outro lado. Puxe lentamente o fio em sua direção para cortar o isolamento e retirar -o para que a fiação seja exposta. Repita o processo para o segundo fio do outro lado da base. [2]
3
Empurre os fios na base para as portas vivas e neutras de uma tomada. Pegue o fio conectado à base e empurre a extremidade exposta para a porta viva na sua tomada, que geralmente é o slot menor. Em seguida, pegue o segundo fio na base e coloque -o no slot neutro, que é a porta maior ao lado da viva. Se sua tomada estiver funcionando corretamente, a lâmpada ligará imediatamente. [4] A luz não acende se a tomada que você está testando não estiver conectada ao poder.
4
Conecte os fios às portas vivas e de aterramento para ver se a lâmpada acende. Puxe os dois fios de suas portas para começar. Pegue um dos fios e coloque -o na porta de aterramento, que é o terceiro orifício na parte superior ou inferior da sua tomada. Coloque o segundo fio na porta viva novamente para ver se a lâmpada ilumina. Se a lâmpada tiver a mesma intensidade do seu primeiro teste, a tomada estará aterrada adequadamente. Se a luz não acender, então a tomada não tem nenhum aterramento. [5] Se a luz for mais escura que o seu primeiro teste, sua tomada terá aterramento, mas pode estar com defeito. Entre em contato com um eletricista para inspecionar seu sistema elétrico para encontrar a fonte do problema.
Método 2
Verificando o aterramento com um multímetro
1
Defina um multímetro para medir a tensão CA. Os multímetros podem testar vários componentes elétricos quanto à tensão, corrente e resistência. Se você estiver usando um multímetro analógico, ligue o mostrador na frente para a letra “V” que possui linhas onduladas ao lado dele para energia CA. Se você possui um multímetro digital, percorra as configurações usando os botões até atingir a tensão CA. Escolha o valor mais alto de corte para a tensão no medidor para poder obter uma leitura precisa. [6] Você pode comprar multímetros on -line ou na sua loja de ferragens local. Alguns multímetros podem não ter valores de corte listados. Nesse caso, basta mudar o medidor para a configuração de tensão CA e continuar.
2
Conecte os leads vermelhos e pretos nas portas correspondentes no multímetro. Seu multímetro terá cabos vermelhos e pretos que se conectam às portas na parte inferior da máquina. Anexe o final do chumbo vermelho à porta rotulada com “V”, “ω” ou “+” e conecte o chumbo preto na porta rotulada como “com” ou “-” para que você possa verificar sua saída. [7] Evite trocar os leads, pois você pode fazer com que o multímetro de curto -circuito.
3
Faça uma leitura enquanto os leads estão nas portas vivas e neutras de uma saída. Segure os leads pelo isolamento envolvido em torno deles para não ficar chocado enquanto trabalha. Empurre a extremidade pontiaguda do chumbo vermelho para a porta neutra na tomada, que geralmente é o slot menor. Em seguida, coloque o final do chumbo preto na porta viva, que é o slot maior e mais longo na sua saída. Verifique a leitura de tensão no multímetro e anote -a. [8] Comece testando seu multímetro em uma tomada que você sabe que funciona para que você possa ver como é uma leitura normal. As portas em que você anexa os leads podem diferir dependendo do tipo de plugue que você está usando. Por exemplo, em um plugue Tipo D ou M, a porta viva fica no canto inferior direito enquanto a porta neutra está no canto inferior esquerdo.
4
Verifique a tensão quando os cabos forem inseridos nas portas vivas e de aterramento. Pegue a liderança vermelha da porta neutra e coloque-a cuidadosamente dentro da porta de aterramento, que é um orifício circular ou em forma de U na parte superior ou inferior da tomada. Verifique a leitura no multímetro para ver quantos volts viajam entre eles. Anote a medição para que você possa comparar suas leituras. [9] Se sua casa tiver aterramento, a leitura deve ser a mesma de ou dentro de 5 volts da primeira leitura que você fez. Se a leitura entre as portas vivas e de aterramento estiver próxima de 0, você não terá nenhum aterramento nessa saída. Se sua tomada não tiver uma porta de aterramento, ela não está conectada e não tem aterramento.
5
Teste a tensão entre as portas neutra e de aterramento na tomada. Coloque o chumbo vermelho no slot neutro e o chumbo preto na porta de aterramento para verificar a leitura. Os Volts listados no multímetro serão uma pequena quantidade em comparação com as outras leituras que você fez. Escreva a terceira leitura para saber quanta eletricidade está indo entre as portas. [11] Você não precisa testar as portas neutra e de aterramento, se já determinou que não tem aterramento na saída.
6
Calcule o vazamento total na sua tomada para ver se é menor que 2 V. O vazamento é o número de volts que transferem da sua porta de aterramento para a tomada. Subtraia a primeira leitura que você tomou (ao vivo para neutro) do segundo (ao vivo até o aterramento). Depois de resolver isso, adicione o número de volts da sua terceira leitura (neutra ao aterramento). Se o número for maior que 2 V, seu aterramento poderá estar com defeito. Caso contrário, a saída é segura de usar. [11] Por exemplo, se sua primeira leitura fosse de 230 V, a segunda leitura foi de 231 V e a terceira foi de 0,5 V, então sua fórmula será (231-230) + 0,5, o que simplifica para 1,5 V. Se você tiver uma aterrissagem com defeito, Entre em contato com um eletricista licenciado para olhar para o seu sistema elétrico para encontrar o problema.