Como usar um multímetro digital

Um multímetro digital é uma ferramenta super útil para medir rapidamente tensão, resistência, continuidade e corrente em muitos tipos de circuitos elétricos. É realmente fácil usar um multímetro digital depois de entender o que os vários símbolos no discagem representam. Em breve, você estará testando todos os tipos de eletrônicos com seu multímetro digital!

Método 1

1

Conecte o teste leva aos terminais COM e V. Sempre conecte o líder de teste preto ao terminal que é chamado de “COM” para “Common”. Sempre conecte o líder do teste vermelho ao terminal rotulado como “V” para “tensão”, já que é isso que você está testando. [1] A tensão CA e CC são medidas usando os cabos de teste nessa configuração.

  • Tosses CA e CC são medidos usando os leads de teste nessa configuração.
  • 2

    Mova o mostrador para a configuração de tensão para tensão CA ou CC. Gire o mostrador para V ~, ou o V com um sinal de onda ao lado, se você estiver medindo a tensão CA. Alterne o mostrador para V⎓, ou o V com uma linha horizontal ao lado, para medir a tensão CC. [2] CA, ou corrente alternada, a tensão é usada para medir coisas que você pode encontrar em casa, como soquetes de parede, microondas e outros aparelhos elétricos domésticos. CC, ou corrente direta, a tensão é usada principalmente para medir as baterias. A tensão CC também é usada em carros e muitos pequenos eletrônicos.

  • AC, ou corrente alternada, a tensão é usada para medir coisas que você pode encontrar em casa, como soquetes de parede, microondas e outros aparelhos elétricos domésticos.
  • DC, ou corrente direta, a tensão é usada principalmente para medir as baterias. A tensão CC também é usada em carros e muitos pequenos eletrônicos.
  • 3

    Defina o intervalo de tensão como uma tensão mais alta do que o esperado. Se você definir o alcance de tensão muito baixo, não receberá uma leitura precisa. Veja os números no mostrador e escolha a configuração mais próxima da tensão esperada do que você está medindo, enquanto ainda está acima dessa tensão. [3] Por exemplo, se você estiver medindo uma bateria de 12V e há configurações para 2V e 20V no seu multímetro, defina o mostrador para 20V. Se você não conhece a tensão do que está lendo, basta definir o multímetro para a classificação de tensão mais alta.

  • Por exemplo, se você estiver medindo uma bateria de 12V e há configurações para 2V e 20V no seu multímetro, defina o mostrador para 20V.
  • Se você não conhece a tensão do que está lendo, basta definir o multímetro para a classificação de tensão mais alta.
  • 4

    Toque nas sondas para ambos os lados de uma carga ou fonte de energia. Coloque a ponta da sonda preta no chumbo negativo de uma bateria ou no lado direito de um soquete de parede, por exemplo. Coloque a sonda vermelha na extremidade positiva de uma bateria ou no lado positivo de um soquete de parede, por exemplo. [4] Se você não tem certeza de qual extremidade é positivo e qual é negativo, tente colocar uma sonda em cada extremidade e ver o que o multímetro diz. Se estiver mostrando um número negativo, seu positivo e negativo serão alterados. Para evitar ficar chocados, mantenha os dedos longe das pontas das sondas quando você as colocar perto de uma tomada de parede. Mantenha as sondas de entrar em contato um com o outro ou você pode gerar um curto -circuito e possivelmente causar um incêndio elétrico. Sempre segure as sondas pelas alças coloridas, que são isoladas para evitar choques.

  • Se você não tem certeza de qual extremidade é positivo e qual é negativo, tente colocar uma sonda em cada extremidade e ver o que o multímetro diz. Se estiver mostrando um número negativo, seu positivo e negativo são trocados.
  • Para evitar ficar chocado, mantenha os dedos longe das dicas das sondas quando você as colocar perto de um soquete de parede.
  • Mantenha as sondas de entrar em contato um com o outro ou você pode gerar um curto -circuito e possivelmente causar um incêndio elétrico.
  • Sempre segure as sondas pelas alças coloridas, que são isoladas para evitar choques.
  • 5

    Leia a tensão na tela do multímetro. Depois que suas sondas estiverem conectadas aos leads positivos e negativos, você receberá uma leitura no multímetro, informando a tensão do que você está testando. Veja a tela digital para encontrar a leitura e anote, se desejar. [5] Olhar para a sua leitura diz se a tensão que você está medindo é ou não. Por exemplo, se você medir o soquete da parede e o multímetro ler 100V, isso ficará abaixo da média de 120V, informando que você sabe que a tensão do soquete da parede é baixa. Se você estiver verificando a tensão de uma nova bateria de 12V, a leitura deve estar certa em torno de 12V. Se for menor ou não há leitura, a bateria está baixa ou morta.

  • Olhar para a sua leitura diz se a tensão que você está medindo é ou não ou não. Por exemplo, se você medir o soquete da parede e o multímetro lê 100V, isso ficará abaixo da média de 120V, informando que você sabe que a tensão do soquete da parede é baixa.
  • Se você estiver verificando a tensão de uma nova bateria de 12V, a leitura deve estar certa em torno de 12V. Se for menor ou não há leitura, a bateria está baixa ou morta.
  • Método 2

    Testando corrente

    1

    Conecte o teste Leve ao COM e A ou MA e gire o mostrador para amplificadores. Insira o plugue preto no terminal COM. Coloque o plugue vermelho em amplificadores ou miliampes, rotulado com um ou MA, dependendo da amperagem do que você está medindo a corrente. Localize a configuração dos amplificadores e gire o mostrador do multímetro. [6] Seu multímetro provavelmente possui dois terminais para AMPs: 1 para correntes de até 10 amperes (10a) e 1 que mede até 300 miliamps (300mA). Se você não tiver certeza do alcance da amperagem que está medindo, coloque seu plugue vermelho no terminal AMPS. Você sempre pode mudar para Milliamps para uma leitura mais precisa, se necessário. Alguns multímetros têm dois como, 1 para corrente alternada (usada para energia residencial e representada pelo sinal de onda) e 1 para corrente direta (usada em baterias e fios e representada por uma linha horizontal com uma linha pontilhada). A corrente direta é a 1 que é mais usada para esta leitura.

  • Seu multímetro provavelmente possui dois terminais para AMPs: 1 para correntes de até 10 amperes (10a) e 1 que mede até cerca de 300 miliamps (300mA). Se você não tem certeza do alcance da amperagem que está medindo, coloque seu plugue vermelho no terminal AMPS.
  • Você sempre pode mudar para Milliamps para uma leitura mais precisa, se necessário.
  • Alguns multímetros têm dois como, 1 para corrente alternada (usada para energia residencial e representada pelo sinal de onda) e 1 para corrente direta (usada em baterias e fios e representada por uma linha horizontal com uma linha pontilhada sob ela). A corrente direta é a 1 que é mais usada para esta leitura.
  • 2

    Quebre um circuito desconectando 1 dos fios nele. Isso permite que você use seu multímetro como amperímetro para concluir o circuito e medir a corrente. Desconecte ou remova um fio dos terminais aos quais ele está conectado no 1 lado do circuito, deixando o outro fio conectado aos seus terminais. [7] Não importa de qual lado do circuito você desconecta. O ponto é apenas para colocar um espaço para consumir seu multímetro no circuito, para que possa atuar como um amperímetro e dizer quanto corrente está fluindo através do circuito. “Splicing no multímetro” significa que você está conectando o multímetro à corrente que passa diretamente pelos fios.

  • Não importa de que lado do circuito você desconecte. O objetivo é apenas para colocar um espaço para consumir seu multímetro no circuito, para que possa atuar como um amperímetro e dizer quanta corrente está fluindo através do circuito.
  • “Splicing no multímetro” significa que você está conectando o multímetro à corrente passando diretamente através dos fios.
  • 3

    Toque nos leads do multímetro aos terminais gratuitos e leia a corrente. Conecte 1 sonda a cada um dos terminais dos quais você acabou de desconectar o fio para secá -lo no circuito. Leia a tela para determinar quanta corrente está fluindo através do circuito. [8] Não importa qual sonda você toca para qual lado do circuito. Seu multímetro lhe dará uma leitura de qualquer maneira. Você pode solucionar problemas de circuitos elétricos, unindo seu multímetro em diferentes seções deles. Se 1 seção fornecer uma leitura de corrente mais baixa, isso pode significar que há um fio ruim que está inibindo o fluxo elétrico. Se você testar inicialmente amplificadores e obtiver uma leitura muito baixa, como 1, mude para testar os miliamps para obter uma leitura mais precisa.

  • Não importa qual sonda você toca para qual lado do circuito. Seu multímetro lhe dará uma leitura de qualquer maneira.
  • Você pode solucionar problemas de circuitos elétricos, unindo seu multímetro em diferentes seções deles. Se 1 seção fornecer uma leitura de corrente mais baixa, pode significar que há um fio ruim que está inibindo o fluxo elétrico.
  • Se você testar os amplificadores inicialmente e obtém uma leitura muito baixa, como 1, mude para testar Milliamps para obter uma leitura mais precisa.
  • Método 3

    Medição de resistência

    1

    Insira o chumbo de teste preto no COM e o chumbo do teste vermelho no terminal ω. Coloque o plugue do líder do teste preto no terminal COM. O plugue do chumbo do teste vermelho entra no terminal rotulado ω, que é o símbolo para ohms, a unidade em que a resistência é medida. [9] O sinal ω provavelmente está ligado ao sinal V, o que significa que o terminal para medir ohms e a tensão é o mesmo.

  • O sinal ω provavelmente está ligado ao sinal V, o que significa que o terminal para medir ohms e a tensão é o mesmo.
  • 2

    Defina o mostrador como um número na escala de resistência do multímetro. Procure o símbolo ω na área de discagem do seu multímetro. Torça o mostrador em um número próximo à resistência esperada nesta seção. Se você não tiver certeza de qual é a resistência esperada, defina -a como um número na parte superior da escala. Você pode ajustá -lo à medida que medir até obter uma leitura precisa. [10] A resistência é a oposição ao fluxo de corrente em um circuito elétrico. Materiais condutores como o metal têm baixa resistência, enquanto materiais não condutores como madeira têm alta resistência. Por exemplo, se você estiver medindo a resistência de um fio, defina o mostrador como logo acima de 0. Você pode procurar a resistência esperada para diferentes componentes elétricos on -line ou no manual de um proprietário. Os valores ω no seu multímetro podem variar de 200 a 2 milhões de ohms, dependendo do tipo específico de multímetro que você possui.

  • Resistência é a oposição ao fluxo de corrente em um circuito elétrico. Materiais condutores como o metal têm baixa resistência, enquanto materiais não condutores como madeira têm alta resistência.
  • Por exemplo, se você estiver medindo a resistência de um fio, defina o mostrador como logo acima de 0. Você pode procurar a resistência esperada para diferentes componentes elétricos on -line ou no manual de um proprietário.
  • Os valores ω no seu multímetro podem variar de 200 a 2 milhões de ohms, dependendo do tipo específico de multímetro que você possui.
  • 3

    Coloque as sondas no resistor e leia a resistência. Toque nas pontas das sondas em cada extremidade do resistor. Veja a tela digital do multímetro para ver a leitura, que informa a quantidade de resistência em Ohms. [11] Se o seu multímetro estiver apenas lendo “1”, pode ser necessário aumentar o valor dos ohms medidos girando o mostrador para que sua leitura seja mais específica. Anote a leitura, se necessário, observando a unidade correta.

  • Se o seu multímetro estiver apenas lendo “1”, pode ser necessário aumentar o valor dos ohms medidos girando o mostrador para que sua leitura seja mais específica.
  • Anote a leitura, se necessário, observando a unidade correta.
  • Método 4

    Testando continuidade

    1

    Desligue ou remova as baterias do dispositivo que deseja testar. Se o dispositivo ainda estiver sendo alimentado, você não poderá testar a continuidade. Verifique se está desconectado de todas as fontes de energia antes de prosseguir. [12] A opção de continuidade no seu multímetro é para testar se os fios ainda estão funcionando ou não. Se você não tem certeza se um determinado cabo ou fio ainda tem uma boa conexão, pode testá -lo medindo sua continuidade. Isso testa a conexão entre dois pontos em um circuito. Continuidade é a presença de um caminho completo de fluxo elétrico. Por exemplo, um novo fio elétrico deve ter continuidade total. No entanto, se estiver desgastado ou quebrado, não tem continuidade porque a eletricidade não pode fluir através dele. Esta é uma boa maneira de ver se os cabos estão quebrados internamente ou não.

  • A opção de continuidade no seu multímetro é para testar se os fios ainda estão funcionando ou não. Se você não tem certeza se um determinado cabo ou fio ainda tem uma boa conexão, pode testá -lo medindo sua continuidade. Isso testa a conexão entre dois pontos em um circuito.
  • Continuidade é a presença de um caminho completo de fluxo elétrico. Por exemplo, um novo fio elétrico deve ter continuidade total. No entanto, se estiver desgastado ou quebrado, não tem continuidade porque a eletricidade não pode fluir através dele.
  • Esta é uma boa maneira de ver se os cabos estão quebrados internamente ou não.
  • 2

    Conecte os fios da sonda no multímetro e defina o mostrador como continuidade. Coloque o plugue vermelho no terminal rotulado como V, ω ou com o sinal de continuidade, que parece uma onda sonora. Insira o plugue preto no terminal COM. Vire o mostrador para a imagem que parece uma onda de som. [13] Uma onda sonora parece uma série de símbolos cada vez mais maiores “)”. Em vez de ter uma variedade de números em sua área, a opção de continuidade mostra apenas 1 onda sonora. Torça o mostrador até que esteja apontando diretamente para a onda sonora de continuidade para ter certeza de que está na configuração correta.

  • Uma onda sonora parece uma série de símbolos cada vez mais maiores “)”.
  • Em vez de ter uma variedade de números em sua área, a opção de continuidade mostra apenas 1 onda sonora. Torça o mostrador até que esteja apontando diretamente para a onda sonora de continuidade para ter certeza de que está na configuração correta.
  • 3

    Conecte as sondas às extremidades do componente que você está testando. Coloque a sonda preta na extremidade 1 do componente e a sonda vermelha no outro. Certifique -se de que as sondas estejam tocando as extremidades ao mesmo tempo para que o multímetro funcione corretamente. [14] O componente não precisa ser desconectado de um circuito para testar a continuidade. Não importa qual sonda você coloque em qual extremidade do componente. Exemplos de componentes que você pode testar a continuidade de fios, interruptores, fusíveis e condutores. Você precisa tocar em duas extremidades condutoras para testar a continuidade. Por exemplo, toque nas sondas em duas extremidades nuas de um fio.

  • O componente não precisa ser desconectado de um circuito para testar a continuidade.
  • Não importa qual sonda você coloque em qual extremidade do componente.
  • Exemplos de componentes que você pode testar a continuidade de fios, interruptores, fusíveis e condutores.
  • Você precisa tocar em duas extremidades condutivas para testar a continuidade. Por exemplo, toque nas sondas em duas extremidades nuas de um fio.
  • 4

    Ouça um bipe para sinalizar que há uma conexão forte. Assim que as duas sondas tocarem as extremidades do fio, você deve ouvir um sinal sonoro se o fio estiver funcionando bem. Se você não ouve um sinal sonoro, isso significa que você tem um curto no fio. [15] Se você tiver um fio cortado ou queimado, seu fio pode ter um curto. O bipe está lhe dizendo que quase não há resistência entre os dois pontos.

  • Se você tiver um fio cortado ou queimado, seu fio pode ter um curto.
  • O bipe está lhe dizendo que quase não há resistência entre os dois pontos.