Você pode saber sobre narcisistas e empatas, mas o que as pessoas estão falando quando dizem que alguém é um “empata escuro”? Esse chavão desconcertante da Internet não é uma condição psicológica oficialmente reconhecida, mas está ganhando tração como um termo para alguém que possui qualidades narcisistas e empáticas. Para saber mais, continue lendo: desenvolvemos um guia para o empaceismo sombrio, incluindo como reconhecê -lo e como lidar com alguém que o possui (mesmo que o “alguém” seja você).
1
Empates sombrios usam sua inteligência emocional para manipular os outros. Enquanto os empatas regulares são muito sensíveis emocionalmente e usam sua sensibilidade para simpatizar com outras pessoas, os empates sombrios possuem apenas empatia cognitiva; Isso significa que eles podem entender intelectualmente como as outras pessoas se sentem, mas não têm simpatia ou compaixão por tratá -las bem. [1] Eles podem explorar sua capacidade de entender as emoções de alguém para usá -lo contra a pessoa. Os empatas são geralmente motivados por seu desejo de ajudar as pessoas, e sua capacidade de ler as emoções e as necessidades dos outros é uma ferramenta tremendamente útil para fazer exatamente isso. Empates sombrios, no entanto, possuem toda a habilidade, mas nenhum desejo de ajudar.
2
Diz -se que
Empates sombrios incorporam narcisismo, psicopatia e maquiavelismo. Acredita -se que os empatas sombrios incorporem os traços de personalidade conhecidos como a “tríade negra” – isto é, narcisismo, psicopatia e maquiavelismo. Embora “Dark Empath” não seja uma condição oficialmente diagnosticável, os três elementos da tríade escura são distúrbios psicológicos reconhecidos que devem ser diagnosticados por um terapeuta licenciado. [2] O narcisismo refere -se a um distúrbio no qual uma pessoa tem um ego anormalmente inflado e um intenso desejo de atenção e segurança. Você pode identificar um narcisista por seus complexos de superioridade e tendência a ser manipulador. A psicopatia é um distúrbio anti -social caracterizado por uma total falta de compaixão, apesar de poder ler muito bem as pessoas. Os psicopatas podem lutar para controlar seu comportamento ou sentir qualquer remorso por danos que possam causar. Eles geralmente são manipuladores e propensos a comportamentos criminosos. O maquiavelismo, nomeado para o controverso filósofo político da Renascença italiano Niccolò Machiavelli, descreve alguém que está astuto e disposto a ir a extremos para conseguir o que eles querem. O povo maquiavélico pode ser vingativo, manipulador, cínico e propenso a trair outros sem remorso.
Sinais de alguém é um empata escuro
1
Eles agem doces em público, mas estão frios em particular. Empaths sombrios sabem o que as outras pessoas querem ver e são atores muito bons. É provável que eles vestam a máscara do Empath para enganar as pessoas para pensar muito nelas, mas a portas fechadas, a máscara cai para revelar um valentão frio, calculista e manipulativo. [3] Eles podem ir ao extremo para parecer galante, segurando portas abertas para outras pessoas, sorrindo, arrastando bombardeando e geralmente parecendo príncipe (ou princesa) encantador. Mas quando eles estão sozinhos ou com alguém por dentro, eles abandonarão o ato. Porque os empatas sombrios fazem questão de ser tão charmosa na frente dos outros, se alguém está perto de acusar -os de serem abusivos em particular, eles podem não se acreditar.
2
Eles fazem piadas às custas de outras pessoas. As astúcias emocionais de Dark Empaths significam que eles sabem torcer a faca. Eles tendem a ser sarcásticos e a se divertir em tornar os outros as bundas de piadas, especialmente se eles têm uma audiência. [4] Embora eles gravitem em direção ao constrangimento do público, os empatas sombrios ainda são capazes de se apresentar como bondoso. [5] Você pode ouvir um empata sombrio defender um comportamento cruel, insistindo que eles “não quisessem isso” ou que “era apenas uma piada”.
3
Eles se recusam a aceitar a responsabilidade. Quando os empates sombrios são chamados por suas ações, é provável que eles virem a narrativa e a luz do gás que machucassem, insistindo que nunca houve um problema, ou que talvez a outra pessoa seja realmente culpada. Por serem tão bons em manipular os outros, geralmente conseguem mudar o problema e convencer a outra pessoa que não fizeram nada errado. [6] Um empata sombrio também pode saber como fingir um pedido de desculpas de uma maneira que faça a parte ofendida se sentir como se fosse a culpa por ficar chateada: “Sinto muito por você se sentir assim”. Eles também podem se apresentar sutilmente como superiores à parte ofendida, agindo condescendente e em excesso de desculpas: “Sinto muito, nunca percebi que você aceitaria dessa maneira. Você está bem? Pobrezinho.” A pessoa ofendida pode ficar boba por ficar chateado.
4
Eles colocam as pessoas em posições comprometidas. Esses manipuladores mestre sabem como colocar outras pessoas em posições impossíveis para conseguir o que querem – ou apenas para vê -las se contorcer. Como eles podem parecer encantadores e confiáveis quando querem ser, acham fácil obter informações vulneráveis de outras pessoas, que mais tarde usam em seu proveito. Eles costumam amarrar as pessoas próximas a eles para ganhar sua confiança. [7] Eles podem ter prazer em “brincar de Deus”, chantageando os outros. Suas riscas vingativas significam que, às vezes, podem ser cruéis por causa do poder de exercer. Eles também podem colocar aqueles próximos a eles em posições comprometedoras para testar – ou garantir – sua lealdade ao empata escuro.
5
Eles adoram fofocas. Como eles adoram ver (e colocar) pessoas em posições comprometedoras, segue -se naturalmente que os empatas sombrios gravitariam no boato. Ouvir fofocas suculentas sobre outras pessoas pode fazer com que os empatas sombrios se sintam poderosos; Praticamente falando, conhecer os detalhes decadentes das vidas particulares de seus amigos pode dar a alavancagem de empata a ser usada contra seus amigos se o empata sombrio precisar de algo. (Alerta de spoiler: eles sempre precisam de algo, eventualmente.) [8] A fofoca nem precisa ser verdadeira. De fato, é provável que o Empath Dark exagere quaisquer rumores que eles ouçam – e continuarem espalhando -os, é claro.
6
Eles são gentis – desde que você concorde com eles. Empatos sombrios gostam de estar no controle. Se houver algum cheiro de dissidência entre eles e seus amigos ou outros significativos, eles podem ser propensos a crueldade e comportamento vingativo, seja para punir o dissidente ou convencê -los a mudar sua música. Eles podem congelar você ou fantasma por “girar” sobre eles, ou podem se tornar verbal ou fisicamente abusivos. A diferença entre a persona gentil de um empata escuro e sua verdadeira persona cruel é como noite e dia, e pode mudar em um flash. Eles podem até plantar os calcanhares em um tópico ostensivamente bobo, o que significa que qualquer pessoa que discorda deles pode experimentar uma espécie de chicote emocional: um minuto, você está debatendo de brincadeira a qualidade do filme que você assistiu, e o próximo, Dark Empath está furiosamente repreendendo você por discordar deles.
7
Eles têm um ego maciço. O ego do Dark Empath é do tamanho de Júpiter. Os distúrbios da tríade escura são caracterizados por auto-estima irracional-tão alta, de fato, que, se fossem derrubadas de seus pedestais, representaria uma ameaça à sua própria identidade. [9] Os empatas sombrios precisam ser o centro das atenções o tempo todo. Uma recusa em ouvir as críticas ande de mãos dadas com seu ego supermassivo. Mesmo o menor feedback negativo pode enviá -los para uma queda cruel. É provável que eles fiquem excessivamente defensivos, para lançar as críticas de volta à pessoa que fez isso ou se tornar abusivo.
8
Eles se sentem ameaçados pelas realizações de outras pessoas. Como o ego deles é tão grande, os empatas sombrios tendem a ver o sucesso como um jogo de soma zero: se seus amigos realizam algo, isso tira as realizações do Dark Empath. [10] Portanto, embora eles possam tentar externamente parecer solidários e charmosos quando alguém em seu círculo ganha um prêmio ou recebe uma promoção, por dentro, está fervendo e procurando maneiras sutis de minar esse sucesso. Em um relacionamento, um empata sombrio pode não levar bem o sucesso do outro significativo. É provável que eles façam beicinho ou se concentrem em si mesmos quando o parceiro atinge uma meta ou dizer a eles que não mereciam o que conseguiram. Eles também podem subestimar o sucesso de outras pessoas para torná -lo menos impressionante e aumentar seu próprio senso de superioridade.
Como lidar com um empata escuro
1
Defina limites fortes. Esteja você em um relacionamento com um empata sombrio, ou eles estão apenas em seu círculo social, é imperativo estabelecer fortes limites com eles. Muitos empates sombrios não apenas ultrapassarão seus limites – eles os atravessam diretamente, então informando diretamente a) quais são suas expectativas eb) o que acontecerá se eles desafiarem seus limites os tornarão mais propensos a se comportar. [11] Por exemplo, se eles pedirem sua opinião sobre algo, e você sabe que eles tendem a explodir se você não concordar com eles, você pode dizer diretamente: “Não vou compartilhar minha opinião, a menos que você prometa respeitá -lo . ” Certifique -se de que eles saibam como você responderá se eles cruzarem suas falas: “Se você levantar sua voz para mim, eu vou ir embora e terminar a conversa”.
2
Incentive -os a obter ajuda. “Dark Empath” ainda não é uma condição diagnosticável. Mas se você suspeita que alguém próximo a você luta com narcisismo, psicopatia e/ou maquiavelismo, advogue gentilmente para que eles busquem aconselhamento de um terapeuta licenciado. Contrariamente à opinião popular, pode Seja possível para pessoas com essas condições para gerenciá -las com a ajuda de um conselheiro e, talvez, medicamentos. Se você está particularmente próximo de um empata escuro – por exemplo, se eles estão em sua família imediata, talvez até seu cônjuge – Priorize sua própria segurança e saúde mental também. Lidar com um empata escuro pode ser drenante; portanto, cultive um grupo de apoio de amigos íntimos e talvez até ver um terapeuta. [12]
3
corte -os. Às vezes, quando as pessoas se recusam a reconhecer seus limites pessoais e não mostram sinais de mudança de comportamento, a única maneira de se manter seguro e proteger seu bem-estar mental é cortar o contato com eles. Avalie regularmente seu relacionamento com o Dark Empath para garantir que ele ainda esteja servindo a você. Se não for, considere deixá -los ir. Se você está preocupado com o fato de o empata sombrio em sua vida se tornar violento (ou se eles já se tornaram violentos), tente se distanciar deles o máximo possível. Entre em contato com amigos ou familiares para obter apoio e considere entrar em contato com a linha direta nacional de violência doméstica ou ligue para o 911.
E se eu suspeitar que sou um empata sombrio?
Se você suspeitar que é um empata escuro, considere obter apoio. Primeiro de tudo, o fato de que você deseja lidar com qualquer traço de empata escuro é um sinal muito positivo (e, francamente, provavelmente é um indicador que você não é um empata escuro). [13] Embora os termos como “narcisismo”, “psicótica” e “maquiavélicos” tenham sido casualmente jogados e usados para difamar as pessoas na internet, a realidade é que a medicação e o aconselhamento profissional podem ajudar as pessoas com essas condições a gerenciar sua saúde mental. [14 ] Se você está preocupado por se relacionar com muitas das características de um empata escuro, lembre -se, todos se relacionam com alguns deles em algum momento ou outro. Portanto, se você tiver ciúmes quando seu amigo atinge uma meta ou você fica sensível quando as pessoas oferecem críticas construtivas, não se preocupe – isso é comum e não inerentemente um problema sério.