A maioria das pessoas tem um sonho na vida, uma visão de quem ou o que gostaria de estar no futuro. No mínimo, todos têm interesses e valores que determinam o que querem de suas vidas. Mesmo assim, tentar definir metas alcançáveis pelas quais você trabalhará ao longo de muitos anos pode ser assustador. Pode ser difícil saber por onde começar, e as coisas que você espera alcançar podem parecer impossíveis. Mas, se você estiver bem preparado, poderá definir metas para sua vida que são tão gratificantes para trabalhar para alcançar.
Parte 1
1
Pense no que você quer. Muitas pessoas têm apenas uma vaga sensação do que querem da vida. Nesta primeira etapa, sua tarefa é começar a converter idéias como “felicidade” ou “segurança” em coisas que você gostaria de fazer. Pegue uma caneta e um pouco de papel e comece a escrever coisas importantes para você na vida. É bom ser geral nesta fase, mas tente não ser vago. Por exemplo, se a primeira coisa que surge em sua cabeça é “felicidade”, está bem. Mas tente definir esse termo. O que “felicidade” significa para você? O que você consideraria uma vida feliz? [1]
2
Escreva sobre você. Uma boa maneira de começar a se mover de geral para específica é fazer algumas coisas livres sobre si mesmo. Pense em sua personalidade e seus interesses. Isso pode ajudá -lo a definir o que é mais importante para você. [2] Tente escrever sobre como você gosta de gastar seu tempo. Comece seu brainstorming escrevendo o que você gosta de fazer e o que te excita. [3] Não se limite a atividades ou experiências que você acha que são produtivas ou “que valem a pena”. O ponto de brainstorming é abaixar o maior número possível de idéias, e essa lista será útil posteriormente no processo. Escreva sobre coisas em que você está interessado e/ou gostaria de saber mais. Você está interessado em ciência? Na literatura? Na música? Qualquer uma delas pode se tornar atividades ao longo da vida. Escreva sobre as coisas sobre você que você gosta de melhorar. Você espera desenvolver suas habilidades como orador público? Como escritor? Como fotógrafo? Novamente, todos podem se tornar atividades ao longo da vida.
3
Imagine o seu futuro. Pense no seu futuro ideal. Com o que se parece? Faça perguntas a si mesmo que o ajudarão a chegar a uma imagem detalhada. [4] Por exemplo, imagine que você está tentando decidir sobre uma carreira de longo prazo. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer: A que horas você deseja acordar todas as manhãs? Onde você quer viver? A cidade? Uma área rural? Um país estrangeiro? Quem estará lá quando você acordar? É importante para você ter uma família? Nesse caso, um trabalho que exige muitas viagens longas para fora da cidade pode não ser a melhor escolha. Quanto dinheiro você quer ganhar? As respostas a essas perguntas podem não ser suficientes para apontar para um único emprego dos sonhos, mas certamente podem ajudá -lo a descartar alguns.
4
Torne seus objetivos específicos. Depois de todo esse brainstorming, você deve ter algumas idéias sobre o que gostaria de fazer com sua vida. Na verdade, você provavelmente tem vários! Agora é a hora de torná -los o mais específicos possível. [5] Por exemplo, você pode, neste momento, ter a ideia de que você pode querer se tornar um cientista. É um bom começo. Mas agora, pense em que tipo de cientista você gostaria de ser. Você quer ser um químico? Um físico? Um astrônomo? Seja o mais específico possível. Imagine que você decidiu se tornar um químico pode ser o caminho certo para você. Agora, pergunte a si mesmo que tipo de trabalho você gostaria de fazer nesse campo. Você quer trabalhar para uma empresa privada, desenvolvendo novos produtos? Você quer ensinar química em uma universidade?
5
Pense em por que você deseja alcançar algo. Até agora, você provavelmente tem alguns grandes candidatos aos objetivos da vida. Examine cada um e pergunte a si mesmo: “Por que eu quero isso?” Suas respostas podem levar você a revisar seus objetivos. [6] Em geral, a definição de metas que são significativas para você, porque elas se relacionam com seus valores pessoais, aumentará a probabilidade de alcançá -los. [7] Por exemplo, digamos que você decidisse colocar “se tornar um cirurgião” na lista. Você se pergunta por que e determina que é porque os cirurgiões ganham muito dinheiro e são bem respeitados. Esses são motivos válidos. Mas, se você descobrir que esses são os únicos motivos, convém considerar outras carreiras que poderiam oferecer os mesmos benefícios. Tornar -se um cirurgião requer muita educação. Pode ser necessário manter horas muito incomuns. Se essas coisas forem menos atraentes, considere outros objetivos que possam alcançar os mesmos benefícios da riqueza e do respeito.
Parte 2
fazendo um plano para conquista
1
Classifique seus objetivos. No momento em que você tem alguns (ou muitos) objetivos de vida possíveis, é hora de levar a sério o plano de conquista. O primeiro passo nisso é priorizar seus objetivos. Cuidado para não apenas definir metas que você acha que fará com que você os atinja, mas os objetivos que também honram seus valores e refletem quem você realmente é e do que realmente se importa. Estes são mais fáceis de acompanhar! [8] decidir quais objetivos ou objetivos são mais importantes podem ajudá -lo a decidir em quais começar a trabalhar primeiro. Você também pode precisar começar a cortar as metas da lista neste momento. Alguns objetivos podem não ser alcançáveis juntos. Por exemplo, você provavelmente não pode se tornar um médico que também é um astronauta e um famoso artista de música rap. Qualquer um desses objetivos pode levar uma vida inteira para alcançar. Todos eles juntos podem ser impossíveis. Outros objetivos podem funcionar bem em conjunto. Por exemplo, se você deseja ser um cervejeiro de cerveja e abrir um restaurante, pode combiná -los para criar um novo objetivo: abra um pub Brew. Parte desse processo de classificação será uma questão de avaliar seu compromisso pessoal com cada objetivo. É provável que você atinja as metas de longo prazo com as quais você está apenas moderadamente comprometido, especialmente se outros objetivos da sua lista forem muito mais importantes. [9]
2
Faça algumas pesquisas. Depois de estreitar o campo para um único gol ou alguns que funcionam bem juntos, reserve algum tempo para descobrir como alcançar esses objetivos. [10] Você vai querer fazer perguntas como: que habilidades você precisará aprender? Que qualificações educacionais são necessárias? Que tipos de recursos você precisará adquirir? Quanto tempo você deve esperar que o processo demore?
3
Crie subgoals. Atingir objetivos de vida é quase sempre um processo longo e complicado. Com base no seu conhecimento do que será necessário para atingir seu objetivo, o próximo passo é dividi -lo em componentes menores. A criação de subgoais tornará o processo gerenciável e o ajudará a criar um plano passo a passo para atingir sua meta final. [11] Torne esses subgésicos o mais mensurável e tangível possível. Em outras palavras, deve haver uma definição clara de cada subgoal que facilite a diferença quando você o alcançou. [12] Por exemplo, se o seu objetivo é abrir um restaurante, seus sub -gotes podem incluir economizar uma certa quantia de dinheiro, encontrar um local, projetar o interior, obterem -o, obtendo seguro, obtendo várias licenças e licenças, contratando funcionários e, finalmente, , tendo uma grande inauguração. Ao trabalhar em objetivos de longo prazo, é fácil sentir que você não está chegando a lugar nenhum. Com uma lista de subgois gerenciáveis e claros, no entanto, é muito mais fácil ver seu progresso. Isso reduz a tentação de desistir. Tente dividir e cumprir a estratégia com metas de longo prazo (anos), metas de curto prazo (meses), projetos (semanas) e tarefas (dias). Um bom software de planejamento de objetivos também pode ajudá -lo a ser responsável, listar e organizar seus projetos e extrair suas tarefas e planos mais importantes todos os dias.
4
Crie uma linha do tempo. Depois de obter as etapas para alcançar seu objetivo, estabeleça alguns prazos. Pense em quanto tempo cada sub-gol deve levar razoavelmente e faça uma linha do tempo para alcançá-los. Ter prazos o manterá motivado adicionando um senso de urgência. Isso também o tornará responsável por cumprir as metas em determinados momentos, em vez de deixá -los escapar sua lista de prioridades. Usando o exemplo do restaurante, se você deseja economizar US $ 10.000 em três anos, pode diminuir isso para cerca de US $ 278 por mês. Isso ajudará você a se lembrar de deixar de lado o dinheiro a cada mês, em vez de gastar em outras coisas.
5
Planeje obstáculos. Por fim, tente imaginar coisas que possam interferir no seu plano. Pensar com antecedência sobre os obstáculos que você pode encontrar ajudará você a desenvolver idéias de como lidar com eles se elas surgirem. [13] Por exemplo, imagine que você decidiu se tornar um químico de pesquisa. Você decide se candidatar a um programa de pós -graduação na escola de química. O que acontece se você não for aceito? Você vai se inscrever em outro lugar? Nesse caso, você provavelmente precisará fazê-lo antes mesmo de descobrir se sua escola de primeira escolha o aceitou. Ou talvez você ache que é uma ideia melhor esperar até o ano seguinte e se inscrever novamente. Se sim, o que você fará durante esse ano para tornar sua aplicação mais atraente?
Parte 3
Trabalhando em direção a seus objetivos
1
Crie o ambiente certo. Qualquer que seja o seu objetivo, provavelmente existem alguns ambientes que são melhores para alcançá -lo do que outros. Faça o que puder para garantir que as pessoas e os espaços físicos com quem você gaste tempo não crie obstáculos. [14] Por exemplo, se você estiver entrando em um programa médico, precisará estudar longas horas e se concentrar no seu trabalho. Se você mora com amigos que festejam o tempo todo e o encorajarão a fazer o mesmo, considere se mudar. Cercando-se com outras pessoas orientadas a objetivos também pode ajudar a mantê-lo responsável e motivado.
2
Comece a trabalhar. Escolha uma data para começar a trabalhar no primeiro subgoal da sua lista. Então, mergulhe! Se você não tem certeza de como realizar seu primeiro subgiro, é complicado demais para ser seu primeiro subgoal. Se você não conseguir identificar o primeiro passo em direção a esse objetivo, pode ser necessário fazer mais pesquisas e/ou dividi -lo em subgois menores. Defina uma data de início pelo menos alguns dias no futuro. Se for um objetivo que você está empolgado, a antecipação ajudará você a motivá -lo e entusiasmado pelo primeiro passo. [15] Você também pode usar o tempo de inatividade antes da data de início para ajustar seu plano, obter conselhos ou adquirir quaisquer ferramentas necessárias para atingir sua meta.
3
Trabalhe em seus objetivos de forma consistente. Depois de começar, a chave para alcançar os objetivos da vida é trabalhar com eles de forma constante e consistente. Este é um processo passo a passo que levará muito tempo. É crucial, portanto, continuar progredindo. Muitas pessoas estabelecem metas e depois entram com grande entusiasmo, dedicando muito tempo e energia ao objetivo nos estágios iniciais. O entusiasmo é ótimo, mas tente não se queimar nas primeiras semanas ou meses. Você também não deseja estabelecer padrões que não poderá cumprir a longo prazo. Lembre -se de que você está nisso a longo prazo. Esta não é uma corrida, é uma jornada. [16] Uma boa maneira de garantir um progresso consistente é aumentar o tempo em sua rotina diária para trabalhar em seus objetivos. [17] Por exemplo, se você estiver estudando para se tornar um químico, reserve uma parte específica de cada dia para a lição de casa de suas aulas, por exemplo, das 15h às 19h. Separe uma parte específica do dia para o desenvolvimento de sua pesquisa, digamos às 19:30 às 21:00. Tente sempre usar essas horas para esses propósitos, a menos que você deva absolutamente se desviar dessa programação. Mas às 21h, pare de sair da noite e faça algo para relaxar. Lembre -se de que, para atingir qualquer objetivo, não há como investir muito tempo e esforço. Colocar as horas e o suor é como você atingirá seu objetivo. [18]
4
Fique motivado. Como a consistência é tão importante, é crucial que você permaneça motivado. Ter suboals alcançáveis é crucial para sua motivação. Será muito mais fácil permanecer entusiasmado e comprometido se você sentir que está progredindo. [19] Use o reforço para criar incentivos. O reforço positivo está adicionando algo bom à sua vida. O reforço negativo está tirando algo indesejado. Ambos podem ajudá -lo a permanecer motivado. Se você está tentando se manter focado em preencher um pedido de permissão para o seu restaurante e observe que está se distraindo, ofereça uma recompensa. Talvez depois de terminar o aplicativo, você possa se tratar de uma massagem profissional. Ou talvez você esteja mais motivado, permitindo -se pular em uma roda. [20] Punir -se por não conseguir atingir subgoals não é tão eficaz quanto reforçar o bom comportamento. Se você optar por criar consequências desagradáveis para si mesmo, também use recompensas. [21]
5
Acompanhe seu progresso. Uma das melhores maneiras de se manter motivada é acompanhar seu progresso e verificá -lo regularmente. Dependendo do seu objetivo e preferências pessoais, você pode usar um aplicativo, um diário ou um calendário. Qualquer um deles ajudará a lembrá -lo de subgesia que você já alcançou. Eles também podem mantê -lo responsável por se manter dentro do cronograma. [22] Escrever em um diário regularmente também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade que podem vir com o processo de lutar por uma meta de longo prazo. [23]