Os filtros de partículas diesel (DPF) são instalados em muitos escapamentos de veículos pós-2007 para reduzir as emissões, eliminando fuligem e cinzas. No entanto, a fuligem e as cinzas se acumulam no filtro ao longo do tempo. Muitas vezes, isso pode ser removido usando aditivos de regeneração ativa ou limpeza, mas às vezes é necessária a limpeza profissional por um mecânico.
Método 1
1
Observe o símbolo DPF, que indica que ele precisa de limpeza. Verifique o painel do painel para obter um símbolo de aviso retangular pequeno, amarelo ou laranja com círculos no centro. Este símbolo mostra que a fuligem DPF aumentou para um nível possivelmente prejudicial. Sempre limpe o DPF imediatamente quando vir o símbolo de aviso. [1] O símbolo de aviso também mostra que a regeneração passiva não funcionou. Esse processo queima automaticamente partículas de fuligem de carbono. No entanto, isso só acontece quando a temperatura de escape é muito quente por um longo tempo. A regeneração passiva é improvável se você faz viagens curtas e frequentes, em vez de unidades longas.
2
Dirigir mais de 64 km / h para iniciar a regeneração ativa. Encontre um trecho longo e plano da estrada ou uma rodovia onde a necessidade de desacelerar ou parar é improvável. Comece a dirigir e preste atenção à velocidade do motor e do veículo. Tente manter a velocidade do motor em torno de 2500 rpm. [2] A regeneração ativa aumenta a temperatura no DPF para transformar as partículas em gás que podem ser expulsas. [3] Essas velocidades são diretrizes gerais. Verifique o manual do seu veículo para encontrar a melhor prática para o seu veículo.
3
Dirija por aproximadamente 15 minutos até que o símbolo de aviso desapareça. Continue dirigindo a uma taxa constante. O símbolo de aviso sai quando a regeneração ativa é feita. [4] A regeneração ativa normalmente leva de 5 a 25 minutos, dependendo da marca e do modelo do seu veículo. A regeneração ativa precisa de combustível para funcionar, portanto, certifique -se de ter pelo menos 5,3 US GAL (20 L) de combustível no tanque. Isso é cerca de 1/4 completo.
Método 2
Usando aditivos de limpeza
1
Compre um aditivo de limpeza DPF para ajudar a limpar as cinzas e a fuligem. Esta garrafa de fluido foi projetada para quebrar as cinzas e a fuligem que está entupindo o filtro. Visite sua loja local de suprimentos de motor ou procure on -line para comprar um aditivo de limpeza. Esses produtos geralmente custam de US $ 13 (USD) a US $ 26 (USD). [5] Os aditivos de limpeza do DPF contêm catalisadores de combustível. Isso experimenta um processo de combustão para eliminar a fuligem e as cinzas. Use o aditivo de limpeza a cada 3 a 6 meses para manter o DPF. Verifique o manual do veículo para ver com que frequência você deve usar um aditivo para seu veículo em particular.
2
Despeje o aditivo de limpeza diretamente no tanque de combustível. Leia o rótulo na garrafa do aditivo de limpeza e siga cuidadosamente as instruções do fabricante. Desligue o veículo, abra o tanque de combustível e insira o bico do aditivo de limpeza. Despeje a quantidade necessária do produto no tanque e substitua a tampa e a porta de combustível. [6]
3
Dirija seu veículo por 15 a 30 minutos para fazer o aditivo funcionar. Comece a dirigir seu veículo como você normalmente faria. O aditivo de limpeza começa a funcionar, independentemente da velocidade do motor e do veículo. Se a luz de aviso do DPF estava acesa antes de usar o aditivo, o símbolo deve desaparecer após sua unidade. [7] Leve seu carro a um mecânico para limpar o DPF se a luz de aviso não desaparecer, pois o filtro precisará ser removido para limpeza.
Método 3
Mantendo um dpf
1
Leve seu veículo a um mecânico se o símbolo de aviso do DPF permanecer. Verifique se o símbolo de aviso do DPF desapareceu após tentar a regeneração ativa ou um aditivo de limpeza. Se o símbolo permanecer ou se uma lâmpada de aviso acender, o DPF deverá ser limpo profissionalmente. Dirija imediatamente para um mecânico antes que qualquer dano seja causado. [8] O mecânico limpará o DPF usando regeneração forçada. Este pode ser um procedimento caro, no entanto, é mais barato do que substituir o DPF.
2
Use combustível de marca de alta qualidade para ajudar a manter o DPF limpo. Sempre use combustível de marca, pois contém aditivos projetados para manter seu veículo funcionando sem problemas. Evite combustível sem marca, pois pode ser de menor qualidade, o que pode prejudicar o DPF. [9]
3
Mantenha o DPF em seu veículo o tempo todo para evitar multas. Embora possa parecer mais fácil ou mais barato simplesmente tirar o DPF do seu veículo, em vez de limpá -lo, isso pode causar mais problemas. Dirigir sem DPF é ilegal em muitos locais e um veículo sem um não passa inspeções. [10] O único momento em que um DPF pode ser removido é para reparo por um mecânico qualificado. Nunca tente remover o DPF para repará -lo sozinho, pois isso requer amplo conhecimento e equipamento especialistas.