Lutheranismo vs catolicismo romano: semelhanças e diferenças

luteranismo e catolicismo romano são dois dos ramos mais conhecidos do cristianismo. Enquanto compartilham algumas semelhanças, as igrejas luteranas e católicas têm opiniões variadas quando se trata de suas crenças e ensinamentos. Continue lendo para aprender sobre as diferenças e semelhanças mais significativas entre o luteranismo e o catolicismo romano e como essas duas religiões surgiram.

Autoridade das Escrituras luteranas acredita que apenas as Escrituras detêm a única autoridade dentro da Igreja Luterana. Este é um dos princípios definidores que diferencia o luteranismo do catolicismo. Por outro lado, os católicos acreditam em 3 fontes de autoridade dentro da Igreja: Escrituras, Tradição e Magistério. [1] A tradição refere -se a entendimentos e ensinamentos que foram transmitidos desde a época dos apóstolos. Os católicos acreditam que sua compreensão das Escrituras e da fé está fortemente enraizada nessas tradições. O termo “magistério” refere -se à autoridade de ensino da Igreja Católica como uma instituição liderada por figuras como bispos, cardeais e papa.

  • Tradição refere -se a entendimentos e ensinamentos que foram transmitidos desde a época dos apóstolos. Os católicos acreditam que sua compreensão das Escrituras e da fé está fortemente enraizada nessas tradições.
  • O termo “magisterium” refere -se à autoridade de ensino da Igreja Católica como uma instituição liderada por figuras como bispos, cardeais e papa.
  • Salvação A fé luterana afirma que a fé de uma pessoa em Cristo é suficiente para ela alcançar a salvação. Enquanto eles acreditarem que seus pecados são perdoados pelo bem de Cristo, receberão salvação. Os católicos também acreditam que a fé de uma pessoa em Deus é extremamente importante na salvação, mas também afirma que uma pessoa deve fazer boas ações. [2] O caminho católico romano para a salvação é um processo ao longo da vida. Começa com o batismo de uma pessoa e é fortalecido à medida que participa de cada um dos sacramentos restantes (confirmação, eucaristia, penitência, unção dos doentes, ordens sagradas e matrimônio). Além de ter fé em Cristo, os católicos geralmente incentivam as pessoas a fazer boas ações, como prestar serviço à igreja ou maior comunidade, a praticar a boa fé.

  • O caminho católico romano para a salvação é um processo ao longo da vida. Começa com o batismo de uma pessoa e é fortalecido ao participar de cada um dos sacramentos restantes (confirmação, eucaristia, penitência, unção dos doentes, ordens sagradas e matrimônio).
  • Além de ter fé em Cristo, os católicos geralmente incentivam as pessoas a fazer boas ações, como prestar serviço à igreja ou maior comunidade, a praticar a boa fé.
  • O papa dentro da Igreja Católica, o papa é uma figura autoritária que lidera a igreja. Eles são reconhecidos como pastor -chefe da igreja em escala global, e a igreja os considera uma pessoa sem culpa. Os luteranos, por outro lado, geralmente não acreditam que o papa tem algum tipo de autoridade divina. [3] Os luteranos acreditam que a Bíblia contém tudo o que uma pessoa precisa saber para alcançar a salvação, para que geralmente não dê autoridade a pronunciamentos pelo papa ou seguir suas declarações.

  • Os luteranos acreditam que a Bíblia contém tudo o que uma pessoa precisa saber para alcançar a salvação, para que geralmente não dê autoridade a pronunciamentos pelo papa ou seguir suas declarações.
  • Sacramentos A Igreja Católica tem 7 sacramentos: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, unção de doentes, ordens sagradas e matrimônio. [4] Os luteranos têm apenas 2 principais sacramentos: o batismo e a Ceia do Senhor (Comunhão). [5]

    Batismo Os pontos de vista luteranos e católicos mantêm em relação ao sacramento do batismo difere um pouco. Os católicos veem o batismo como o perdão dos pecados e um passo importante para avançar em direção à salvação com Deus. Os luteranos geralmente veem o batismo mais como o ato de dar a uma criança ou adulto a fé de que eles precisam que lhes darão salvação e verá menos como o perdoador dos pecados. [6]

    A transubstanciação da transubstanciação é a crença de que as substâncias usadas durante a Eucaristia (pão e vinho) se transformam no corpo e no sangue de Jesus Cristo. Esta é uma grande crença dentro da Igreja Católica. Os luteranos, por outro lado, acreditam que Cristo está presente durante a comunhão, mas o pão e o vinho são simplesmente pão e vinho, nada mais. [7]

    Santos, enquanto os luteranos acreditam e se lembram de santos, eles geralmente não oram a eles como católicos. Isso ocorre porque muitos luteranos acreditam que orar aos santos os faz parecer mais benevolentes ou acessíveis que Cristo. [8]

    Os católicos de Maria mantêm crenças em 4 dogmas quando se trata da Virgem Maria. Eles acreditam que ela é a mãe de Deus, que ela está sem pecado original (a concepção imaculada), que ela permaneceu uma virgem perpétua antes, durante e após o nascimento de Jesus, e que ela foi assumida, corpo e alma, em Paraíso. Os luteranos reconhecem Maria como a mãe de Jesus Cristo na terra, mas eles acreditam que ela nasceu com pecados como todo mundo. [9] Na fé luterana, Maria é considerada mais um exemplo excepcional que outros devem seguir em sua jornada em direção à salvação, em vez de um ser divino.

  • Na fé luterana, Maria é considerada mais um exemplo excepcional que outros devem seguir em sua jornada em direção à salvação, em vez de um ser divino.
  • Purgatório Luteranos e católicos acreditam na vida após a morte; no entanto, eles são divididos sobre o conceito de purgatório. De acordo com os ensinamentos católicos, o purgatório é um lugar onde as pessoas vão limpar suas almas antes de entrar no céu. Na fé luterana, aqueles que têm fé em Cristo receberão automaticamente a salvação e irão para o céu e rejeitarão a noção de purgatório. [10]

    semelhanças entre luteranos e católicos

    Crença na Santíssima Trindade Luteranos e Católicos acreditam na doutrina da Trindade, que afirma que um Deus eternamente existe como 3 pessoas: Deus Pai, Jesus Cristo (o Filho) e o Espírito Santo (ou Espírito Santo ). [11] Ambos os ramos do cristianismo afirmam essa crença recitando o Credo Niceno, que é uma profissão de fé que lista sucintamente em que seguidores do cristianismo acreditam. [12] Felas que acreditam na Santíssima Trindade são conhecidas como Trinitarians.

  • Felas que acreditam na Santíssima Trindade são conhecidas como Trinitarians.
  • A Bíblia A Bíblia é o texto sagrado usado pelos luteranos e católicos romanos. A Bíblia consiste em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ambas as religiões seguem os mesmos 27 livros no Novo Testamento, no entanto, eles têm versões diferentes do Antigo Testamento. Os luteranos, que usam Bíblias protestantes, observam apenas 39 livros no Antigo Testamento, enquanto os católicos têm 46. [13] A Bíblia católica possui 7 livros adicionais no Antigo Testamento: Tobit, Judith, Sabedoria de Salomão, Eclesiética/Sirach/Ben Sira, 1–2 Macabees e Baruch. Eles também têm passagens adicionais nos livros Daniel e Esther.

  • A Bíblia Católica tem 7 livros adicionais no Antigo Testamento: Tobit, Judith, Sabedoria de Salomão, Eclesiaticus/Sirach/Ben Sira, 1–2 MacBabees e Baruch. Eles também têm passagens adicionais nos livros Daniel e Esther.
  • Os dez mandamentos luteranos e católicos acreditam nos dez mandamentos e os veem como leis diretamente dadas por Deus. Tanto os católicos quanto os luteranos reconhecem esses mandamentos em seus catecismos, ou um resumo de suas religiões escritas na forma de perguntas e respostas. [14] O catecismo luterano, escrito pelo próprio Martin Luther, é dividido no pequeno catecismo e no grande catecismo. Os dez mandamentos são mencionados no pequeno catecismo. O catecismo da Igreja Católica, promovido pelo papa João Paulo II em 1992, é dividido em 4 partes principais: a profissão de fé, a celebração do mistério cristão, a vida em Cristo (incluindo os dez mandamentos) e a oração cristã.

  • O catecismo luterano, escrito pelo próprio Martin Luther, é dividido no pequeno catecismo e no grande catecismo. Os dez mandamentos são mencionados no pequeno catecismo.
  • O catecismo da Igreja Católica, promovido pelo Papa João Paulo II em 1992, é dividido em 4 partes principais: a profissão de fé, a celebração do mistério cristão, a vida em Cristo (incluindo os dez mandamentos) e cristãos Oração.
  • Liturgia Luteranos e católicos têm reuniões públicas para adoração, também chamada liturgia ou massa. [15] Ambas as liturgias contêm elementos semelhantes, como orações, hinos, leituras das escrituras, um sermão e a Eucaristia. [16] Tanto o luteranismo quanto o catolicismo romano também seguem um calendário semelhante durante o ano litúrgico e observam muitas das mesmas férias, como advento, Natal, Quaresma e Páscoa. [17]

  • Tanto o luteranismo quanto o catolicismo romano também seguem um calendário semelhante durante o ano litúrgico e observam muitas das mesmas férias, como advento, Natal, Quaresma e Páscoa. [17]
  • Fundações das igrejas luteranas e católicas

    Acredita -se que o catolicismo seja fundado por Jesus. Pensa -se que o catolicismo romano esteja rastreado até os 30 anos da era comum. Os discípulos e seguidores de Jesus foram espalhar a Palavra, e o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano em 313 CE. [18] Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus, acredita -se ter sido escolhido por Jesus como o primeiro papa. [19]

    O luteranismo é o produto de uma divisão da Igreja Católica em 1517. Um alemão chamado Martin Luther acabou provocando a Reforma Protestante quando desafiou os ensinamentos da Igreja Católica. Ele não acreditava que os ensinamentos da Igreja refletissem com precisão o que foi escrito na Bíblia. O que começou como um debate terminou na separação dos seguidores de Lutero (luteranos) da igreja para estabelecer seu próprio ramo do cristianismo. [20] Martin Luther ficou preocupado com a prática de indulgência dentro da Igreja Católica, que essencialmente permitia que as pessoas pagassem uma doação à Igreja para ter seus pecados perdoados. Ele afirmou que a fé de uma pessoa era suficiente para conceder -lhes salvação. [21] Ao longo da mesma linha, Lutero também argumentou que não havia tal linha na Bíblia que deu ao papa a autoridade para libertar uma pessoa de seus pecados e que esse era um poder que apenas Deus era capaz. Lutero então publicou suas “95 teses”, centradas em torno de dois temas principais: a Bíblia é a autoridade central no cristianismo, e as pessoas precisam apenas de fé para ganhar a salvação. As “95 teses” é o que passou para despertar a Reforma Protestante. O luteranismo é um dos 5 principais ramos do protestantismo, juntamente com o anglicanismo, as igrejas reformadas e presbiterianas (calvinistas), as igrejas batistas e o metodismo.

  • Martin Luther ficou perturbado com a prática de indulgência dentro da Igreja Católica, que essencialmente permitia que as pessoas pagassem uma doação à igreja para ter seus pecados perdoados. Ele afirmou que a fé de uma pessoa era suficiente para conceder -lhes salvação. [21]
  • Na mesma linha, Luther também argumentou que não havia tal linha na Bíblia que deu ao papa a autoridade para libertar uma pessoa de seus pecados e que esse era um poder que apenas Deus era capaz.
  • Lutero então publicou suas “95 teses”, que se concentravam em dois temas principais: a Bíblia é a autoridade central no cristianismo, e as pessoas precisam apenas de fé para ganhar a salvação. As “95 teses” é o que passou para despertar a Reforma Protestante.
  • O luteranismo é um dos 5 principais ramos do protestantismo, juntamente com o anglicanismo, as igrejas reformadas e presbiterianas (calvinistas), as igrejas batistas e o metodismo.