Quando você está aprendendo a aclatar um peixe em um novo aquário ou tigela, precisa garantir uma transição suave para a nova casa do peixe. Se feito de forma inadequada, mover um peixe pode resultar em lesões ou traumas. Certifique -se de transferir um peixe para uma nova casa gradualmente. [1]
Método 1
1
Desligue a luz do aquário e escureça as luzes da sala onde você está aquário está configurado. Faça isso antes de remover o peixe do recipiente de transporte, pois os peixes são sensíveis à luz e podem ser traumatizados por uma mudança repentina na iluminação. [2] Depois que seu peixe estiver acostumado ao tanque, você pode ser menos rigoroso sobre a iluminação. É uma boa ideia apresentar inicialmente seu peixe a um ambiente fraco, pois isso reduzirá o choque de ser introduzido em um novo ambiente.
2
Flutuar a bolsa na água por 15 a 30 minutos. [3] Seu peixe provavelmente veio em uma bolsa de uma loja de animais. Se o seu peixe não apareceu em uma bolsa, você pode transferir o peixe e a água para um pequeno saco plástico. Amarre a extremidade da bolsa e use um elástico para selar a bolsa. É importante que a bolsa seja selada com força, pois você quer que seu peixe fique em sua água original pelos 15 a 30 minutos iniciais. [4] Basta colocar a bolsa em cima da água no tanque de quarentena. A bolsa de peixe deve flutuar na superfície da água. Defina um temporizador por 15 minutos. Fique de olho na bolsa durante esse período para garantir que ela não caia ou seja desfeita. Por cerca de 15 minutos, deixe a bolsa flutuar. Dessa forma, a água na bolsa se tornará gradualmente a mesma temperatura que a água no tanque. [5]
3
Corte a bolsa. Corte -o logo abaixo do clipe de metal ou de borracha, mantendo a bolsa fechada. Role as bordas superiores da bolsa cerca de uma polegada. Isso criará uma bolsa de ar. Este bolso permitirá que a bolsa flutue quando você começa a adicionar água do tanque à bolsa. [6] Se você estiver acostumando um peixe mais pesado, pode ser necessário colocar a bolsa em um dispositivo flutuável como um pequeno recipiente de Tupperware.
4
Adicione água à bolsa a cada 4 minutos. Obtenha um copo de medição. Adicione uma meia xícara de água do aquário à bolsa. Deixe a bolsa flutuar por mais 4 minutos. Quando 4 minutos passarem, adicione outra meia xícara de água de aquário à bolsa. [7] Continue adicionando água do aquário a cada 4 minutos até que a bolsa esteja completamente cheia. Quanto tempo esse processo levará varia. Para uma bolsa menor, você pode precisar adicionar apenas meia xícaras. Para uma bolsa maior, pode ser necessário adicionar água 3 ou 4 vezes antes que a bolsa esteja cheia.
5
Descarte metade da água e flutue a bolsa novamente. Quando a bolsa estiver cheia, levante -a cuidadosamente da água. Despeje cerca de metade da água da bolsa na pia. [8] Depois de descartar a água, coloque a bolsa no tanque de quarentena. Deixe a bolsa começar a flutuar novamente.
6
Adicione água do tanque a cada 4 minutos. Mais uma vez, você adicionará meia xícara de água à bolsa a cada 4 minutos. Continue adicionando água do tanque até que a bolsa esteja cheia. [9] Mais uma vez, o comprimento varia. Para uma bolsa pequena, você pode precisar adicionar apenas meia xícaras. Uma bolsa maior pode precisar ser preenchida 3 ou 4 vezes até que esteja cheia.
7
Libere o peixe no tanque. Você precisará de uma pequena rede aqui. Mergulhe sua rede na bolsa e coloque seu peixe na rede. Levante suavemente o peixe da bolsa e coloque -o no tanque. [10] Certifique -se de ser gentil ao fazer seu peixe. Você não quer que seu peixe fique emaranhado na rede. Use um gesto lento e agitado para capturar seus peixes. Seja gentil, mas rápido, quando você transferir seu peixe para a água principal. Você não quer que seu peixe fique sem água por muito tempo.
Método 2
aclimatando com o método de gotejamento
1
Reúna seus suprimentos. Para peixes mais sensíveis, como camarão e estrelas do mar, você pode ter que usar o método de gotejamento. Com o método de gotejamento, você configura uma série de tubos que vão do tanque principal para um balde de água. Você precisará do seguinte para usar o método de gotejamento: [11] Você precisará de 3 ou 5 galões de baldes, projetados para uso em aquário. Você também precisará de tubos de avião.
2
flutuar o peixe inicialmente. Encha os baldes um pouco abaixo da metade do caminho com água aquária limpa. Você precisará começar flutuando o peixe para aclimá -lo na água nos baldes. [12] Deixe a bolsa selada flutuar por 15 minutos. Em seguida, abra a bolsa e role as laterais para baixo para criar um tubo de ar que manterá a bolsa flutuando. Adicione meia xícara de água do balde ao saco. Espere 15 minutos. Adicione mais meia xícara. Continue indo até o balde estar cheio.
3
Transfira água para o balde. Levante suavemente a bolsa. Despeje o conteúdo da bolsa, incluindo seu peixe, na água. [13] Você pode ter que inclinar a bolsa em um ângulo de 45 graus ao derramar. Isso manterá seu peixe totalmente submerso na água enquanto você o transfere para o balde.
4
Configure um gotejamento de sifão. Coloque uma extremidade do tubo da companhia aérea no aquário. Você também deve amarrar vários nós muito soltos na tubulação. Isso ajudará a regular o fluxo de água e ar. Você quer obter uma taxa de 2 ou 4 gotejamentos por segundo. [14] Você pode fazer com que a água comece a fluir sugando suavemente na outra extremidade do tubo. Quando a água começar a pingar, coloque a outra extremidade do tubo na borda do balde.
5
Descarte metade da água quando a água dobrar. Pode demorar um pouco para a água do balde dobrar, portanto seja paciente. Em geral, leva cerca de uma hora. Assim que a água dobra, descarte cuidadosamente metade da água. Você pode ter que retirar a água usando um copo ou um balde menor para evitar despejar seu peixe. [15] Quando terminar de descartar a água, coloque a tubulação no lugar. Mais uma vez, chupe no final do tubo que você está colocando no balde para dar um gotejamento. Espere a água no balde dobrar novamente.
6
Transfira seu peixe para o tanque principal. Use uma bolsa para retirar suavemente o peixe. Despeje delicadamente o conteúdo da bolsa no aquário principal. [16] Algumas espécies de peixes nunca devem ser expostas ao ar. Esponjas, amêijoas e górgonias não conseguem lidar com o ar. Tenha cuidado ao transferir esses tipos de peixes.
Método 3
Utilizando um tanque de quarentena
1
Pegue seu tanque. Um tanque de quarentena é importante, pois mantém um peixe longe do resto do seu aquário. É altamente recomendado que você use um tanque de quarentena antes de aclimatar seu peixe no seu aquário principal. Se um peixe que você acabou de comprar está doente, você não deseja que a infecção se espalhe para o resto do seu tanque. Depois de comprar um peixe novo, compre outro tanque para usar como um tanque de quarentena. [17] Você não precisa obter um tanque sofisticado. Um tanque simples de 10 a 20 galões deve ser grande o suficiente para um tanque de quarentena. Você pode comprar um aquário em uma loja de animais. Você também pode pedir um online.
2
Instale um sistema de filtragem. Como em um aquário regular, seu tanque de quarentena deve ter algum tipo de sistema de filtragem. Isso manterá seus peixes seguros e saudáveis durante o período de quarentena. [18] Se possível, vá para um tanque com um sistema de filtragem embutido. Se o seu tanque não tiver um sistema embutido, compre um sistema de filtragem em uma loja de animais local. Instale -o no tanque quando chegar em casa, seguindo as instruções do fabricante.
3
Adicione um aquecedor. Isso manterá a água a uma temperatura segura para o seu peixe. Você também deve obter um termômetro para registrar a temperatura. Você quer garantir que a temperatura esteja segura antes de transferir seu peixe para o tanque de quarentena. [19] Um aquário pode ter um sistema de aquecimento embutido. Caso o seu não, você pode comprar um em uma loja de animais. A temperatura adequada depende do tipo de peixe que você possui. Pergunte na loja de animais que temperatura segura para o seu peixe seria.
4
Encha o aquário com água do seu tanque principal. O tanque de quarentena deve ser semelhante ao seu tanque comum. Depois que seu peixe estiver pronto para ser transferido para o tanque comum, você deseja que a transição seja o mais suave possível. [20] Pegue a água do seu tanque principal, usando um balde ou copo e encha seu tanque de quarentena. Depois que o tanque de quarentena estiver cheio, você pode ativar o aquecedor e o sistema de filtração.
5
Monitore seu peixe por 2 a 3 semanas no tanque de quarentena. Observe seu peixe de perto durante esse período. Antes de apresentar um peixe a um tanque de outra vida aquática, você deseja garantir que ele não tenha nenhuma doenças. As doenças podem se espalhar rapidamente em um tanque de peixes. [21] [22] Infecções comuns incluem coisas como ROT, vibriose e podridão da boca. Geralmente, você tratava infecções com antibióticos. Os antibióticos podem ser administrados ao tanque de um peixe, ou você pode dar comida ao seu peixe com antibióticos. Os sintomas das alterações de infecções na cor, barbatanas desgastadas ou apodrecidas, falta de apetite, marcas cinzentas na escala e barbatanas e feridas abertas em um peixe. Se o seu peixe tiver uma infecção, verifique se ele é tratado e os sintomas desapareceram antes de transferir seu peixe para o aquário principal.
6
Repita o processo flutuante para transferir o peixe para o tanque comum. Se duas a três semanas passarem sem incidentes, você poderá transferir seu peixe para o tanque comum. Você repetiria o mesmo processo flutuante que você usou para aclatar seus peixes no tanque de quarentena. [23] Você terá que render seu peixe e colocá -lo em uma bolsa cheia de água do tanque de quarentena. Certifique -se de selar a bolsa com um clipe de metal ou elástico. Flutue a bolsa no tanque comum por 15 minutos, corte a bolsa e abaixe as bordas uma polegada. Transfira meia xícara de água para a bolsa a cada 4 minutos até que esteja cheia. Descarte metade da água na bolsa e flutue no tanque novamente. Mais uma vez, transfira a água a cada 4 minutos até que a bolsa esteja cheia. Rede o peixe e transfira -o para o tanque principal.