como abrir cadeado sem chave pequeno?

Escrito por Julia Woo

novembro 3, 2025

Se perder a chave do cadeado,
chame um chaveiro para abri-lo e, se possível, fazer uma nova chave. Caso contrário, o cadeado pode ser cortado com uma ferramenta apropriada, como um alicate de corte pesado para cadeados de cabo.
Opções para resolver o problema
Contratar um chaveiro: Um profissional pode abrir o cadeado e, dependendo do tipo, fazer uma nova chave a partir da fechadura ou criar uma cópia.
Cortar o cadeado: Para cadeados mais simples, como os de cabo, pode ser mais prático comprar uma ferramenta de corte, como um alicate de corte pesado, e cortar o cadeado.
Comprar um novo cadeado: Se o cadeado for antigo ou de valor baixo, a solução mais econômica pode ser comprar um novo.
Dicas extras
Cadeados codificados: Para cadeados codificados, como os de carros, você precisará ir a uma concessionária ou a um chaveiro especializado.
Lubrificação: Se o cadeado estiver emperrado, você pode usar grafite em pó para lubrificar o mecanismo antes de tentar abri-lo.
Prevenção: Para evitar situações como essa no futuro, é uma boa ideia fazer mais de uma cópia da chave e guardá-la em um local seguro.
como abrir cadeado sem chave pequeno

Para que serve o furinho pequeno no cadeado?

O furinho pequeno no cadeado serve
principalmente como dreno para evitar o acúmulo de água, prevenindo a ferrugem e o congelamento em climas frios. Ele também é usado para a lubrificação do mecanismo interno, garantindo seu bom funcionamento a longo prazo.
Drenagem: Permite que a água da chuva ou umidade escorra para fora do cadeado, evitando que ela enferruje as peças internas e comprometa o funcionamento da fechadura.
Lubrificação: Facilita a aplicação de lubrificantes ou óleos, que podem ser inseridos pelo orifício para manter os pinos e molas em bom estado e evitar que o cadeado emperre.
Prevenção de congelamento: Em locais de clima frio, o furo impede que a água acumulada congele, o que poderia danificar o mecanismo interno do cadeado.
Acesso de emergência: Em alguns modelos, o orifício pode ser usado para acessar o mecanismo interno com uma chave especial em situações de emergência.

Qual o nome da chave que abre qualquer cadeado?

A chave que pode abrir vários cadeados é chamada de chave mestra. Uma chave micha (ou “chave mixa”) é uma ferramenta usada para abrir fechaduras, mas geralmente não é uma única chave que abre todos os cadeados, e sim um conjunto de ferramentas para forçar a abertura de diferentes tipos de fechaduras e cadeados.
Chave mestra: É uma chave especial projetada para abrir um grupo de fechaduras que, de outra forma, teriam chaves diferentes e separadas. É comum em edifícios com múltiplas portas.
Chave micha (ou “mixa”): É o nome dado a uma ferramenta especializada para arrombamento de fechaduras e cadeados, não uma única chave que abre todos eles. Existem vários tipos, como um kit com várias peças para diferentes fechaduras.

O que posso colocar no meu cadeado que não quer abrir?

Se o seu cadeado não está abrindo,
você pode tentar lubrificá-lo, aplicando um lubrificante como o de grafite ou um desengripante na fechadura e na haste, e também limpar o cadeado para remover sujeira e ferrugem. Se não funcionar, use uma chave de fenda para pressionar levemente a fechadura enquanto gira a chave para tentar desencaixar o tambor, ou use um alicate de corte para cortar o cadeado.
Lubrifique a fechadura: Se o cadeado não está abrindo, aplique um lubrificante, como o de grafite ou um desengripante, na entrada da chave e na haste do cadeado.
Limpe o cadeado: Use um pincel pequeno ou sopre para remover qualquer sujeira ou poeira da fechadura. Em seguida, aplique o lubrificante e bata suavemente no cadeado para que ele se espalhe por dentro.
Use uma chave de fenda: Se o cadeado estiver emperrado, use uma chave de fenda para pressionar levemente a fechadura enquanto gira a chave. A chave de fenda pode ajudar a desencaixar o tambor.
Se as outras opções não funcionarem
Corte o cadeado: Se o cadeado ainda não abrir, corte-o com um alicate de corte.

Julia Woo é redatora colaboradora da Ecloniq, onde explora dicas de vida práticas e inspiradoras que tornam o dia a dia mais eficiente, criativo e cheio de significado. Com um olhar atento aos detalhes e uma paixão por descobrir maneiras mais inteligentes de trabalhar e viver, Julia cria conteúdos que misturam crescimento pessoal, truques de produtividade e melhoria do estilo de vida. Sua missão é simples — ajudar os leitores a transformar pequenas mudanças em impactos duradouros.
Quando não está escrevendo, provavelmente está testando novos sistemas de organização, aperfeiçoando métodos de gestão do tempo ou preparando a xícara de café perfeita — porque equilíbrio é tão importante quanto eficiência.

Deixe um comentário