No ano de 1954, quando era comemorado o IV Centenário de São Paulo, toda a edificação foi demolida e o terreno cedido aos Jesuítas novamente, que iniciaram um projeto de reconstrução do edifício do colégio, e em 1976 o da Igreja do Bom Jesus.
Quem fundou a cidade de São Paulo em 1554?
Em 1554, 13 jesuítas, entre os quais José de Anchieta, enviados pelo padre Manuel da Nóbrega, fundaram no planalto um colégio que daria origem à Vila de São Paulo. No dia 25 de janeiro foi celebrada uma missa e, por ser o dia da conversão do apóstolo São Paulo, o colégio recebeu seu nome.
Porque foi tão importante para a fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga?
Ali, num local estratégico dos campos de Piratininga, pretendiam converter ao cristianismo os índios que habitavam a região. Estava fundado o Colégio de São Paulo que originou a cidade de mesmo nome – hoje a maior metrópole da América do Sul.
Quem construiu o Pátio do Colégio?
É assim que o padre José de Anchieta descreve a primeira construção erguida no local, hoje conhecido como “Pátio do Colégio”, o inicio da cidade de São Paulo. A construção original foi erguida pelo cacique Tibiriçá, no final de 1553.
Como os indígenas eram tratados pelos jesuítas?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Qual foi o papel do jesuítas na Contra-reforma?
A Companhia de Jesus foi usada para conter a Reforma Protestante e propagar a fé cristã. Acabou se espalhando nos quatro cantos do mundo, foi perseguida e banida – mas resistiu. E só agora, quase cinco séculos depois, alcançou o cargo mais alto da Igreja.
Qual era o principal objetivo das missões jesuítas?
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
O que aconteceu no ano de 1554?
Foi a 25 de janeiro de 1554 que um grupo de missionários jesuítas, chefiado pelo padre Manuel da Nóbrega, se fixou num planalto chamado então de Piratininga, onde fundou um colégio destinado à evangelização das populações ameríndias.
Qual foi a primeira cidade a ser construída no Brasil?
São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.
Quem criou o Estado de São Paulo?
O atual território do Estado de São Paulo teve sua colonização iniciada em 1532, com a fundação de São Vicente, a primeira vila do Brasil. Em 1554, o padre Manoel da Nóbrega fundou o Colégio de São Paulo de Piratininga para catequizar índios que lá estavam.
Quantos anos tem o pátio do colégio?
A fundação de São Paulo se deu no lugar hoje chamado Pátio do Colégio em 1554 onde foi instalado o Real Colégio de Piratininga de São Paulo e uma pequena igreja pelos padres jesuítas, a igreja original, logo em 1556 foi substituída por outra que sobreviveu ao tempo da expulsão dos jesuítas de São Paulo em 1640 e que
Qual o motivo da vinda dos jesuítas para o Brasil?
A familiaridade, da época, com demônios e santos permitiu projetar o bem e o mal na direção certa. Para expulsar demônios e trazer santos padroeiros, os jesuítas vieram de Portugal ao Brasil.