Bangalore cresceu para se tornar a capital de TI da Índia, com imigrantes representando quase metade de sua população. Com esse influxo de imigrantes, o interesse em aprender Kannada, o idioma local, cresceu. Seja você um imigrante recente para Bangalore ou simplesmente deseja aprender o idioma para conversar com pessoas da região, em 2019 é mais fácil do que nunca aprender Kannada. Comece com sua pronúncia e aprenda algum vocabulário básico para que você possa se comunicar com falantes nativos. Seu vocabulário e entendimento crescerão ainda mais se você mergulhar no idioma. [1]
Método 1
1
Familiarize -se com o alfabeto de Kannada. Se você começar com o alfabeto, saberá como as palavras são pronunciadas e poderão soar palavras desconhecidas, mesmo que você não tenha certeza do que elas significam. Isso pode ser uma grande ajuda, pois você está tentando aprender o idioma, especialmente se você quiser perguntar a um falante nativo o que significa uma palavra. [2] O site Omniglot tem um gráfico com o alfabeto Kannada que você pode baixar e usar para praticar. Vá para https://www.omniglot.com/writing/kannada.htm e clique no link para baixar o gráfico. Para memorizar o alfabeto, escolha 4 ou 5 letras por dia e pratique até que você pegue o jeito. No dia seguinte, volte e pratique as letras que você já sabe e tente pegar mais 4 ou 5 letras. Siga esse padrão até conhecer todo o alfabeto. Kannada está escrito da esquerda para a direita em linhas horizontais, assim como o inglês.
2
Comece com consoantes pronunciadas da mesma forma que em inglês. A maioria dos sons consoantes em Kannada é pronunciada aproximadamente da mesma maneira que seus colegas em inglês, embora o script seja tremendamente diferente. No entanto, se você estiver apenas trabalhando para falar o idioma, poderá começar com uma versão transliterada de palavras e frases que usa um alfabeto semelhante ao alfabeto inglês. [3] O “C” em Kannada, చ, é pronunciado apenas como o inglês “C” na palavra “gato”. Não existe uma versão suave desta letra, como existe em inglês. O “J” em Kannada, జ, é pronunciado com um som “zh”, como o “s” na palavra em inglês “visão”. Lembre -se de que as marcas que você vê acima, abaixo, antes ou depois de uma consoante no script de Kannada indicam o som inerente à vogal. O som consoante em si permanece o mesmo.
3
Pratique consoantes duplas. Além das consoantes individuais, Kannada tem 6 consoantes duplas. Na maioria das vezes, essas são pronunciadas da maneira que você espera que a mesma combinação de letras seja pronunciada em inglês. No entanto, existem quase equivalentes que você pode usar para praticar. [4] O som “kh”, ఖ, soa semelhante ao “ch” na palavra escocesa “loch” ou no som “ch” em alemão. O som “GH”, ఘ, soa semelhante ao “GH” em nome do país “Gana”. O som “jh”, ఝ, soa semelhante ao “ge” e “h” soa na frase inglesa “ponte de ponte”. O som “dh”, ఢ e ధ, soa semelhante aos sons “d” e “h” na frase inglesa “corcunda de velocidade”. O som “bh”, భ, soa semelhante aos sons “b” e “h” que ocorrem no meio da frase inglesa “suporte da lâmpada”. Para o som “pH”, ఫ, digamos cada consoante individualmente. Parece o “P” como em “Puff”, seguido de uma curta sopro de ar. Para acertar, diga as sílabas “PA” e “Ha”, gradualmente dizendo -as cada vez mais rápidas até que o primeiro som de vogal desapareça.
4
Trabalhe para pronunciar os sons corretos da vogal. Existem 16 vogais em Kannada. Com exceção de duas visitas combinadas, cada uma dessas vogais tem uma versão curta e longa. Para a versão mais longa, você simplesmente segura o som por mais tempo do que pronuncia a versão curta. [5] O som “A”, ಅ, soa como o “A” na palavra em inglês “Pai”. O som “i”, ఇ, soa como o “i” na palavra em inglês “tinta”. O som “u”, ఉ, soa como o “oo” na palavra em inglês “boo”. O som “R”, ఋ, soa como “Roo”, embora o som “R” seja um pouco mais curto. Não há equivalente a esse som de vogal no idioma inglês, então você só terá que praticar. O som “E”, ఎ, soa como o “A” na palavra em inglês “baía”. O som “O”, ఒ, soa como o “O” na palavra em inglês “crescer”. O som “Ai”, ఐ, soa como a palavra em inglês “olho”. O som “au”, ఔ, soa como o “ow” na palavra em inglês “prisioneiro.”
Método 2
Tendo conversas básicas
1
Cumprimente as pessoas dizendo “Namaskara”. “Namaskara” é a versão básica do Kannada do inglês “Hello” e é adequado para cumprimentar as pessoas em qualquer cenário. Você também pode usar “Namaste” (nah-mah-stay), uma saudação universalmente entendida em toda a Índia. Depois de dizer “olá” a alguém, se você planeja ter mais uma conversa com ele, normalmente perguntará a eles como eles estão indo. Em Kannada, você diria “Neevu Hegidheera?” Se outra pessoa perguntar o mesmo, diga “chennagidhene dhanyavadagalu”, o que significa “tudo bem, obrigado.”
2
Varie sua saudação, dependendo da hora do dia. Como em outros idiomas, ao falar Kannada, você não é limitado a “Olá”. Se você deseja variar sua saudação, use uma saudação que enfatize se é de manhã, tarde ou noite usando as seguintes frases: [6] Shubhodaya (bom dia) Shubha Madhyahna (boa tarde) Shubha Saayankaala (boa noite)
3
Apresente -se dizendo “Nanna Hesaru” seguida pelo seu nome. Antes de iniciar uma conversa com alguém, é uma boa ideia dizer a eles quem você é. “Nanna Hesaru” significa “meu nome é” em Kannada. Você pode seguir com “Nimma Hesaru Yenu”, que significa “qual é o seu nome?” Depois que a pessoa lhe diz o nome, você pode dizer “Nimannu Beti Madi Santoshavatithu”, que significa “prazer em conhecê -lo” ou “feliz em conhecê -lo.”
4
Pegue palavras de perguntas básicas. Mesmo se você não entender tudo o que alguém está perguntando em Kannada, poderá ter uma ideia geral se reconhecer as palavras básicas da pergunta. Então você entenderá pelo menos que tipo de pergunta eles estão fazendo e poderá deduzir o restante do contexto. As palavras básicas das palavras em Kannada são: [7] Yaaru (quem) yaake (por que) yaavaga (quando) elli (onde) enu (que) hege (como)
5
Use palavras educadas e respeitosas com as pessoas quando você fala com elas. Como em qualquer cultura, ser educado e respeitoso o agradará a estranhos. As pessoas também estarão mais dispostas a ajudá -lo com suas habilidades de falar e serem mais pacientes com o seu Kannada interromper se você se importar com suas maneiras ao falar com elas. Algumas palavras e frases educadas a serem lembradas incluem: [8] kshamisi (desculpe/desculpe -me) Dayavittu (por favor) dhanyavaada (obrigado) parwagilla bidi (de nada)
Método 3
mergulhando no idioma
1
Assista filmes de Kannada com legendas. Com os filmes de Kannadiga, você tem a oportunidade de ouvir pessoas com diálogo natural no idioma. Ligar as legendas em inglês ajudará você a entender o que está acontecendo e o que os personagens estão dizendo. Se você quiser aprender o script, poderá ativar legendas no script de Kannada para que você possa ouvir as palavras sendo faladas. [9] Evite usar legendas em inglês como muleta. Lembre -se de que a tradução é uma interpretação do significado das palavras, não literalmente o que os personagens estão dizendo. Mesmo se você pegar algumas novas frases de um filme, tenha cuidado com o contexto em que as usa até entender o significado completo da frase.
2
Confira as notícias em Kannada. Se você mora em Bangalore, pode encontrar programas de notícias na TV e na Internet em Kannada. Esses programas não apenas podem ajudá -lo a aprender o idioma, mas também podem ajudá -lo a se manter informado sobre os eventos acontecendo em sua cidade. [10] Se você vir a cobertura de um evento que você já conhece, pode usar sua compreensão da situação para melhorar sua compreensão de escuta ou leitura.
3
Ouça as estações de rádio Kannada. Em Bangalore e nos arredores, você poderá pegar estações de rádio transmitindo em Kannada e tocando música Kannadiga. A repetição das letras da música é uma boa maneira de aprender um idioma. [11] Ouvir a música Kannadiga também fornece algumas dicas sobre os valores e a cultura do povo nativo da área.
4
Fale Kannada com falantes nativos em todas as oportunidades. Você pode perguntar “Neevu Kannada Maataadteera?” Isso significa “Você fala Kannada?” Se eles disserem “Howdhu” (sim), continue falando com eles em Kannada, mesmo que eles respondam em outro idioma. [12] A melhor maneira de se tornar fluente é mergulhar no ambiente do idioma de destino. Se você mora em Bangalore, pode achar que os Kannadigas locais são mais inibidos em falar Kannada em público e podem estar relutantes em conversar com você em seu idioma nativo. No entanto, se você informar que você está interessado em aprender o idioma, eles podem se tornar mais abertos. [13]