como chegar ao parque do ibirapuera?

Escrito por Julia Woo

novembro 20, 2025

Para chegar ao Parque Ibirapuera, você pode usar transporte público (metrô, com desembarque nas estações Brigadeiro ou Paraíso e uma caminhada final), carro (táxi, Uber ou carro próprio), ou ônibus, que têm paradas próximas ao parque .
Transporte público
Metrô: As estações mais próximas são a Brigadeiro (Linha Verde) e a Paraíso (Linha Azul e Verde) . De lá, é necessário caminhar até o parque. Ônibus: Existem linhas de ônibus que passam perto do parque. Pesquise o trajeto em aplicativos de transporte para encontrar a rota mais adequada do seu ponto de partida.
Carro
Aplicativos de transporte (Uber, 99, etc.): É uma opção prática para ir diretamente ao parque. O tempo de viagem pode variar dependendo do trânsito. Carro próprio: Pode ser uma opção conveniente, mas esteja ciente do trânsito e da disponibilidade de estacionamento no entorno do parque.
Dicas
Portões: O melhor portão para entrar no parque depende do seu destino dentro dele. Por exemplo, para acessar os museus, os portões 1, 2, 3 e 4 são os mais indicados. Para a Praça Burle Marx e o Viveiro Manequinho Lopes, os portões 6, 7 e 8 são ideais. Horários: Para evitar multidões, prefira visitar o parque durante a semana, pela manhã ou no final da tarde.

Tem como chegar no Parque Ibirapuera de metrô?

Sim, é possível chegar ao Parque Ibirapuera de metrô, mas não há uma estação “Parque Ibirapuera” . As opções mais próximas são a Estação AACD-Servidor (Linha 5-Lilás) e a Estação Moema (Linha 5-Lilás) , ambas exigindo uma caminhada ou transporte adicional para entrar no parque. Outras estações como Brigadeiro (Linha 2-Verde) e Paraíso (Linhas 1-Azul e 2-Verde) também são opções, mas ficam mais distantes.
Opções de metrô
Estação AACD-Servidor (Linha 5-Lilás): É a estação mais próxima do parque atualmente, embora o nome possa gerar confusão. Estação Moema (Linha 5-Lilás): Localizada entre a Av. Ibirapuera e Av. Divino Salvador, também pode ser utilizada, mas a estação AACD-Servidor costuma ser apontada como a mais conveniente. Estações Brigadeiro (Linha 2-Verde) e Paraíso (Linhas 1-Azul e 2-Verde): São alternativas que exigem mais caminhada ou o uso de ônibus para chegar ao parque.
Recomendação
Para otimizar a sua chegada, a recomendação é usar a Linha 5-Lilás e descer nas estações AACD-Servidor ou Moema , dependendo do ponto de entrada do parque que você prefere. Lembre-se de verificar as rotas de ônibus que levam diretamente para o parque, que são mais numerosas e podem ser mais rápidas dependendo de onde você estiver.

Quanto custa para entrar no Parque Ibirapuera?

A entrada no Parque Ibirapuera é gratuita , mas alguns espaços dentro dele, como o Planetário e museus, podem cobrar entrada para atividades específicas.
Entrada no parque: Gratuita. Entrada em espaços específicos: Alguns locais dentro do parque têm custos. Por exemplo: Planetário: Embora existam eventos gratuitos (observações solares e noturnas), as sessões regulares podem ter custo. Museus: Muitos museus no parque cobram ingressos e alguns têm entrada gratuita em dias específicos, verifique a programação. Outras atividades: Serviços como o tour guiado podem ter custos adicionais.
Planetário: Embora existam eventos gratuitos (observações solares e noturnas), as sessões regulares podem ter custo. Museus: Muitos museus no parque cobram ingressos e alguns têm entrada gratuita em dias específicos, verifique a programação. Outras atividades: Serviços como o tour guiado podem ter custos adicionais.

Qual linha passa no Parque Ibirapuera?

Não há uma linha de metrô que passe diretamente dentro do Parque Ibirapuera, mas as estações mais próximas são a AACD-Servidor (Linha 5-Lilás ) e a Brigadeiro (Linha 2-Verde). É comum utilizar a Linha 5-Lilás e caminhar um pouco até o parque.
Linha 5-Lilás: A estação mais próxima é a AACD-Servidor, sendo a mais indicada para chegar ao parque. Linhas 1-Azul e 2-Verde: As estações Brigadeiro e Paraíso também são opções, mas exigirão uma caminhada um pouco maior até o parque. Ônibus: Muitas linhas de ônibus circulam ao redor do parque, com opções como o Terminal Jd. Ângela (677A-10) e o Terminal Capelinha (695V-10), que chegam perto do metrô Ana Rosa, de onde se pode pegar outro ônibus.

Qual o melhor portal para entrar no Parque Ibirapuera?

O “melhor” portal para entrar no Parque Ibirapuera depende do seu objetivo e meio de transporte : portões 3 e 7 são ideais para quem chega de carro, pois têm estacionamento pago. Para quem chega a pé, o portão 10 é uma boa opção para acessar a área de visitantes, enquanto os portões 5 e 6 são convenientes para a entrada gratuita na área do obelisco e podem facilitar o estacionamento na rua.
Acessando de carro
Portão 3: Boa opção para quem vem de carro, com estacionamento pago próximo à entrada e mais adiante no parque. Fica na Avenida Pedro Álvares Cabral. Portão 7: Outra alternativa para quem vem de carro, que também oferece acesso a estacionamento pago.
Acessando a pé
Portão 10: Acesso próximo ao Centro de Visitantes e boa opção para chegar a pé. Portões 5 e 6: Entrada livre para quem chega a pé e pode ser conveniente para estacionar na rua.
Acessando para pontos turísticos específicos
Museus: Se o objetivo for visitar os museus, os portões 1, 2, 3 e 4 são os mais indicados, de acordo com Passagens Promo. Praça Burle Marx e Viveiro: Os portões 6, 7 ou 8 são mais convenientes para acessar a Praça Burle Marx e o Viveiro Manequinho Lopes, conforme Passagens Promo.

Julia Woo é redatora colaboradora da Ecloniq, onde explora dicas de vida práticas e inspiradoras que tornam o dia a dia mais eficiente, criativo e cheio de significado. Com um olhar atento aos detalhes e uma paixão por descobrir maneiras mais inteligentes de trabalhar e viver, Julia cria conteúdos que misturam crescimento pessoal, truques de produtividade e melhoria do estilo de vida. Sua missão é simples — ajudar os leitores a transformar pequenas mudanças em impactos duradouros.
Quando não está escrevendo, provavelmente está testando novos sistemas de organização, aperfeiçoando métodos de gestão do tempo ou preparando a xícara de café perfeita — porque equilíbrio é tão importante quanto eficiência.

Deixe um comentário