Você está tentando configurar sua rede doméstica usando um roteador Linksys? Você deve garantir que configure corretamente para impedir usuários indesejados e proteger suas informações pessoais. Colocar o roteador em funcionamento leva apenas alguns minutos. Este artigo ensina on -line como obter seu roteador de casa Linksys e definir algumas configurações e preferências básicas de segurança. Existem muitos modelos de roteadores Linksys – essas etapas devem funcionar muito bem na maioria dos roteadores Linksys modernos usando sua interface de configuração clássica.
Método 1
1:
Conecte seu computador ao seu roteador Linksys. Se o seu roteador Linksys for capaz de Wi-Fi, você poderá se conectar via Wi-Fi. Caso contrário, ou se o Wi-Fi não estiver configurado, você poderá usar um cabo Ethernet (rede). Para se conectar com um cabo Ethernet, conecte uma extremidade do cabo à porta Ethernet do seu computador (deve haver apenas uma porta no seu computador que acomoda o cabo). Ao se conectar via Wi-Fi, chegue bem perto do roteador e conecte-se à rede sem fio-quando a digitalização de redes, deve ser a primeira na lista. Verifique o adesivo no roteador para encontrar o nome exato da rede Wi-Fi (SSID) e a senha.
2:
Vá para http://192.168.1.1 em um navegador da web. Este é o endereço da web padrão para todos os roteadores Linksys. [1] A menos que algo tenha mudado em sua rede, visitar esse endereço no seu navegador da Web deve levá-lo a uma página de login. Abra qualquer navegador da web e insira o endereço do roteador na barra de endereços. Se você estiver usando um roteador Wi-Fi Smart Linksys, poderá visitar http: //myrouter.local. Se esse endereço da Web não criar um site, poderá ser configurado para ter um endereço IP diferente. Se você confirmou que o endereço IP está correto, o gerenciamento da Web pode ser desativado. Se for esse o caso, pressione e segure o botão Redefinir na parte traseira do seu roteador para redefini -lo com padrões de fábrica.
3:
Faça login no seu roteador. A senha padrão é admin. Tente inserir essa senha ao deixar o campo de nome de usuário em branco (se houver um) e clique em OK ou faça login. Se isso não funcionar, tente o Admin como nome de usuário e senha. Depois de fazer login, você verá o painel da web. Pode haver um login de administrador e senha impressa no roteador ou na sua documentação. Se a senha foi alterada em algum momento, você poderá redefinir o roteador pressionando e segurando o botão Redefinir
Método 2
Alterando as configurações Wi-Fi
1:
Clique na guia sem fio. Estará na parte superior da página na interface clássica do Linksys. É aqui que você pode configurar coisas como seu nome de rede sem fio, senha e preferências. Se você não vir esta guia, clique na guia Configuração no canto superior esquerdo primeiro.
2:
Digite um nome para sua rede sem fio. O nome padrão, que geralmente começa com o Linksys, aparece no campo “Nome da rede (SSID)”. Este é o nome que aparece na lista de redes disponíveis quando você se conecta ao Wi-Fi. Se você quiser alterá -lo para outra coisa, pode digitar esse nome aqui. Certifique -se de não fornecer nenhuma informação pessoal, pois qualquer um pode ver esse nome. Você pode manter o modo de rede e o canal definido como padrão, a menos que especificado de outra forma pelo seu ISP. Se você não quiser que alguém veja como é chamada sua rede sem fio, você pode escolher a opção para desativar a transmissão, que deve estar na mesma página. Se você escolher esta opção, qualquer pessoa que se conecte à sua rede precisará saber o nome exato da rede e inseri -la ao conectar. Clique em Salvar Configurações se você fizer alguma alteração.
3:
Clique na guia Segurança sem fio. Está na barra de menus perto do topo da página. É aqui que você pode alterar sua senha Wi-Fi.
4:
Digite uma senha no campo da senha. Esta é a senha que você precisa entrar ao conectar ao Wi-Fi. Lembre-se de que as senhas são sensíveis ao minúsculas. Se o menu “Modo de segurança” estiver definido como WEP, altere -o para o modo misto WPA2/WPA para obter a melhor segurança. [2] Isso requer uma senha de 8 caracteres ou mais. Clique em Salvar Configurações se alterar sua senha com outros detalhes nesta página.
Método 3
portas de encaminhamento
1:
Clique no menu Aplicativos e jogos. Se você tiver programas que precisam de acesso irrestrito a portas específicas, precisará abri -las na página de configuração do roteador. Para abrir portas, você precisará conhecer o endereço IP do dispositivo que executa o programa. Para verificar o endereço IP do seu computador, consulte este guia. Para ver uma lista de dispositivos conectados ao seu roteador e seus respectivos endereços IP, clique na guia Status e selecione a rede local. Clique no botão da tabela do cliente DHCP para ver a lista.
2:
Clique em encaminhamento do intervalo de porta. É outra guia na parte superior da página.
3:
Digite o (s) nome (s) do produto ou aplicativo para a porta que você deseja encaminhar. Eles vão para o painel esquerdo em “Nome do aplicativo”. Isso é apenas para sua referência. Por exemplo, se você vai abrir portas para o seu Xbox, digite o Xbox em uma linha. Por exemplo, o Xbox exige que as portas 80-88 e 3074 sejam abertas. Você pode encaminhar as portas em intervalos, para que você possa encaminhar 80-88 em um campo e 3074 em outro. Então, neste caso, você entra no Xbox em dois espaços em branco.
4:
Escolha sua porta inicial e final para cada aplicativo ou produto. Digite as portas exigidas pelo (s) produto. Se você estiver apenas abrindo uma porta, insira o mesmo valor nos campos “start” e “final”.
5:
Selecione seu protocolo. Seu produto deve dizer para qual protocolo específico (TCP ou UDP) a porta aberta precisa ser definida. Se você não tiver certeza, selecione os dois.
6:
Digite o endereço IP para o qual você está encaminhando a porta. Por exemplo, se você estiver usando um Xbox, inseriria o endereço IP do Xbox LIVE (192.168.1.32). Este é o endereço para o dispositivo que está executando o aplicativo.
7:
Verifique a caixa ao lado de “Ativado”. Cada linha com regras de encaminhamento de porta possui sua própria caixa “ativada”. Verifique cada caixa para ativar o encaminhamento da porta para essas portas.
8:
Clique em Salvar Configurações. Isso salva suas mudanças.
Método 4
Bloqueio de aplicativos e sites
1:
Clique na guia Restrições de acesso. Está no topo da página do administrador. Esta seção da configuração do roteador permitirá que você defina restrições para qualquer dispositivo na rede. Você pode bloquear todo o acesso à Internet em horários designados, bem como bloquear sites ou palavras -chave específicas. Isso é útil se você deseja que o computador das crianças não tenha acesso à noite ou limite o acesso aos funcionários durante o dia.
2:
Crie uma política de acesso. Para fazer isso: clique no menu “Política de bloqueio de acesso” e selecione um número (1-10). Você pode criar um nome até 10 políticas diferentes, que são conjuntos de configurações de bloqueio. Digite um nome para a política no campo “Nome da política definido”. Selecione ativado.
3:
Clique em Editar lista ou editar lista de PCs. Uma dessas opções estará sob o nome da sua política.
4:
Adicione dispositivos à política. Você pode adicionar dispositivos por endereço IP ou endereço MAC.
5:
Clique em Salvar Configurações. Isso salva os dispositivos da lista.
6:
Clique em Fechar. Isso fecha a lista de dispositivos e o retorna à sua política.
7:
Escolha se deve negar ou permitir acesso à Internet. Por exemplo, se você deseja bloquear o acesso à Internet das 15h às 17h todos os dias da semana, selecionaria negar aqui.
8:
Defina o cronograma. Use as seções de dias e horários para definir quando quiser internet ou sites bloqueados ou permitidos. Se você selecionar 24 horas, isso bloqueia ou permitirá todo o dia selecionado. Por exemplo, se você deseja bloquear a Internet aos sábados, selecionaria SAT e depois 24 horas.
9:
bloqueie sites ou serviços específicos. Na seção abaixo do cronograma, você pode inserir sites ou aplicativos específicos que deseja que o roteador bloqueie. Os sites inseridos aqui serão inacessíveis para qualquer pessoa na lista de políticas. Você também pode bloquear sites com base em palavras -chave contidas nos sites, permitindo que você bloqueie muito mais do que sites únicos. Para bloquear um site, insere seu URL em um dos campos de URL em “Bloqueio de site por endereço da URL”. Para bloquear um aplicativo ou serviço, selecione-o no menu “Aplicativos” e clique no botão de sepultura direita para movê-lo para a lista bloqueada. Você pode remover um item da lista bloqueada clicando nela e clicando no botão de seta direita. Você pode inserir um aplicativo ou porta manualmente abaixo da lista se não veja o que deseja bloquear. Alguns modelos têm menus suspensos para selecionar aplicativos.
10:
Clique em Salvar Configurações. Suas mudanças entrarão em vigor imediatamente.