Uma costura francesa é na verdade um método para fazer uma costura dupla usada para esconder as bordas ásperas do tecido. A costura francesa é usada com mais frequência ao fazer artigos de roupas, mas também funciona bem em uma variedade de outros projetos de costura. É uma técnica que torna as costuras de sua roupa artesanal forte, arrumada e profissional, até substituindo a necessidade de uma serger em alguns casos. Siga algumas direções simples e você poderá costurar facilmente uma costura francesa por conta própria.
Parte 1
1
Configure sua máquina de costura. Use um ponto reto, não um ponto em zigue -zague. Considere a configuração do tamanho do ponto e a tensão da linha necessária para costurar seu tecido específico. Se não tiver certeza, consulte as instruções para sua máquina de costura e ajuste as configurações de acordo. Prepare também sua máquina de costura, enfiando -a com um fio que corresponde à cor e força do material que você vai costurar. Este também é um bom momento para conectar seu ferro, para que já esteja aquecido quando você precisar.
2
prenda seu tecido para que os lados errados estejam voltados para o outro. Juntar os lados errados é o oposto do que normalmente é feito ao costurar uma costura básica, então não se preocupe se parecer contra -intuitivo. [1] Uma costura francesa exige que você costure cada costura duas vezes, dobrando sua primeira linha de pontos para fazer com que sua costura acabasse com a direção certa. Certifique -se de fixar todo o caminho na costura que você está costurando. Isso ajudará a garantir que seu tecido não escape da linha. É uma boa ideia colocar alfinetes para que eles sejam perpendiculares à sua linha de costura, assim eles não o prendem enquanto você move o tecido na máquina de costura e eles serão fáceis de agarrar ao mover seu tecido na costura máquina.
3
Costure o tecido juntos usando um subsídio de costura de 1⁄4 cm (0,6 cm), removendo os pinos à medida que avança. Para manter sua costura a mesma largura que você costura a costura, fique de olho na guia de subsídio de costura que deve ser impressa na placa de rosca da sua máquina. Outra opção é usar um pé de prensa de 1⁄4 polegadas (0,6 cm), para que você possa apenas garantir que a borda externa do seu tecido sempre se alinhe com a borda do pé do prensador [2]. O subsídio de costura é a quantidade de tecido que fica entre a borda do tecido e a costura. Os padrões geralmente fornecem uma quantidade específica de subsídio de costura para usar, para que seu projeto acabado não fique muito pouco ou muito pequeno. [3] Lembre -se de que a costura francesa basicamente exigirá o dobro do subsídio que você usa nesta primeira costura, portanto, quando estiver cortando seus pedaços de tecido que você imaginou em suas medições. Sinta -se à vontade para aumentar o subsídio de costura nessa primeira costura para 1,0 cm), se você estiver mais confortável em costurar nessa largura, mas lembre -se de que precisará aumentar o subsídio geral da costura para acomodar isso. É melhor remover os pinos antes que você esteja prestes a costurar sobre eles. Isso manterá o tecido no lugar, mas evitará o risco de acertar um com a agulha da máquina de costura, o que pode facilmente quebrar a agulha. Lembre -se de prender todos os fios e remover os pinos restantes após a costura.
4
aparar a borda externa da costura para que você fique com um subsídio de costura de 1⁄8 polegadas (0,3 cm). Você pode usar tesouras regulares ou tesouras de pinquela, mas se estiver usando um tecido delicado, tesouras de pinagem podem ser melhores para ajudar a evitar desgaste excessivo. Lembre -se, essa costura não vai mostrar quando você terminar. Não se preocupe se a borda cortada estiver um pouco desgastada ou bagunçada. Certifique -se de usar uma tesoura muito nítida para isso. [4] Embora fosse ótimo se você pudesse costurar uma costura de 1⁄8 polegadas (0,3 cm) e, portanto, não desperdiçar nenhum tecido, a maioria das máquinas de costura precisa de mais de 1⁄8 polegadas (0,3 cm) de tecido para os cães de alimentação da máquina, os pedaços de metal áspero sob o pé do prensado, para agarrar e puxar junto.
5
Passe sua primeira costura. Abra os pedaços de tecido e coloque -o em uma tábua de passar. Ferro através da costura, tanto no lado direito quanto no lado errado do tecido, para que fique perfeitamente plano. Em seguida, dobre o tecido para que os lados certos estejam voltados para o outro (o oposto de como era quando você costurou a primeira costura). Passe a peça com a costura que você acabou de costurar, descendo a borda externa do tecido. Você vai querer passar com muito cuidado e ordenadamente para que a costura na borda externa seja perfeitamente reta. [5] Verifique se o seu ferro está definido para a temperatura correta para o tecido que você está usando. Se estiver definido como alto, você arriscará o canto do tecido.
Parte 2
costurando a segunda costura
1
Prenda seu tecido para que os lados errados do seu tecido estejam voltados para fora. Isso deve ser fácil, pois você os passou no lugar. Novamente, coloque seus pinos em horizontalmente até a lateral da costura, para que possam ser facilmente removidos enquanto você estiver costurando. A borda desgastada agora deve ser escondida entre os dois pedaços de tecido e a borda externa é apenas a linha arrumada do seu primeiro conjunto de pontos.
2
Costure sua segunda costura, desta vez usando um subsídio de costura de 3⁄8 polegadas (1,0 cm). Você precisa dessa quantidade de subsídio para que a borda desgastada do tecido seja escondida perfeitamente entre as duas costuras. Ao costurar, remova os pinos. Mais uma vez, lembre -se de prender fios e remover os pinos perdidos após costurar a costura. [6] Se o seu subsídio de costura for muito pequeno na segunda costura, as bordas ásperas do tecido poderão acabar saindo da segunda costura no lado final do seu projeto. É melhor ser cauteloso e tornar sua costura um pouco generosa.
3
Pense a costura dupla completa mais uma vez. Pressione a costura para um lado, dependendo de onde você gostaria que ela estivesse no seu projeto acabado. Suas bordas cruas não estão mais expostas, pois estão fechadas dentro da sua costura francesa recém -feita. [7]