Embora o óleo em nossa pele ajude a protegê -lo e combater sinais de envelhecimento, muitas pessoas sofrem de um excesso de petróleo. Muitas vezes imaginamos adolescentes com esse problema, mas isso pode afetar pessoas de todas as idades e causar manchas, espinhas e outros problemas. Há uma variedade de tratamentos que você pode fazer em casa e sob a supervisão de um médico para ajudar a combater um excesso de óleo no seu rosto.
Método 1
1
Aplique Aloe Vera no seu rosto. A planta de aloe vera possui muitas propriedades terapêuticas, incluindo o tratamento de queimaduras, cortes e infecções. Também é eficaz em pele oleosa e acne. Corte uma folha de aloe ao meio e esprema o gel. Aplique o gel uniformemente sobre o seu rosto. Deixe o gel secar. Depois de secar, enxágue com água fria. Isso pode ser repetido duas ou três vezes ao dia.
2
Aplique iogurte no seu rosto. O iogurte ajuda a abrir os poros, esfoliar a pele e absorver o excesso de óleo. Pegue uma colher de sopa de iogurte simples e espalhe -o uniformemente sobre o seu rosto. Deixe o iogurte por 15 minutos e depois enxágue com água fria. Repita uma vez por dia.
3
Esfregue os pepinos no seu rosto. Os pepinos são frequentemente aplicados durante tratamentos faciais e spa por causa de suas propriedades calmantes. Eles contêm vitaminas e minerais que podem ajudar a combater o inchaço, a vermelhidão e o excesso de petróleo. Corte um pepino fresco e esfregue as fatias no rosto. Deixe isso no seu rosto durante a noite, enxaguando com água morna pela manhã. Repita diariamente.
Método 2
evitando gatilhos
1
Evite sabonetes e cremes agressivos. Quaisquer produtos que contenham álcool ou outros produtos químicos agressivos podem irritar seu rosto. Essa irritação pode levar a mais produção de petróleo e piorar o problema.
2
Evite lavar demais o rosto. Embora você possa pensar que quanto mais você lava o rosto, melhor, esse não é o caso. Como nos produtos químicos agressivos, a lavagem excessiva levará à irritação e pode piorar seus sintomas. Você deve lavar o rosto não mais que duas vezes ao dia.
3
Pare de usar cosméticos pesados. Esses produtos podem entupir seus poros, que prendem o óleo e a sujeira na pele e piorarão os sintomas da acne.
4
Mude todas as toalhas ou almofadas que você usa no seu rosto todos os dias. Óleo, sujeira e bactérias ficam presas nesses produtos e você pode espalhá -los por todo o seu rosto.
Método 3
Tratando a pele oleosa com produtos tópicos
1
Use um limpador facial suave duas vezes por dia. A maioria dos dermatologistas concorda que limpar a pele é a melhor maneira de reduzir o óleo. [1] Certifique -se de usar um limpador suave e equilibrado em pH em vez de sabão comum. A maioria dos sabonetes é altamente alcalina e retira o manto de ácido natural da pele, deixando -a vulnerável a bactérias. Os produtos que contêm peróxido de benzoílo, ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido beta-hidroxi são frequentemente considerados melhores. Estes são ligeiramente ácidos, no entanto, então comece com apenas uma pequena quantidade para garantir que sua pele não tenha uma reação adversa. Ao lavar o rosto, use água morna, não quente. A água quente pode irritar ainda mais a pele. [2]
2
Use um toner livre de álcool ou acetona. Coloque algumas gotas em uma almofada de algodão limpa e natural e limpe -a suavemente sobre a área afetada. Os toners podem ser duros na pele, então os dermatologistas geralmente recomendam apenas usá -los em partes oleosas do seu rosto, em vez de todo o rosto. [3]
3
hidratar sua pele. Embora possa parecer contraproducente, o petróleo e a umidade são duas coisas diferentes. Mesmo a pele oleosa pode ser desidratada e requer hidratante para se manter saudável. Certifique-se de usar um hidratante leve e sem óleo. [4]
4
Use papéis de transferência. Esta é uma solução rápida e eficaz para absorver o excesso de óleo. No entanto, eles não reduzirão a produção de óleo da sua pele; portanto, esse tratamento deve ser combinado com um regime de limpeza para obter os melhores resultados. Certifique -se de não esfregar a pele com papéis de aplauso. Isso pode espalhar a sujeira e causar irritação. Em vez disso, apenas pressione gentilmente o papel na sua pele e segure -o por 15 a 20 segundos. [5]
5
Use uma máscara de barro. As máscaras ajudam a desenhar sujeira e óleo, mantendo os poros limpos. Esses produtos também podem secar a pele; no entanto, verifique se você não os utiliza demais. Uma vez por semana deve ser o uso máximo. [6]
6
Aplique uma base de maquiagem em pó mineral sem óleo durante o dia. Use blush em pó em vez de blush creme e sombras em pó em vez de sombras creme. Um pó de um pó translúcido pode ser aplicado duas ou três vezes durante o dia seguinte ao apagar a face com um lenço para remover qualquer excesso de óleo.
Método 4
Tratando a pele oleosa medicamente
1
Visite seu dermatologista. Os tratamentos de OTC podem não funcionar para todos, e você pode precisar de algo mais forte. Converse com seu dermatologista e explique seus sintomas e o que você já tentou. Ela pode então recomendar uma variedade de outros tratamentos para você.
2
Use tratamentos tópicos de resistência à prescrição. Se os tópicos do OTC não estiverem ajudando sua pele oleosa, tratamentos mais fortes estão disponíveis por receita médica. Esses cremes geralmente contêm tretinoína, adapaleno ou tazaroteno, e trabalham diminuindo os poros e reduzindo a produção de petróleo. [7] Certifique -se de seguir todas as instruções ao usar cremes de prescrição. Usados de forma inadequada, eles podem irritar ainda mais sua pele.
3
Experimente um tratamento a laser. Os lasers podem ser usados para encolher os poros e reduzir a produção de petróleo.
4
Tome Accutane. Este é um medicamento oral com receita médica. Funciona encolhendo as glândulas a óleo, cortando a produção de sebo. É mais frequentemente prescrito para tratar a acne séria que não responde a outros tratamentos. [8]
5
Experimente uma casca química. Com este tratamento, um produto químico é aplicado à face que remove a camada superior da pele. É usado para tratar rugas, danos causados pelo sol e algumas formas de acne. [9]