Como dar gorjeta ao motorista

Tipping um driver de táxi é semelhante a girar qualquer outro trabalhador de serviço. As quantidades apropriadas variam dependendo da cidade, das circunstâncias e da distância que o taxista o levou – mas, em geral, uma gorjeta equivalente a 15% da tarifa geral deve ser suficiente. Se a conta for inferior a US $ 10, fique à vontade para dar uma dica de 10% (mas não menos que US $ 1). Adicione um US $ 1-2 extra se o motorista o ajudar com suas malas.

Método 1

1

Ouça a tarifa. Quando a viagem terminar, o motorista lhe dirá quanto você deve. Calcule a ponta como uma porcentagem dessa tarifa, ou “globo ocular”, o valor arredondando o incremento de US $ 5 ou US $ 10 mais próximo. [1] A maioria dos táxis possui um ticker de tarifa que permite que você observe o preço do passeio subir ao se aproximar do seu destino. Se você estiver com pressa, poderá usá -lo para prever, calcular e preparar sua dica antes que seja a hora de sair do táxi.

  • A maioria dos táxis possui um ticker de tarifa que permite que você observe o preço do passeio subir ao se aproximar do seu destino. Se você estiver com pressa, pode usar isso para prever, calcular e preparar sua dica antes que seja hora de sair do táxi.
  • 2

    Calcule a ponta como uma porcentagem da tarifa. 10-15% da tarifa geral geralmente é boa. Se a conta for inferior a US $ 10, fique à vontade para dar uma gorjeta de 10%, mas não gire menos de US $ 1. Se a conta for superior a US $ 10, dê pelo menos uma dica de 15%. [2] Qualquer dica baseada em porcentagem será uma representação aproximada da duração e qualidade do passeio, tornada um pouco arbitrária por uma questão de conveniência. Tente escolher a porcentagem de ponta que melhor se encaixa na situação. Se o motorista fez um trabalho excepcional, considere derivá -los 20% ou mais. Talvez você tenha tido uma ótima conversa, ou eles lhe deram conselhos úteis sobre os passeios turísticos na cidade, ou eles trabalharam duro para levá -lo ao seu destino a tempo, apesar de um backup de tráfego terrível. [3] As máquinas de cartão de crédito dentro de alguns táxis sugerem porcentagens de ponta padrão entre as quais você pode escolher. Em Nova York, por exemplo, os táxis oferecem três níveis de ponta padrão: 20%, 25%e 30%. Sinta -se à vontade para escolher qualquer uma dessas opções ou escolher sua própria quantidade. [4]

  • Se o motorista fez um trabalho excepcional, considere derrubá -los 20% ou mais. Talvez você tenha tido uma ótima conversa, ou eles lhe deram conselhos úteis sobre os passeios turísticos na cidade, ou eles trabalharam duro para levá -lo ao seu destino a tempo, apesar de um backup de tráfego terrível. [3]
  • As máquinas de cartão de crédito dentro de alguns táxis sugerem porcentagens de ponta padrão entre as quais você pode escolher. Em Nova York, por exemplo, os táxis oferecem três níveis de ponta padrão: 20%, 25%e 30%. Sinta -se à vontade para escolher qualquer uma dessas opções ou escolher sua própria quantidade. [4]
  • 3

    Adicione alguns dólares se o seu motorista o ajudar com bagagem. Adicione US $ 1 por bolsa se tiver cinco sacolas ou menos. Adicione US $ 2 por bolsa se tiver cinco sacolas ou mais, ou se suas malas forem extremamente pesadas. Lembre-se de que essas não são regras difíceis e rápidas-essas são diretrizes nas quais você trabalhará caso a caso.

    4

    Dê ao motorista de táxi uma conta uniforme. Se o valor estiver próximo de uma quantia uniforme, basta dar ao motorista uma conta uniforme e diga a ele para “manter a mudança”. Por exemplo: US $ 17,28 é próximo de US $ 20 e US $ 2,72 é um pouco mais de 15% de US $ 17,28. Você não precisa calcular a porcentagem exata da ponta, desde que você dê uma quantia razoável ao driver de táxi. Essa estratégia é útil se você se encontrar com pressa. Do ponto de vista do motorista do táxi, uma nota de US $ 20 pode ser mais fácil de armazenar e gastar do que algumas contas amassadas e um punhado de mudanças soltas. Se sua tarifa chegar a menos de US $ 4, dê ao motorista de táxi uma nota de US $ 5. Você não deve girar menos de US $ 1 e uma gorjeta %15 por qualquer valor inferior a cinco dólares chegará a menos de US $ 1. Se sua tarifa chegar a US $ 7-9, dê ao motorista US $ 10. Se sua tarifa chegar a US $ 11-13, você pode dar ao motorista US $ 15. Se sua tarifa chegar a US $ 33-35, basta dar ao motorista $ 40.

  • Se sua tarifa chegar a menos de US $ 4, dê ao motorista de táxi uma nota de US $ 5. Você não deve girar menos de US $ 1, e uma dica %15 por qualquer valor inferior a cinco dólares chegará a menos de US $ 1.
  • Se sua tarifa chegar a US $ 7-9, dê ao motorista US $ 10.
  • Se sua tarifa chegar a US $ 11-13, você pode dar ao motorista $ 15.
  • Se sua tarifa chegar a US $ 33-35, basta dar ao motorista $ 40.
  • Método 2

    mediante a qualidade de um passeio

    1

    Revise a qualidade do passeio. Fatores de pesagem como o conhecimento do motorista da área, a velocidade de seu serviço, seu esforço extra e seu comportamento geral. Esses índices são absolutamente subjetivos-siga seu intestino e ajuste suas dicas caso a caso. Siga estas diretrizes gerais para gorjeta com base na qualidade: dica de 5 a 10% (ou não) se o serviço foi particularmente ruim. Talvez o motorista seguisse o caminho mais longo para levá -lo ao seu destino; Talvez ele tenha sido rude com você ou tenha feito você se sentir desconfortável. Dica 15% para um passeio de táxi sólido e no meio da estrada. O motorista o levou ao seu destino em uma quantidade razoável de tempo e fez você se sentir confortável, mas não fez nada excepcional. 15% são aceitáveis ​​na maioria dos casos. Dica 20% ou mais se esse foi um dos melhores passeios de táxi que você já teve. Talvez você tenha tido uma ótima conversa com o taxista, e ele deu algumas idéias interessantes para explorar a área; Talvez ele tenha tomado uma estrada menos conhecida que o levou ao aeroporto muito mais rápido do que se você tivesse se sentado no tráfego; Talvez ele tenha ajudado você a transportar suas malas para a porta.

  • Dica de 5 a 10% (ou não) se o serviço foi particularmente ruim. Talvez o motorista seguisse o caminho mais longo para levá -lo ao seu destino; Talvez ele tenha sido rude com você, ou tenha feito você se sentir desconfortável.
  • Dica 15% para um sólido passeio de táxi no meio da estrada. O motorista o levou ao seu destino em uma quantidade razoável de tempo e fez você se sentir confortável, mas não fez nada excepcional. 15% é aceitável na maioria dos casos.
  • Dica 20% ou mais se esse foi um dos melhores passeios de táxi que você já teve. Talvez você tenha tido uma ótima conversa com o taxista, e ele deu algumas idéias interessantes para explorar a área; Talvez ele tenha tomado uma estrada menos conhecida que o levou ao aeroporto muito mais rápido do que se você tivesse se sentado no tráfego; Talvez ele tenha ajudado você a transportar suas malas para a porta.
  • 2

    Considere a velocidade do serviço. Um motorista deve seguir a rota mais eficiente para levá -lo ao seu destino a tempo. Se o passeio levou mais tempo do que o esperado, mas havia muito tráfego, provavelmente não foi culpa do motorista. No entanto, fique de olho nos motoristas que intencionalmente dirigem lentamente ou se desviam para aumentar a tarifa.

    3

    Pergunte a si mesmo se seu motorista passou por milha extra. Se o motorista do táxi não se oferecer para ajudar com sua bagagem, não se sinta obrigado a girar mais do que o normal. Se ele/ele vai além para levá -lo ao seu destino, ou se ele fornecer dicas úteis sobre atrações locais, ele pode ter ganhado uma dica mais alta que o taxista médio.

    4

    Pense no comportamento do motorista. Considere como o motorista foi amigável e útil. Se ele foi legal e forneceu informações úteis, ele ganhou uma dica mais alta. Se o motorista foi rude para você, ou se o motorista exigiu uma dica, ele pode ter ganhado uma dica mais baixa ou nenhuma dica. [5]

    5

    medir o conhecimento da área do motorista. O motorista do táxi não deve precisar pedir instruções, e ele deve saber quais rotas seguirem para tornar o passeio o mais rápido possível. O motorista deve estar ciente de rotas alternativas em caso de acidentes e engarrafamentos. Se você é um turista, seu motorista deve sugerir atrações e atividades para você conferir enquanto estiver na cidade.

    Método 3

    Outras dicas para dar gorjeta

    1

    Use um aplicativo de calculadora de ponta se estiver andando com várias pessoas. Pode ser difícil determinar o que todos devem, mas as calculadoras de ponta podem dividir facilmente a ponta de acordo com a tarifa, a porcentagem de ponta e o número de Tippers. [6] Você pode baixar esses aplicativos no seu telefone ou acessar um site de calculador de dicas através do navegador da web do seu telefone. Alguns desses aplicativos oferecem a opção de escolher sua localização para melhorar a quantidade de ponta. Dessa forma, se você não tem certeza, pode tentar basear sua dica em fatores locais: o custo da moradia, o salário mínimo e a taxa de entrada para dicas de serviço.

  • Alguns desses aplicativos oferecem a opção de escolher sua localização para calibrar melhor o valor da ponta. Dessa forma, se você não tiver certeza, pode tentar basear sua dica em fatores locais: o custo da moradia, o salário mínimo e a taxa de entrada para dicas de serviço.
  • 2

    Dica um motorista Uber ou Lyft. A indústria do táxi está mudando rapidamente; Dependendo de onde você mora, é muito mais provável que você use um aplicativo de compartilhamento de viagens ponto a ponto, como Uber ou Lyft do que contratar um serviço de táxi tradicional. O processo de pagamento desses serviços é executado inteiramente através do aplicativo, de modo que o protocolo de gorjeta é obscuro. Esteja ciente, no entanto, que esses motoristas não recebem dicas através do serviço, a menos que você o dê pessoalmente. A menos que você esteja usando o Serviço Ubertaxi, não há como dar gorjeta ao seu motorista do Uber através do aplicativo – então fique à vontade para dar gorjeta a ele com dinheiro, exatamente como você faria com um motorista de táxi tradicional.

    3

    Considere inclinar o motorista do táxi com um item ou gesto equivalente em valor à quantidade de dinheiro que você daria. Certifique -se de dar ao motorista algo que ele ou ela realmente deseja – um presente indesejado pode ser mais um fardo do que uma bênção. Não apresente uma ponta não monetária como um ultimato de levar ou lançar-se-i-it; Em vez disso, se você tiver algo que vale a pena oferecer, dê ao motorista do táxi a opção de levar o objeto em vez de uma dica tradicional. Tente deixar uma dica de dinheiro, a menos que você tenha gasto absolutamente todos os seus fundos disponíveis na tarifa. Por exemplo, se você tiver um cartão -presente de US $ 10 antigo (mas não exposto) em um restaurante que nunca irá visitar, ofereça -o ao motorista em vez de dinheiro. Diga: “Eu posso lhe dar uma dica de dinheiro para o passeio, mas tenho esse cartão -presente do Applebee que eu nunca vou usar. Você aceitaria isso?” Lembre -se de que muitos motoristas de táxi estão se apressando em pagar suas contas. Eles devem pagar um arrendamento diário ou semanal em seu táxi, além de aluguel em sua casa ou apartamento, além de gás – tudo fora de seus próprios bolsos. Os pagamentos de tarifas que variam de cartões não pagam no mesmo dia, por isso é comum que os motoristas façam passeios em crédito, a menos que você os pague em dinheiro. Assim: uma ponta não monetária pode parecer única e extravagante, mas as chances são de que a maioria dos motoristas prefere dinheiro.

  • Por exemplo, se você tem um cartão -presente antigo (mas não exposto) de US $ 10 para um restaurante que nunca irá visitar, ofereça -o ao motorista em vez de dinheiro. Diga: “Eu posso lhe dar uma dica de dinheiro para o passeio, mas tenho esse cartão -presente do Applebee que eu nunca vou usar. Você aceitaria isso?”
  • Lembre -se de que muitos motoristas de táxi estão se esforçando para pagar suas contas. Eles devem pagar um arrendamento diário ou semanal em seu táxi, além de aluguel em sua casa ou apartamento, além de gás – tudo fora de seus próprios bolsos. Os pagamentos de tarifas que variam de cartões geralmente não pagam no mesmo dia, por isso é comum que os motoristas façam passeios a crédito, a menos que você os pague em dinheiro. Assim: Uma ponta não monetária pode parecer única e extravagante, mas as chances são de que a maioria dos motoristas prefere dinheiro.
  • 4

    Seja educado e respeitoso. A confiança gera confiança. Diga ao motorista do táxi para onde você deseja ir assim que entrar no táxi e respeitar o veículo enquanto estiver dentro. Pague prontamente quando chegar ao seu destino e gire o motorista antes de sair do veículo. Agradeça ao motorista, e talvez até diga a ele para ter um ótimo dia. Dicas monetárias são ótimas, mas algumas palavras gentis podem levar sua dica para o próximo nível.