Você sabia que pode se aproximar da idade do seu cão examinando os dentes? Em cães adultos, examinar os dentes fornecerá uma estimativa muito difícil da idade do cão. Nos filhotes, a idade pode ser estimada com um pouco mais de precisão, porque os filhotes geralmente perdem os dentes de bebê em uma idade predeterminada. [1] Enquanto os dentes só lhe darão uma estimativa muito difícil da idade do cachorro, é um bom ponto de partida.
Parte 1
1
Entenda a estrutura e a organização dos dentes do seu cão. Todos os cães têm quatro tipos básicos de dentes: incisivos, caninos, pré -molares e molares. Estes são encontrados nas mandíbulas superiores e baixas, nos lados esquerdo e direito. [2] Os incisivos são os pequenos dentes que correm ao longo da frente da boca. Cães adultos têm seis incisivos no topo e seis na mandíbula inferior. Os dois incisivos laterais (ao lado dos dentes caninos) são um pouco maiores que os incisivos intermediários; No topo, eles também tendem a se destacar um pouco mais para o lado. Os dentes caninos estão localizados atrás dos incisivos, um de cada lado por um total de quatro. Estes são os dentes grandes e pontiagudos. Os pré -molares vêm atrás dos caninos. Existem quatro pré -molares na mandíbula superior e inferior. O quarto pré -molar no topo é muito grande. Finalmente, atrás dos pré -molares, estão os molares. No topo da boca do seu cão, existem dois molares. Na mandíbula inferior, existem três molares. O primeiro é maior que os outros dois.
2
Entenda como os dentes do seu cão crescem. Os filhotes geralmente têm cerca de 28 dentes. Nas primeiras duas a quatro semanas, não há dentes perceptíveis. Os caninos de bebê começam a chegar depois de três a quatro semanas. Os incisivos de bebês e os pré -molares começam após quatro a seis semanas. Às oito semanas, todos os dentes de bebê são cultivados. Nos três meses seguintes, não haverá mudanças notáveis. [3] Após três a cinco meses, os dentes permanentes começam a entrar, geralmente caninos e molares primeiro. Em sete meses, todos os dentes permanentes terão crescido. Se o seu filhote tiver todos os seus dentes permanentes, provavelmente tem mais de 7 meses de idade. Cães adultos terão cerca de 42 dentes. [4] Após o estágio de filhote, a idade é marcada pelo desgaste dos dentes. Em um ano, os dentes são brancos e limpos. No final do segundo ano, o branco terá nódulo e o tártaro começará a se acumular. Isso causará amarelecimento nos dentes traseiros. Após três a cinco anos, o amarelecimento aumentará e será visível em todos os dentes. Haverá desgaste de dentes perceptível. [5]
3
Entenda como e por que os dentes de cachorro se desgastam e se deterioram. O desgaste dentário é uma ocorrência natural, mas pode ser acelerado por certos hábitos, como mastigação agressiva de objetos duros (ossos, rochas, paus) ou em cães pequenos sem um bom cuidado odontológico. Por outro lado, algumas mastigações são ótimas para a saúde dental de um cachorro. Chews Rawhides ou “Dental” podem ajudar os cães a quebrar a placa e o material nos dentes. [6] Entenda também como a doença se manifesta. Aos três anos, quase 80% dos cães exibirão sinais de doença gengival. Isso pode ser visto no acúmulo de tártaro amarelo e marrom, gengivas inflamadas e mau hálito. A doença gengival é mais prevalente em raças de cães pequenos. [7] A comida também desempenha um papel na saúde dental para cães. Os alimentos secos em mastigadores fortes podem ajudar a remover alguma placa dos dentes de cáries e perda de dentes. Existem alimentos especialmente formulados especificamente para a saúde odontológica. Seu veterinário pode aconselhá -lo sobre a dieta adequada para o seu cão, se você estiver preocupado com os dentes. Os aditivos de água também podem ser usados para combater as bactérias de destruição e envelhecimento dos dentes. [8] Os dentes desgastados podem parecer fraturados, embora o desgaste regular represente pouco risco à saúde. O desgaste excessivo pode danificar a raiz do dente, que pode exigir um canal radicular.
Parte 2
Estimando a idade do seu cão
1
Avalie a idade de um filhote avaliando seu crescimento dentário. Os dentes crescem rapidamente no estágio inicial do filhote. Como a mudança é tão rápida, este é o momento mais preciso para poder contar à idade de um cachorro. Conte o tipo e a posição dos dentes do seu filhote para estimar a idade deles. [9] Os filhotes recém -nascidos nascem sem os dentes explodiram nas gengivas. Em certos intervalos, os dentes irão erupção. Os primeiros dentes do bebê a aparecer geralmente serão os dentes caninos às 3-4 semanas de idade. Aos 4-5 semanas de idade, os dois incisivos médios entram em erupção. Às 4-6 semanas, os dois primeiros molares entram em erupção. Em 5-6 semanas, os terceiros incisivos entram em erupção. E aos 6-8 semanas de idade, o terceiro molar entra em erupção. Os pré -molares não aparecem até muito mais tarde. Aos oito semanas e filhotes mais velhos terão 28 dentes de bebê. Por volta dos 4 meses de idade, o filhote começará a perder os dentes do bebê, à medida que os dentes adultos irão entrar em erupção. Na maioria das vezes, os filhotes engolem esses dentes, mas ocasionalmente o proprietário encontra um dente de bebê ou ver a linha da gengiva está sangrando onde um dente entrou em erupção. Assim como nos humanos do bebê, os filhotes nesta fase vão adorar mastigar as coisas! Aos 4-5 meses, os incisivos adultos, o primeiro pré-molar e o primeiro molar irão entrar em erupção. [10] Aos 5-6 meses, os caninos adultos, pré-molares 2-4 e segundo molares entram em erupção. Finalmente, aos 6-7 meses, o terceiro molar adulto irá entrar em erupção. Todos juntos haverá 42 dentes adultos.
2
Avalie a condição dos dentes do seu cão adulto para estimar sua idade. Nos dois primeiros anos de vida adulta, os dentes geralmente são brancos com muito pouco desgaste. No final do segundo ano, o branco terá entorpecido e o tártaro começará a se acumular. Isso causará amarelecimento nos dentes traseiros. Eventualmente, o desgaste e o acúmulo de placa e bactérias começará a envelhecer os dentes. É assim que estimamos a idade de um cão adulto. [11] Aos três anos, a maioria dos cães terá alguns sinais de doença dentária: acúmulo de tártaro amarelo e marrom, gengivas avermelhadas, mau hálito. É claro que cães com proprietários que escovam os dentes diariamente e que levam seu cachorro ao dentista de cachorro regularmente não terão esses sinais de desgaste e doenças. Após três a cinco anos, o amarelecimento aumentará e será visível em todos os dentes. Haverá um desgaste de dentes perceptível. À medida que o cão envelhece, os dentes continuarão a mostrar maior desgaste. As gengivas podem recuar dos dentes, deixando as raízes expostas, o que pode levar à perda de dente. A coloração dos dentes se tornará mais pronunciada, transformando a cor amarela a marrom. De 5 a 10 anos, os dentes continuarão a mostrar maior desgaste. Os sinais de doença provavelmente aparecerão. Em 10 a 15 anos, alguns dentes podem estar ausentes e a decadência será generalizada.
3
Consulte seu veterinário se desejar uma estimativa mais precisa da idade do seu cão. Ao todo, pode ser difícil determinar a idade de um cão apenas olhando para os dentes. Alimentos, hábitos, cuidados odontológicos (ou falta dela) podem desempenhar um papel no desperdício ou desaceleração dos dentes em todos os cães.