Terminando a madeira com verniz não apenas o preserva, mas também ajuda a protegê -lo contra arranhões e manchas. O verniz também embeleza peças de madeira e pode ajudar a trazer à tona seus grãos e cores individuais; Também pode ser adquirido para alterar a cor da madeira. Siga estas etapas para aplicar verniz nos seus móveis de madeira.
Parte 1
1:
Escolha uma área bem iluminada e bem ventilada. A iluminação forte e brilhante facilitará a localização de imperfeições, como bolhas de ar, pinceladas, amolgadelas e manchas nuas. Ter uma boa ventilação também é importante, pois alguns vernizes e diluentes contêm fumos fortes, o que pode fazer você se sentir tontura ou enjoada. [1] Se os fumos forem fortes demais para você, considere abrir uma janela ou ligar um ventilador.
2:
Escolha uma área livre de poeira e sujeira. A área em que você estará trabalhando deve ser muito limpa e livre de poeira. Você pode ter que limpar ou aspirar seu espaço de trabalho para impedir a poeira de se estabelecer em seu trabalho e arruiná -lo. Se você estiver trabalhando lá fora, evite dias de vento, caso contrário, pequenas partículas de poeira podem pousar no verniz molhado e arruinar a aparência final.
3:
Preste atenção à temperatura e umidade. A temperatura na área em que você estará envernizando deve estar entre 70 ° F e 80 ° F (cerca de 21 ° C a 26 ° C). Se estiver muito quente, o verniz secará muito rapidamente, resultando em pequenas bolhas de ar se formando. Se estiver muito frio ou úmido, o verniz secará muito lentamente, dando assim pequenas partículas de poeira mais tempo para se estabelecer no verniz molhado.
4:
Use proteção adequada. Ao envergonhar a madeira, você estará trabalhando com produtos químicos que podem ser prejudiciais se eles entrarem em sua pele; Eles também podem arruinar suas roupas. Antes de começar a envernizar sua peça de madeira, considere usar algumas roupas que você não se importaria de ficar sujo ou manchado, além de algumas luvas e óculos de proteção. Você também pode considerar obter uma máscara de poeira ou uma máscara facial ventilada.
5:
Encontre o verniz certo. Existem muitos tipos diferentes de vernizes disponíveis, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Alguns vernizes são mais fáceis de usar do que outros, enquanto outros são melhores para determinados projetos. Escolha um que se adapte ao seu projeto e preferências. [2] Os vernizes à base de petróleo, incluindo alguns vernizes de poliuretano, são muito duráveis. Eles geralmente precisam ser misturados com um fino de tinta, como a aguarrás. Eles também têm fumaça forte e devem ser usados em uma área bem ventilada. Os pincéis que você usa também devem ser bem limpos para preservá -los e fazê -los durar mais tempo. Os desaparecimentos de acrílico e à base de água têm um odor baixo e podem ser misturados apenas com água. Eles tendem a secar mais rapidamente que os vernizes à base de óleo, mas não são tão duráveis quanto os vernizes à base de óleo. Os pincéis que você usa podem ser limpos com apenas água e sabão. Spray em vernizes é fácil de usar. Eles não precisam de pincéis e não precisam ser afinados. Eles devem ser usados em uma área bem ventilada, no entanto, pois têm fumaça forte, o que pode fazer você se sentir tontura ou enjoada. Os vernizes também estão disponíveis em formas claras e coloridas. Varnishes transparentes permitirão que a cor natural da madeira seja exibida enquanto vernizes coloridas podem atuar como uma mancha e tonificar a peça com uma cor específica.
Parte 2
Preparando madeira para varnishing
1:
Remova o acabamento antigo, se desejado. [3] Você pode aplicar verniz sobre uma superfície já pintada para preservá-lo, ou pode aplicá-lo a uma superfície crua e sem pintura. Existem várias maneiras de remover acabamentos antigos, incluindo o uso de stripper e lixamento. Se seus móveis de madeira nunca foram pintados ou envernizados, ou se você deseja preservar a tinta original, poderá prosseguir para a etapa 5.
2:
Considere remover acabamentos antigos com uma stripper de tinta. Remova tintas e acabamentos velhos aplicando uma solução de remoção de tinta na madeira com um pincel. Deixe a solução na madeira de acordo com as instruções do fabricante e depois raspe -a usando uma faca com cantos arredondados. [4] Não permita que a stripper de tinta seque. Certifique -se de remover qualquer resíduo de stripper de tinta. Como você remove o resíduo dependerá do tipo de stripper de tinta que você compra, mas a maioria dos strippers precisará ser removida com aguarrás ou água.
3:
Considere remover acabamentos antigos com lixamento. [5] Você pode remover acabamentos antigos usando lixa, um bloco de lixar ou uma lixadeira portátil. A lixa e os blocos de landing funcionam melhor em superfícies irregulares ou curvas, como botões e pernas da cadeira. Sanders portáteis funcionam melhor em superfícies planas, como tops de mesa. Comece com uma lixa de grão médio, como 150-grito, e suba para um grão mais refinado, como 180. [6]
4:
Considere remover acabamentos antigos com um fino de tinta. Assim como a stripper de tinta, o Thinner Thinner pode ser usado para remover acabamentos antigos. Mergulhe um pano ou pano velho com um pouco de fino e esfregue -o sobre a superfície do seu pedaço de madeira. Depois que o acabamento antigo for solto, raspe -o usando uma faca de massa. [7]
5:
Lixar a madeira com lixa de grão fino. Lixar a madeira não apenas se livra de qualquer brilho ou acabamento residual, mas também dá ao verniz uma superfície áspera para se agarrar. Use uma lixa e areia de 180 a 220 grãos com a direção do grão. [8]
6:
Limpe a madeira e seu espaço de trabalho com um pano úmido e deixe secar. Seu espaço de trabalho precisará estar livre de qualquer poeira ou sujeira antes que você possa começar a aplicar o verniz. Limpe o pedaço de madeira limpando -o com um pano úmido. Certifique -se de varrer e aspirar as mesas e os pisos do seu espaço de trabalho; Você pode ter que usar um pano úmido ou esfregão.
7:
Considere encher o grão de madeira. Algumas bosques de grão aberto, como o carvalho, precisam preencher o grão com um preenchimento de grãos para um acabamento suave. Você pode usar uma cor que corresponda à cor natural da madeira ou pode usar a cor da mancha que usará. [9] Você pode usar uma cor contrastante para fazer com que o grão pareça mais pronunciado, ou pode usar uma cor semelhante para fazer com que o grão pareça mais moderado.
Parte 3
Varnejando a madeira
1:
Prepare o verniz para a camada inicial, se necessário. Alguns vernizes, como aqueles que vêm em um spray, não precisam de nenhuma preparação; Outros tipos de vernizes devem ser reduzidos para a primeira demão. Isso ajuda a selar a madeira e a prepará -la para os casacos de processo. O restante dos casacos não deve ser diluído. Se você estiver usando um verniz à base de óleo, afine-o com um Thinner, como a Turpentine. Use um verniz de uma parte para uma parte mais fina. Se você estiver usando um verniz à base de água ou de acrílico, afine-o com água. Use um verniz de uma parte em uma parte de água.
2:
Aplique a primeira camada de verniz diluído e deixe secar. Use um aplicador de pincel plano ou espuma para aplicar o verniz à madeira. Use traços longos e uniformes e trabalhe ao longo do grão de madeira. Deixe este primeiro casaco secar por 24 horas. Se você estiver usando um spray em verniz, mantenha a lata de 15,2 a 20,3 cm da superfície e pulverize em uma luz e até mesmo o revestimento. Deixe secar de acordo com as recomendações do fabricante.
3:
Lixar o primeiro casaco e limpá -lo com um pano úmido. Depois de aplicar a camada inicial de verniz reduzido, você precisará suavizá -lo. Você pode fazer isso polindo a superfície da madeira envernizada com lixa de 280 grãos e usando um pano seco para limpar qualquer poeira de detritos. [10] Certifique -se de limpar seu espaço de trabalho com um pano úmido para se livrar de qualquer poeira causada pelo lixamento. Certifique-se de limpar o pincel com mais fino (se estiver usando um verniz à base de óleo) ou água (se estiver usando um verniz à base de água).
4:
Aplique a próxima camada de verniz e deixe secar. Usando uma escova limpa ou um novo aplicador de espuma, aplique o verniz na peça de madeira. Mais uma vez, verifique se você está escovando o grão de madeira. Você não precisa diminuir essa camada. Aguarde 24 horas para que esta camada seque. Se você estiver usando um spray em verniz, poderá pulverizar em outro casaco. Certifique -se de manter a lata de 15,2 a 20,3 cm da lata da superfície e pulverize em uma única camada leve. Se você pulverizar o verniz com muita espessura, poderá acabar com poças, pingos e corridas.
5:
Lixar o segundo casaco e limpe -o com pano úmido. Uma vez que a segunda camada de verniz secar, lixe-a suavemente com uma lixa de grão fino, como 320-Grit. [11] Deixe o verniz secar 24 horas antes de aplicar a próxima demão e lembre -se de limpar seu espaço de trabalho de qualquer poeira ou sujeira causada pelo lixamento.
6:
Continue aplicando mais verniz e lixando entre casacos. Aplique 2 a 3 mais camadas de verniz. Lembre -se de deixar o verniz secar entre os casacos e lixar e limpar o verniz antes de aplicar mais verniz. Sempre trabalhe ao longo do grão ao aplicar e lixar o verniz. Quando você chegar ao último casaco, não lixem. [12] Você pode continuar trabalhando com lixa de 320 grãos ou movendo até 400-grito. [13] Para obter melhores resultados, considere esperar 48 horas antes de aplicar o casaco final.
7:
Aguarde o verniz terminar de cura. O verniz normalmente precisa de algum tempo para terminar de curar. Para evitar arruinar o verniz, deixe sua peça de madeira em algum lugar onde não será perturbado. Alguns vernizes terminam de cura com 24 ou 48 horas, enquanto outros precisam de até 5 ou 7 dias. Alguns vernizes requerem 30 dias para terminar de cura. Consulte as instruções sobre a lata para obter tempos de secagem e cura mais específicos.