A seção de metodologia de pesquisa de qualquer documento de pesquisa acadêmica oferece a oportunidade de convencer seus leitores de que sua pesquisa é útil e contribuirá para o seu campo de estudo. Uma metodologia de pesquisa eficaz está fundamentada em sua abordagem geral – qualitativa ou quantitativa – e descreve adequadamente os métodos que você usou. Justifique por que você escolheu esses métodos em detrimento dos outros e explique como esses métodos fornecerão respostas às suas perguntas de pesquisa. [1]
Parte 1
1
Reafirmar seu problema de pesquisa. Comece sua seção de metodologia de pesquisa listando os problemas ou perguntas que você pretende estudar. Inclua suas hipóteses, se aplicável, ou o que você está preparando para provar através de sua pesquisa. [2] Em sua reformulação, inclua quaisquer suposições subjacentes que você esteja fazendo ou as condições que você está dando como certo. Essas suposições também informarão os métodos de pesquisa que você escolheu. Geralmente, indique as variáveis que você testará e as outras condições que você está controlando ou assumindo são iguais.
2
Estabeleça sua abordagem metodológica geral. Sua abordagem geral será qualitativa ou quantitativa. Ocasionalmente, você também pode usar uma mistura de ambas as abordagens. Explique brevemente por que você escolheu sua abordagem. Se você deseja pesquisar e documentar tendências sociais mensuráveis ou avaliar o impacto de uma política específica em várias variáveis, use uma abordagem quantitativa focada na coleta de dados e na análise estatística. Se você deseja avaliar as opiniões das pessoas ou a compreensão de uma questão específica, escolha uma abordagem mais qualitativa. Você também pode combinar os dois. Por exemplo, você pode procurar principalmente uma tendência social mensurável, mas também entrevistar pessoas e obter suas opiniões sobre como essa tendência está afetando suas vidas.
3
Defina como você coletou ou gerou dados. Esta parte da sua seção de metodologia informa aos seus leitores quando e onde você conduziu sua pesquisa e quais parâmetros básicos foram implementados para garantir a objetividade relativa de seus resultados. [3] Por exemplo, se você conduzisse uma pesquisa, descreveria as perguntas incluídas na pesquisa, onde e como a pesquisa foi realizada (como pessoalmente, online, por telefone), quantas pesquisas foram distribuídas e quanto tempo seus entrevistados teve que concluir a pesquisa. Inclua detalhes suficientes para que seu estudo possa ser replicado por outras pessoas em seu campo, mesmo que elas não obtenham os mesmos resultados que você fez. [4]
4
Forneça plano de fundo para métodos incomuns. Particularmente nas ciências sociais, você pode estar usando métodos que normalmente não são usados ou que parecem não se encaixar no seu problema de pesquisa. Esses métodos podem exigir explicação adicional. [5] Os métodos qualitativos de pesquisa normalmente requerem explicações mais detalhadas do que métodos quantitativos. Procedimentos de investigação básica não precisam ser explicados em detalhes. Geralmente, você pode assumir que seus leitores têm um entendimento geral dos métodos de pesquisa comuns que os cientistas sociais usam, como pesquisas ou grupos focais.
5
Cite todas as fontes que contribuíram para sua escolha de metodologia. Se você usou o trabalho de outra pessoa para ajudá -lo a criar ou aplicar sua metodologia, discuta esses trabalhos e como eles contribuíram para o seu próprio trabalho ou como seu trabalho está construindo sobre o deles. [6] Por exemplo, suponha que você tenha conduzido uma pesquisa e usou alguns outros trabalhos de pesquisa para ajudar a construir as perguntas em sua pesquisa. Você mencionaria isso como fontes contribuintes.
Parte 2
justificando sua escolha de métodos
1
Explique seus critérios de seleção para coleta de dados. Se você estiver coletando dados primários, provavelmente defina parâmetros de elegibilidade. Indique esses parâmetros claramente e deixe seus leitores saberem por que você define esses parâmetros e como eles são importantes para sua pesquisa. [7] Descreva os participantes do estudo especificamente e liste quaisquer critérios de inclusão ou exclusão que você usou ao formar seu grupo de participantes. Justifique o tamanho da sua amostra, se aplicável, e descreva como isso afeta se o seu estudo pode ser generalizado para populações maiores. Por exemplo, se você conduziu uma pesquisa com 30 % da população estudantil de uma universidade, poderá aplicar esses resultados ao corpo discente como um todo, mas talvez não a estudantes de outras universidades.
2
Distinguir sua pesquisa de quaisquer fraquezas em seus métodos. Todo método de pesquisa tem pontos fortes e fracos. Discuta brevemente as fraquezas ou críticas dos métodos que você escolheu e explique como essas são irrelevantes ou inaplicáveis à sua pesquisa em particular. [8] Ler outros trabalhos de pesquisa é uma boa maneira de identificar possíveis problemas que geralmente surgem com vários métodos. Declare se você realmente encontrou algum desses problemas comuns durante sua pesquisa.
3
Descreva como você superou os obstáculos. Superar obstáculos em sua pesquisa pode ser uma das partes mais importantes da sua metodologia. Suas habilidades de solução de problemas podem melhorar a confiança de seus leitores nos resultados do seu estudo. [9] Se você encontrou algum problema ao coletar dados, explique claramente as etapas que você tomou para minimizar o efeito que o problema teria nos seus resultados.
4
Avalie outros métodos que você poderia ter usado. Especialmente se você estiver usando um método que parece incomum para o seu assunto específico, inclua uma discussão de outros métodos que são mais usados para o seu tipo de pesquisa. Explique por que você escolheu não usá -los. Em alguns casos, isso pode ser tão simples quanto afirmar que, embora houvesse numerosos estudos usando um método, não havia nenhum método, o que causou uma lacuna na compreensão do problema. Por exemplo, pode haver vários artigos fornecendo análise quantitativa de uma tendência social específica. No entanto, nenhum desses documentos analisou de perto como essa tendência estava afetando a vida das pessoas.
Parte 3
Conectando seus métodos aos seus objetivos de pesquisa
1
Descreva como você analisou seus resultados. Sua análise geralmente depende se sua abordagem é qualitativa, quantitativa ou uma mistura dos dois. Se você estiver usando uma abordagem quantitativa, pode estar usando a análise estatística. Com uma abordagem qualitativa, indique qual perspectiva ou filosofia teórica que você está usando. [10] Dependendo de suas perguntas de pesquisa, você pode misturar análises quantitativas e qualitativas – assim como você pode usar as duas abordagens. Por exemplo, você pode fazer uma análise estatística e depois interpretar essas estatísticas através de uma lente teórica específica.
2
Explique como sua análise se adapta aos seus objetivos de pesquisa. Por fim, sua metodologia geral deve ser capaz de produzir respostas para suas perguntas de pesquisa. Se não for adequado, você precisa ajustar sua metodologia ou reformular sua pergunta de pesquisa. [11] Por exemplo, suponha que você esteja pesquisando o efeito da educação universitária em fazendas familiares na América rural. Embora você possa fazer entrevistas de pessoas com formação universitária que cresceram em uma fazenda familiar, que não lhe dariam uma imagem do efeito geral. Uma abordagem quantitativa e análise estatística lhe dariam uma imagem maior.
3
Identifique como sua análise responde às suas perguntas de pesquisa. Relacione sua metodologia de volta às suas perguntas originais de pesquisa e apresente um resultado proposto com base em sua análise. Descreva especificamente o que suas descobertas revelarão sobre suas perguntas de pesquisa. Se, ao responder às suas perguntas de pesquisa, suas descobertas levantaram outras perguntas que podem exigir mais pesquisas, indique -as brevemente. Você também pode incluir aqui quaisquer limitações aos seus métodos ou perguntas que não foram respondidas por meio de sua pesquisa.
4
Avalie se suas descobertas podem ser transferidas ou generalizadas. Você pode transferir suas descobertas para outros contextos ou generalizá -las para populações mais amplas. A transferibilidade pode ser difícil na pesquisa em ciências sociais, principalmente se você usou uma abordagem qualitativa. [12] A generalização é mais normalmente usada em pesquisas quantitativas. Se você possui uma amostra bem projetada, pode aplicar estatisticamente seus resultados à população maior à qual seu amostra pertence.