Como escrever palavra falada

Palavra falada é uma ótima maneira de expressar sua verdade aos outros através da poesia e desempenho. Para escrever uma peça de palavra falada, comece escolhendo um tópico ou experiência que desencadeia sentimentos fortes por você. Em seguida, componha a peça usando dispositivos literários como aliteração, repetição e rima para contar sua história. Pressione a peça quando for feita para que você possa executá -la para outras pessoas de uma maneira poderosa e memorável. Com a abordagem correta para o tópico e uma forte atenção aos detalhes, você pode escrever uma ótima peça de palavra falada em nenhum momento.

Parte 1

1

Escolha um tópico que desencadeie um sentimento ou opinião forte. Talvez você vá para um tópico que o deixa com raiva, como guerra, pobreza, perda ou animado, como amor, desejo ou amizade. Pense em um tópico que você sente que pode explorar em profundidade com paixão. [1] Você também pode levar um tópico que se sente amplo ou geral e se concentre em uma opinião ou perspectiva específica que você tem sobre ele. Por exemplo, você pode olhar para um tópico como “amor” e se concentrar no seu amor pela sua irmã mais velha. Ou você pode olhar para um tópico como “família” e se concentrar em como você fez sua própria família com amigos e mentores íntimos.

  • Você também pode tomar um tópico que se sente amplo ou geral e se concentre em uma opinião ou perspectiva específica que tem sobre ele. Por exemplo, você pode olhar para um tópico como “amor” e se concentrar no seu amor pela sua irmã mais velha. Ou você pode olhar para um tópico como “família” e se concentrar em como fez sua própria família com amigos e mentores íntimos.
  • 2

    Concentre um momento memorável ou experiência em sua vida. Escolha uma experiência que mudasse a vida ou mudou sua perspectiva sobre o mundo de maneira profunda. O momento ou experiência pode ser recente ou da infância. Pode ser um pequeno momento que se tornou significativo mais tarde ou uma experiência da qual você ainda está se recuperando. [2] Por exemplo, você pode optar por escrever sobre o momento em que percebeu que amava seu parceiro ou no momento em que conheceu seu melhor amigo. Você também pode escrever sobre uma experiência de infância em um novo lugar ou uma experiência que compartilhou com sua mãe ou pai.

  • Por exemplo, você pode optar por escrever sobre o momento em que percebeu que amava seu parceiro ou no momento em que conheceu seu melhor amigo. Você também pode escrever sobre uma experiência de infância em um novo lugar ou uma experiência que compartilhou com sua mãe ou pai.
  • 3

    Responda a uma pergunta ou ideia preocupante. Algumas das melhores palavras faladas vem de uma resposta a uma pergunta ou ideia que faz você pensar. Escolha uma pergunta que faça você se sentir perturbado ou curioso. Em seguida, escreva uma resposta detalhada para criar a peça de palavra falada. Por exemplo, você pode tentar responder a uma pergunta como “Do que você tem medo?” “O que você incomoda sobre o mundo?” ou “quem você mais valoriza em sua vida?”

  • Por exemplo, você pode tentar responder a uma pergunta como “Do que você tem medo?” “O que você incomoda sobre o mundo?” ou “quem você mais valoriza em sua vida?”
  • 4

    Assista a vídeos de peças de palavras faladas para inspiração. Procure vídeos de poetas de palavras faladas que abordam assuntos interessantes de um ponto de vista único. Preste atenção em como o artista diz à sua verdade para envolver o público. Você pode assistir peças de palavras faladas como: “The Type”, de Sarah Kay. [3] “Quando um garoto te diz que ele te ama”, de Edwin Bodney. [4] “Lost Voices”, de Darius Simpson e Scout Bostley. [5] “A filha do traficante de drogas”, de Sierra Freeman. [6]

  • “O tipo” de Sarah Kay. [3]
  • “Quando um garoto te diz que ele te ama”, de Edwin Bodney. [4]
  • “Vozes perdidas” de Darius Simpson e Scout Bostley. [5]
  • “A filha do traficante de drogas”, de Sierra Freeman. [6]
  • Parte 2

    Compondo a peça de palavra falada

    1

    Chegue a uma linha de gateway. A linha de gateway é geralmente a primeira linha da peça. Deve resumir o tópico ou tema principal. A linha também pode apresentar a história que você está prestes a contar de uma maneira clara e eloquente. Uma boa maneira de encontrar uma linha de gateway é anotar as primeiras idéias ou pensamentos que surgem em sua cabeça quando você se concentra em um tópico, momento ou experiência. [7] Por exemplo, você pode criar uma linha de entrada como: “A primeira vez que a vi, eu estava sozinha, mas não me senti sozinho”. Isso então deixará o leitor saber que você vai falar sobre uma pessoa feminina, uma “ela” e sobre como ela fez você se sentir menos solitário.

  • Por exemplo, você pode criar uma linha de gateway como: “A primeira vez que a vi, estava sozinha, mas não me senti sozinha”. Isso então deixará o leitor saber que você vai falar sobre uma pessoa feminina, uma “ela” e sobre como ela fez você se sentir menos solitário.
  • 2

    Use a repetição para reforçar uma ideia ou imagem. A maioria das palavras faladas usará a repetição com grande efeito, onde você repete uma frase ou palavra várias vezes na peça. Você pode tentar repetir a linha de gateway várias vezes para lembrar o leitor do tema da sua peça. Ou você pode repetir uma imagem que você gosta na peça para que o ouvinte seja lembrado de novo e de novo. [8] Por exemplo, você pode repetir a frase “a primeira vez que a vi” na peça e depois adicionar terminações diferentes ou detalhes à frase.

  • Por exemplo, você pode repetir a frase “a primeira vez que a vi” na peça e depois adicionar diferentes finais ou detalhes à frase.
  • 3

    Inclua rima para adicionar fluxo e ritmo à peça. A rima é outro dispositivo popular usado na palavra falada para ajudar a peça a fluir melhor e parecer mais agradável para os ouvintes. Você pode seguir um esquema de rima, onde rima todas as outras frases ou a cada terceira frase da peça. Você também pode repetir uma frase que rima para dar um bom fluxo à peça. [9] Por exemplo, você pode usar uma frase como “pai mau” ou “pai triste” para adicionar rima. Ou você pode tentar rimar cada segunda frase com a linha de gateway, como rimar “A primeira vez que o vi” com “Eu queria mergulhar e nadar”. Evite usar rima com muita frequência na peça, pois isso pode fazer parecer muito com uma rima de berçário. Em vez disso, use apenas rima quando você sentir que adicionará uma camada extra de significado ou fluxo à peça.

  • Por exemplo, você pode usar uma frase como “pai mau” ou “pai triste” para adicionar rima. Ou você pode tentar rimar cada segunda frase com a linha de gateway, como a rima “na primeira vez que o vi” com “eu queria mergulhar e nadar”
  • Evite usar rima com muita frequência na peça, pois isso pode fazer parecer muito com uma rima de berçário. Em vez disso, use apenas a rima quando você sentir que adicionará uma camada extra de significado ou fluxo à peça.
  • 4

    Concentre -se nos detalhes e descrição sensoriais. Pense em como as configurações, objetos e pessoas cheiram, soam, olham, gosto e sensação. Descreva o tópico da sua peça usando seus 5 sentidos para que o leitor possa ficar imerso em sua história. Por exemplo, você pode descrever o cheiro do cabelo de alguém como “leve e floral” ou a cor da roupa de alguém como “tão vermelha quanto o sangue”. Você também pode descrever um cenário com o que parecia, como “as paredes vibraram com baixo e gritos” ou um objeto através do que ele tinha gosto, como “A boca dela tinha um gosto de cerejas frescas no verão”.

  • Por exemplo, você pode descrever o cheiro do cabelo de alguém como “leve e floral” ou a cor da roupa de alguém como “tão vermelha quanto o sangue”. Você também pode descrever um cenário com o que parecia, como “as paredes vibraram com baixo e gritos” ou um objeto através do que ele tinha um sabor, como “A boca dela tinha um gosto de cerejas frescas no verão”
  • 5

    Termine com uma imagem forte. Entenda a peça com uma imagem que se conecta ao tópico ou experiência em sua peça. Talvez você termine com uma imagem esperançosa ou com uma imagem que fale com seus sentimentos de dor ou isolamento. Por exemplo, você pode descrever a perda de seu melhor amigo na escola, deixando o ouvinte com a imagem de sua dor e perda.

  • Por exemplo, você pode descrever a perda de seu melhor amigo na escola, deixando o ouvinte com a imagem de sua dor e perda.
  • 6

    Conclua repetindo a linha de gateway. Você também pode terminar repetindo a linha de gateway mais uma vez, ligando de volta ao início da peça. Tente adicionar uma ligeira reviravolta ou alteração na linha, para que o significado seja aprofundado ou alterado. Por exemplo, você pode pegar uma linha de gateway original como “a primeira vez que a vi” e mude para “a última vez que a vi” para terminar o poema com uma reviravolta.

  • Por exemplo, você pode tomar uma linha de gateway original como “a primeira vez que a vi” e mudá -la para “a última vez que a vi” para terminar o poema com uma reviravolta.
  • Parte 3

    polindo a peça

    1

    Leia a peça em voz alta. Depois de terminar um rascunho da peça falada, leia -o em voz alta várias vezes. Preste atenção em como flui e se tem um certo ritmo ou estilo. Use uma caneta ou lápis para sublinhar ou destacar qualquer linha que pareça estranha ou pouco clara para que você possa revisá -las mais tarde. [10]

    2

    Mostre a peça para os outros. Pegue amigos, membros da família ou mentores para ler a peça e dar feedback. Pergunte a eles se eles sentem que a peça parece representar seu estilo e atitude. Peça a outros apontar todas as linhas ou frases que acharem prolixo ou pouco claro para que você possa ajustá -las. [11]

    3

    Revise a peça para fluxo, ritmo e estilo. Verifique se a peça tem um fluxo e ritmo claros. Simplifique linhas ou frases para refletir como você se expressa em conversas casuais ou entre amigos. Você também deve remover qualquer jargão que pareça muito acadêmico ou complexo, pois não deseja alienar seu ouvinte. Em vez disso, use a linguagem com a qual você se sinta confortável e conhece bem para que você possa mostrar seu estilo e atitude na peça. [12] Pode ser necessário revisar a peça várias vezes para encontrar o fluxo e o significado certos. Seja paciente e edite o máximo que precisar até que a peça pareça finalizada.

  • Pode ser necessário revisar a peça várias vezes para encontrar o fluxo e o significado certos. Seja paciente e edite o máximo que precisar até que a peça pareça finalizada.
  • Parte 4

    fazendo um desempenho de palavra falada

    1

    Memorize a peça. Leia a peça em voz alta várias vezes. Em seguida, tente repeti -lo em voz alta sem olhar para as palavras escritas, linha de trabalho a linha ou seção por seção. Pode levar vários dias para você memorizar a peça na íntegra, então seja paciente e leve o seu tempo. [13] Você pode achar útil pedir a um amigo ou membro da família para testá -lo quando tiver memorizado a peça para garantir que você possa repetir cada palavra de cor.

  • Você pode achar útil pedir a um amigo ou membro da família para testá -lo quando tiver memorizado a peça para garantir que você possa repetir cada palavra de cor.
  • 2

    Use sua voz para transmitir emoção e significado ao público. Projete sua voz quando você se apresentar. Certifique -se de enunciar palavras ou frases que são importantes na peça. Você também pode aumentar ou diminuir sua voz usando um padrão ou ritmo consistente quando se executar. Tente falar em diferentes registros para dar a variedade e o fluxo da peça. [14] Uma boa regra é dizer a linha de gateway ou uma frase -chave mais alta do que outras palavras toda vez que você a repetir. Isso pode ajudá -lo a encontrar uma sensação de ritmo e fluxo.

  • Uma boa regra é dizer a linha de gateway ou uma frase -chave mais alta do que outras palavras toda vez que você a repetir. Isso pode ajudá -lo a encontrar uma sensação de ritmo e fluxo.
  • 3

    Expresse -se com contato visual e gestos faciais. Mantenha o contato visual com o público ao executar o poema, em vez de olhar para baixo ou para um pedaço de papel. Use sua boca e rosto para comunicar quaisquer emoções ou pensamentos expressos no poema. Faça gestos faciais como uma olhada de surpresa ao descrever uma realização ou um olhar de raiva quando você fala sobre uma injustiça ou momento preocupante. [15] Você também pode usar suas mãos para ajudá -lo a se expressar. Faça gestos à mão para o público para mantê -los envolvidos. Lembre -se de que o público não estará prestando atenção na parte inferior do corpo ou nas pernas, então você deve confiar em seu rosto, braços e parte superior do corpo em seu desempenho.

  • Você também pode usar suas mãos para ajudá -lo a se expressar. Faça gestos à mão para o público para mantê -los envolvidos.
  • Lembre -se de que o público não estará prestando atenção na parte inferior do corpo ou nas pernas, então você deve confiar no seu rosto, braços e parte superior do corpo em seu desempenho.
  • 4

    Pratique na frente de um espelho até se sentir confiante. Use um espelho para entender suas expressões faciais e seus gestos de mão. Mantenha o contato visual no espelho e projete sua voz para que você pareça confiante no público. Depois de se sentir confortável no espelho, você pode decidir se apresentar para amigos ou familiares. Você também pode realizar a peça de palavra falada em um golpe de poesia ou uma noite de microfone aberto depois de sentir que está pronto para compartilhar com outras pessoas.

  • Depois de se sentir confortável no espelho, você pode decidir se apresentar para amigos ou familiares. Você também pode realizar a peça de palavra falada em um golpe de poesia ou uma noite de microfone aberto quando sentir que está pronto para compartilhar com outras pessoas.
  • As pessoas também assistem:

    ideias de presentes de feriado para mulheres

    dr seuss frases 2

    sabedoria vs inteligencia 7 diferencas principais

    7 melhores aplicativos de mensagens subliminares para programar sua mente

    11 passos para serem mais conscientes ao longo de sua vida