Como escrever um discurso persuasivo

Um discurso persuasivo é um discurso destinado a convencer o público a fazer alguma coisa. Se você deseja que as pessoas voem, parem de espalhar ou mudar de idéia sobre uma questão importante, os discursos persuasivos são uma maneira eficaz de influenciar uma audiência. Existem muitos elementos que entram em um discurso persuasivo bem -sucedido. Mas, com alguma preparação e prática, você pode fazer um discurso poderoso.

Parte 1

1

Saiba sobre o seu tópico. É importante saber o máximo que puder sobre o tópico sobre o qual estará falando. Se você ainda não está bem versado no assunto (por exemplo, porque ele foi atribuído a você), faça algumas pesquisas e aprenda o máximo que puder. Especialmente se o seu tópico for controverso, é uma boa ideia conhecer os argumentos de todos os lados da questão. [1] Qualquer que seja o argumento que você esteja fazendo, você será mais persuasivo se puder abordar as visões do lado oposto. Passe algum tempo lendo livros ou artigos sobre o seu tópico. Você pode ir à biblioteca e pedir ajuda a um bibliotecário para encontrar livros ou apenas ficar online e encontrar alguns artigos. Certifique -se de usar fontes confiáveis, como grandes organizações de notícias ou livros ou artigos acadêmicos. Fontes orientadas para a opinião, como editoriais, rádio de conversação ou notícias a cabo partidárias, podem ser valiosas para descobrir o que as outras pessoas pensam sobre o seu tópico. Mas, não confie neles como sua única fonte de informação. Eles podem ser muito tendenciosos. Se você os usar, leia uma variedade de pontos de vista sobre o assunto, não apenas um lado.

  • Especialmente se o seu tópico for controverso, é uma boa ideia conhecer os argumentos de todos os lados da questão. [1] Qualquer que seja o argumento que você está fazendo, você será mais persuasivo se puder abordar as visões do lado oposto.
  • Passe algum tempo lendo livros ou artigos sobre o seu tópico. Você pode ir à biblioteca e pedir ajuda a um bibliotecário para encontrar livros ou apenas ficar online e encontrar alguns artigos. Certifique -se de usar fontes confiáveis, como grandes organizações de notícias ou livros ou artigos acadêmicos.
  • Fontes orientadas para a opinião, como editoriais, rádio da conversa ou notícias de cabo partidárias, podem ser valiosas para descobrir o que as outras pessoas pensam sobre o seu tópico. Mas, não confie neles como sua única fonte de informação. Eles podem ser muito tendenciosos. Se você os usar, leia uma variedade de pontos de vista sobre o assunto, não apenas um lado.
  • 2

    Conheça seu objetivo. É importante entender exatamente o que você está tentando alcançar com seu discurso. Dessa forma, você pode adaptar seu conteúdo para se adequar aos seus objetivos. Por exemplo, se o seu tópico estiver reciclando, é importante saber muito sobre a reciclagem. Mas seu discurso precisará refletir exatamente o que você espera que o público faça. Você está tentando fazer as pessoas votarem a favor de um programa de reciclagem em toda a cidade? Ou você está tentando convencê -los a resolver o vidro e as latas e colocá -las em uma lixeira separada? Estes serão discursos diferentes, portanto, ter o objetivo de explicar cedo ajudará você a criar sua mensagem.

  • Por exemplo, se o seu tópico estiver reciclando, é importante saber muito sobre a reciclagem. Mas seu discurso precisará refletir exatamente o que você espera que o público faça. Você está tentando fazer as pessoas votarem a favor de um programa de reciclagem em toda a cidade? Ou você está tentando convencê -los a resolver o vidro e as latas e colocá -las em uma lixeira separada? Serão discursos diferentes, portanto, ter o objetivo de explicar cedo ajudará você a criar sua mensagem.
  • 3

    Entenda seu público. Também é importante entender seu público e suas opiniões e conhecimentos sobre o tópico. Isso também influenciará o conteúdo do seu discurso. Um público que sabe pouco sobre o seu tópico precisará de mais informações básicas e linguagem mais simples. Um público -alvo composto por especialistas sobre o assunto provavelmente encontraria um discurso tão simples chato. Da mesma forma, um público que já suporta sua visão sobre um tópico será mais fácil de persuadir a tomar alguma ação. Você não precisará convencê -los de que você está certo, mas apenas que eles precisam fazer alguma coisa. Por outro lado, um público que não concorda com você precisará de persuasão para considerar seu ponto de vista. Por exemplo, imagine que você deseja convencer seu público a apoiar um programa de reciclagem em toda a cidade. Se eles já acham que a reciclagem é importante, você só precisa convencê -los do valor desse programa específico. Mas, se eles não se importarem em reciclar ou se opor a ela, você precisará primeiro convencê -los de que a reciclagem vale a pena.

  • Um público que sabe pouco sobre o seu tópico precisará de mais informações básicas e linguagem mais simples. Um público composto por especialistas sobre o assunto provavelmente encontraria um discurso tão simples chato.
  • Da mesma forma, um público que já suporta sua visão sobre um tópico será mais fácil de persuadir a tomar alguma ação. Você não precisará convencê -los de que você está certo, mas apenas que eles precisam fazer alguma coisa. Por outro lado, um público que não concorda com você precisará de persuasão para considerar seu ponto de vista.
  • Por exemplo, imagine que você deseja convencer seu público a apoiar um programa de reciclagem em toda a cidade. Se eles já acham que a reciclagem é importante, você só precisa convencê -los do valor desse programa específico. Mas, se eles não se importarem em reciclar ou se opor a ela, você precisará convencê -los primeiro de que a reciclagem vale a pena.
  • 4

    Escolha a abordagem persuasiva certa. Dependendo do seu tópico e do seu público, existem várias maneiras de tentar convencer as pessoas do seu ponto de vista. Desde os dias da Grécia antiga, os palestrantes confiaram em três principais abordagens persuasivas. Ethos. Estes são apelos à ética ou moral do público. Por exemplo: “A reciclagem é a coisa certa a fazer. Desapondo nossos recursos limitados roubam roubos de gerações futuras, o que é imoral”. Pathos. Estes são apelos às emoções do público. Por exemplo: “Pense nos animais que perdem suas casas todos os dias por causa de árvores serem cortadas. Se reciclarmos mais, poderíamos salvar essas belas florestas”. Logos. Estes são apelos à lógica ou intelecto do público. Por exemplo: “Sabemos que há um suprimento limitado de recursos naturais. Podemos fazer com que esse suprimento dure por mais tempo reciclando”. Você pode confiar em qualquer uma ou alguma combinação.

  • Ethos. Estes são apelos à ética ou moral do público. Por exemplo: “Reciclagem é a coisa certa a fazer. Desapondo nossos recursos limitados roubam roubos de gerações futuras, o que é imoral.”
  • Pathos. Estes são apelos às emoções do público. Por exemplo: “Pense nos animais que perdem suas casas todos os dias por causa de árvores serem cortadas. Se reciclarmos mais, poderíamos salvar essas belas florestas.”
  • Logos. Estes são apelos à lógica ou intelecto do público. Por exemplo: “Sabemos que há um suprimento limitado de recursos naturais. Podemos fazer com que esse suprimento dure mais com a reciclagem.”
  • Você pode confiar em qualquer uma ou alguma combinação.
  • 5

    Descreva seus pontos principais. Depois de escolher a melhor abordagem persuasiva para o seu público, faça um brainstorm dos principais pontos que você fará durante o discurso. O número de pontos que você pode fazer para apoiar sua posição será determinado por quanto tempo você deve falar. Como regra geral, três a quatro pontos de apoio geralmente são um bom número. [2] Por exemplo, no discurso sobre reciclagem, seus três pontos principais podem ser: 1. A reciclagem salva recursos, 2. A reciclagem reduz a quantidade de lixo e 3. A reciclagem é econômica.

  • O número de pontos que você pode fazer para apoiar sua posição será determinado por quanto tempo você tem que falar.
  • Como regra geral, três a quatro pontos de apoio geralmente são um bom número. [2]
  • Por exemplo, no discurso sobre reciclagem, seus três pontos principais podem ser: 1. A reciclagem salva recursos, 2. A reciclagem reduz a quantidade de lixo e 3. A reciclagem é econômica.
  • Parte 2

    escrevendo seu discurso

    1

    Escreva uma forte abertura. Antes de começar a convencer seu público, você precisa abrir o discurso de uma maneira que os faça querer prestar atenção. Uma abertura forte tem cinco elementos principais: [3] Um pendurador de atenção. Esta pode ser uma declaração (ou às vezes um visual) que chama a atenção do seu público. Pode ser uma boa ideia ser um pouco surpreendente ou dramática na abertura do seu discurso. Por exemplo, você pode começar com informações (ou fotos) mostrando como um aterro próximo está quase cheio de capacidade. Um link para o público. Esse é um meio de mostrar que você tem algo em comum com o público. Mostre que você tem um histórico semelhante ou compartilhe algum tipo de conexão emocional. Isso realmente dependerá de conhecer seu público. Por exemplo, se você é pai, conversando com outros pais, poderá enfatizar a preocupação com o futuro de seus próprios filhos. Se você compartilhar um interesse comum ou posição ideológica com seu público, poderá enfatizar isso. Suas credenciais. Esse é um meio de mostrar que você tem conhecimento ou uma autoridade sobre o tópico do discurso. Destaque a pesquisa que você fez no seu tópico. Se você tem alguma experiência pessoal ou profissional com o tópico, enfatize isso também. No exemplo de reciclagem, você pode dizer “investi muitas horas estudando a questão da reciclagem e os tipos de programas disponíveis em outras cidades”. Seu objetivo. Explique ao público o que você espera que o discurso realize. Por exemplo: “Espero que, até o final da minha palestra, você concorde que precisamos de um programa de reciclagem de ampla cidade”. Um roteiro. Por fim, diga ao público quais serão os principais pontos do discurso. Por exemplo, “acredito que devemos iniciar um programa de reciclagem por esses três motivos …”

  • Uma atenção de atenção. Esta pode ser uma declaração (ou às vezes um visual) que chama a atenção do seu público. Pode ser uma boa ideia ser um pouco surpreendente ou dramática na abertura do seu discurso. Por exemplo, você pode começar com informações (ou fotos) mostrando como um aterro próximo está quase cheio de capacidade.
  • Um link para o público. Esse é um meio de mostrar que você tem algo em comum com o público. Mostre que você tem um histórico semelhante ou compartilhe algum tipo de conexão emocional. Isso realmente dependerá de conhecer seu público. Por exemplo, se você é pai, falando com outros pais, poderá enfatizar a preocupação com o futuro de seus próprios filhos. Se você compartilhar um interesse comum ou posição ideológica com seu público, poderá enfatizar isso.
  • Suas credenciais. Esse é um meio de mostrar que você tem conhecimento ou uma autoridade sobre o tópico do discurso. Destaque a pesquisa que você fez no seu tópico. Se você tem alguma experiência pessoal ou profissional com o tópico, enfatize isso também. No exemplo de reciclagem, você pode dizer “investi muitas horas estudando a questão da reciclagem e os tipos de programas disponíveis em outras cidades”.
  • Seu objetivo. Explique ao público o que você espera que o discurso realize. Por exemplo: “Espero que, até o final da minha palestra, você concorde que precisamos de um programa de reciclagem de ampla cidade.”
  • Um roteiro. Por fim, diga ao público quais serão os principais pontos do discurso. Por exemplo, “acredito que devemos iniciar um programa de reciclagem por esses três motivos …”
  • 2

    Ofereça evidência persuasiva. O corpo principal do seu discurso deve conter os pontos que você descreveu na parte 1. Deve fornecer ao público várias razões convincentes para apoiar seu ponto de vista. Organize esses pontos logicamente. Não pule de um ponto para o outro e depois volte novamente. Em vez disso, complete um argumento e depois vá para outro que flui logicamente dele. [4] Use fontes credíveis de sua pesquisa para apoiar os pontos que você está fazendo. Mesmo que seu ponto seja mais emocional (pathos), a introdução de algumas informações factuais tornará seu argumento mais forte. Por exemplo, “a cada ano, 40.000 acres de belas florestas são destruídos para fazer papel, de acordo com um estudo do American Recycling Institute”. Use exemplos da vida real com que o público possa se relacionar. Mesmo um argumento baseado em fatos e lógica (logotipos) deve se relacionar com as vidas e interesses do público. Por exemplo: “Nestes tempos econômicos difíceis, sei que muitos de vocês têm medo de que um programa de reciclagem signifique um aumento caro dos impostos. Mas, a cidade de Springfield iniciou um programa como este há três anos. Até agora eles ‘ Vi um aumento na receita como resultado do programa. Muitos residentes tiveram uma diminuição em seus impostos como resultado. “

  • Organize esses pontos logicamente. Não pule de um ponto para o outro e depois volte novamente. Em vez disso, complete um argumento e depois vá para outro que flui logicamente dele. [4]
  • Use fontes credíveis de sua pesquisa para apoiar os pontos que você está fazendo. Mesmo que seu ponto seja mais emocional (pathos), a introdução de algumas informações factuais tornará seu argumento mais forte. Por exemplo, “a cada ano, 40.000 acres de belas florestas são destruídos para fazer papel, de acordo com um estudo do American Recycling Institute.”
  • Use exemplos da vida real com que o público possa se relacionar. Mesmo um argumento baseado em fatos e lógica (logotipos) deve se relacionar com as vidas e interesses do público. Por exemplo: “Nestes tempos econômicos difíceis, sei que muitos de vocês têm medo de que um programa de reciclagem signifique um aumento caro dos impostos. Mas, a cidade de Springfield iniciou um programa como este há três anos. Até agora eles ‘ Vi um aumento na receita como resultado do programa. Muitos moradores tiveram uma diminuição em seus impostos como resultado. “
  • 3

    Endereço o contra-argumento. Embora não seja estritamente necessário, seu argumento pode ser mais forte se um ou mais de seus pontos de suporte abordarem as opiniões do lado oposto. Isso lhe dá a chance de abordar as possíveis objeções do seu público e fortalecer seu argumento. Certifique -se de descrever visões opostas de maneira justa e objetiva. Considere se alguém que realmente mantém essa visão aprovaria a maneira como você está descrevendo a posição deles. Se você não tem certeza, encontre alguém que pense assim e pergunte! Por exemplo, você não gostaria de dizer: “Os oponentes da reciclagem simplesmente não se importam se desperdiçarmos nossos preciosos recursos ou nosso dinheiro”. Isso não é uma descrição justa de sua opinião. Em vez disso, você pode dizer: “Os oponentes da reciclagem estão preocupados com o fato de o custo ser muito maior do que apenas usar novos materiais” e depois oferecer uma discussão sobre por que a reciclagem pode ser a opção mais econômica.

  • Certifique -se de descrever visões opostas de maneira justa e objetiva. Considere se alguém que realmente mantém essa visão aprovaria a maneira como você está descrevendo a posição deles. Se você não tiver certeza, encontre alguém que pense assim e pergunte!
  • Por exemplo, você não gostaria de dizer: “Os oponentes da reciclagem simplesmente não se importam se desperdiçarmos nossos preciosos recursos ou nosso dinheiro”. Isso não é uma descrição justa de sua opinião.
  • Em vez disso, você pode dizer: “Os oponentes da reciclagem estão preocupados com o fato de o custo ser muito maior do que apenas usar novos materiais” e depois oferecer uma discussão sobre por que a reciclagem pode ser a opção mais econômica.
  • 4

    Conclua com uma chamada à ação. A conclusão do seu discurso deve lembrar o seu público do que você disse a eles. Também deve deixar claro exatamente o que você espera que eles façam a seguir. Não apenas reafirme, literalmente, o que você já disse. Em vez disso, use isso como uma oportunidade para reforçar a maneira como seus pontos principais suportam sua chamada à ação. Por exemplo: “Para resumir, eu mostrei a você (pontos A, B e C). Esses três fatos inegáveis ​​apontam para um programa de reciclagem em toda a cidade como o passo mais sensato e ético que podemos ajudar a criar um futuro mais sustentável. Por favor, junte -se a mim na votação ‘sim ‘ neste programa em novembro. “

  • Não apenas reafirme, literalmente, o que você já disse. Em vez disso, use isso como uma oportunidade para reforçar a maneira como seus pontos principais suportam sua chamada à ação. Por exemplo: “Para resumir, eu mostrei a você (pontos A, B e C). Esses três fatos inegáveis ​​apontam para um programa de reciclagem em toda a cidade como o passo mais sensato e ético que podemos ajudar a criar um futuro mais sustentável. Por favor, junte -se a mim na votação ‘sim ‘ neste programa em novembro. “
  • Parte 3

    entregando seu discurso

    1

    Pratique seu discurso. Quando se trata de fazer seu discurso funcionar na vida real, a coisa mais importante que você pode fazer é praticar, o máximo que puder. Tente praticar na frente de um espelho, para que você possa ver como está fazendo o discurso. Isso pode ajudá -lo a notar suas expressões faciais e linguagem corporal. Isso pode ajudar ou dificultar sua capacidade de transmitir sua mensagem. Por exemplo, você pode notar que está desbotado ou que se mexe com o seu colarinho. Essas ações sugerem a um público que você não está confiante. Melhor ainda, grave -se com uma câmera de vídeo e assista à fita depois. Isso pode ajudá -lo a ver (e ouvir) onde sua entrega precisa de melhorias. [5] Ele tem o benefício de fornecer áudio e também não o distrai tanto quanto um espelho quando você estiver falando. Depois de praticar por conta própria algumas vezes, tente fazer o discurso a um pequeno grupo de amigos ou familiares. Peça o feedback deles sobre sua mensagem e entrega.

  • Tente praticar na frente de um espelho, para que você possa ver como está fazendo o discurso. Isso pode ajudá -lo a notar suas expressões faciais e linguagem corporal. Isso pode ajudar ou dificultar sua capacidade de transmitir sua mensagem.
  • Por exemplo, você pode notar que está desbotado, ou que se mexe com o seu colarinho. Essas ações sugerem a um público que você não está confiante.
  • Melhor ainda, grave -se com uma câmera de vídeo e assista à fita depois. Isso pode ajudá -lo a ver (e ouvir) onde sua entrega precisa de melhorias. [5] Ele tem o benefício de fornecer áudio e também não o distrai tanto quanto um espelho quando você está falando.
  • Depois de praticar por conta própria algumas vezes, tente fazer o discurso a um pequeno grupo de amigos ou familiares. Peça o feedback deles sobre sua mensagem e entrega.
  • 2

    Vista -se adequadamente. No dia do discurso, vista -se adequadamente para o local e o público com quem você estará falando. De um modo geral, isso significa se vestir profissionalmente. Mas, o grau de formalidade varia. Um discurso para um clube de cinema para convencê -los a mostrar que seu filme não exigirá o mesmo grau de formalidade que falar com os executivos de uma empresa de distribuição de filmes. Para os executivos, você gostaria de usar um terno. Para o clube de cinema, isso pode estar exagerando.

  • De um modo geral, isso significa se vestir profissionalmente. Mas, o grau de formalidade varia. Um discurso para um clube de cinema para convencê -los a mostrar que seu filme não exigirá o mesmo grau de formalidade que falar com os executivos de uma empresa de distribuição de filmes. Para os executivos, você gostaria de usar um terno. Para o clube de cinema, isso pode estar exagerando.
  • 3

    Relaxe. Muitas pessoas acham intimidador de falar em público, mas tentam relaxar e ser você mesmo enquanto faz o seu discurso. Seja amigável e faça contato visual com o público. Mova -se, quando apropriado, mas não se mexe ou pegue suas roupas ou cabelos. Não leia o discurso. Não há problema em usar algumas notas para se manter no caminho certo, mas seu discurso deve ser memorizado principalmente. Role com os socos. Se você cometer um erro, não deixe que isso atrapalhe todo o seu discurso. Isso pode ser uma oportunidade de usar um pouco de humor. Então, siga em frente.

  • Seja amigável e faça contato visual com o público.
  • Mova -se, quando apropriado, mas não se mexe ou pegue suas roupas ou cabelo.
  • Não leia o discurso. Não há problema em usar algumas notas para se manter no caminho certo, mas seu discurso deve ser memorizado principalmente.
  • Role com os socos. Se você cometer um erro, não deixe que isso atrapalhe todo o seu discurso. Isso pode ser uma oportunidade de usar um pouco de humor. Então, siga em frente.
  • 4

    Envolva seu público. Se houver algo específico que você gostaria que seu público faça, forneça a eles quaisquer recursos possível para facilitar. É difícil motivar as pessoas a agir, mas se você simplificar, elas terão maior probabilidade de seguir adiante. Por exemplo, se você deseja que eles entrem em contato com o prefeito, exigindo um programa de reciclagem, não peça apenas para que eles o façam. Dê a eles envelopes estampados e endereçados para enviar uma carta ou cartões com o número de telefone do prefeito e o endereço de e -mail. Se você fizer isso, é provável que muitas pessoas sigam.

  • Por exemplo, se você deseja que eles entrem em contato com o prefeito, exigindo um programa de reciclagem, não peça apenas para que o façam. Dê a eles envelopes estampados e endereçados para enviar uma carta ou cartões com o número de telefone do prefeito e o endereço de e -mail. Se você fizer isso, é provável que muitas pessoas sigam.
  • As pessoas também assistem

    frases de transporte

    tudo bem para comer peixe

    james madison cita

    top 10 frases de benjamin franklin

    frases para sempre