Como escrever um esboço de discurso

Um esboço do discurso pode aumentar sua confiança e ajudá -lo a manter seu lugar para que você pareça autoritário e no controle. Ao escrever seu esboço do discurso, concentre -se em como você se apresentará e seu tópico, os pontos que você cobrirá e os interesses do seu público.

Parte 1

criando sua introdução

1:

Comece com uma saudação. A primeira coisa que as pessoas querem saber quando você se fala é quem você é. Se outra pessoa o apresentou, reserve um tempo para agradecê -lo, bem como qualquer pessoa responsável por organizar o evento ou convidá -lo a falar. Lembre -se de que você pode estar nervoso quando iniciar seu discurso. Inclua isso em seu esboço para que você não esqueça. Se houver algo sobre você que o relaciona com seu público ou com o grupo que organizou o evento, você também deseja incluir isso em sua breve saudação – especialmente se você não teve o benefício de uma introdução de alguém. Por exemplo, você pode dizer “Boa tarde. Eu sou Sally Sunshine, e fui voluntário da Springfield Animal Society por cinco anos. Estou honrado que eles me convidaram para falar aqui hoje sobre sobre a importância de esterilizar ou esterilizar seus animais de estimação. “

  • Lembre -se de que você pode ficar nervoso quando iniciar seu discurso. Inclua isso em seu esboço para que você não esqueça.
  • Se há algo sobre você que o relaciona com seu público ou ao grupo que organizou o evento, você também deseja incluir isso em sua breve saudação – especialmente se você não teve o benefício de uma introdução de alguém else.
  • Por exemplo, você pode dizer “Boa tarde. Eu sou Sally Sunshine, e fui voluntário da Springfield Animal Society por cinco anos. Estou honrado que eles me convidaram para falar Aqui hoje sobre a importância de esterilizar ou esterilizar seus animais de estimação. “
  • 2:

    Abra seu discurso com um dinâmico de atenção. Você quer chamar a atenção deles e se apegar à atenção deles durante todo o discurso. Isso pode ser uma piada, uma história pessoal ou uma observação interessante sobre o seu tópico que não se encaixa em outros lugares do seu discurso. Ao escolher sua atenção, lembre-se do público. Pense no que chamaria a atenção deles – não necessariamente o que você acha interessante ou humorístico. Se você não tiver certeza se seu dinâmico de atenção funcionará, tente praticá-lo na frente de amigos ou familiares com idade e interesses semelhantes às pessoas que estarão na platéia quando você fizer seu discurso. Por exemplo, se você estiver fazendo um discurso sobre esterilização e esterilização para um grupo de famílias suburbanas, poderá abrir com uma referência humorística ao filme da Disney “101 Dalmatians”.

  • Ao escolher sua atenção, lembre-se do público. Pense no que chamaria a atenção deles – não necessariamente o que você acha interessante ou humorístico.
  • Se você não tiver certeza se seu gente de atenção funcionará, tente praticá-lo na frente de amigos ou familiares com idade e interesses semelhantes às pessoas que estarão na platéia quando você fizer seu discurso.
  • Por exemplo, se você estiver fazendo um discurso sobre esterilização e esterilização para um grupo de famílias suburbanas, poderá abrir com uma referência humorística ao filme da Disney “101 Dalmatians”. “
  • 3:

    Dê ao seu público um motivo para ouvir seu discurso. Nesta parte da sua introdução, você transição da sua anedota de atenção para o objeto do próprio discurso. Esta seção deve ser apenas uma ou duas frases. [1] Explique brevemente a importância do tópico ou questão que você estará discutindo em seu discurso. Se o seu discurso for informativo, explique por que a informação é importante ou relevante para o seu público. Para discursos argumentativos, explique o que pode acontecer se as ações não estiverem tomadas sobre o assunto. Por exemplo, você pode dizer “todos os anos, nosso abrigo de animais local deve derrubar 500 gatos e cães indesejados. Se todos os animais de estimação fossem castrados e castrados, estima -se que esse número diminuísse para menos de 100.”

  • Explique brevemente a importância do tópico ou questão que você estará discutindo em seu discurso.
  • Se o seu discurso é informativo, explique por que a informação é importante ou relevante para o seu público.
  • Para discursos argumentativos, explique o que pode acontecer se não for tomada sobre o assunto.
  • Por exemplo, você pode dizer “todos os anos, nosso abrigo de animais local deve derrubar 500 gatos e cães indesejados. Se todos os animais de estimação fossem esterilizados e castrados, estima -se que esse número diminuísse para menos de 100.”
  • 4:

    Apresente sua declaração de tese. Sua declaração de tese, amplamente, diz ao público o escopo do seu discurso. A estrutura e o conteúdo desta declaração variam com base no tipo de discurso que você está dando. [2] Se você estiver fazendo um discurso argumentativo, sua declaração de tese será uma declaração do ponto final que você espera provar através das informações e evidências que você estabelecer em seu discurso. Por exemplo, a declaração de tese para um discurso argumentando que todos os donos de animais de estimação deveriam esterilizar ou neutralizar seus animais de estimação, “toda a nossa comunidade se beneficiaria se todos os animais de estimação fossem castrados ou castrados”. A declaração de tese para um discurso mais informativo simplesmente resumirá o tipo de informação que você fornecerá ao público através do seu discurso. Para um discurso mais científico, sua declaração de tese refletirá a hipótese do estudo científico que você está apresentando em seu discurso.

  • Se você estiver fazendo um discurso argumentativo, sua declaração de tese será uma declaração do ponto final que você espera provar através das informações e evidências que você estabeleceu em seu discurso.
  • Por exemplo, a declaração de tese para um discurso argumentando que todos os donos de animais de estimação deveriam esterilizar ou neutralizar seus animais de estimação “, toda a nossa comunidade se beneficiaria se todos os animais de estimação fossem esterilizados ou castrados”
  • A declaração de tese para um discurso mais informativo simplesmente resumirá o tipo de informação que você fornecerá ao público através do seu discurso.
  • Para um discurso mais científico, sua declaração de tese refletirá a hipótese do estudo científico que você está apresentando em seu discurso.
  • 5:

    Estabeleça sua credibilidade. Você fez o seu ponto, mas agora precisa que o público saiba por que eles deveriam ouvi -lo. A credibilidade não precisa ser tão formal quanto um grau específico ou anos de pesquisa – pode ser uma história pessoal. [3] Se você está fazendo um discurso para uma aula na escola, sua “credibilidade” pode ser tão simples quanto o fato de você ter participado da aula e pesquisou o tópico. No entanto, se você tem um interesse mais personalizado no tópico do seu discurso, é um bom momento para mencionar isso. Para um discurso argumentativo, uma conexão pessoal com o assunto pode aumentar sua credibilidade. Por exemplo, talvez você esteja fazendo um discurso sobre a política habitacional urbana local e se interessou pelo tópico quando soube que sua família estava enfrentando despejo. Uma conexão pessoal geralmente pode significar mais para os membros do seu público do que uma vasta experiência profissional na área.

  • Se você está fazendo um discurso para uma aula na escola, sua “credibilidade” pode ser tão simples quanto o fato de você ter participado da aula e pesquisou o tópico.
  • No entanto, se você tem um interesse mais personalizado no tópico do seu discurso, é um bom momento para mencionar isso.
  • Para um discurso argumentativo, uma conexão pessoal com o assunto pode melhorar sua credibilidade. Por exemplo, talvez você esteja fazendo um discurso sobre a política habitacional urbana local e se interessou pelo tópico quando soube que sua família estava enfrentando despejo. Uma conexão pessoal geralmente pode significar mais para os membros do seu público do que uma vasta experiência profissional na área.
  • 6:

    Visualize seus pontos principais. Agora que o público sabe sobre o que você vai falar, por que você vai falar sobre isso e por que eles devem ouvi -lo, dar a eles um resumo interessante dos pontos que você fará durante o seu discurso. [4] Não há regra rígida e rápida, mas os discursos normalmente têm três pontos principais. Você deve listá -los em sua introdução na ordem em que planeja apresentá -los em seu discurso. A ordem em que você discute seus pontos depende do tipo de discurso que você está dando. Por exemplo, seu discurso sobre esterilização ou esterilização de animais de estimação pode abordar os benefícios primeiro ao animal de estimação, depois o benefício para a família do animal de estimação, depois o benefício para a comunidade em geral. Isso começa pequeno e se move para fora. Para um discurso argumentativo, você normalmente deseja liderar com seu argumento mais forte e trabalhar em ordem de força. Se você estiver fazendo um discurso informativo com base em um evento histórico, você pode fornecer seus pontos cronologicamente. Outros discursos informativos podem ser melhor atendidos começando com o ponto mais amplo e se movendo para pontos mais estreitos. Por fim, você deseja pedir seus pontos de uma maneira que pareça natural para você e permitirá que você faça a transição facilmente de um ponto para outro.

  • Não há regra rígida e rápida, mas os discursos normalmente têm três pontos principais. Você deve listá -los em sua introdução na ordem em que planeja apresentá -los em seu discurso. A ordem em que você discute seus pontos depende do tipo de discurso que você está dando.
  • Por exemplo, seu discurso sobre esterilização ou esterilização pode abordar os benefícios para o animal de estimação primeiro, depois o benefício para a família do animal de estimação, depois o benefício para a comunidade em geral. Isso começa pequeno e se move para fora.
  • Para um discurso argumentativo, você normalmente deseja liderar com seu argumento mais forte e trabalhar em ordem de força.
  • Se você estiver fazendo um discurso informativo com base em um evento histórico, convém fornecer seus pontos cronologicamente. Outros discursos informativos podem ser melhor atendidos começando com o ponto mais amplo e se movendo para pontos mais estreitos.
  • Em última análise, você deseja pedir seus pontos de uma maneira que pareça natural para você e permitirá que você faça a transição facilmente de um ponto para outro.
  • Parte 2

    Construindo o corpo do seu discurso

    1:

    Declare seu primeiro ponto. O esboço do corpo do seu discurso começará com o primeiro ponto que você pretende fazer em seu discurso. Escreva uma transição suave da sua introdução no corpo do seu discurso. Seu primeiro ponto será uma entrada de nível superior em seu esboço, normalmente observado por um número romano. Sob esse nível superior, você terá vários sub-pontos que são comentários, estatísticas ou outras evidências que apoiam esse ponto. Dependendo de como seu esboço é formatado, essas normalmente serão letras ou pontos de bala.

  • Seu primeiro ponto será uma entrada de nível superior em seu esboço, normalmente observado por um número romano.
  • Sob esse nível superior, você terá vários sub-pontos, que são comentários, estatísticas ou outras evidências que apoiam esse ponto. Dependendo de como seu esboço é formatado, essas normalmente serão cartas ou pontos de bala.
  • 2:

    Apresente suas evidências ou argumentos de apoio. Sob o seu primeiro ponto, você listará evidências ou fatos específicos que deseja mencionar em seu discurso que apóiam o ponto. Isso pode incluir datas, estatísticas ou citações de fontes. [5] Assim como os próprios pontos, com sua evidência, você normalmente deseja começar com a subponto mais forte ou mais importante de evidência ou parte e descer. Dessa forma, se você começar a correr com pouco tempo, poderá cortar facilmente os últimos pontos sem se preocupar com o fato de deixar de fora algo importante. O tipo de evidência ou sub-pontos que você deseja incluir dependerá do tipo de discurso que você está dando. Tente evitar bater no seu público com longas séries de números ou estatísticas – eles normalmente não mantêm as informações. Se você tiver uma quantidade significativa de dados ou estatísticas numéricas, criar um infográfico que você pode projetar durante sua apresentação pode ser mais útil. Lembre -se de que histórias ou anedotas pessoais adicionais podem ser particularmente eficazes para expressar seu ponto de vista em um discurso. Por exemplo, se o seu primeiro ponto em seu discurso sobre esterilizar ou castrorar animais de estimação for que o procedimento beneficie os próprios animais de estimação, você poderá ressaltar que animais de estimação que são castrados ou castrados vivem por mais tempo, correm um risco reduzido por certos tipos de câncer e são geralmente mais saudáveis ​​do que animais de estimação que não são castrados ou castrados.

  • Como nos próprios pontos, com sua evidência, você normalmente deseja começar com o subponto mais forte ou mais importante de evidência ou parte e descer. Dessa forma, se você começar a correr com pouco tempo, poderá cortar facilmente os últimos pontos sem se preocupar com o fato de deixar de fora algo importante.
  • O tipo de evidência ou sub-pontos que você deseja incluir dependerá do tipo de discurso que você está dando.
  • Tente evitar bater no seu público com longas séries de números ou estatísticas – eles normalmente não mantêm as informações. Se você tiver uma quantidade significativa de dados ou estatísticas numéricas, criar um infográfico que você pode projetar durante sua apresentação pode ser mais útil.
  • Lembre -se de que histórias ou anedotas pessoais adicionais podem ser particularmente eficazes para expressar seu ponto de vista em um discurso.
  • Por exemplo, se o seu primeiro ponto em seu discurso sobre esterilizar ou castrurar animais de estimação for que o procedimento beneficie os animais de estimação, você poderá ressaltar que animais de estimação que são castrados ou castrados vivem por mais tempo, correm um risco reduzido para certos tipos de tipos de câncer, e geralmente são mais saudáveis ​​do que animais de estimação que não são esterilizados ou castrados.
  • 3:

    Transição para o seu próximo ponto. Depois de terminar todas as informações que deseja incluir para o seu primeiro ponto, volte ao nível superior e encontre uma maneira suave de fazer a transição desse ponto para o seu segundo ponto em uma ou duas frases. Evite demais a sua transição. Realmente não precisa ser incrivelmente sofisticado. Se você não puder criar algo específico, o uso de uma frase de transição simples funcionará bem. Por exemplo, você pode dizer “agora que discuti como esterilizar e esterilizar tem um efeito positivo na saúde do seu animal de estimação, quero me mudar para o efeito que a esterilização e a esterilização tem sobre sua família”. Algumas das transições mais eficazes ativam uma palavra ou frase específica, como a palavra “efeito” no exemplo acima.

  • Evite demais a sua transição. Realmente não precisa ser incrivelmente sofisticado. Se você não pode encontrar nada específico, usar uma frase de transição simples funcionará bem.
  • Por exemplo, você pode dizer “agora que discuti como a esterilização e a esterilização tem um efeito positivo na saúde do seu animal de estimação, quero me mudar para o efeito que a esterilização e a esterilização tem sobre sua família”.
  • Algumas das transições mais eficazes ativam uma palavra ou frase específica, como a palavra “efeito” no exemplo acima.
  • 4:

    Repita o mesmo processo para todos os pontos restantes. Seu esboço parecerá o mesmo para os dois (ou mais) pontos restantes que você planeja cobrir em seu discurso. Comece com um ponto de esboço de nível superior que fornece uma frase de tópico do ponto e siga-o com sub-pontos de três ou quatro letras ou marcadores de fatos em apoio. Ao escolher seus sub-pontos ou os fatos que você deseja enfatizar em seu discurso, mantenha seu público em mente e o ponto geral. Pense no que é importante para eles, ou o que eles potencialmente achariam surpreendente ou mais interessantes.

  • Ao escolher seus sub-pontos ou os fatos que você deseja enfatizar em seu discurso, mantenha seu público em mente e o ponto geral. Pense no que é importante para eles, ou o que eles potencialmente achariam surpreendente ou mais interessantes.
  • Parte 3

    Criando seu fechamento

    1:

    Forneça uma transição suave. Agora que você terminou o corpo do seu discurso, precisa de uma frase de transição eficaz que sinalize ao seu público que você está chegando ao fim do seu discurso. [6] Essa transição não precisa ser sofisticada – nem precisa ser uma frase inteira. Você pode simplesmente dizer “em conclusão” e depois iniciar o seu resumo.

  • Essa transição não precisa ser sofisticada – nem precisa ser uma frase inteira. Você pode simplesmente dizer “em conclusão” e depois iniciar o seu resumo.
  • 2:

    Resuma os pontos que você discutiu. Os treinadores de fala geralmente descrevem a organização de um discurso como “diga a eles o que você vai dizer, diga e diga o que você disse”. Comece sua conclusão dizendo ao seu público o que você disse a eles em seu discurso. Você não precisa entrar em detalhes aqui – está apenas reforçando o que já disse ao seu público. Certifique -se de não apresentar nenhuma nova informação no seu resumo de encerramento. Por exemplo, você pode dizer “como viu, casmar ou castrorar seu animal de estimação tem benefícios substanciais não apenas para você e seu animal de estimação, mas também para a comunidade em geral.”

  • Você não precisa entrar em detalhes aqui – você está apenas reforçando o que já disse ao seu público.
  • Certifique -se de não apresentar nenhuma nova informação em seu resumo de encerramento.
  • Por exemplo, você pode dizer “Como você viu, esterilizar ou esterilizar seu animal de estimação tem benefícios substanciais não apenas para você e seu animal de estimação, mas também para a comunidade em geral.”
  • 3:

    Reafirmar sua declaração de tese. Esta versão da sua declaração de tese deve parecer mais uma conclusão ou uma descoberta final do que a hipótese de que pode ter sido em sua introdução. [7] Se o seu discurso correu bem, você provou totalmente sua tese e demonstrou sua importância. Esta afirmação deve estar relacionada ao resumo de seus pontos e apresentar uma forte declaração. Particularmente para discursos breves, você pode até combinar seu resumo dos pontos com sua declaração de tese em uma única frase que encerra seu discurso. Por exemplo, você pode dizer “dados os benefícios à saúde do seu animal de estimação, para sua família e para o bem-estar geral da sua comunidade, fica claro que os animais de estimação ou esterilização devem ser uma prioridade para todos os donos de animais de estimação . “

  • Se seu discurso correu bem, você provou totalmente sua tese e demonstrou sua importância. Esta afirmação deve estar relacionada ao resumo de seus pontos e apresentar uma forte declaração.
  • Particularmente para discursos breves, você pode até combinar seu resumo dos pontos com sua declaração de tese em uma única frase que encerra seu discurso.
  • Por exemplo, você pode dizer “dados os benefícios à saúde do seu animal de estimação, para sua família e para o bem-estar geral da sua comunidade, fica claro que os animais de estimação ou esterilizando todos os donos de animais de estimação. “
  • 4:

    Deixe seu público algo para lembrar. Para encerrar seu discurso, pense em algo na mesma nota que a atenção que você usou para abrir seu discurso. Pode ser uma anedota ou uma reformulação humorística da importância da questão. Você pode pensar em uma maneira de trazer todo o discurso de volta à história que você contou inicialmente para chamar a atenção do seu público. Se você tiver um discurso argumentativo ou semelhante, suas linhas de fechamento normalmente incluirão uma chamada à ação. Dê ao seu público um exemplo de quão importante é o assunto do seu discurso e implore -lhes para agir com as informações que você lhes deu de uma maneira específica. Ao fazer uma chamada à ação, inclua detalhes específicos, como onde ir, quem entrar em contato e quando agir. Por exemplo, você pode dizer “para a próxima semana, a Springfield Animal Society estará esterilizando e castrando animais de estimação gratuitamente em sua clínica na 123 Main Street. Ligue para 555-555-5555 para marcar uma consulta para seu amigo peludo hoje!”

  • Você pode querer pensar em uma maneira de trazer todo o discurso de volta à história que você contou inicialmente para chamar a atenção do seu público.
  • Se você tiver um discurso argumentativo ou semelhante, suas linhas de fechamento normalmente incluirão uma chamada à ação. Dê ao seu público um exemplo de quão importante é o assunto do seu discurso e implore -lhes para agir com as informações que você deu de uma maneira específica.
  • Ao fazer uma chamada à ação, inclua detalhes específicos, como para onde ir, quem entrar em contato e quando agir.
  • Por exemplo, você pode dizer “Para a próxima semana, a Springfield Animal Society estará esterilizando e esterilizando animais de estimação gratuitamente em sua clínica na 123 Main Street. Ligue para 555-555-555 para marcar uma consulta para seu amigo peludo hoje hoje ! “
  • 5:

    Agradeça ao público e a qualquer pessoa que o convidasse. Agradecendo ao público por ouvir você demonstra que você os respeita e valoriza o tempo deles. Se você foi convidado especificamente a falar por um indivíduo ou organização em particular, também deve mencioná -los novamente. Especialmente se o seu discurso for mais longo ou se você passou o tempo atribuído, diga a eles que aprecia o tempo deles. Como na sua saudação inicial, incluindo isso em seu esboço garante que você não o esqueça no momento. Isso não significa que você deve tentar escrever algo literal. Em vez disso, você deve se concentrar em seus agradecimentos mais fora do punho e sincero.

  • Principalmente se o seu discurso foi mais longo ou se você passou o tempo atribuído, certifique -se de dizer a eles que aprecia o tempo deles.
  • Como na sua saudação inicial, incluindo isso em seu esboço garante que você não o esqueça no momento. Isso não significa que você deve tentar escrever algo literal. Em vez disso, você deve se concentrar em seus agradecimentos mais fora do punho e sincero.
  • 6:

    Observe o tempo para perguntas. Fale com os organizadores do evento de antemão e descubra se você pode (ou deve) convidar qualquer dúvida do público sobre seu discurso. Se você pretende fornecer tempo para perguntas, observe isso em seu esboço para não esquecer de mencioná -lo no final do seu discurso. Se você deseja estabelecer parâmetros para as perguntas, listá -las em seu esboço para que você possa mencioná -las quando anunciar que está aberto para perguntas. Antecipar perguntas que podem ser feitas dependentes do seu tópico de fala. Responda preventivamente a essas perguntas e inclua -as em seu esboço. Você também deve observar se você tem apenas um período de tempo especificado para perguntas ou se está recebendo apenas um número definido de perguntas.

  • Se você deseja estabelecer parâmetros para as perguntas, listá -las no seu esboço para poder mencioná -las quando anunciar que está aberto para perguntas.
  • antecipar perguntas que podem ser feitas dependentes do seu tópico de fala. Responda preventivamente a essas perguntas e inclua -as em seu esboço.
  • Você também deve observar se tiver apenas um período de tempo especificado para perguntas ou se está apenas fazendo um número definido de perguntas.