Os sonetos
são poemas compostos por 14 linhas. O soneto inglês, ou shakespeariano, é escrito em pentâmetro iâmbico e tem um padrão específico de palavras de rima no final de todas as linhas. As duas linhas finais rimam entre si e geralmente transformam o significado do soneto em algo novo. O assunto tradicional do soneto é o amor, muitas vezes não correspondido ou ambíguo, mas os sonetos podem ser escritos em qualquer tópico.
Parte 1
1
Inclua 14 linhas de igual comprimento. O soneto é conhecido por seu comprimento: 14 linhas exatamente. Existem muitas variedades da forma do soneto, mas os sonetos shakespearianos são sempre 14 linhas. A quadra é um termo poético para 4 linhas de poesia que compartilham uma sensibilidade comum e geralmente compartilham um esquema de rima. O dístico é um termo poético para 2 linhas de verso rimado. As 14 linhas do soneto shakespeariano são formadas usando 3 quadras (4 linhas de versículo x 3 repetições = 12 linhas) e 1 dístico (2 linhas) para resultar nas 14 linhas necessárias. Geralmente, há um problema expresso nas três primeiras quadras, que é então resolvido pelo dístico de fechamento. Cada quadra estende um pensamento ou idéia expressa na quadra anterior.
2
Conheça sobre o pentâmetro iâmbico. Os sonetos shakespearianos são normalmente escritos em linhas de 10 sílabas, 5 das quais são “estressadas” quando faladas em voz alta. Por exemplo, esta linha escrita pelo poeta Percy Bysshe Shelley: Se o inverno chegar, a primavera pode ficar muito atrás? As cinco sílabas estressadas são Win-, vem, primavera, longe, -sincera. Para criar mais variação nas linhas, também é possível incluir 11 sílabas, o que terminaria a linha em uma sílaba não estressada. Por exemplo, essa linha do soneto nº 29 de Shakespeare: “No entanto, nesses pensamentos, eu quase desprezando”, as tensões estão em, pensamentos, eu, a maioria, -pis-. A combinação de sílabas estressadas e não estressadas é conhecida como um pé métrico. Como Penta significa 5, o pentâmetro significa 5 pés. O pentâmetro iâmbico é o ritmo que mais imita o discurso diário no idioma inglês, por isso não é realmente difícil de escrever.
3
Considere o esquema de rima. O soneto shakespeariano tem regras bastante rigorosas sobre o que as palavras devem rimar no final de todas as linhas. Esse padrão de palavras finais de rima pode ser simbolizado por uma letra alfabética. Uma série de dísticos rimados pode ser simbolizada como AABBCC, etc. [1] O esquema de rima do soneto shakespeariano é um ABAB CDCD EFEF GG. Observando o esquema de rima, você pode ver que existe um fluxo previsível para as rimas finais de cada uma das 14 linhas.
4
Conheça versões diferentes do soneto inglês. O Spenserian Sonnet, nomeado após o famoso poeta britânico Edmund Spenser, consiste em 14 linhas com o esquema de rima abab bcbc cdcd ee. As quadras estão ligadas nesta forma pela linha final de cada quadra que continua na primeira linha da seguinte quadra. O soneto miltonico, que é o que o poeta britânico William Wordsworth escreveu frequentemente, usa o esquema de rima Abbaabba CDECDE. Esta é, de fato, uma versão do soneto italiano ou de Petrarchan, no qual as 14 linhas são criadas por 8 linhas (2 quadras) e 6 linhas (ou sestet) com um volta (ou giro) no meio. O soneto miltonico omite a virada no meio. O soneto shakespeariano foi realmente desenvolvido pelo conde de Surrey no século XVI, mas ficou famoso por Shakespeare em sua sequência de soneto impressa em 1609.
5
Saiba o que faz um poema lírico. Um poema lírico é escrito para expressar emoções pessoais, como amor e tristeza. Um soneto é quase sempre um poema lírico, em vez de um poema dramático ou narrativo. Se você está pensando em escrever um soneto, pense em usar esse formulário para expressar algo que se sente fortemente. Na Grécia antiga, uma letra era um poema escrito para acompanhamento com a lira, um instrumento de cordas precoces. Atualmente, a poesia lírica é escrita como uma expressão de emoção individual. A palavra soneto significa literalmente “Little Song”. [2]
6
Considere tópicos populares para sonetos. Os sonetos de Shakespeare foram escritos principalmente sobre amor, seja feliz, infeliz ou proibido. Os poetas posteriores, principalmente John Donne, escreveram sonetos sobre amor religioso. O luto é outro tópico popular para sonetos, pois a dor pode ser vista como uma expressão de amor perdido. Dentro do tópico, há um conflito que será desenvolvido nas primeiras quadras e concluído na quadra final.
Parte 2
Começando a escrever seu soneto
1
Pense sobre o que você deseja escrever. As pessoas escreveram sonetos sobre amor, paixão, amor perdido ou amor desperdiçado, amor não correspondido ou a dor de perder um ente querido. Embora o amor, a dor ou outras emoções fortes façam sonetos atraentes, não há regras sobre o que um soneto deve ser. [3] Se você não tem certeza do que deseja que o seu poema seja, não há problema em começar com uma imagem que captura sua atenção ou até uma citação que você acha interessante em que pensar. Como a forma de um soneto é curta e intensa, faz sentido usar essa forma para tópicos interiores e auto-direcionados. Às vezes, escrever um poema pode ajudá -lo a resolver uma experiência confusa ou sobrecarregada você. Você pode se encontrar escrevendo um poema para descobrir seus próprios pensamentos. Os tópicos dos sonetos de Shakespeare incluíram tempo, amor, beleza e mortalidade.
2
Decida escrever sobre uma experiência. Uma razão para escrever um poema é escrever sobre uma experiência importante em sua vida. Focar em um momento específico da sua vida pode ajudá -lo a lidar com tópicos maiores, mais abstratos. Por exemplo, se você quiser escrever sobre alguém sua vida, pode começar escrevendo sobre uma experiência que compartilhou juntos, como uma unidade ou uma refeição. Este evento pode servir como uma metáfora, algo que serve para transmitir informações maiores que o próprio significado literal. Um exemplo de soneto escrito por Shakespeare sobre uma experiência real que também era uma metáfora estava no soneto 22, onde ele escreve sobre olhar para o espelho e ver os sinais de envelhecimento em seu próprio rosto. [4]
3
Seja específico. Usar linguagem clara e concreta é uma boa maneira de transmitir fortes experiências emocionais. Às vezes, as pessoas sentem que precisam escrever poesia usando a linguagem “poética”, quando nada poderia estar mais longe da verdade. Os melhores sonetos são escritos em linguagem simples e direta. Os detalhes sensoriais o ajudarão a mostrar ao leitor seu significado, em vez de simplesmente dizer seu significado. Certifique -se de incluir muitos detalhes sensoriais, como o que você pode cheirar, sentir, provar e ouvir.
4
Evite clichês em seu poema. Os clichês são frases que têm sido usadas com tanta frequência na linguagem que não trazem mais informações significativas. Por exemplo, “Pretty como uma imagem” ou “legal como pepino” são comparações que são clichês. Uma maneira pela qual Shakespeare evitou clichês era tirar sarro deles, como no soneto 130, onde ele escreve: “Minha amante ‘olhos não são nada parecidos com o sol; coral é muito mais vermelho do que seus lábios ‘ vermelho …” [ 5] Como era um clichê comum comparar o corpo de uma mulher com imagens lisonjeiras, Shakespeare faz o oposto. Uma maneira de determinar se você está usando ou não clichês em sua redação é ler seu poema em voz alta para outra pessoa. Se o seu leitor puder prever o fim de qualquer frase antes de dizer, você provavelmente estará usando um clichê. Para eliminar todos os clichês do seu poema, concentre -se no que você realmente pretende dizer.
5
Certifique -se de encontrar tempo para escrever. Alguns escritores podem escrever em cafeterias ou na mesa da cozinha, mas outros precisam de uma sala silenciosa e uma mesa. O aspecto mais importante de escrever um poema é garantir que você reserve um tempo para se concentrar no seu trabalho. [6] Se você escreve sua poesia em um diário, um caderno ou no seu computador, depende de você. Não há “maneira errada” de escrever seu poema, então fique à vontade para explorar tantos estilos de escrita diferentes quanto quiser.
6
Considere escrever uma “coroa de sonetos”. Se você achar que gostaria de estender seu soneto após o limite de 14 linhas, considere escrever uma sequência de sonetos, geralmente chamada de “uma coroa de sonetos”. A sequência do soneto é uma coleção de sonetos vinculados sobre o mesmo assunto. [7] Freqüentemente, a última linha do soneto funciona como a linha de abertura do seguinte soneto. A última linha do soneto final pode ser a primeira linha do soneto inicial.