Como escrever uma análise de personagem

Aprender a escrever uma análise de personagens requer uma leitura completa da obra literária com atenção ao que o autor revela sobre o personagem por meio de diálogo, narrativa e enredo. Um analista literário escreve sobre o papel que cada personagem desempenha no trabalho. O protagonista é o personagem mais importante, enquanto o personagem que interpreta o vilão no conflito com o personagem principal é chamado de antagonista. Grandes escritores criam personagens com muitas facetas; portanto, a análise de caráter deve se concentrar nessas complexidades. Aqui estão algumas coisas a ter em mente ao escrever sua própria análise de personagens.

Parte 1

1

Escolha seu personagem. Para uma tarefa de análise de caracteres na escola, seu personagem pode ser atribuído a você. Mas se você escolher, considere apenas personagens que desempenham um papel dinâmico na história. Os personagens que parecem planos (unidimensionais – alguém que é apenas bom ou apenas ruim e não tem motivações complexas a considerar) não são boas escolhas para uma análise de personagens. [1] Por exemplo, se você está lendo o clássico Huckleberry Finn de Mark Twain, considere escolher Huck ou o escravo fugitivo, Jim, porque são personagens dinâmicos que mostram uma ampla gama de emoções, que frequentemente agem de maneiras imprevisíveis e que movem a trama encaminhar com suas ações. Pode ser menos eficaz escolher o duque ou o rei, os truques Huck e Jim se encontram no Arkansas, porque eles têm papéis razoavelmente menores na história, eles não mostram uma ampla gama de emoções e, mais do que tudo, eles ‘RE Simply Stock Personagens (a história precisa de um desvio humorístico e uma maneira de Jim e Huck se separarem, para que Huck possa ter seu infame bem, então, eu vou para o inferno! Momento, e o duque e o rei cumprir esse papel).

  • Por exemplo, se você está lendo o clássico Huckleberry Finn de Mark Twain, considere escolher Huck ou o escravo fugitivo, Jim, porque são personagens dinâmicos que mostram uma ampla gama de emoções, que frequentemente agem de maneiras imprevisíveis e quem Mova a trama para a frente com suas ações.
  • Pode ser menos eficaz escolher o duque ou o rei, os trapaceiros Huck e Jim se encontram no Arkansas, porque eles têm papéis razoavelmente menores na história, eles não mostram uma ampla gama de emoções e, mais do que Qualquer coisa, eles são simplesmente personagens de estoque (a história precisa de um desvio humorístico e uma maneira de Jim e Huck se separarem, para que Huck possa ter seu infame bem, então eu vou para o inferno! Momento e o duque e o rei cumpre esse papel).
  • 2

    Leia a história com seu personagem em mente. Mesmo se você leu a história antes, precisará lê -la novamente porque notará coisas novas agora que tem uma tarefa específica em mente. Observe todos os lugares que seu personagem aparece e considere o seguinte: Como o autor os descreve? Para o exemplo do Huck Finn, você pode pensar em como Huck é descrito como um garoto de sertão, mas ele claramente luta com questões maiores que têm implicações sociais complexas – como escravidão e religião. Que tipos de relacionamentos seu personagem tem com outros personagens? Pense em como Huck se relaciona com o escravo fugitivo Jim, tanto no início do romance quanto no final. Pense no relacionamento de Huck com seu pai bêbado e abusivo e como isso moldou sua identidade. Como as ações do seu personagem movem o enredo para a frente? Huck é o personagem principal, então obviamente suas ações são importantes. Mas o que, especificamente, é especial na maneira como Huck atua? Como ele toma decisões diferentes do que alguém na mesma situação pode? Você poderia falar sobre como Huck decide resgatar Jim das pessoas que pretendem devolvê -lo ao seu dono porque ele decide que a escravidão está errada, mesmo que essa idéia contradiz tudo o que a sociedade o ensinou. Que lutas seu personagem encontra? Pense em como Huck cresce e aprende ao longo da história. No começo, é mais provável que ele seja pego em esquemas (como fingir sua própria morte); Mas mais tarde, ele evita o truque que observa (como quando ele tenta abandonar o Duke e o rei enganoso).

  • Como o autor os descreve? Para o exemplo do Huck Finn, você pode pensar em como Huck é descrito como um garoto de sertão, mas ele claramente luta com questões maiores que têm implicações sociais complexas – como escravidão e religião.
  • Que tipos de relacionamentos seu personagem tem com outros personagens? Pense em como Huck se relaciona com o escravo fugitivo Jim, tanto no início do romance quanto no final. Pense no relacionamento de Huck com seu pai bêbado e abusivo e como isso moldou sua identidade.
  • Como as ações do seu personagem movem o enredo para a frente? Huck é o personagem principal, então obviamente suas ações são importantes. Mas o que, especificamente, é especial na maneira como Huck atua? Como ele toma decisões diferentes do que alguém na mesma situação pode? Você poderia falar sobre como Huck decide resgatar Jim das pessoas que pretendem devolvê -lo ao seu dono porque ele decide que a escravidão está errada, mesmo que essa ideia contradiz tudo o que a sociedade o ensinou.
  • Que lutas seu personagem encontra? Pense em como Huck cresce e aprende ao longo da história. No começo, é mais provável que ele seja pego em esquemas (como fingir sua própria morte); Mas mais tarde, ele evita o truque que observa (como quando tenta abandonar o Duke e o rei enganoso).
  • 3

    Faça anotações. Ao ler, faça anotações sobre todos os elementos importantes que aumentam a profundidade do personagem principal ao ler o trabalho pela segunda vez. Fazer anotações nas margens e sublinhar passagens importantes. [2] Você também pode manter um caderno à mão enquanto está lendo para ajudá -lo a acompanhar seus pensamentos sobre o personagem enquanto lê.

  • Você também pode manter um caderno à mão enquanto está lendo para ajudá -lo a acompanhar seus pensamentos sobre o personagem enquanto lê.
  • 4

    Escolha uma ideia principal. Reúna todas as suas anotações sobre o personagem e tente pensar na idéia principal relacionada a elas. Esta será sua declaração de tese para sua análise de personagens. Pense em suas ações, motivações e o resultado de sua história. Talvez sua ideia de tese seja algo sobre como o personagem incorpore as lutas de crescer quando menino, ou sobre o bem inerente às pessoas. Talvez seu personagem mostre aos leitores que mesmo as pessoas que cometem erros horríveis são capazes e merecem a redenção. Para o exemplo do Huck Finn, você pode escolher algo sobre a hipocrisia da sociedade civilizada, uma vez que, em essência, o romance é sobre um garoto que foi criado para apoiar a escravização dos negros, mas decide, através de suas experiências com Jim no rio, para valorizar Jim como uma pessoa e um amigo, em vez de apenas como escravo. Da mesma forma, o próprio pai de Huck captura e “escraviza” Huck, uma situação que Huck acaba escapa e reflete a própria busca por liberdade de Jim. A sociedade vê a fuga de Huck como moral e justa, mas a fuga de Jim é um crime terrível para as pessoas da cidade. Nesta contradição, existe um grande ponto crucial da história.

  • Para o exemplo do Huck Finn, você pode escolher algo sobre a hipocrisia da sociedade civilizada, pois, em essência, o romance é sobre um garoto que foi criado para apoiar os negros escravizados, mas decide, através de suas experiências com Jim no rio , valorizar Jim como uma pessoa e um amigo, e não apenas como escravo. Da mesma forma, o próprio pai de Huck captura e “escraviza” Huck, uma situação que Huck acaba escapa e reflete a própria busca por liberdade de Jim. A sociedade vê a fuga de Huck como moral e justa, mas a fuga de Jim é um crime terrível para as pessoas da cidade. Nesta contradição, existe um grande ponto crucial da história.
  • 5

    Faça um esboço. Depois de decidir sua ideia principal, faça um breve contorno de todo o seu material de suporte. Anote cada lugar no texto em que seu personagem exibe a característica que você escolheu para sua tese. Inclua evidências complicadas que permitem que o personagem tenha mais profundidade. [3] Um esboço ajudará a manter seus pensamentos organizados e manter um fluxo eficaz à medida que você se move através da análise.

  • Um esboço ajudará a manter seus pensamentos organizados e manter um fluxo eficaz à medida que você se move através da análise.
  • Parte 2

    Escrevendo a análise do personagem

    1

    Escreva sua introdução. Mantendo sua ideia de tese em mente, prepare um parágrafo introdutório sobre o personagem que você escolheu e o papel que ele ou ela desempenha na obra literária. [4] Sua introdução deve fornecer o tópico de sua análise, informações básicas suficientes para informar e intrigar seu leitor e sua ideia/reivindicação de tese.

  • Sua introdução deve fornecer o tópico de sua análise, informações básicas suficientes para informar e intrigar seu leitor e sua ideia/reivindicação de tese.
  • 2

    Descreva a aparência física do personagem. Descreva como seu personagem se parece e explique como a aparência deles revela sobre eles como pessoa. Certifique -se de citar ou paráfrase diretamente do trabalho. [5] Pense nas roupas esfarrapadas de Huck e no que isso diz sobre seu personagem. Discuta como Huck se veste como uma garotinha para descobrir as notícias da cidade e como essa aparência alterada influencia sua análise de Huck.

  • Pense nas roupas esfarrapadas de Huck e no que isso diz sobre seu personagem. Discuta como Huck se veste como uma garotinha para descobrir as notícias da cidade e como essa aparência alterada influencia sua análise de Huck.
  • 3

    Discuta os antecedentes do seu personagem. Se fornecido, inclua detalhes sobre o histórico pessoal do personagem (alguns desses detalhes podem ter que ser inferidos). As histórias das pessoas inevitavelmente influenciam sua personalidade e desenvolvimento pessoal, por isso é importante discutir a história de seu personagem, se puder. Onde/quando o personagem nasceu e criou? Que tipo de educação o personagem tem? Como a experiência passada do personagem influencia o que ele ou ela faz ou diz? Discuta o relacionamento de Huck com seu pai e com a viúva Douglas e Miss Watson, que o levam. Como esses personagens influenciam o desenvolvimento de Huck? O contraste entre o pai alcoólico de Huck e as mulheres conservadoras que cuidam de Huck mais tarde é um continuum interessante de comportamento social para analisar e considerar onde as próprias crenças/ações de Huck caem nesse continuum.

  • Discuta o relacionamento de Huck com seu pai e com a viúva Douglas e Miss Watson, que o levam. Como esses personagens influenciam o desenvolvimento de Huck? O contraste entre o pai alcoólico de Huck e as mulheres conservadoras que cuidam de Huck mais tarde é um continuum interessante de comportamento social para analisar e considerar onde as próprias crenças/ações de Huck caem nesse continuum.
  • 4

    Discuta o uso da linguagem do personagem. Analise o idioma que o personagem usa ao longo do trabalho. O personagem usa o mesmo idioma em todo ou sua escolha de linguagem muda desde a introdução à conclusão? [6] Huck tem uma atitude reconhecidamente vulgar para um menino e muitas vezes não fala de uma maneira que a viúva Douglas aprova de. Ele se esforça para obedecê -la e agir adequadamente na igreja, mas muitas vezes erra e anuncia a si mesmo, através de suas ações e palavras, como uma pessoa que é muito menos civilizada do que finge ser, ou que a viúva gostaria que ele fosse .

  • Huck tem uma atitude reconhecidamente vulgar para um menino e muitas vezes não fala de uma maneira que a viúva Douglas aprova. Ele se esforça para obedecê -la e agir adequadamente na igreja, mas muitas vezes erra e anuncia a si mesmo, através de suas ações e palavras, como uma pessoa que é muito menos civilizada do que finge ser, ou que a viúva gostaria que ele fosse .
  • 5

    Escreva sobre a personalidade do personagem. O personagem age em emoções ou razão? Que valores o personagem exibe através de palavras ou ações? O personagem tem objetivos ou ambições? Seja específico e certifique -se de citar ou paráfrase do trabalho. [7] Huck Finn tenta cumprir as regras da sociedade, mas no final do dia ele age com base em emoções. Ele decide resgatar Jim de ser devolvido ao seu mestre, mesmo que seja contra a lei, porque ele acredita que Jim não merece ser tratado como um escravo. Huck decide isso por conta própria, em oposição direta aos valores que sua sociedade o ensinou.

  • Huck Finn tenta cumprir as regras da sociedade, mas no final do dia ele age com base em emoções. Ele decide resgatar Jim de ser devolvido ao seu mestre, mesmo que seja contra a lei, porque ele acredita que Jim não merece ser tratado como um escravo. Huck decide isso por conta própria, em oposição direta aos valores que sua sociedade o ensinou.
  • 6

    Analise as relações do personagem com os outros. Pense em como seu personagem interage com os outros na história. O personagem lidera ou segue os outros na história? O personagem tem amigos íntimos e familiares? Use exemplos do texto junto com sua análise.

    7

    Descreva como o personagem muda ou cresce durante todo o enredo da história. A maioria dos personagens principais experimentará conflitos ao longo de uma história. Algum conflito é externo (trazido por forças fora de seu controle, ou pelo ambiente e pelas pessoas ao seu redor), enquanto outro conflito é interno (lutas pessoais com as quais o personagem lida com seus próprios sentimentos ou ações). O personagem é melhor ou pior na conclusão? Os caracteres memoráveis ​​geralmente mudam ou crescem em uma obra literária de mérito. [8] O conflito externo de Huck depende de todos os eventos que ocorrem em sua jornada pelo rio – a luta física da viagem, seus contratempos ao longo do caminho, sendo pegos em vários escândalos e esquemas, etc. Seu conflito interno atinge seu clímax quando Huck decide ajudar Jim a alcançar a liberdade da escravidão. Este é um momento crucial na história em que Huck segue seu coração em vez de sua consciência social.

  • O conflito externo de Huck depende de todos os eventos que ocorrem em sua jornada pelo rio – a luta física da viagem, seus contratempos ao longo do caminho, sendo pegos em vários escândalos e esquemas, etc. Seu conflito interno chega Seu clímax quando Huck decide ajudar Jim a obter a liberdade da escravidão. Este é um momento crucial na história em que Huck segue seu coração em vez de sua consciência social.
  • 8

    Colete material de suporte ou evidência para a análise. Certifique -se de fornecer exemplos específicos do texto que suporta o que você está dizendo sobre o personagem. Inclua citações quando aplicável para fazer backup do que você está dizendo. Se o autor descrever o personagem como desleixado, você deve fornecer detalhes específicos para mostrar esse traço de caráter, citando ou parafraseando diretamente do trabalho. [9]

    Parte 3

    Usando evidências em sua escrita

    1

    Apoie sua redação com evidências textuais. Isso significa que você deve incorporar citações diretas do texto que está escrevendo para apoiar os pontos que está fazendo com sua escrita. [10] Usar citações do texto aumentará sua credibilidade como autor e apoiará suas idéias com mais eficiência.

  • Usar citações do texto aumentará sua credibilidade como autor e apoiará suas idéias com mais eficiência.
  • 2

    Use o método da torta. Isso significa que você fará um ponto, ilustrará (com uma citação do texto) e explicará como a citação faz seu ponto. [11] Por exemplo, você pode dizer o seguinte: Huck Finn recebe uma nova identidade significativa por ser um raftsman. Ele insiste: “equivale a algo ser um homem de jangada em um ofício como esse”. Isso mostra a liberdade e o orgulho que ele associa à sua balsa.

  • Por exemplo, você pode dizer o seguinte: Huck Finn recebe uma nova identidade significativa por ser um raftsman. Ele insiste: “equivale a algo ser um homem de jangada em um ofício como esse”. Isso mostra a liberdade e o orgulho que ele associa à sua balsa.
  • 3

    Ancora a citação dentro de suas próprias palavras. Uma citação nunca deve permanecer sozinha como sua própria frase em um artigo acadêmico. Em vez disso, você deve usar suas próprias palavras para “ancorar” a citação em sua frase antes ou depois da citação. Incorreto: “equivale a algo ser um raftsman em um ofício como esse”. Correto: Ele insiste que “equivalia a algo ser um raffsman em um ofício como esse”. Correto: “equivale a algo ser um raftsman em um ofício como esse”, insiste Huck.

  • Incorreto: “equivale a algo ser um raffsman em um ofício como esse.”
  • Correto: ele insiste que “equivale a algo ser um raffsman em um ofício como esse.”
  • Correto: “equivale a algo ser um raffsman em um ofício como esse”, insiste Huck.
  • 4

    Não exagere. Suas palavras ainda devem representar aproximadamente 90% da sua análise, com os outros 10% sendo citações diretas. Usar muitas citações parece preguiçoso e ineficaz e provavelmente ganhará uma nota ruim do seu professor. [12]

    As pessoas também assistem:

    feliz dia das maes frases para a filha

    mensagens de anuncio de nascimento de bebe

    vivendo indiferentemente atraves de alguem o bom o mal e como impedi lo

    200 frases de feliz natal mensagens e saudacoes