Como escrever uma resenha de livro

Escrever uma resenha de livro não é apenas resumir; É também uma oportunidade para você apresentar uma discussão crítica do livro para que outras pessoas tenham uma idéia do que esperar. Esteja você escrevendo uma resenha como uma tarefa ou uma oportunidade de publicação, você deve combinar uma leitura analítica precisa e com um toque pessoal e forte. Uma revisão eficaz do livro descreve o que está na página, analisa como o livro tentou alcançar seu objetivo e expressa quaisquer reações e argumentos de uma perspectiva única.

Método 1

Preparando -se para escrever sua resenha

1

Leia o livro e faça anotações. Se possível, leia o livro várias vezes, pois as leituras de repetição tendem a liderar um leitor (ou revisor) a ver aspectos da história, a configuração e o (s) personagem (s) de uma maneira nova ou diferente. Anote notas em um caderno ou use um gravador de voz para documentar quaisquer pensamentos ou impressões que você tenha do livro enquanto lê. Eles não precisam ser organizados ou perfeitos, a idéia é debater quaisquer impressões que você possa ter do livro. Tente resumir as principais seções do livro que você está revisando para ajudar a entender como está estruturado.

  • Anote notas em um caderno ou use um gravador de voz para documentar quaisquer pensamentos ou impressões que você tenha do livro enquanto está lendo. Eles não precisam ser organizados ou perfeitos, a idéia é debater quaisquer impressões que você possa ter do livro.
  • Tente resumir as principais seções do livro que você está revisando para ajudar a entender como está estruturado.
  • 2

    Pense no gênero e/ou campo de estudo do livro. Considere como o livro se encaixa ou não se encaixa em seu gênero ou campo de estudo. Se necessário, use fontes externas para se familiarizar com o campo de estudo e o gênero do livro. Por exemplo, se você estiver revisando um livro de não ficção sobre o desenvolvimento da vacina contra a poliomielite na década de 1950, considere ler outros livros que também examinam a mesma questão científica e/ou período de desenvolvimento científico. Ou se você está revisando uma obra de ficção como a carta escarlate de Nathaniel Hawthorne, considere como o livro de Hawthorne se relaciona com outras obras de romantismo e ficção histórica do século XIX, no mesmo período (o século XVII) como pontos de comparação. p>

  • Por exemplo, se você estiver revisando um livro de não ficção sobre o desenvolvimento da vacina contra a poliomielite na década de 1950, considere ler outros livros que também examinam a mesma questão científica e/ou período de desenvolvimento científico. Ou se você está revisando uma obra de ficção como a carta escarlate de Nathaniel Hawthorne, considere como o livro de Hawthorne se relaciona com outras obras de romantismo e ficção histórica do século XIX, no mesmo período (o século XVII) como pontos de comparação. li>

    3

    Determine os principais argumentos e temas do livro. O tema geralmente é uma lição ou mensagem geral de que o leitor percebe entre as linhas. O tema também pode consistir nas idéias fundamentais e muitas vezes universais exploradas em um livro. Os autores podem apresentar vários temas em seus escritos, especialmente obras de ficção. Esses temas ajudarão a apoiar o argumento que o livro está fazendo. Preste atenção ao prefácio, quaisquer cotações e /ou referências na introdução do livro, pois esse conteúdo provavelmente lançará luz sobre os principais temas e ponto de vista do livro. Uma maneira simples de determinar um dos principais temas de um livro é resumir o livro em uma palavra ou frase. Assim, por exemplo, o principal tema da letra escarlate pode ser “pecado”. Depois de ter seu resumo de uma palavra, estique a única palavra em uma mensagem ou lição, como “o pecado pode levar ao conhecimento, mas também pode levar ao sofrimento.”

  • Preste atenção ao prefácio, quaisquer cotações e /ou referências na introdução do livro, pois esse conteúdo provavelmente lançará luz sobre os principais temas e ponto de vista do livro.
  • Uma maneira simples de determinar um dos principais temas de um livro é resumir o livro em uma palavra ou frase. Assim, por exemplo, o principal tema da letra escarlate pode ser “pecado”. Depois de ter seu resumo de uma palavra, estique a única palavra em uma mensagem ou lição, como “o pecado pode levar ao conhecimento, mas também pode levar ao sofrimento.”
  • 4

    Considere o estilo de escrita do autor. Pergunte a si mesmo se o estilo combina com o público -alvo do livro. Lembre -se de que o gênero é uma categoria de escrita e estilo é a maneira pela qual um sujeito é expresso ou realizado [1]. Portanto, dependendo do estilo usado, o autor pode apresentar diferentes pontos de vista ao público -alvo. Por exemplo, na letra escarlate, Hawthorne tenta combinar o estilo de escrita do período romântico (1800-1855) com a linguagem comum e cotidiana dos puritanos americanos dos anos 1600. Hawthorne faz isso com frases longas e descritivas que são amarradas junto com vírgulas e semicolons.

  • Por exemplo, na letra escarlate, Hawthorne tenta combinar o estilo de escrita do período romântico (1800-1855) com a linguagem comum e cotidiana dos puritanos americanos dos anos 1600. Hawthorne faz isso com sentenças longas e descritivas que são amarradas junto com vírgulas e semicolons.
  • 5

    Pense em quão bem o autor desenvolve as principais áreas ou pontos do livro. Que áreas são cobertas/não cobertas? Por que? Localizar lacunas no período de tempo ou desenvolvimento de personagens na ficção, ou a cobertura e análise em não -ficção podem ajudá -lo a pensar criticamente. Além disso, perceber quaisquer elementos bem desenvolvidos do livro ajudarão você a criar pontos positivos para sua revisão.

    6

    Anote o formato do livro, se relevante. Elementos como o layout, encadernação, tipografia etc. do livro podem fornecer enquadramento e contexto para o livro. Se o autor fornece material secundário como mapas, gráficos e desenhos, sempre considere como eles apoiam ou contribuem para os temas e argumentos do livro. Na carta escarlate, por exemplo, Hawthorne inicia o livro com uma introdução ao texto, narrada por um indivíduo que tem muitos detalhes autobiográficos em comum com o autor. Na introdução, o narrador sem nome conta a história de encontrar o manuscrito incluído em uma letra escarlate “A”. Hawthorne usa esse enquadramento narrativo para criar uma história dentro de uma história, um detalhe importante ao discutir o livro como um todo.

  • Na carta escarlate, por exemplo, Hawthorne começa o livro com uma introdução ao texto, narrada por um indivíduo que tem muitos detalhes autobiográficos em comum com o autor. Na introdução, o narrador sem nome conta a história de encontrar o manuscrito incluído em uma letra escarlate “A”. Hawthorne usa esse enquadramento narrativo para criar uma história dentro de uma história, um detalhe importante ao discutir o livro como um todo.
  • 7

    Considere quaisquer dispositivos literários no livro. Se o livro é uma obra de ficção, pense em como a estrutura da trama é desenvolvida na história. Tome anotações sobre o personagem, enredo, cenário, símbolos, humor ou tom do livro e como eles se relacionam com o tema geral do livro. Se usássemos a letra Scarlett novamente, seria significativo observar que Hawthorne escolheu o adúltero e o pecador Hester Prynne como seu protagonista e colocou o reverendo religioso e anti-sin Wilson no papel de antagonista. Ao escrever uma resenha da letra escarlate, seria útil considerar por que Hawthorne fez isso e como ela se relaciona com o tema geral do livro do livro.

  • Se usássemos a letra Scarlett novamente, seria significativo observar que Hawthorne escolheu o adúltero e o pecador Hester Prynne como seu protagonista e colocou o Reverendo Religioso Anti-Sin Wilson no papel do antagonista. Ao escrever uma resenha da letra escarlate, seria útil considerar por que Hawthorne fez isso e como isso se relaciona com o tema geral do pecado do livro.
  • 8

    Pense em como o livro é único. Ele adiciona novas informações a um gênero? O autor pode estar tentando desafiar ou expandir as regras e normas existentes de um gênero. Considere como o livro faz isso e como isso pode afetar a recepção do público pretendido.

    9

    Avalie o quão bem -sucedido o livro é. O autor foi bem -sucedido na execução dos propósitos gerais do livro e você se sentiu satisfeito com o final do livro? Você recomendaria este livro para outras pessoas?

    Método 2

    Criando um primeiro rascunho da revisão

    1

    Comece com um título. A maioria das críticas começa com um título que inclui todas as informações bibliográficas sobre o livro. Se você não foi direcionado para o formato de cabeçalho de um editor ou professor, use o cabeçalho padrão do título, autor, local de publicação: editor, data de publicação e número de páginas.

    2

    Escreva uma introdução. Uma boa introdução chamará a atenção do leitor para que eles estejam interessados ​​em ler o restante da revisão e informarão ao leitor sobre o que será a revisão. Verifique se sua introdução contém detalhes relevantes como os antecedentes do autor e, se aplicável, seu trabalho anterior no gênero. [2] Você também pode indicar os principais temas que discutirá em sua revisão para situar o leitor e dar a eles uma indicação de sua “opinião” no livro. Várias aberturas possíveis incluem: um momento histórico, uma anedota, uma declaração surpreendente ou intrigante e declarações declarativas. Independentemente de suas frases de abertura, verifique se elas se relacionam diretamente à sua resposta crítica ao livro e mantenha -as curtas e diretas. Se você não tiver certeza de como iniciar a revisão, tente escrever sua introdução por último. Pode ser mais fácil organizar todos os seus pontos de suporte e sua posição crítica e, em seguida, escreva a introdução por último – da maneira que você pode ter certeza de que a introdução corresponderá ao corpo da revisão. [3]

  • Verifique se sua introdução contém detalhes relevantes como os antecedentes do autor e, se aplicável, seu trabalho anterior no gênero. [2] Você também pode indicar os principais temas que discutirá em sua revisão para situar o leitor e dar a eles uma indicação de sua “tomada” no livro.
  • Várias aberturas possíveis incluem: um momento histórico, uma anedota, uma declaração surpreendente ou intrigante e declarações declarativas. Independentemente de suas frases de abertura, verifique se elas se relacionam diretamente com sua resposta crítica ao livro e mantenha -as curtas e direta.
  • Se você não tiver certeza de como iniciar a revisão, tente escrever sua introdução por último. Pode ser mais fácil organizar todos os seus pontos de suporte e sua posição crítica e, em seguida, escreva a introdução por último – da maneira que você pode ter certeza de que a introdução corresponderá ao corpo da revisão. [3]
  • 3

    Escreva um resumo do livro. Depois de estabelecer seu cabeçalho e sua introdução, você pode mudar para um resumo dos temas e pontos principais do livro. Mantenha o resumo curto, direto ao ponto e informativo. Use citações ou parafraseando do livro para apoiar seu resumo. [4] Certifique -se de citar adequadamente todas as citações e parafraseando em sua revisão para evitar o plágio. [5] Desconfie de resumos que começam com frases como “[Este ensaio] é sobre …” “[Este livro] é a história de …” “[Este autor] escreve sobre …”. [6] Concentre -se na tecelagem de uma descrição do cenário, voz narrativa do livro e enredo dentro de uma análise crítica. Evite simplesmente regurgitar a premissa do livro. Não dê detalhes importantes ou revele o final do livro em seu resumo e não entre em detalhes sobre o que acontece no meio do livro. [7] Além disso, se o livro fizer parte de uma série, você poderá mencionar isso para leitores em potencial e situar o livro dentro da série. [8]

  • Mantenha o resumo curto, direto ao ponto e informativo. Use citações ou parafraseando do livro para apoiar seu resumo. [4] Certifique -se de citar adequadamente todas as citações e parafraseando em sua revisão para evitar o plágio. [5]
  • Desconfie de resumos que começam com frases como “[Este ensaio] é sobre …” “[Este livro] é a história de …” “[Este autor] escreve sobre …”. [6] Concentre -se na tecelagem de uma descrição do cenário, voz narrativa do livro e enredo dentro de uma análise crítica. Evite simplesmente regurgitar a premissa do livro.
  • Não entregue detalhes importantes ou revele o final do livro em seu resumo e não entre em detalhes sobre o que acontece a partir do meio do livro. [7] Além disso, se o livro fizer parte de uma série, você poderá mencionar isso para leitores em potencial e situar o livro dentro da série. [8]
  • 4

    Avalie e critique o livro. Depois de resumir o livro e discutir os principais temas e aspectos, mude para sua análise crítica. Este é o coração da sua revisão, seja o mais direto e claro possível. Use as respostas que você pensou durante sua preparação para a revisão para formular sua crítica. Aborde como o livro alcançou seu objetivo, como o livro se compara a outros livros sobre o assunto, pontos específicos que não eram convincentes ou careciam de desenvolvimento e que experiências pessoais, se houver, você se relacionou com o assunto do livro . Sempre use (devidamente citado) citações e passagens do livro para fazer backup de sua discussão crítica. Isso não apenas reforça seu ponto de vista com uma fonte confiável, mas também dá ao leitor uma sensação do estilo de escrita e voz narrativa do livro. [9] A regra geral é que a primeira metade a dois terços da revisão deve resumir as principais idéias do autor, e pelo menos um terço deve avaliar o livro.

  • Use as respostas que você pensou durante sua preparação para a revisão para formular sua crítica. Aborde como o livro alcançou seu objetivo, como o livro se compara a outros livros sobre o assunto, pontos específicos que não eram convincentes ou careciam de desenvolvimento e que experiências pessoais, se houver, você se relacionou com o assunto do livro .
  • Sempre use (devidamente citado) citações e passagens do livro para fazer backup de sua discussão crítica. Isso não apenas reforça seu ponto de vista com uma fonte confiável, mas também dá ao leitor uma sensação do estilo de escrita e da voz narrativa do livro. [9]
  • A regra geral é que a primeira metade a dois terços da revisão deve resumir as principais idéias do autor, e pelo menos um terço deve avaliar o livro.
  • 5

    Entenda a revisão. Escreva um parágrafo final ou várias frases que resumem sua análise crítica do livro. Se sua posição crítica foi bem argumentada, a conclusão deve seguir naturalmente. Examine os pontos fortes e fracos do livro e discuta se você recomendaria o livro a outras pessoas. Em caso afirmativo, quem você acha que é o público ideal para o livro? [10] Não introduz novo material em sua conclusão ou discuta uma nova idéia ou impressão que não foi examinada em sua introdução e parágrafos corporais. [11] Você também pode dar ao livro uma pontuação numérica, um polegar para cima ou polegar para baixo ou uma classificação com estrela. [12]

  • Examine os pontos fortes e fracos do livro e discuta se você recomendaria o livro a outras pessoas. Em caso afirmativo, quem você acha que é o público ideal para o livro? [10] Não introduz novo material em sua conclusão ou discuta uma nova idéia ou impressão que não foi examinada em sua introdução e parágrafos corporais. [11]
  • Você também pode dar ao livro uma pontuação numérica, um polegar para cima ou um polegar para baixo ou uma classificação com estrela. [12]
  • Método 3

    polindo a revisão

    1

    Re lê e revise sua revisão. Sua primeira facada em uma resenha de livro pode não ser tão perfeita quanto você gostaria, então fique à vontade para revisar e ajustar seu rascunho. Para ganhar perspectiva, deixe a revisão de lado por alguns dias e depois volte a ela com novos olhos. Sempre use a verificação ortográfica e ajuste qualquer gramática ou ortografia. Nada prejudica uma revisão de qualidade mais do que ortografia e gramática ruins. Verifique se todas as citações e referências são citadas adequadamente em sua revisão.

  • Sempre use a verificação ortográfica e ajuste qualquer gramática ou ortografia. Nada prejudica uma revisão de qualidade mais do que ortografia e gramática ruins.
  • Verifique se todas as citações e referências são citadas adequadamente em sua revisão.
  • 2

    Obtenha feedback. Se possível, peça a outra pessoa para ler a revisão antes de enviá -la a um editor ou entregar -a a um professor. É difícil editar e criticar seu próprio trabalho, então peça a um amigo que leia sua resenha e depois diga se eles sentiram que a introdução chamou a atenção deles e se sua discussão crítica foi consistente e desenvolvida ao longo da sua revisão.

    3

    Sempre envie seu melhor trabalho. Certifique -se de incorporar suas revisões e qualquer feedback que você tenha recebido para criar o melhor rascunho final. Uma boa revisão fluirá bem da introdução para o resumo da análise crítica, terá uma perspectiva interessante do livro e estará livre de qualquer erro gramatical ou de ortografia para garantir que seja fácil de ler.