Como falar com um reitor | pronome de tratamento reitor

VII. Como se dirigir ao Reitor e Vice-Reitor de Universidade
A carta começa com: Vossa Magnificência ou Vossa Excelência.No corpo do texto: Magnífico Reitor ou Excelentíssimo Senhor Reitor.No envelope: A Sua Magnificência o Senhor Fulano de Tal ou Digníssimo Reitor Fulano de Tal.

Como chamar o Vice-reitor?

Só o Reitor é magnífico, portanto é errado chamar o Vice-Reitor de magnífico. Vice-Reitores, Diretores e Professores receberão o tratamento de Vossa Senhoria, que no vocativo utilizamos Senhor/ Senhora.

O que que é Vossa Magnificência?

Vossa Magnificência é um pronome de tratamento, também chamados de axiônimo. Pronomes de tratamento ou axiônimos estão incluídos no grupo dos pronomes pessoais e são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando.

Quando usar Excelentíssimo Senhor?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

Como se dirigir a um professor de universidade?

“Vossa Excelência”

Como chamar autoridades?

Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.General. Sua/Vossa Excelência.Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.Major. Sua/Vossa Senhoria.Marechal. Sua/Vossa Excelência.Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Como se referir a um reitor de faculdade?

para tratar os reitores. A invocação, neste caso, pode ser simplesmente Senhor Reitor, ou então o tradicional Magnífico Reitor. Como todo profissional da área jurídica bem sabe, o tratamento a juízes e desembargadores continua sendo Vossa Excelência.

Quando usar Exmo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Quando se usa Ilustríssimo e Excelentíssimo?

A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Como escrever Excelentíssimo Senhor?

Abreviaturas: Exmo. Sr. (Excelentíssimo Senhor); V. Exa.

Qual dos cargos abaixo deve receber o vocativo Excelentíssimo Senhor?

Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República (ou do Congresso Nacional ou do Supremo Tribunal Federal); Tratamento no Corpo do Texto: Vossa Excelência (não pode abreviar). FIQUE ATENTO: No vocativo, Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora é utilizado apenas para os chefes dos três poderes.

Como devemos chamar um professor?

1 catedrático, docente, doutor, mestre, educador, instrutor, preceptor, formador, mentor, orientador, pedagogo, titular. Que é perito em alguma coisa: 2 entendido, perito, versado.

Como podemos chamar um professor?

O mesmo ocorre com as abreviaturas de senhor e doutor:
Professor – Prof.Senhor – Sr.Doutor – Dr.Professora – Prof. ª ou Profa.Senhora – Sr. ª ou Sra.Doutora – Dr. ª ou Dra.

Como se referir a um professor em um E-mail?

Comece com “Prezado Dr. Rosa”, seguido de uma vírgula, por exemplo. É de bom tom usar o último nome do professor. Se não tem certeza do título do professor, você pode se referir a ele como “Professor Rosa” mesmo, por exemplo.