Roti é um pão indiano redondo, plano e sem fermento. Enquanto a maioria dos restaurantes indianos serve Naan (um pão achatado fermentado feito com um acionador de fermento e farinha branca que normalmente é cozida em um forno tandoor [1]), o ROTI é normalmente feito com farinha de trigo e cozido em uma chapa quente. [2] É um pão cotidiano que é fresco e comido com caril, chutneys e vários outros pratos indianos. De fato, o ROTI é frequentemente usado como utensílio para recolher outros alimentos. É um pão delicioso, versátil e surpreendentemente fácil de fazer você pode assar em casa. Esta receita fará 20 a 30 rotis.
Método 1
1:
Escolha sua farinha. As receitas tradicionais de roti exigem a farinha de Chapati (às vezes soletrada “Chapatti”), que também é conhecida como Durum Wheat Atta. Algumas receitas apenas listam “Atta” na lista de ingredientes; Eles normalmente se referem à farinha de chapati (de fato, os termos “roti” e “chapati” às vezes são usados de forma intercambiável – eles são ambos os pães de trigo sem fermento). A farinha atta/chapati é uma farinha de trigo integral finamente moída. [3] É a escolha tradicional para fazer roti. Se você não conseguir encontrar farinha de chapati ou não a possui, pode substituir a farinha de trigo integral. Porém, por se tratar de uma farinha mais pesada, considere usar uma mistura de farinha de trigo integral e metade da farinha para todos os fins para se aproximar mais de perto a textura da farinha de chapati. Você pode até usar apenas a farinha para todos os fins na receita, se for tudo o que você tiver disponível. Se você seguir esse caminho, pode ser necessário usar menos água. Certifique -se de prestar atenção à consistência e textura da massa ao misturar; Vamos explicar mais sobre isso nas etapas a seguir. Além disso, se você usar apenas a farinha para todos os fins, seu roti não terá o sabor tão mastigável quanto o Roti tradicional.
2:
Escolha o seu óleo. Você precisará ter uma pequena quantidade de óleo à mão para escovar o rotis acabado e, opcionalmente, um pouco para adicionar à massa. Você pode usar qualquer óleo de cozinha: azeite, óleo vegetal, manteiga derretida ou ghee, mas o ghee é recomendado. Ghee é uma manteiga clarificada que foi fervida até que toda a umidade evapore e os sólidos do leite comecem a dourar. Ghee tem um sabor e cor de nozes e carmel. Ghee tem um ponto de fumaça muito alto (quase 375 °) e, portanto, é adequado para fritar. Está prontamente disponível nos mercados do Oriente Médio e da Índia e lojas de alimentos especiais, ou você pode fazer seu próprio ghee em casa. [4]
3:
peneire a farinha e o sal. Coloque a farinha em uma tigela grande, a batedeira ou a tigela do processador de alimentos (equipado com uma lâmina de massa). Adicione o sal e misture bem.
4:
Adicione o ghee (ou óleo) à farinha. Nem todas as receitas do ROTI exigem adicionar óleo à massa, mas isso pode adicionar um pouco de sabor a esse pão simples e também pode suavizá -lo um toque. Adicione o ghee a gosto, até aproximadamente 1 colher de chá. Misture lentamente a massa até que os flocos apareçam. Certifique -se de que suas mãos estejam limpas se estiver misturando a massa manualmente. Se estiver usando uma batedeira, misture em baixa velocidade ou se estiver usando um processador de alimentos, pulse algumas vezes até ver flocos.
5:
Adicione a água à farinha. Lentamente, comece a adicionar água morna à massa. A massa será arenosa no começo, mas, à medida que você adiciona mais, deve começar a se juntar para formar uma bola. Certifique -se de não adicionar a água muito rapidamente; Você não quer que sua massa seja muito pegajosa ou não poderá lançá -la. Se você estiver usando uma batedeira ou um processador de alimentos, talvez seja necessário parar de vez em quando para descer as laterais da tigela antes de misturar/pulsando mais. A massa acabada deve ser macia e levemente pegajosa, embora você possa tirar a mão da sua mão. Se permanecer nas suas mãos, está muito molhado e você deve adicionar um pouco mais de farinha.
6:
Amasse
Amasse a massa. Quando a bola de massa se formar, deixe seu misturador ou processador de alimentos correr por mais alguns minutos e/ou amassar à mão por cerca de cinco minutos. Isso ajudará as proteínas do glúten a se formarem. A quantidade de tempo que você precisa para gastar amassando a massa é flexível e depende da força do seu amassado ou do aparelho de cozinha. Você pretende produzir uma massa flexível e elástica que você poderá lançar.
7:
Deixe a massa descansar. Depois de terminar de amassar a massa, escove levemente com óleo ou ghee e cubra -o com uma toalha ou pano úmido. Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 minutos (é bom deixá -la descansar por mais tempo). Deixar o descanso da massa resultará em rotis mais macios. O glúten que você formou durante o processo de amastramento relaxará, e qualquer bolhas de ar terá a chance de ser trabalhado fora da massa. [5]
Método 2
cozinhando seu rotis
1:
Aqueça sua superfície de cozimento. Para cozinhar seu rotis, você precisará de uma frigideira de ferro fundido com um diâmetro de pelo menos 20,3 a 22,9 cm) ou um Tawa de ferro tradicional. Coloque a chapa em fogo médio-alto. Você pode testar o calor da sua chapa soltando uma pitada ou duas de farinha na superfície. Quando a farinha dourar, você saberá que sua superfície de cozimento está quente o suficiente. A maioria das receitas ROTI recomenda aquecer sua superfície de cozimento enquanto você está lançando a massa. Se você é novo nisso, o processo de rolamento pode levar um pouco de tempo, nesse caso, você não deseja que sua chapa fique muito quente ou comece a fumar. Se for esse o caso, você pode esperar para aquecer sua chapa.
2:
Prepare sua superfície de rolamento. Você precisará de um grande espaço plano para enrolar a massa. Uma laje de mármore ou um bloco tradicional de chapati são escolhas ideais, mas uma grande tábua de madeira ou até uma bancada funcionará. Polvilhe levemente a superfície do rolamento com farinha e mantenha uma pequena quantidade (cerca de ¼ de xícara) por perto para tirar o pó nas mãos enquanto trabalha com a massa. Pó do seu rolo de rolamento também.
3:
Amasse e divida a massa. Pegue a massa descansada e amasse -a por um minuto ou dois até que a massa relaxe. Divida a massa em bolas pares do mesmo tamanho (aproximadamente 2 “de diâmetro).
4:
Rolhe as bolas. Pegue uma bola e comece a achatá -la entre as palmas das mãos. Polvilhe levemente os dois lados com farinha e comece a enrolar a bola na superfície em pó com o pino de rolamento em pó. Mova o pino de rolagem constantemente para obter o mais circular de uma forma possível. Visualize um relógio quando você rolar: role de seis o relógio para doze relógios e depois de sete o relógio para um relógio, etc. Certifique -se de virar o círculo de massa regularmente para que o Underside não gruda na superfície e certifique -se de polvilhar mais farinha na massa e na superfície do rolamento, conforme necessário. Aponte para um círculo com cerca de 6-8 “de diâmetro, mas certifique-se de não rolar a massa muito fina. Se for muito fino, os orifícios se desenvolverão ou a massa ficará.
5:
Comece a cozinhar o roti. Coloque sua massa achatada na panela quente ou tawa por cerca de 15 a 30 segundos. O roti estará pronto para ser invertido quando você começar a ver as bolhas do lado superior. Observe a textura também: ela começará a parecer mais seca quando a parte inferior estiver cozida. Você também pode espiar a parte de baixo usando uma espátula ou um par de pinças: vire -a quando vir manchas marrons.
6:
Termine de cozinhar o roti. Cozinhe o outro lado do roti por mais 30 segundos. O roti começará a soprar (o que é bom!), Mas pegue uma toalha limpa e seca e pressione delicadamente o roti, concentrando ) e quaisquer áreas que não tocem a chapa. Não tenha medo de girar o roti para que ele não grude ou cozinhe demais em nenhuma área. Você também pode voltá -lo para dourar um pouco mais do outro lado. Dependendo de quão quente está sua superfície de cozimento, pode ser necessário levar mais ou menos tempo entre os flips. Preste mais atenção a como o roti está dourando em oposição a quanto tempo ele cozinha.
7:
Remova o roti e repita com a próxima bola de massa. Coloque o roti acabado em uma toalha limpa e seca e escove levemente com ghee ou óleo, depois dobre a toalha sobre ele. Isso ajudará a manter o roti quente e macio enquanto você continua cozinhando o restante do seu lote.
8:
Aproveite o produto do seu trabalho! Para um banquete completo, tente fazer raita, curry, aloo methi e Tarka Dal. Sirva com seu rotis recém-fabricado!