Fazer suas próprias roupas lhe dá controle total sobre a aparência e o ajuste do que você veste. Se você tem uma camiseta favorita que está começando a se desgastar, pode usá-la como um padrão para fazer outra camisa como ela. Você precisará de uma máquina de costura para fazer suas próprias camisetas, mas o dinheiro que economizará em roupas pagará pelo custo da sua máquina. A costura leva tempo e paciência, então continue praticando e você estará fazendo suas próprias roupas em pouco tempo.
Procurando projetar ou tela imprimir sua camiseta? Pule para um guia passo a passo para esse processo aqui.
Parte 1
1
Reúna seus suprimentos. Fazer seu próprio padrão requer alguns suprimentos especiais, a maioria dos quais você pode encontrar on -line ou em sua loja de artesanato local. Se você planeja fazer muitas roupas, considere investir em uma tábua de corte de papelão. Você pode usar qualquer pedaço grande de papelão, mas as placas de corte de padrões têm linhas de grade para facilitar a medição. Os governantes acrílicos, também conhecidos como governantes de acolchoado, são feitos especialmente para cortar tecido. Você pode comprar rolos de papel de rastreamento ou usar papel de mesa de exame médico. [1] Pinos retos Um lápis Uma tábua de corte de padrão de papelão, ou grande pedaço de papelão, uma régua de acrílico rastreando papel uma fita métrica uma tesoura de camiseta
2
Deite seu papel. Dê a si mesmo muito espaço para trabalhar e desdobre seu papelão. Corte um pedaço de papel de rastreamento um pouco maior que a camiseta que você estará medindo e coloque-o no papelão.
3
Prenda sua camiseta na placa. Dobre a camiseta ao meio verticalmente, com a metade da frente da camiseta do lado de fora. Coloque a camiseta dobrada no papel e alise. Use seus pinos retos para começar a fixar as linhas de costura. Mantenha os pinos na vertical e empurre -os para o papelão. Use mais pinos ao longo de linhas de costura curvadas para obter uma medição mais precisa.
4
Remova os pinos da camiseta. Depois de prender a camisa, retire os pinos e levante a camisa do papel. Você deve poder ver os buracos que fez.
5
Trace seu padrão. Marque os orifícios com seu lápis para que eles sejam mais fáceis de ver. Use sua régua para começar a conectar os pontos até que você descrevesse a metade inteira da camiseta. Depois de traçar a camisa inteira, volte e complete os cantos do decote e da cava. Quando terminar de rastrear seu padrão, rotule -o. Inclua o tipo de roupa original, o tamanho e qual parte do padrão é. Nesse caso, você mediu a frente da camisa. Lembre -se de marcar a linha dobrável do seu padrão. Anote para cortar um na dobra.
6
Repita o processo de fixação para a parte de trás da camisa. Dobre a camiseta ao meio, mas desta vez verifique se a parte de trás da camisa está do lado de fora. Coloque -o no papel de rastreamento e prenda as costuras. Lembre -se de marcar a linha dobrável e rotular este pedaço do padrão como a parte de trás da camisa. O decote, as cavas e a bainha na parte de trás da camisa podem ser um pouco diferentes da frente. Tente fixar com precisão para ter boas medições.
7
prenda as mangas. A fixação das mangas é um pouco diferente de prender a frente e a parte de trás da camisa. Achate a manga no papel e prenda as costuras. Mantenha a manga o mais plana possível. Siga o mesmo processo de rastreamento que você fez com a frente e a parte de trás da camisa. Ao rotular a peça da manga, anote que você precisará cortar dois na dobra.
8
Faça um padrão de fita de pescoço. Vire sua camisa de dentro para fora e combine os ombros. Prenda os quatro cantos da faixa do pescoço. Coloque alguns pinos no centro da faixa do pescoço também. Use sua régua para tornar a peça do pescoço um retângulo. A fita de pescoço é dobrada ao meio, portanto, duplique a largura da sua peça de padrão. Subtraia cerca de uma polegada do comprimento do padrão para explicar o alongamento de uma faixa de pescoço. Rotule a peça do padrão de acordo e faça uma anotação para cortar uma na dobra.
9
Adicione as subsídios de costura às suas peças de padrão. Use sua régua e volte por suas peças de padrão e adicione cerca de 1/2 “de costura. Meça as bainhas nas mangas e na camisa e adicione essa quantidade ao padrão correspondente.
10
Corte seu padrão. Corte cada peça ao redor da borda externa. Deixe algum espaço para que você não esteja cortando as linhas de subsídio de costura. Você deve ter um total de quatro peças: uma manga, uma frente, uma de volta e uma faixa de pescoço. Verifique se cada peça está marcada corretamente. Você pode armazenar seu padrão em uma pasta ou em um grande envelope.
Parte 2
Cortando o tecido
1
Prepare seu tecido. É uma boa ideia lavar seu tecido antes de começar a costurar. Alguns tecidos encolherão quando forem lavados, resultando em um ajuste ruim. Lavar de antemão irá impedir isso. [2] Pense em que tipo de tecido você deseja fazer sua camiseta. Os tecidos se enquadram em duas categorias básicas. Existem tecidos de malha e tecidos. A maioria das camisas usa um tecido de malha, que é mais macio que o tecido. [3] Os tecidos de malha se estendem mais fáceis do que os tecidos, tornando -os um pouco mais difíceis de trabalhar. No entanto, o trecho adicional de malha é uma peça mais respirável. [4] Pressione seu tecido depois de lavar e secar. Você quer que o tecido seja o mais suave possível antes de começar a trabalhar com ele. [5] Se você está preocupado com o seu ferro arruinando seu tecido, faça um teste em um pequeno pedaço. [6]
2
Deite seu tecido. Dê a si mesmo muito espaço para trabalhar. Tente trabalhar em uma mesa e não no chão. [7] Você precisa de uma superfície dura para garantir que o tecido seja o mais suave possível. Cortar em uma superfície macia também pode produzir cortes imprecisos. Dobre o tecido ao meio, certificando -se de que as ourelas estejam juntas. Selvagens são as bordas do tecido. [8] Seu tecido terá um “lado direito” e um “lado errado”. O lado direito é a frente do tecido. Será mais fácil dizer o lado direito do tecido se tiver um padrão. Quando você dobra o tecido, mantenha os lados certos de frente para o outro. [9] Mantenha o tecido o mais suave possível quando você o coloca. [10]
3
Organize seu padrão no tecido. Pegue os pedaços do seu padrão e organize -os em seu tecido de acordo com suas instruções de corte. Algumas peças de padrão dirão “Corte uma na dobra” ou “corte duas na dobra”. Alinhe essas peças ao longo da dobra do seu tecido. [11]
4
prenda suas peças de padrão no tecido. Use pinos retos para fixar suas peças de padrão no tecido antes de cortar. Prenda os cantos do seu padrão primeiro e depois prenda as bordas. Se preferir, você pode pesar o tecido e depois usar giz para desenhar um contorno em seu tecido.
5
Corte seu tecido. Segure o tecido com uma mão e use sua outra mão para cortar o tecido. Tome seu tempo cortando. Use traços longos e mantenha a tesoura em um ângulo de 90 graus na sua superfície de corte.
Parte 3
costurando sua camisa
1
Costurar os ombros. Pegue os pedaços da frente e de trás da sua camisa alinhe -os. Certifique -se de que os lados certos estejam voltados um para o outro e prendam -os nos ombros. Costure os ombros juntos usando um ponto reto na sua máquina de costura. Quando terminar de costurar as peças juntos, passe as costuras.
2
Faça sua fita de pescoço. Pegue o pedaço de tecido que você corta para a faixa do pescoço e costure as duas extremidades curtas juntas usando um ponto reto. Sua fita de pescoço agora deve ser um loop. Dobre o pedaço de fita de pescoço ao meio longitudinalmente com os lados errados juntos. Prenda as bordas e costure-as usando um ponto mais estreito em zig-zag.
3
prenda a faixa do pescoço na camisa. Pegue sua camisa e abra -a. Achate os ombros e prenda a faixa do pescoço no decote no lado direito do tecido. Prenda a faixa do pescoço nos ombros primeiro e depois o centro e as costas. Depois de prender a faixa do pescoço nesses quatro pontos, coloque mais um pino entre cada ponto. Você pode ter que esticar a faixa do pescoço para encaixá -la no decote. Esta certo. Você quer que a faixa do pescoço seja menor que o decote para que você tenha um ajuste confortável.
4
Costure a fita do pescoço. Use um ponto de alongamento reto ou um ponto em zig-zag. Você quer um ponto que se esticará com o tecido. [12] Costure uma seção de cada vez, esticando o tecido da faixa do pescoço à medida que avança. Ao terminar uma seção, remova os alfinetes e verifique se o tecido da camisa não está brigando sob a faixa do pescoço. Quando terminar de costurar a fita de pescoço, analise -a com um ferro para pressionar as costuras.
5
Costure as mangas. Coloque a camisa e prenda o meio da curva da manga no meio da cava. Mantenha os lados certos do tecido juntos. Prenda a manga ao longo de cada lado da cava. Use um ponto reto para costurar a manga na camisa. Repita esse processo com a outra manga. Depois de anexar as duas mangas à sua camisa, passe as costuras.
6
Costure as costuras laterais. Mantenha os lados certos do tecido juntos e prenda as laterais da camisa. Prenda os lados da manga primeiro e desça até a bainha. Use um ponto reto para costurar as laterais da camisa juntas. Comece no final da manga e desça ao lado da camisa. Dobre entre 1/2 “e 1” de tecido sob a borda inferior da camisa. Passe este tecido e use um ponto reto ou em zigue -zague para costurar sua bainha. Pressione a bainha mais uma vez quando terminar de costurar.
7
Agora corte o que você quer em sua camisa no papel. Pinte-o. Em seguida, passas