Como fazer um tornado em uma garrafa

Com água, sabão de prato e um pouco de giro, você pode fazer um tornado em uma garrafa! Essa pode ser uma ótima maneira de aprender como os tornados funcionam. [1] Para um experimento básico, tente fazer um tornado em uma única garrafa. Se você quiser ficar mais avançado, tente montar duas garrafas. Continue lendo para aprender a começar!

Parte 1

1

Encha uma garrafa de plástico com água. Deixe duas polegadas de ar no topo da garrafa. O tamanho da garrafa não importa – mas quanto maior a garrafa, maior o tornado. Quanto maior o tornado, mais fácil será observar os efeitos na água. [2] Se você está fazendo apenas um tornado de uma garrafa, pode usar uma garrafa de água de plástico ou um frasco de conservas de vidro transparente. [3] Se você estiver fazendo um tornado maior de duas garrafas, tente usar um par de garrafas de refrigerante de dois litros. Tente experimentar mais ou menos água. Registre se a quantidade de água tem algum efeito sobre o tamanho e a velocidade do tornado.

  • Se você está fazendo apenas um tornado de uma garrafa, pode usar uma garrafa de água plástica ou um frasco de conservas de vidro transparente. [3] Se você estiver fazendo um tornado maior de duas garrafas, tente usar um par de garrafas de refrigerante de dois litros.
  • Tente experimentar mais ou menos água. Registre se a quantidade de água tem algum efeito sobre o tamanho e a velocidade do tornado.
  • 2

    Adicione sabonete de prato. Dois esguichos de uma garrafa de sabão concentrado servirão. Você também pode usar óleo, ou qualquer coisa hidrofóbica (que repele água). [4] Não tente usar outros produtos de limpeza, como alvejante ou sabão não líquido. Não use detergente para lavanderia: ele foi projetado para interagir de maneira diferente com a água do que o sabonete de prato. [5] Tente experimentar a quantidade de sabão para lavar louça ou a marca de sabão para lavar louça. Veja se uma determinada marca funciona melhor que outra, ou se mais ou menos sabão faz diferença.

  • Não tente usar outros produtos de limpeza, como alvejante ou sabão não líquido. Não use detergente para a roupa: ele foi projetado para interagir de maneira diferente com a água do que o sabonete de prato. [5]
  • Tente experimentar a quantidade de sabão para lavar louça ou a marca de sabão para lavar louça. Veja se uma determinada marca funciona melhor que outra, ou se mais ou menos sabonete faz a diferença.
  • 3

    Adicione uma pitada de glitter. Esta etapa é opcional, mas pode tornar mais fácil ver o tornado em ação. Como alternativa, adicione corante alimentar para talento. Se você estiver usando uma garrafa grande, tente colocar algumas casas de monopólio plástico na água para simular as “casas” que estão sendo pegadas o tornado. [6]

    4

    Sedar a garrafa. Se você está fazendo um tornado de uma garrafa, só precisa torcer a tampa e se fechar. Se você estiver fazendo um tornado de duas garras, precisará encontrar uma maneira estanque para consertar as aberturas para que elas se enfrentem. Tente usar Superclue, Caulk, fita adesiva ou um grande elástico. [7]

    Parte 2

    Fazendo um tornado de uma garrafa

    1

    Certifique -se de que a garrafa esteja selada. O truque não funcionará bem, a menos que o contêiner seja completamente hermético. Teste a tampa com a sua mão.

    2

    gire a garrafa. Segure -o pela parte superior ou inferior e use o pulso para sacudir a água em um vórtice circular solto. Depois de alguns segundos de giro, você deve ver a água começar a girar no centro. Este é o seu “tornado”. Faça perguntas: Por que está girando? [8] O tornado está girando no sentido horário ou no sentido anti -horário? Como o glitter interage com o tornado?

  • Por que está girando? [8]
  • O tornado está girando no sentido horário ou no sentido anti -horário?
  • Como o brilho interage com o tornado?
  • 3

    Experimento. Tente girar a garrafa mais lenta ou mais rápida. Tente girando de cabeça para baixo. Observe se a alteração do padrão de rotação tem algum efeito sobre a aparência do tornado.

    4

    Saiba por que a água está girando. Está respondendo à “força centrípeta”-uma força voltada para o interior que puxa um objeto ou líquido em direção ao centro de seu caminho circular. [9] Nesse caso, a água está girando em torno do “centro” do vórtice, que por acaso é o centro da garrafa porque a garrafa define o tamanho do “corpo da água”. [10]

    Parte 3

    Fazendo um tornado de duas garras

    1

    Certifique -se de que as duas garrafas estejam presas na boca. A conexão deve ser hermética e estanque. Coloque as garrafas na vertical para que o fundo da garrafa cheia fique no chão ou na mesa, e o fundo da garrafa vazia fica ficando direto no ar. Certifique -se de deixar uma polegada ou duas de ar no topo da garrafa “cheia”.

    2

    Vire as garrafas de cabeça para baixo. Pense nisso como o movimento de virar uma ampulheta. A garrafa inferior agora deve estar vazia de água e a garrafa superior deve estar cheia de água. Segure as garrafas para obter suporte-a engenhoca será muito pesada!

    3

    Observe a água escorrer. A pressão do ar na garrafa agora é menor que a pressão do ar na garrafa agora com fundo, então não deve haver muita água fluindo entre as bocas das garrafas.

    4

    Agite a garrafa cheia de água em círculos. Se você girar suavemente a garrafa cheia de água por cima, a água deve começar a derramar novamente. Isso deve criar um vórtice ou “tornado” no centro da garrafa cheia de água, enquanto o líquido flui de um espaço de baixa pressão para um espaço de alta pressão.

    As pessoas também assistem:

    mensagens solitarias frases inspiradoras para pessoa solitaria

    desculpe por suas frases de perdas

    67 voce tem essas frases para lhe dar um impulso motivacional

    frases mensagens e frases do 1o aniversario