Existem várias maneiras de dobrar uma tartaruga de origami com papel quadrado e retangular. Este pode ser um projeto de origami divertido para fazer em uma festa ou apenas em casa. Aprenda a fazer uma tartaruga de origami simples e abstrata com dobras simples ou uma tartaruga mais avançada que envolve dobras mais complicadas.
Método 1
1
Use um pedaço de papel 8 1/2 x 11. Para este método, você deseja usar papel A4, que é papel de impressora padrão. Para este método, é melhor usar um pedaço de papel que seja a mesma cor de ambos os lados.
2
Dobre seu pedaço de papel ao meio. Faça uma dobra vertical do vale. [1] Pegue o lado esquerdo do seu papel e dobre -o à direita. Dobrar a borda do seu dobro com o dedo. Agora você terá um retângulo mais alto do que largo. Desdobrar seu papel.
3
Vire o papel. Vire o seu papel para que o vinco esteja voltado para cima em uma dobra da montanha. [2]
4
Dobre os cantos superior esquerdo e direito para o vinco central. Traga os cantos superiores para que a borda interna se alinhe com o vinco. A borda externa da porção dobrada deve fazer um ângulo reto ao longo do vinco. Faça o seu melhor para garantir que as duas dobras sejam uniformes. Você deve ter duas formas de triângulo dobradas em cima do restante do seu papel. Esta é uma dobra semelhante à de um avião de papel. Pressione os vincos para manter suas dobras no lugar.
5
Vire o papel novamente. Vire seu papel para que o lado original esteja voltado para cima. As duas dobras do triângulo que você acabou de executar devem agora estar de frente para a tabela. O vinco central deve ser uma dobra do vale.
6
Dobre os cantos esquerdo e direito para o centro. Localize os cantos no meio do seu papel e dobre cada um. Alinhe as dobras ao vinco central. Vire as abas inferiores. Depois de dobrar as laterais, encontre as duas abas no lado inferior do seu papel e vire cada uma. Agora você deve ter uma forma de diamante na parte superior do seu papel.
7
Coloque nos pontos inferior esquerdo e direito. Pegue os pontos na parte inferior do seu papel e dobre cada um para fazer uma borda inferior direta. Coloque cada ponto para que seja mesmo com a borda inferior do seu papel. Coloque os pontos sob a camada superior de papel, mas acima da camada inferior.
8
Dobre o ponto superior para baixo ao meio. Dobre a parte superior do seu papel em uma dobra do vale, na direção de você. Dobre a forma de diamante ao meio em uma dobra horizontal do vale. Bing o ponto para baixo, por isso é mesmo com a ponta da pequena área do triângulo, em direção ao fundo do seu papel.
9
Dobre a camada superior de volta ao meio, sobre si mesmo. Pegue o terço inferior da parte que você acabou de dobrar e faça uma dobra do vale. Dobre o papel para cima em um vale dobrado de você para que a ponta se estenda além da borda horizontal na parte superior. Agora você terá a forma de uma estrela de cinco pontos. Dobrar o seu dedo para mantê -lo no lugar.
10
Dobre os cantos inferiores esquerdo e direito em direção ao meio. Pegue os cantos inferiores e dobre cada um no vinco central. Dobre cada lado para que a borda interna fique mesmo com o centro. As pontas das suas dobras se estenderão mais alto que a borda inferior da dobra na etapa anterior. Levante a borda inferior para cima para que as pontas da sua dobra atual fiquem planas.
11
Dobre as pontas de cada aba para baixo. Pegue as duas abas que você acabou de dobrar e dobre uma parte em sua direção em uma dobra do vale. Você deseja dobrar cerca de ⅔ de cada aba para baixo para que uma porção de papel de cada lado se estenda além do restante do seu papel. Essas dobras farão as pernas traseiras da sua tartaruga de origami.
12
Vire seu papel. Vire sua tartaruga para ver seu produto acabado. Dobre a tartaruga ao longo do vinco central e depois se desenrola. Isso dará à sua tartaruga uma aparência mais tridimensional, com a concha mais pronunciada. Se você não usou papel verde, pode colorir em seu papel verde para fazer parecer uma tartaruga.
Método 2
dobrando uma tartaruga de origami mais avançada
1
Use um pedaço de papel quadrado. Para dobrar esta tartaruga, você precisará usar um pedaço de papel quadrado. Se você não possui origami ou papel quadrado, pode usar papel da impressora. Coloque seu papel em uma superfície plana horizontalmente. Dobre o canto superior esquerdo para baixo para que a borda superior fique até com a borda inferior. Corte ou rasgue o excesso de papel. Ao dobrar o canto para baixo e vincular a borda, você terá uma forma de triângulo e uma forma de retângulo. Remova a parte do retângulo. Desdobre seu papel e você terá um quadrado.
2
Execute uma dobra horizontal do vale. Uma dobra do vale é feita quando você dobra uma parte de papel para que o vinco aponte para baixo, fazendo seu papel parecer um vale. Dobre o topo ⅓ do seu papel em uma dobra do vale. Pegue o terço superior do seu papel e dobre -o para criar uma dobra do vale.
3
Execute uma dobra horizontal da montanha. Uma dobra da montanha é feita quando você dobra uma parte de papel para que o vinco esteja apontando, fazendo com que seu papel pareça uma montanha. Pegue o fundo ⅓ do seu papel e dobre -o de volta para criar uma dobra na montanha. Pegue o terço inferior do seu papel e dobre -o de volta para o outro lado do seu papel. Dobre o papel traseiro para que o vinco se encaixe com a borda inferior da dobra do seu vale. Desdobrar seu papel.
4
Faça mais duas dobras do vale horizontal. Atualmente, você deve ter uma dobra Z, o que significa que as dobras do seu papel parecem um Z. Seu papel deve ser desdobrado e dividido em três seções pelos vincos. Execute mais duas dobras do vale nas seções superior e inferior, dobrando os terços superior e inferior ao meio. Se desenrolar depois de fazer seus vincos. Agora você terá um total de quatro vincos.
5
Faça uma dobra vertical do vale. Assim como antes, você fará uma dobra no vale, desta vez verticalmente à esquerda ⅓ do seu papel. Depois de dobrar, vincule -se com o dedo e se desdobra.
6
Faça uma dobra vertical da montanha. À direita ⅓ do seu papel, faça uma dobra na montanha, dobrando o papel para trás. As dobras verticais e montanhosas culminarão em outro Z-Fold.
7
Faça mais duas dobras do vale vertical. Assim como antes, dobrando os terços externos do seu papel ao meio, faça o vale dobra. Agora você terá quatro vincos verticais e quatro vincos horizontais. Desdobre seu papel para que seja plano.
8
Faça duas dobras do vale diagonal. Pegue um canto do seu papel e dobre -o sobre uma diagonal em uma dobra do vale. Vinco o papel e depois se desenrolar. Com o seu papel se desenrolou, repita a dobra do outro lado para criar um vinco em forma de X. Quando você dobra em uma dobra do vale diagonal, você terá uma forma de triângulo antes de se desenrolar.
9
Execute quatro dobras da montanha. Esta parte pode ser um pouco complicada, então pegue uma dobra de cada vez. Vire seu papel para que o lado oposto esteja voltado para cima. Localize as duas áreas retangulares no centro superior do seu papel. Você verá dois retângulos, um no topo do outro formado pelas dobras anteriores. Pegue o canto superior esquerdo do seu papel e dobre -o à direita. Alinhe a borda direita ao primeiro vinco vertical na metade direita do seu papel. Crie apenas o terço superior do seu papel. Repita esta dobra, pegando o canto superior direito e alinhando -o na borda esquerda do primeiro vinco no terceiro esquerdo. [3] Repita essas dobras com a parte inferior do seu papel. Faça um vinco pressionando com o dedo e depois se desdobra para ter um quadrado novamente. Vire seu papel para que o lado original esteja voltado para cima. Se feito corretamente, você verá duas dobras de montanha em forma de X na parte superior e inferior do seu papel.
10
Comece a aplicar seus padrões de vinco. Agora você terá vários vincos, alguns que são vincos de vale e alguma montanha. Trabalhe em torno do seu papel para tornar os padrões de vinco mais proeminentes. Crie todos os padrões de vinco do vale, pegando as dobras do vale externo e dobrando para dentro. Você deve dobrar um padrão quadrado externo que cria uma aparência de moldura. Dentro do seu quadro de imagem, você verá um quadrado com um vinco em forma de X. Então se desenrolar.
11
dobrar o vale dobra nos cantos para iniciar os braços e as pernas da sua tartaruga. Cada canto parecerá um quadrado devido aos seus padrões de vinco. Crenco o vale diagonal dobra em cada um. Seu papel deve parecer uma tigela quadrada com quatro cantos pontiagudos.
12
Aplique os padrões de vinco às suas dobras nas montanhas. Mantendo seus padrões de vinco dobráveis do vale intactos, contorne todas as suas dobras de montanha. A área quadrada no centro deve se parecer com a concha da sua tartaruga. [4] Você pode ter que fazer pequenos vincos para seções individuais e brincar com seu papel para acertar a aparência.
13
Faça duas dobras do vale para achatar seu papel. Você deve ter uma seção quadrada no centro do seu papel criado por duas dobras verticais da montanha. Acima e abaixo desse quadrado estão as duas áreas onde você fez as pequenas dobras x sobre os retângulos. Dobre a parte superior e inferior do seu quadrado central para dentro em uma dobra do vale. Seu papel deve achatar com o ponto central das dobras x, formando as pontas de dois triângulos voltados para o outro. [5] Siga os padrões de seus vincos da melhor maneira possível. Os vincos o ajudarão a dobrar seu papel em cima de si. Pressione para baixo e vincule suas bordas. Quando você dobra o papel, você quer achatá -lo por si mesmo.
14
Dobre os dois triângulos para cima. Depois de achatar seu papel e violar mais duas dobras do vale, acertando seus triângulos. Mantenha seu papel plano. Você terá uma seção quadrada no centro, que forma a concha. Acima e abaixo, você terá dois triângulos apontando um para o outro.
15
Dobre a parte superior da sua tartaruga em uma dobra do vale. Dobre a parte do triângulo que você acabou de dobrar, junto com as pernas da tartaruga, recuar em uma dobra do vale e vinco. Então se desenrolar. Em vez de dobrar apenas a parte do triângulo, você deseja pegar a parte do papel embaixo e dobrá -la também.
16
Dobre a parte superior da sua tartaruga em uma dobra da montanha. Logo abaixo de onde você fez o seu vale dobrar, faça uma dobra na montanha. Dobre a cabeça (triângulo) e as pernas para baixo, longe de você, para criar um aspecto tridimensional. Sua dobra na montanha deve ser de cerca de 1 centímetro (0,39 pol) abaixo da dobra do seu vale.
17
Gire o seu papel 180 graus. Agora repita as dobras do vale e da montanha que você acabou de fazer para a cauda e as pernas. Quando concluído, você deve ter duas partes iguais da sua tartaruga.
18
Vire seu papel. Vire o papel para que o lado oposto esteja de frente para você. Dobre os braços para baixo em uma dobra do vale, mantendo a parte do triângulo. Quando você virar seu papel, você deve ver uma tira vertical onde os lados do seu papel se encontram. Dobre apenas os braços retangulares superiores para baixo. Deixe as pernas como estão.
19
Faça duas dobras do vale vertical. Dobre a parte externa ⅓ do seu papel para dentro de ambos os lados. Você terá que achatar o jornal aqui. Ao achatar seu papel, deixe a camada inferior de papel se desenrolou. Isso separará a concha dos braços. Quando concluído, você deve ter duas abas sobrepostas sobre o seu papel.
20
Dobre essas abas em dobras do vale diagonal. Pegue as duas abas que você acabou de dobrar e dobre cada uma para cima para criar dois braços em um ângulo de 45 graus em ambos os lados da cabeça. Pressione seus vincos para manter as pernas da frente no lugar.
21
Dobre as pernas traseiras para cima. Dobre o papel em uma dobra do vale diagonal para criar as pernas traseiras. Dobre o papel para cima, para que as bordas internas se encontrem com o vinco horizontal que compõe o fundo da concha. Pressione com o dedo para dobrar.
22
Dobre a cauda para cima. Dobre o triângulo inferior, que é a cauda, fazendo uma dobra do vale. Traga a ponta do triângulo para caber no espaço entre as pernas. Em seguida, dobre a ponta de volta em uma dobra da montanha sobre sua dobra anterior do vale. Você quer fazer a ponta se destacar um pouco debaixo da concha. Quando você vira sua tartaruga de volta, você verá um pequeno triângulo que forma uma cauda pequena.