diamantes que ainda não foram cortados são referidos como diamantes ‘ásperos’ ou ‘crus’. Para identificar se a pedra que você tem é um diamante, você pode fazer uma avaliação visual rápida para descartar outras pedras preciosas. A partir daí, você deseja realizar um teste mais preciso com um pedaço de corundão ou um testador eletrônico de diamantes. Você também pode realizar um teste de gravidade para determinar a gravidade específica da pedra, que lhe dirá se é um diamante.
Método 1
1
Olhe para o topo do cristal e conte os lados. Os diamantes são cúbicos, enquanto outras pedras semelhantes, como o quartzo, são hexagonais. Olhe para o ponto do cristal e conte o número de lados. Se houver 4 lados, existe a possibilidade de o cristal ser um diamante. Se houver 6 lados, significa que é provável que seja um cristal de quartzo. [1] O teste visual é uma maneira rápida de descartar outras pedras preciosas, mas não é um teste definitivo. Se você vir 4 lados no cristal, use métodos adicionais para verificar se é, de fato, um diamante.
2
Raspe o cristal contra um pedaço de corundão. O Corundum é outro tipo de cristal que é um pouco menos duro que um diamante. Compre um pedaço barato de Corundum ou compre um kit de teste mineral que inclua o Corundum. Segure o corundão firmemente contra uma mesa e raspe o suspeito de diamante contra o Corundum. Se criar um arranhão visível, o cristal é um diamante. Se não criar um arranhão, é um mineral diferente. [2] A escala de dureza Mohs classifica cientificamente os cristais por dureza. Os diamantes são 10 na escala, enquanto o Corundum é classificado como 9. É por isso que cria um arranhão quando você esfrega os dois cristais.
3
Use um testador de diamante em vez de usar um teste de arranhão. Você pode comprar um testador de diamantes online. Verifique o dispositivo para ver se possui uma bateria completa, certificando -se de que a luz verde esteja acesa. Em seguida, pressione a ponta do testador contra o suspeito de diamante. Se faz um barulho e acende, o mineral é um diamante. Se não, então é um tipo diferente de pedra preciosa. Os testadores de diamantes usam condutividade térmica e elétrica para determinar se sua pedra preciosa é um diamante. Os dispositivos de teste de diamante mais baratos podem não ser tão precisos quanto modelos mais caros. Leia as avaliações dos clientes antes de fazer sua compra.
Método 2
executando um teste de gravidade específico
1
Pesar o cristal em uma escala elétrica e registre o peso. Você pode comprar uma escala elétrica online. Coloque a pedra no topo da sua escala e registre o peso em um pedaço de papel. [3] Algumas escalas elétricas são mais precisas que outras. Encontre um que vá pelo menos 2-3 lugares decimais após todo o número.
2
Encha um copo com água e zero a escala. Pegue um papel ou um copo de plástico e encha -o com água suficiente para submergir completamente o seu cristal. Em seguida, coloque o copo com a água na balança e acerte “tare” para zero. A zero da escala permitirá que você determine a gravidade específica do diamante sem incluir o peso do copo e da água. Se você não possui um copo de plástico, também pode usar a Tupperware leve ou a tigela de plástico. Certifique -se de que o contêiner não pegue as bordas da escala.
3
Enrole um clipe de papel ao redor do cristal para que você possa segurá -lo no ar. Para determinar a gravidade específica da pedra, ela deve ser suspensa na água sem afundar no fundo ou tocar as laterais do copo. Interprete -se completamente um clipe de papel e embrulhe uma extremidade firmemente em torno da parte mais larga da pedra. Suspender a pedra pegando a outra extremidade do clipe de papel.
4
submergir todo o cristal na água e registrar o peso. Segure a extremidade do clipe de papel e mergulhe o cristal no copo de água, certificando -se de não bater nas laterais ou no fundo do copo. Registre o peso no mesmo pedaço de papel que você usou para gravar o peso da pedra. Se você acertar o fundo ou as laterais do copo, a escala fornecerá uma leitura imprecisa. O peso da ponta do clipe de papel é insignificante.
5
Divida o peso do cristal pelo peso do cristal na água. Se você dividir o peso da jóia com o peso da jóia suspensa na água, obterá a densidade da jóia. Os diamantes têm uma densidade de 3,5 – 3,53 g/cm3. Se os resultados forem menores que esse número, você terá uma pedra preciosa diferente. Se o número estiver próximo dessa figura, há uma boa chance de sua pedra ser um diamante. [4] Por exemplo, se sua pedra pesasse 12,6 g (0,44 oz) e o peso da jóia suspensa foi de 4,8 g (0,17 oz), você obteria 2,625, o que seria a densidade aproximada de quartzo, não diamantes.
6
Determine se a gravidade específica cai na faixa de 3,5 – 3,53 g/cm3. Você pode ter um diamante se sua equação fornecer um número dentro da faixa de 3,5 – 3,53g/cm3. Por exemplo, se sua pedra pesa 16,84 g (0,594 oz) e o peso da pedra suspenso em água é de 4,8 g (0,17 oz), você calcula 16,84 g (0,594 oz) / 4,8 g (0,17 oz) = 3,51 g ( CM3. Isso verificaria que a densidade da pedra que você tem corresponde à densidade dos diamantes. Se você determinar que você tem um diamante, pode ser avaliado por um joalheiro profissional.
Método 3
fazendo testes mais avançados
1
Determine se o diamante foi encontrado perto de tubos de Kimberlite. Os tubos de kimberlita são pedras ígneas, ou pedras que se formaram a partir do magma derretido e podem ser encontradas sob a superfície do solo. Os diamantes que ocorrem naturalmente são encontrados principalmente nesses depósitos de tubos de kimberlita. Se o seu cristal foi originalmente proveniente de um tubo de kimberlita, há uma maior probabilidade de ser um diamante em vez de outra pedra. [5]
2
Use um microscópio ou uma lupa 10x para examinar a pedra mais próxima. Uma lupa é uma lupa especial que os joalheiros usam. Coloque o diamante sob a lupa ou microscópio e procure bordas arredondadas com pequenos triângulos recuados. Diamantes cúbicos, por outro lado, terão paralelogramas ou quadrados girados. Um diamante cru verdadeiro também deve parecer ter uma camada de vaselina sobre ele. [6] Diamantes cortados terão bordas afiadas.
3
Leve o diamante a um profissional para avaliação, se você ainda não tiver certeza. Se você executou os testes e suspeita que tenha um diamante, leve -o para ser classificado e verificado por um joalheiro profissional para garantir sua autenticidade. Eles também podem obter uma carta de autenticidade e número de relatório específico através da GIA ou de outra organização de classificação de diamantes. [7] Obter seu cristal avaliado profissionalmente é a maneira mais definitiva de determinar se é um diamante.