Os gatos são exigentes quando se trata de manter o casaco em condição de ponta. No entanto, às vezes eles vão longe demais, puxando uma quantidade excessiva de cabelo para fora. Isso pode levar o gato a ter uma aparência irregular no casaco ou até ter manchas carecas. Para impedir que um gato puxe o cabelo, você precisa chegar ao fundo do motivo pelo qual está fazendo isso em primeiro lugar. Infelizmente, a resposta é óbvia ou direta. [1]
Parte 1
1
Entenda alergias para animais de estimação. Se os seres humanos têm alergia, por exemplo, febre do feno, tendemos a ter olhos doloridos, nariz escorrendo e espirrar. Gatos, no entanto, reagem de maneira diferente. A manifestação mais comum de uma alergia em gatos é a coceira na pele, que por sua vez resulta em higiene excessiva e puxando cabelos para fora. Da mesma maneira que algumas pessoas têm alergia ao amendoim, ou alergia a frutos do mar, ou febre do feno, um gato pode ser alérgico a uma substância e ficar bem com outro.
2
Explore possíveis alérgenos ambientais. Potencialmente, qualquer coisa no ambiente pode ser um alérgeno se o gato for sensível a ele. Os alérgenos comuns incluem ácaros de poeira doméstica, pólens de grama, pólens de árvores e picadas de pulgas. [2] Se o seu gato tem alergia ao pólen, você poderá notar que a sobrevivência deles se torna pior nas estações do ano em que esse pólen estiver por perto, como na primavera para árvores ou verão para gramíneas. Há também uma grande sobreposição na reação a muitos pólens e, portanto, pode ser que o gato só obtém alívio no inverno, quando há muito poucos pólens para acionar a reação. Outras substâncias atuam como irritantes (sutilmente diferentes de uma alergia, mas produzindo o mesmo efeito). Pode ser coisas como desodorizantes de spray, perfumes ou spray de cabelo que são usados perto do gato e pousar no casaco, causando irritação.
3
Eliminando possíveis causas ambientais. Infelizmente, é notoriamente difícil diagnosticar o alérgeno exato contra o qual o gato está reagindo. Os exames de sangue ou testes de picada na pele que podem ser executados em cães, rendem quase aleatórios (e muito não confiáveis) no CAT. [3] Isso significa que seu veterinário alcançará um diagnóstico eliminando outras possíveis causas de irritação da pele (como parasitas, alergia alimentar e causas comportamentais) e depois ver se a superfície de superfície se acalma com o tratamento.
Parte 2
Tratando alergias ambientais
1
Minimize a exposição a alérgenos suspeitos. Remova o maior número possível de causas possíveis de alergia ou irritação. Não pulverize aerossóis perto do gato, pare de usar velas perfumadas (o odor se apega ao pêlo e pode desencadear a limpeza para se livrar dele), refogadores de ar e aspirador diariamente para diminuir o número de ácaros da house. A eficácia dessa abordagem pode ser limitada se o gato reagir aos pólens, nesse caso, a terapia medicamentosa pode ser necessária.
2
Use anti-inflamatórios para diminuir a irritação. O veterinário primeiro fará um julgamento sobre se o tratamento é necessário ou não. Os medicamentos usados para diminuir a coceira podem ter efeitos colaterais e seu veterinário deve tomar uma decisão educada sobre se os benefícios superam os riscos. Se o gato estiver puxando o pêlo e deixando a pele inflamada, vermelha, infectada ou ulcerada, a terapia medicamentosa será indicada. Se é um caso de algumas áreas mais curtas, provavelmente não é. A decisão de tratar ou não é uma pessoa para você decidir em consulta com seu veterinário. Os medicamentos comumente usados são anti-inflamatórios. Os corticosteróides como a prednisolona são baratos e eficazes. Um gato de tamanho médio geralmente recebe um comprimido de 5 mg uma vez ao dia com ou após os alimentos por 5 a 10 dias (dependendo de como eles estão com coceira) e a dose reduzida a um comprimido todos os dias durante a duração da estação do pólen. Sempre que possível, a medicação é interrompida durante o inverno. Enquanto os gatos são relativamente resistentes aos efeitos colaterais dos esteróides, quando comparados a pessoas ou cães, o risco inclui aumento da sede e apetite (levando ao ganho de peso) e um risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus (diabetes de açúcar). Você deve discutir o risco individual de efeitos colaterais do seu gato com seu veterinário. [4]
3
Trate seu gato com antibióticos se a pele for infectada. Os antibióticos podem ser necessários se o seu gato tivesse puxado o pêlo e deixou a pele dolorida ou infectada. Nesse caso, a pele pode brilhar ou parecer úmida, pode haver uma descarga pegajosa ou a área cheira. Você pode ajudar em casa banhando suavemente a área infectada duas vezes por dia com uma solução de água salgada e depois tapando a pele seca. Para compensar uma solução de água salgada, ferva a chaleira e dissolva uma colher de chá de sal de mesa regular em um litro de água fervida anteriormente. Mantenha esta solução em um recipiente limpo e molhe uma bola limpa de algodão a cada vez. [5]
Parte 3
Investigando e tratando outros possíveis alérgenos
1
Explore a possibilidade de que seu gato tenha uma alergia alimentar. Outra causa comum de irritação na pele, que resulta na extração de pêlo, é uma alergia alimentar. Quando o gato come um alimento ao qual é alérgico, isso desencadeia um mecanismo que torna a pele intensamente coceira. Essas alergias são geralmente para uma proteína específica na dieta (como uma alergia a nozes nas pessoas).
2
Coloque seu gato em uma nova dieta se uma alergia alimentar for indicada. A boa notícia sobre alergia alimentar é que, evitando o alérgeno alimentar, o gato pode ser ‘curado’ e deixa de estar coceira. No entanto, mais uma vez, não há teste de laboratório confiável para alergia alimentar. Um diagnóstico é feito colocando o gato em uma baixa alergia ou dieta hipoalergênica. A maneira mais fácil de colocar seu gato em uma dieta hipoalergênica é falar com seu veterinário sobre uma dieta prescrita. Dietas como Hills DD, Hills ZD, Hills ZD Ultra ou Purina HA são feitas de tal maneira que as moléculas de proteína que ele contém são pequenas demais para preencher fisicamente os receptores na parede intestinal que desencadeiam uma reação alérgica. A alternativa é analisar todos os alimentos que seu gato come e depois encontrar um alimento que não contém nenhum desses ingredientes anteriores. Pode levar até 8 semanas para o alérgeno anterior limpar o sistema e os sintomas diminuem, portanto, não espere um resultado rápido. Enquanto no julgamento da dieta, você deve alimentar exclusivamente a dieta hipoalergênica, para que não dê acidentalmente um tratamento contendo um alérgeno. Se o gato tiver alergia alimentar, suas opções devem continuar alimentando a dieta hipoalergênica ou adicionar um novo alimento a cada quinzena e esperar para ver se a coceira reinicia, antes de declarar que a comida é boa para o seu gato.
3
Avalie se o seu gato tem uma alergia a pulgas. Uma causa comum de irritação na pele são parasitas, especialmente pulgas. Quando uma pulga o morde, injeta saliva na pele do gato, que atua como um alérgeno potente. Se o seu gato puxar o cabelo, é um requisito básico para tratar o gato mensalmente contra as pulgas e usar um spray ambiental para eliminar ovos de pulgas e larvas da casa. [6] Exemplos de produtos eficazes são fipronil, disponíveis sem receita médica, e a selamectina, que é chamada de revolução nos EUA e fortaleza no Reino Unido, e está disponível apenas com receita médica. Use um tratamento, independentemente de ver evidências de pulgas ou não. Isso ocorre porque é preciso apenas uma mordida de pulga para desencadear a reação e, como a pulga não vive no animal de estimação, ele pode se foi há muito tempo e ainda assim o gato ainda está com coceira.
4
Identifique as possíveis causas de um problema comportamental. Quando um gato prepara o corpo, libera endorfinas, que são uma forma natural de morfina. Isso faz com que o gato se sinta bem e muitos gatos erasitem especificamente porque eles são viciados nas endorfinas. Isso é especialmente verdadeiro se o gato se sentir estressado por algum motivo, porque a lambida oferece uma forma de alívio do estresse. [7] Tente identificar por que o gato está estressado. Talvez tenha havido um gato intruso na casa, ou você tem recentemente um novo animal de estimação. Abordar a causa subjacente provavelmente será a resposta. Além disso, você pode usar Feliway, que é uma versão sintética do feromônio felino (Mensageiro Químico) que faz com que o gato se sinta seguro e seguro. Feliway vem como um spray e um difusor de sala, e o posterior é a melhor opção, porque funciona constantemente em segundo plano. [8]