Como instalar uma ROM personalizada no Android

Este artigo ensina como instalar uma ROM personalizada no seu dispositivo Android, que muda a maneira como o Android parece e se sente ao usá -lo e pode dar uma nova vida em um dispositivo antigo. A instalação de uma ROM personalizada é um procedimento avançado e você corre o risco de tornar inoperante o seu dispositivo Android.

Parte 1

1

Verifique se o seu fabricante permite desbloquear o carregador de inicialização. Dependendo do seu dispositivo Android, você poderá desbloquear o carregador de inicialização com a ajuda do fabricante. Nem todos os fabricantes permitem isso, e mesmo que nem todos os modelos possam ser suportados. [1] Para ver rapidamente quais modelos seu fabricante permite ser desbloqueado, pesquise “Fabricante desbloqueie o bootloader” (por exemplo, “HTC Desbloquear Bootloader”). Isso normalmente exibe o site de bootloader do fabricante como o primeiro resultado. Os telefones Nexus sempre podem ser desbloqueados.

  • Para ver rapidamente quais modelos seu fabricante permite ser desbloqueado, pesquise “Fabricante desbloqueie o bootloader” (por exemplo, “HTC Desbloquear Bootloader”). Isso normalmente exibirá o site de bootloader do fabricante como o primeiro resultado.
  • Os telefones Nexus sempre podem ser desbloqueados.
  • 2

    Verifique se a sua operadora permite desbloquear o carregador de inicialização. Mesmo que o fabricante do seu dispositivo permita desbloquear o carregador de inicialização e seu dispositivo for suportado, sua operadora ainda pode bloqueá -lo.

    3

    Entenda os riscos e limitações. Quando você desbloqueia seu carregador de inicialização, você normalmente anula qualquer garantia que esteja ativa atualmente. Você também quebra o DRM no seu dispositivo, o que pode causar problemas com os serviços de streaming de música. Desbloquear seu carregador de inicialização também desativa o Apple Pay como uma medida de segurança. Finalmente, durante todo o processo, você corre o risco de desativar permanentemente seu dispositivo.

    4

    Faça o download das ferramentas do Android SDK que você precisa. Você precisará de alguns utilitários no seu computador para prosseguir com o desbloqueio do seu carregador de inicialização. Visite o site do Android Developer. Role para baixo até a seção “Obtenha apenas as ferramentas de linha de comando” na parte inferior da página. Clique no link para o arquivo zip para o seu sistema operacional. Coloque o arquivo zip em uma pasta em que você deseja que as ferramentas sejam localizadas.

  • Visite o site do Android Developer.
  • Role para baixo até a seção “Obtenha apenas as ferramentas da linha de comando” na parte inferior da página.
  • Clique no link para o arquivo zip para o seu sistema operacional.
  • Coloque o arquivo zip em uma pasta em que você deseja que as ferramentas sejam localizadas.
  • 5

    Extraia o arquivo zip. Clique duas vezes no arquivo zip depois que você o colocou em sua pasta e clique na opção “Extrair”.

    6

    Execute o gerente do Android SDK. Isso exibirá uma lista de ferramentas SDK disponíveis.

    7

    Desmarque tudo, exceto as ferramentas da plataforma Android SDK. Este é o único software que você precisa para desbloquear seu carregador de inicialização.

    8

    Clique em Instalar.

    9

    Faça o download e instale os drivers USB para o dispositivo. Você poderá encontrá -los na página de suporte do site do fabricante do seu dispositivo. Certifique -se de baixar os drivers que correspondem ao modelo do seu dispositivo.

    10

    Conecte seu Android ao seu computador via USB.

    11

    Abra a pasta Platform-Tools na pasta em que suas ferramentas SDK estão dentro. Esta pasta foi criada quando você instalou o software SDK.

    12

    Mantenha ⇧ Shift e clique com o botão direito do mouse na pasta. Certifique-se de clicar com o botão direito do mouse em um ponto em branco.

    13

    Clique em Abrir janela de comando aqui. Uma janela de prompt de comando aparecerá já definida para o local correto.

    14

    Digite dispositivos ADB e pressione ↵ Enter. Você deve ver o número de série do seu dispositivo.

    15

    Abra as configurações do seu Android.

    16

    Role para o fundo e toque no telefone.

    17

    Toque na entrada do número de construção sete vezes. Isso permitirá o menu Opções do desenvolvedor.

    18

    Retornar às configurações e tocar nas opções do desenvolvedor.

    19

    Ativar desbloqueio OEM (se presente). Nem todos os telefones exibirão esta opção e só é necessário se estiver lá.

    20

    Habilite a depuração USB. Isso permite que você envie comandos para o seu Android através do ADB.

    21

    Abra as instruções de procedimento de código de desbloqueio do fabricante do seu dispositivo. O processo a seguir variará dependendo do fabricante do seu telefone. Certifique -se de seguir as instruções que eles fornecem exatamente. O que se segue aqui é um guia geral.

    22

    Reinicie o seu dispositivo no menu Fastboot. O processo para isso varia dependendo do seu dispositivo, mas geralmente você precisará desligar o telefone e depois manter a energia e o volume por 10 segundos.

    23

    Digite o comando de recuperação de chaves de desbloqueio no ADB. Este comando é diferente para todos os fabricantes. Por exemplo, para HTC, você digitaria o OEM FastBoot get_Identifier_token. Verifique se o seu dispositivo Android ainda está conectado ao seu computador e a janela Prompt de comando está aberta da pasta Platform-Tools.

  • Verifique se o seu dispositivo Android ainda está conectado ao seu computador e a janela Prompt de comando está aberta da pasta Platform-Tools.
  • 24

    Copie o código de identificação do dispositivo. Você verá um código longo na tela e pode ser dividido em várias linhas. Clique e arraste para destacar todo o código. Pressione Ctrl+C para copiá -lo.

    25

    Envie o código de identificação do seu dispositivo para o fabricante. Use o formulário de solicitação de código de código de desbloqueio do BootLoader para enviar seu código e solicitar seu código de desbloqueio. Isso pode levar uma semana ou duas, dependendo do fabricante.

    26

    Execute o comando especificado pelo seu fabricante. Quando você recebe seu código de desbloqueio, você receberá o comando para usá -lo ao seu dispositivo. Este comando varia dependendo do fabricante. Seu Android precisará estar conectado ao seu computador e no modo Fastboot. Para dispositivos Nexus, execute o FastBoot OEM Desbloqueio ou o desbloqueio flashing fastboot para o Nexus 5x e mais recente. O comando para o seu fabricante pode ser diferente. Por exemplo, os usuários da HTC digitariam o FastBoot OEM UnlockToken desbloquear_code.bin depois de colocar o arquivo desbloquear_code.bin recebido da HTC na pasta Adb.

  • Para dispositivos Nexus, execute o Fastboot OEM Desbloqueio ou o Fastboot Planking Desbloqueio para o Nexus 5x e mais recente.
  • O comando para o seu fabricante pode ser diferente. Por exemplo, os usuários da HTC digitariam o FastBoot OEM UnlockToken desbloquear_code.bin depois de colocar o arquivo desbloquear_code.bin recebido da HTC na pasta Adb.
  • 27

    Confirme que deseja desbloquear. Você pode ser solicitado pelo seu telefone a confirmar o desbloqueio.

    28

    Digite reinicialização do Fastboot no seu computador. Este comando reiniciará seu dispositivo e sairá do modo Fastboot.

    29

    Procure a mensagem desbloqueada do carregador de inicialização. Você verá esta mensagem toda vez que ligar seu dispositivo como uma medida de segurança. Verifique se o seu dispositivo é completamente para o sistema operacional Android normalmente. Agora você está pronto para instalar uma recuperação personalizada.

    30

    Encontre e siga um guia específico do dispositivo se você não puder desbloquear o carregador de inicialização. Se o seu fabricante ou transportadora não permitir que você desbloqueie o carregador de inicialização, sua única outra opção é encontrar e usar uma exploração para ignorá -lo. Esse processo é diferente para cada modelo de telefone, e alguns telefones simplesmente não podem ser desbloqueados. O melhor lugar para começar são os fóruns do XDA. Encontre seu modelo de telefone e procure qualquer desbloqueio de bootloader lançado pela comunidade. Ao executar um desbloqueio usando uma exploração, siga exatamente cada etapa do tópico XDA, pois o risco de bloquear o dispositivo aumenta drasticamente quando não está usando métodos oficiais.

  • O melhor lugar para começar são os fóruns do XDA. Encontre seu modelo de telefone e procure qualquer desbloqueio de bootloader lançado pela comunidade.
  • Ao executar um desbloqueio usando uma exploração, siga exatamente cada etapa do tópico XDA, pois o risco de bloquear o dispositivo aumenta drasticamente quando não estiver usando métodos oficiais.
  • Parte 2

    Instalando uma recuperação personalizada

    1

    Visite o site da TWRP. Este guia abordará a instalação do TeamWinRecoveryProject (TWRP), um dos métodos de recuperação mais populares para ROMs do Android. Outra recuperação popular é o ClockworkMod Recovery (CWM). Ambos devem funcionar para a instalação da maioria das ROMs, embora algumas ROMs exijam um ambiente de recuperação específico. [2]

    2

    Clique na guia Dispositivos.

    3

    Verifique se o seu dispositivo é suportado. Se o seu dispositivo não estiver nesta lista, tente um ambiente de recuperação diferente, como o CWM. Observe que, embora seu dispositivo possa ser suportado, sua operadora ou região não pode.

  • Observe que, embora seu dispositivo possa ser suportado, sua operadora ou região não pode.
  • 4

    Clique no link para o seu dispositivo. Isso exibirá mais detalhes para o seu dispositivo específico.

    5

    Clique no link de download. Isso vai baixar o TWRP em formato IMG para o seu computador.

    6

    Copie o arquivo IMG para sua pasta ADB. Coloque -o no mesmo local que seus arquivos binários do ADB. Isso permitirá que você o transfira para o seu telefone usando adb no prompt de comando.

    7

    Renomeie o arquivo para twrp.img. Isso facilitará a entrada do nome durante a transferência.

    8

    Digite o ADB Reboot Bootloader no prompt de comando. Se você ainda não tiver o prompt de comando aberto, mantenha-o ⇧ Shift e clique com o botão direito do mouse na pasta Open Platform-Tools. Selecione “Abrir janela de comando aqui” “

    9

    Digite Fastboot Flash Recovery twrp.img e pressione ↵ Enter. Isso copiará o arquivo de imagem TWRP para o seu dispositivo Android e substituirá seu ambiente de recuperação atual por ele.

    10

    Digite reinicialização rápida e pressione ↵ Enter.

    11

    Pressione e segure os botões de volume e energia à medida que o dispositivo reinicie. Isso entrará no modo de recuperação na maioria dos dispositivos. Alguns dispositivos podem ter uma combinação de botões diferente para inserir o modo de recuperação. Execute uma pesquisa na web pelo “modo de recuperação do modelo”.

  • Alguns dispositivos podem ter uma combinação de botões diferente para inserir o modo de recuperação. Execute uma pesquisa na web pelo “modo de recuperação de modelo”
  • 12

    Digite seu pino se solicitado. Isso permitirá que o TWRP acesse seu dispositivo criptografado, essencial para criar backups.

    13

    Toque em backup. Isso abrirá o utilitário de backup no TWRP. Criar um backup completo do seu sistema (Nandroid) permitirá que você restaure seu dispositivo, caso algo dê errado durante a instalação da ROM.

    14

    Selecione Boot, sistema e dados. Isso fará backup de todos os seus arquivos e dados essenciais do sistema.

    15

    deslize a barra para iniciar o backup. Você verá isso na parte inferior da tela de backup. O processo de backup provavelmente levará um pouco para concluir, então deixe o seu processo de dispositivo Android.

    16

    Retorne ao menu de backup e limpe todas as opções.

    17

    Role para o fundo e selecione sua partição especial após a recuperação. Isso terá nomes diferentes, dependendo do seu dispositivo (PDS, EFS, WiMax, etc.), e seu dispositivo pode não ter nada listado aqui.

    18

    Comece outro backup com sua partição especial selecionada. Isso fará backup de suas informações IMEI, que serão essenciais para restaurar a conectividade se você quebrar algo mais tarde.

    Parte 3

    encontrando uma rom

    1

    Visite os fóruns do XDA. Os fóruns do XDA são a comunidade de desenvolvimento Android mais popular da Internet, e você encontrará praticamente todas as ROM disponíveis aqui.

    2

    Abra o subforum do seu dispositivo. Você verá dispositivos populares listados na página principal ou poderá usar a barra de pesquisa para encontrar seu modelo específico. Verifique se o seu modelo corresponde ao seu dispositivo e à sua operadora. O mesmo dispositivo em duas operadoras diferentes terá dois números de modelo diferentes, e você precisará de uma ROM que corresponda ao seu modelo exato.

  • Verifique se o seu modelo corresponde ao seu dispositivo e à sua operadora. O mesmo dispositivo em duas operadoras diferentes terá dois números de modelo diferentes, e você precisará de uma ROM que corresponda ao seu modelo exato.
  • 3

    Role para baixo até as ROMs, grãos, recuperações e outra seção de desenvolvimento. Cada dispositivo no XDA terá uma seção dedicada ao desenvolvimento da ROM. Você poderá encontrar praticamente qualquer ROM de nota para o seu dispositivo aqui.

    4

    Encontre uma ROM que parece interessante. O número de ROMs disponíveis para o seu dispositivo depende fortemente de quão popular ele é. Alguns dispositivos podem ter apenas uma ou duas ROMs para escolher, enquanto outros podem ter dezenas. Alguns dispositivos não têm ROMs disponíveis, mas geralmente são dispositivos que não possuem carregadores de inicialização desbloqueáveis. ROMs diferentes podem realizar coisas diferentes. Algumas ROMs foram projetadas para serem o mais barebones possível para o máximo desempenho, enquanto outras adicionam vários recursos que normalmente não estão disponíveis no seu dispositivo.

  • ROMs diferentes podem realizar coisas diferentes. Algumas ROMs são projetadas para serem o mais barebones possível para o máximo desempenho, enquanto outras adicionam vários recursos que normalmente não estão disponíveis no seu dispositivo.
  • 5

    Procure recursos e limitações. As ROMs geralmente adicionam novos recursos, mas também geralmente têm limitações que podem não estar presentes no seu dispositivo original. Certifique -se de que você estará bem com o conjunto de recursos da sua nova Rom.

    6

    Leia cuidadosamente o post inteiro para a ROM. Muitas ROMs terão instruções especiais que você precisará seguir durante a instalação. É imperativo que você siga exatamente as instruções do autor ou pode encontrar problemas sérios.

    7

    Clique no link de download para o arquivo ROM. Isso começará a baixar o arquivo ROM, geralmente em forma de zip. ROMs podem ser bastante grandes, e o arquivo pode demorar um pouco para baixar.

    8

    Visite o site de download do Gapps. Este site permite que você baixe os aplicativos proprietários de Googe, como o Gmail e a Play Store, pois as ROMs não podem incluí -las legalmente.

    9

    Selecione a configuração do seu dispositivo no site GAPPS. Você precisará selecionar a arquitetura (plataforma) do seu dispositivo, a versão operacional do sistema e a variante desejada. Se você não conhece a plataforma do seu dispositivo, poderá encontrá -lo na página de informações do dispositivo do fórum XDA para o seu dispositivo. Verifique se a versão do sistema operacional corresponde à ROM que você está instalando, não sua versão atual do sistema operacional. A maioria dos usuários pode selecionar o estoque como a variante, que inclui todos os gapps padrão.

  • Se você não conhece a plataforma do seu dispositivo, poderá encontrá -lo na página de informações do dispositivo do fórum XDA para o seu dispositivo.
  • Verifique se a versão do sistema operacional corresponde à ROM que você está instalando, não sua versão atual do sistema operacional.
  • A maioria dos usuários pode selecionar o estoque como a variante, que inclui todos os gapps padrão.
  • 10

    Clique no botão de download. Isso começará a baixar o seu pacote Gapps selecionado. Agora você deve ter dois arquivos zip: sua ROM escolhida e o arquivo gapps.

    Parte 4

    Instalando a ROM

    1

    Conecte seu Android ao seu computador. Caso contrário, você precisará conectar seu Android ao seu computador via USB para que você possa transferir os arquivos para o armazenamento do dispositivo.

    2

    Abra o armazenamento do seu Android no seu computador. Você pode transferir os arquivos para o armazenamento interno do seu Android ou para o cartão SD, se tiver um inserido.

    3

    Copie os arquivos zip ROM e GAPPs no seu Android. Você pode clicar e arrastá -los para o armazenamento do seu dispositivo. Certifique -se de que eles sejam colocados no diretório base do armazenamento interno ou do cartão SD (não os coloque em pastas).

    4

    Desconecte o telefone após a transferência.

    5

    Desligue o seu dispositivo Android. Você precisará abrir o modo de recuperação, o que você fará no estado desligado.

    6

    Inicialize seu Android no modo de recuperação. Esse processo variará dependendo do seu dispositivo; portanto, execute uma pesquisa na web, se você não tiver certeza. Geralmente, você manterá energia e volume para baixo até que o menu de recuperação apareça. Você saberá que estará no lugar certo quando vir Twrp.

    7

    Toque em limpeza. É sempre recomendável limpar o dispositivo antes de instalar uma nova ROM. Isso excluirá todos os dados no dispositivo.

    8

    deslize a barra para executar uma redefinição de fábrica. O processo de redefinição levará apenas alguns momentos.

    9

    Toque em instalar no menu principal TWRP.

    10

    Role para baixo e toque no arquivo zip para sua ROM. Certifique -se de começar com a ROM, não o arquivo gapps.

    11

    deslize a barra para começar a piscar. O arquivo ROM começará a instalar, o que pode levar alguns minutos para ser concluído.

    12

    Retorne ao menu principal depois de piscar e toque em instalar novamente. Agora você estará instalando o arquivo gapps

    13

    Role para baixo e toque no arquivo zip gapps.

    14

    deslize a barra para iniciar a instalação. A instalação do GAPPS começará, o que pode levar tanto tempo ou mais que a instalação da ROM.

    15

    Toque em Wipe Cache/Dalvik e depois deslize para confirmar. Isso vai limpar o cache, o que é necessário para iniciar a ROM pela primeira vez.

    16

    Toque no sistema de reinicialização. Seu dispositivo Android reiniciará e, se tudo correr bem, você carregará o ambiente da tela inicial da sua ROM. [3] Pode levar muito tempo para sua nova ROM inicializar. Isso só deve acontecer na primeira vez que você inicializa.

  • Pode levar muito tempo para sua nova ROM inicializar. Isso só deve acontecer na primeira vez que você inicializa.
  • As pessoas também assistem:

    em 15 minutos crie um presente de poster de 80 anos n que eles vao amar

    frases de colegas

    7 qual e a sua idade mental quizzes e testes

    9 melhores jogos de tabuleiro de interpretacao de papeis rpg atualizacao de 2023

    103 palavras positivas de encorajamento para pre escolares e criancas pequenas