Um ohmímetro digital (ou metro ohm) é útil para medir a resistência ao circuito em componentes elétricos. Os medidores digitais são muito mais fáceis de ler e usar do que seus colegas analógicos. A grande tela digital deve mostrar o valor de resistência (um número, normalmente seguido por um ponto decimal ou dois) e a escala da medição. Os medidores digitais ohm variam um pouco de modelo para modelo, então consulte o seu guia do usuário para garantir que você esteja lendo com precisão.
Método 1
1
Determine a escala da leitura procurando um “k” ou “m” ao lado da Omega. O símbolo Omega na tela Digital Ohmeter indica o nível de ohm. No entanto, se a resistência de tudo o que você está testando estiver na faixa de quilo-ohm (1.000 ohms) ou mega-ohm (1.000.000 ohms), a tela adicionará um “k” ou “m”, respectivamente, na frente do símbolo ômega. [1] Por exemplo, uma leitura que diz 4.3 com apenas o símbolo ômega indica 4,3 ohms. Uma leitura que diz 4.3 com um “k” antes do símbolo ômega significa 4,3 quilos (4.300 ohms).
2
Leia o valor da resistência. Além de entender a escala do ohmímetro digital, entender o valor da resistência é o elemento principal do processo de leitura do ohmímetro. Os números são tipicamente na frente e no centro da tela digital e geralmente se estendem a um ou dois pontos decimais. [2] A resistência é uma medida de quanto um dispositivo ou material reduz a corrente elétrica que flui através dele. Números mais altos indicam uma classificação de resistência mais alta, o que significa que mais energia será necessária para integrar o componente em um circuito. Ao testar um resistor, capacitor ou outro componente eletrônico, o ohmímetro exibe um número indicando sua resistência.
3
Procure “1”, “OL” (“Over Loop”) ou algumas linhas tracejadas para uma indicação de que o intervalo está definido muito baixo. Se você não estiver usando um medidor com uma função de alcance automático, precisará definir o intervalo você mesmo. Para evitar definir o alcance muito baixo, sempre comece na faixa mais alta possível e desça até as faixas mais baixas até que o ohmímetro registre uma leitura. Faça isso mesmo quando você souber o alcance do componente que está testando. [3]
Método 2
Usando o medidor
1
Ligue o medidor. O processo pelo qual você vira o ohmímetro variará dependendo do modelo que você está usando. Normalmente, você pode apenas dar a parte do switch que diz “energia” ou “liga/desativado”. [4] Consulte as instruções do fabricante para obter mais informações sobre como selecionar a função de resistência no seu multímetro.
2
Selecione a função de resistência se você estiver usando um multímetro. Um ohmímetro está incluído no conjunto de ferramentas disponíveis no multímetro, um dispositivo que também funciona como amperímetro e voltímetro. O método exato pelo qual você seleciona a função de resistência variará um pouco, dependendo do modelo de multímetro que você está usando. Procure um interruptor rotativo ou discagem para alterar a configuração. [5] Consulte as instruções do fabricante para obter mais informações sobre como selecionar a função de resistência no seu multímetro.
3
Resistência ao teste em um circuito quando não está de energia. Em outras palavras, não conecte o circuito a uma fonte de alimentação ao usar o ohmímetro. Fazer isso pode danificar seu ohmímetro digital ou invalidar sua leitura de resistência. [6]
4
Tire componentes individuais do circuito antes de testá -los. Se você deseja medir a resistência de um componente individual (por exemplo, porque suspeita que esteja com defeito), remova -o do circuito e teste o componente tocando os cabos dos dois pólos do componente. Isso lhe dará uma leitura da linha de base contra a qual você pode testar mais tarde o circuito. [7] O método preciso pelo qual você remove componentes individuais depende do que é o componente. Por exemplo, se você estiver testando um capacitor, precisará removê -lo com um ferro de solda e descarregar qualquer energia elétrica restante dele.
5
Teste a resistência de um componente elétrico usando os cabos de teste. Quando você estiver pronto para testar componentes para leituras de resistência, toque no teste leva aos leads do componente. Esses leads geralmente aparecem como dois finos finos de prata saindo do componente. [8] Mesmo dentro do mesmo tipo de componente, a colocação desses leads varia. Por exemplo, em alguns capacitores, os pistas saem do mesmo lado. Em outros capacitores, uma liderança vai tirar de uma extremidade, enquanto a segunda liderança aparece na extremidade oposta. Se você estiver com problemas para identificar os leads do componente que estiver interessado em testar, consulte as direções do fabricante. Não importa qual chumbo de teste e qual componente você toca juntos.
Método 3
Configurando o intervalo
1
Use a configuração de faixa automática, se possível. A maioria dos ohmmeteres digitais tem uma função de alcance automático que elimina a necessidade de você descobrir o intervalo certo. Isso economiza tempo e energia e permite que você comece a usar seu ohmímetro mais cedo. [9] A configuração do intervalo automático pode estar embutida ou você pode precisar selecioná -la em um menu. Consulte seu guia do usuário para obter mais informações.
2
Comece na faixa mais alta do seu ohmímetro. Sempre defina o intervalo para a configuração mais alta disponível quando começar a testar se consegue uma leitura precisa. Segure as sondas do ohmímetro contra as laterais do circuito para levar sua leitura. Se o alcance estiver muito alto, a leitura permanecerá em 0 ou perto dele. Se você definir um alcance de ohmímetro analógico muito baixo, isso fará com que a agulha se encaixe rapidamente em um lado, potencialmente danificando -a.
3
Gire o alcance no ohmímetro 1 etapa de cada vez para testar o circuito. Se o intervalo for muito alto para um circuito, a leitura pode não ser precisa ou será difícil de ver. Use os botões de ajuste da faixa em um medidor digital ou gire o mostrador em um medidor analógico para diminuir a faixa em 1 etapa. Teste as sondas nos circuitos novamente para ver se sua leitura é mais clara. Caso contrário, continue ajustando o medidor mais baixo até poder ver a leitura. [10] Se você fizer ajustes no intervalo do ohmímetro, pode ser necessário calcular o OHMS usando multiplicação ou divisão. Siga as instruções para o seu ohmímetro cuidadosamente para aprender a ajustar suas medições.