O casamento é o vínculo final entre dois parceiros. Você fez um voto de amar um ao outro para melhor ou para pior, mas às vezes as coisas ficam tensas. Talvez você tenha tido uma luta ruim, se sinta se afastando, ou pode ter chegado a um ponto em que percebe que precisa melhorar o relacionamento. Os relacionamentos exigem trabalho e compromisso para manter seu amor um pelo outro forte, e o casamento não é exceção. Com um pouco de esforço, um pouco de entendimento e um pouco de paciência, você e seu cônjuge podem melhorar seu casamento e lembrar por que você prometeu seu amor um ao outro.
Parte 1
1
Ouça seu cônjuge. Os casais que estão juntos há muito tempo costumam tomar as coisas que são ditas como garantidas. Por exemplo, seu cônjuge pode lhe dizer que algo que você está fazendo o está incomodando, mas você pode assumir que não é grande coisa porque você está juntos há tanto tempo. No entanto, pequenas coisas se somam e, quando seu parceiro se sente invalidado ou inédito, isso pode levar a problemas de confiança e intimidade maiores. Se o seu cônjuge lhe disser que há um problema, você precisa levar essa declaração a sério. Trabalhe para resolver o problema, sozinho ou juntos, mas certifique -se de levar a sério as preocupações do seu parceiro. Atender às necessidades do seu parceiro. Se o seu cônjuge está lhe dizendo o que ele ou ela quer do relacionamento, você precisa se esforçar para que isso aconteça ou trabalhe juntos para encontrar um compromisso.
2
Passe tempo de qualidade com seu cônjuge. O tempo de qualidade é o tempo que você reserva incondicionalmente e completamente para o seu cônjuge. Não importa o que aconteça, você deve reservar esse tempo para o seu cônjuge. Toque de telefone? Pendure e desligue -o na frente do seu cônjuge. Ouça um ao outro, sente -se juntos, assista um ao outro. Aproveite a presença um do outro e desfrute de estar juntos. Faça isso pelo menos uma vez por semana durante 30 a 60 minutos.
3
Seja aberto e honesto um com o outro. A honestidade é tremendamente importante em um relacionamento, especialmente se você é casado. Você quer sentir que pode confiar em seu cônjuge e deseja que seu parceiro se sinta da mesma maneira. Mas honestidade e abertura se estendem além de apenas dizer a verdade; Isso também significa não reter informações e não se segurar quando há algo que você deseja abordar. Nunca minta para seu parceiro. Mesmo uma pequena mentira, como dizer que algo não o incomoda quando o caso secretamente, pode eventualmente se resumir ao ressentimento e argumentos. Abra e deixe -se ser vulnerável com seu parceiro. Diga ao seu cônjuge suas esperanças e sonhos secretos, seus medos mais profundos e outras coisas que você mantém escondido. Deixe seu parceiro se abrir e ficar vulnerável com você. Isso pode ajudar a criar confiança e promover um senso mais forte de intimidade e carinho.
4
Trabalhe em compromisso. O comprometimento pode ser difícil, especialmente quando as emoções estão altas após uma discussão. No entanto, precisar estar certo por 30 segundos não vale a tensão que o argumento pode colocar em seu relacionamento na linha. É normal discordar ou mesmo argumentar de tempos em tempos, mas você precisa estar disposto a deixar de lado o seu lado em nome de comprometer e colaborar. Não pense nos argumentos como algo que precisa ser “vencido”. Este é um pensamento perigoso, pois coloca você e seu cônjuge um contra o outro. Deixe de lado as coisas que não valem a pena brigar. Mesmo que você estivesse errado, não vale a pena o estresse e a frustração de uma discussão. Esteja disposto a ceder uma discussão. Só porque você pensa que está certo, isso não significa discutir ainda mais o seu argumento, então trabalhe para soltá -lo antes que ele aumente. Compromisso torna seu relacionamento mais forte. Quando vocês dois deixarem de lado suas necessidades, incluindo sua necessidade de estar certo, você pode trabalhar juntos como uma equipe para a melhoria dos dois parceiros. [1]
5
Use declarações “I”. Quando você e seu cônjuge têm um desacordo, é importante evitar o uso de acusações ou insultos. Uma maneira de muitos cônjuges prejudicam inadvertidamente seus parceiros é usando declarações “você” em vez de declarações “i”. Usar as declarações “I” pode ajudar a transmitir a maneira como você está sentindo e promover uma conversa produtiva e positiva, em vez de prejudicar os sentimentos de seu parceiro. Uma declaração “você” transmite culpa seu parceiro. Por exemplo, “Você está sempre atrasado e me faz parecer ruim como resultado!” Uma declaração “I” reformula a conversa de uma maneira que se concentra no sentimento, não em fingir culpa ou culpa. Por exemplo, “estou percebendo que você está olhando para longe durante essa conversa e isso me faz sentir que você não está levando em consideração meus sentimentos”. Uma declaração “I” tem três componentes: uma descrição concisa e não acusatória do comportamento específico com o qual você está tendo problemas, seus sentimentos sobre esse comportamento e o efeito tangível e concreto que seu comportamento específico de seu parceiro tem sobre você em você . [2] O componente de comportamento deve seguir os fatos da situação, seus sentimentos devem estar diretamente relacionados a esse comportamento, e o efeito deve especificar as consequências ou apoiar seus sentimentos sobre o assunto. O objetivo é ser o mais específico possível e seguir o problema em questão. Não arraste outros problemas ou sentimentos não relacionados, basta concentrar os efeitos tangíveis do problema atual.
6
Nunca grite com seu parceiro. Muitas pessoas começam a gritar sem sequer perceber. Quando você tem uma discussão, suas emoções podem estar altas e você pode se sentir muito apaixonadamente com o que está debatendo. No entanto, gritar com seu cônjuge terá apenas um dos dois resultados: seu parceiro gritará de volta e você estará gritando um com o outro, ou seu parceiro ficará com medo de você. De qualquer maneira, é uma situação prejudicial que pode colocar uma enorme pressão sobre seu relacionamento. [3] Pode parecer aliviar o momento para gritar e soltar suas frustrações, mas suas emoções estarão no alto. É mais provável que você diga coisas que você não quer dizer quando gritar e não poderá recuperar essas palavras prejudiciais mais tarde, quando estiver se acalmada. Evite falar sobre coisas importantes quando você (e/ou seu parceiro) está chateado. Dê um passeio, ou simplesmente desculpe -se da sala por 5 ou 10 minutos, depois reinicie a conversa quando você estiver calmo.
Parte 2
Reacendendo o romance
1
Mude sua rotina. Se você está casado há dois ou vinte anos, pode parecer facilmente que você e seu parceiro caíram em uma rotina. As rotinas se formam porque são convenientes e facilitam a navegação no seu dia-a-dia, mas cair em sulcos e rotinas em seu relacionamento podem matar lentamente o romance sem você perceber. [4] Se você costuma comer na maioria das noites, tente sair para uma noite de encontro. Se você normalmente faz suas próprias refeições separadas, tente cozinhar uma refeição para o seu parceiro e comer juntos. Faça algo emocionante juntos que você e seu cônjuge normalmente não faria. Não precisa ser nada louco, mas deve empurrar vocês a se divertir e se animar juntos. Tire umas férias românticas juntas ou apenas planeje um dia divertido e emocionante juntos – mesmo que isso signifique ir a um carnaval ou um parque de diversões.
2
Flertar um com o outro. Quando você e seu cônjuge estavam namorando, provavelmente flertaram um com o outro o tempo todo. Então, por que você parou? A maioria dos casais se sente confortável um com o outro, o que é obviamente uma coisa boa. Mas a desvantagem de se sentir confortável é esquecer como ligar o charme, geralmente porque você não precisa em vários meses (ou até anos). [5] Faça contato com os olhos. Sorria para o seu parceiro e age rir. Use a linguagem corporal romântica e imite a linguagem corporal do seu parceiro. [6] Fique de frente para o outro, evite atravessar os braços e inclinar -se na direção um do outro quando você fala.
3
Aumente seu contato físico. O contato físico é um componente importante da intimidade. O contato físico faz você se sentir desejado, e isso pode fazer você se sentir confortável e mais perto com seu parceiro. Se você já é muito íntimo e tem muito contato físico, continue fazendo isso. Se você perdeu essa parte do seu relacionamento, faça um esforço para trazê -lo de volta. [7] O contato físico não significa apenas sexo (embora muitas pessoas considerem o sexo uma parte saudável do casamento). Pode significar de mãos dadas, aconchegar -se, abraçar, beijar ou qualquer outro tipo de contato afetuoso. Seu parceiro provavelmente deseja contato físico tanto quanto você, mas pode ser muito tímido ou preocupado que você também não o queira. Não se estresse pelo contato físico, basta iniciá -lo. Seu parceiro apreciará, e isso ajudará vocês dois mais próximos um do outro. Lembre -se de que os sentimentos geralmente seguem as ações. Se você fizer o esforço e tentar fazer uma noite romântica um para o outro, os sentimentos românticos seguirão. [8]
4
Arranje tempo para intimidade. Se você está casado há um tempo, provavelmente ambos se sentirão sobrecarregados de tempos em tempos, tentando equilibrar sua vida profissional e sua vida em casa. Isso pode ser ainda mais assustador se você tiver filhos. Mas reservar um tempo para a intimidade sem distrações (crianças, chamadas de trabalho/e -mails etc.) podem fazer maravilhas para trazer de volta a faísca em seu relacionamento, especialmente se você o fizer uma semana de prioridade consistente após semana. [9] Passar um tempo um com o outro, especialmente com contato físico, geralmente prepara o cenário para o sexo e fará com que os dois se sintam mais próximos um do outro. Se for necessário, agende o tempo para intimidade e/ou sexo. Os especialistas aconselham que, mesmo reservar 30 minutos por algum tempo íntimo, pode fazer maravilhas para o seu relacionamento. Deixe seus filhos na de uma babá, ou se eles têm idade suficiente para sair sozinhos, você pode dar -lhes dinheiro para ir assistir a um filme ou fazer compras no shopping. Isso vai comprar um tempo sozinho com seu cônjuge. Desligue seus celulares quando estiver sendo íntimo juntos. Nada mata o humor como seu parceiro sendo arrastado para uma longa ligação relacionada ao trabalho. A intimidade não é apenas uma coisa única. Você precisará trabalhar duro para dedicar tempo a isso toda semana, ou várias vezes por semana, ou com frequência que você e seu parceiro precisam.
5
transmitir suas preferências sexuais. Isso se refere a ser honesto e aberto em sua comunicação um com o outro. Algumas pessoas têm medo de transmitir seus desejos a outros, mesmo a um cônjuge. No entanto, suas preferências não são nada para se sentir envergonhadas ou envergonhadas. Converse com seu parceiro sobre quais são suas preferências ou fantasias sexuais e pergunte ao seu parceiro sobre suas preferências. E não importa o que você ou seu parceiro queiram, seja mutuamente respeitoso com as necessidades um do outro. [10] Sentir que suas preferências sexuais não estão sendo cumpridas pode tornar o sexo insatisfatório, o que com o tempo pode parecer quase uma tarefa árdua. A melhor maneira de desfrutar de sexo mutuamente é comunicar ao seu parceiro o que você gosta ou não gosta e pedir ao seu cônjuge que faça o mesmo. Esteja disposto a explorar coisas novas juntas no quarto para que você e seu parceiro estejam tendo suas necessidades atendidas. Além disso, experimentar coisas novas em geral pode emprestar uma faísca ao seu relacionamento, e você pode encontrar você aproveitando sua nova rotina. Ser respeitoso com as necessidades do seu parceiro não significa se colocar em uma situação desconfortável. Não há problema em ter limites e esperar que seu parceiro respeite esses limites.
6
Considere ver o terapeuta de um casal. Algumas pessoas têm a impressão de que a terapia do casal é apenas para pessoas que estão à beira do divórcio. No entanto, isso simplesmente não é verdade. A terapia do casal pode ajudar você e seu cônjuge a trabalhar em habilidades de comunicação, encontrar maneiras de se sentir mais íntimas e trabalhar com quaisquer dificuldades que surjam em seu casamento. [11] Não há vergonha ou estigma em ver um terapeuta. A terapia do casal pode ajudar você e seu parceiro em qualquer estágio do seu relacionamento. Se você ou seu parceiro experimentarem pouco ou nenhum desejo sexual depois de ter um desejo sexual, seu terapeuta poderá encaminhá -lo ao seu médico principal para ver se há alguma explicação médica. Às vezes, certos medicamentos podem reduzir os impulsos sexuais ou a capacidade de executar sexualmente. Outras vezes, pode haver uma razão emocional para que o desejo sexual de uma pessoa diminua. Seja honesto e aberto com seu terapeuta e com seu médico para resolver qualquer problema de intimidade que você esteja enfrentando.
Parte 3
Fortalecendo seus laços conjugais
1
Expresse gratidão pelas pequenas coisas. Um grande risco nos relacionamentos de longo prazo é dar um ao outro como garantido. Não importa o quanto você ame e aprecie seu cônjuge, sempre existe um risco que você pode ficar tão acostumado um ao outro que você esquece de agradecer por tudo o que seu parceiro faz. Se você fizer um esforço para expressar gratidão, seu parceiro quase certamente fará o mesmo. [12] Agradeça quando seu cônjuge faz algo por você, esteja cozinhando uma refeição, consertando um gabinete quebrado ou apenas pegando algo para você na loja. Informar seu parceiro que você aprecia as pequenas coisas fará com que seu cônjuge se sinta apreciado, e seu parceiro terá maior probabilidade de continuar fazendo coisas boas para você (e vice -versa) no futuro. Você poderia dizer algo como: “Isso me deixou muito feliz que você acertou no trabalho hoje – obrigado por fazer isso. Foi bom vê -lo por alguns minutos.”
2
Reserve um tempo para perceber seu parceiro. Outra faceta de levar seu parceiro como garantido é esquecer de elogiar um ao outro. Você pode pensar que seu parceiro sabe que você o ama, e isso pode ser verdade. Mas nada traz um sorriso ao seu rosto, como ouvir que alguém acha você atraente e desejável, então trabalhe para fazer um ao outro se sentir especial o mais rápido possível. [13] Não é preciso muito para perceber seu parceiro. Elogie seu cônjuge por uma roupa atraente, um corte de cabelo recente, quaisquer desenvolvimentos depois de iniciar uma nova rotina de exercícios e assim por diante. Tente elogiar seu parceiro por seus esforços na frente dos outros. Gabando -se das realizações do seu cônjuge quando ele ou ela é tímido para realmente fazer com que seu cônjuge se sinta amado. [14]
3
Vá a um encontro com seu cônjuge. À medida que seu relacionamento continua, você pode achar que é mais difícil reservar um tempo para um encontro ou sair e ter uma noite romântica sozinha. Isso pode ser particularmente problemático se você tiver filhos. Mas ter uma noite de encontro regular passada sozinha com seu cônjuge pode trazer de volta a emoção e a paixão que você sentiu um pelo outro quando estava realmente namorando, e essa paixão é importante para sustentar um casamento de longo prazo. Comprometa -se a passar a noite sozinha juntos. Pegue uma babá para seus filhos ou faça com que eles durmam na casa de um amigo. Escolha um restaurante romântico. Se você tem um lugar favorito para ir ou se puder recriar seu primeiro encontro, melhor ainda. Vista -se um para o outro. Tente impressionar seu cônjuge como se você ainda estivesse apenas namorando e ainda não casado. Dê uma caminhada romântica depois do jantar ou vá assistir juntos a um show. Concentre -se em torná -lo uma noite íntima sozinha juntos.
4
Certifique -se de se sentir realizado. Além de sentir suas necessidades sexuais, é imperativo que você sinta que sua vida tem significado e que você realizou alguma coisa. Pode ser uma surpresa, mas os especialistas concordam que ter seus próprios objetivos e realizações pessoais separados do seu cônjuge pode realmente fortalecer seu casamento. [15] Quando você sente que seus objetivos pessoais estão sendo cumpridos, é mais fácil se dedicar ao seu parceiro. Se você é muito orientado pela carreira, reserve um tempo para sua carreira. Se você é um artista, trabalhe em sua arte. Se você é atlético, treine para uma maratona. [16] Não importa quais sejam os objetivos e realizações do seu parceiro, é importante que você tenha seus próprios objetivos. Você e seu cônjuge devem apoiar um ao outro e devem celebrar as realizações um do outro.