Todo filme esportivo ou épico de guerra tem um grande discurso motivacional de um treinador ou comandante, inspirando a todos enquanto a música incha em um crescendo. Na realidade, motivar alguém normalmente é um esforço mais silencioso, mais sutil e mais personalizado. Este artigo lista várias estratégias motivacionais úteis, começando com dicas para dizer a coisa certa no momento, depois passando para alguns conselhos mais “agradáveis”. Então continue lendo para ser motivado a ser um motivador!
1
Oferece orientação direcionada apenas para eles, não clichês motivacionais de estoque. Diga o nome da pessoa e adapte suas palavras para se adequar à situação em questão. Não use uma frase que você viu em um pôster ou ouvido durante um infomercial de auto-ajuda! [1] Por exemplo, em vez de “manter o queixo no queixo”, tente “Katie, sacuda esse lance livre perdido e mostre a eles o que você ‘Eu peguei a defesa. ” É mais difícil ajustar as palavras motivacionais quando você ouve seu próprio nome e a situação em que está.
2
Use “eu” em vez de “você” fraseado.
Motivar com declarações “I” que oferecem seu apoio aos esforços deles. Esteja você tentando motivar, criticar, disciplinar ou resolver um conflito com outra pessoa, usando as declarações “você” tende a colocá -las na defensiva. Em vez disso, use declarações “i” que reduzem a hostilidade para oferecer incentivo e apoio, deixando a escolha de aceitá-lo (ou não) em suas mãos. [2] Por exemplo, um simples “eu realmente gosto de ver você se esforçar para jogar seu melhor futebol” geralmente funciona melhor do que “você pode ser o melhor jogador do time se se concentrasse mais durante os jogos”. Ou, em um ambiente de trabalho: “Gosto muito do que vejo nesta equipe e sei que podemos trabalhar juntos para melhorar nossas vendas para atingir os novos objetivos.”
3
Motivar com positividade, não negatividade.
A negatividade nunca fornece a mesma motivação duradoura que a positividade. A motivação deve sempre ser positiva! A negatividade simplesmente não é uma boa estratégia motivacional. Críticas, frustrações e ultimatos podem, em alguns casos, causar uma resposta no curto prazo, mas abordagens negativas não motivam realmente a pessoa a fazer uma mudança. [3] A negatividade provavelmente só causará ressentimento – por exemplo: “Em vez de sentar no sofá jogando esse jogo bobo o dia todo, por que você não se junta ao time real e joga basquete de verdade?” Compare isso com uma abordagem mais positiva: “Eu acho que você é muito bom em basquete e gostaria de jogar com seus amigos no time. Talvez você deva pensar em se inscrever nos testes. ”
4
priorize seu processo sobre seus resultados.
Ajude-os a se orgulhar do auto-aperfeiçoamento em vez de obcecar com o sucesso. Claro, os alpinistas das montanhas são motivados em parte pelo pensamento de ficar naquele pico alto por alguns minutos. No entanto, é o processo de conquistar a montanha (e seus próprios medos e limites) que realmente os impulsiona. Não importa as circunstâncias, concentre seus esforços motivacionais na “escalada” mais do que no “cume”. Por exemplo, em vez de dizer a um atleta adolescente para trabalhar duro para que eles possam vencer, tente algo como: “Marco, imagine o orgulho que você sentirá no final do jogo final quando souber estação. ”
5
Identifique objetivos menores no quadro geral.
Ofereça palavras motivacionais que dividem grandes tarefas em pedaços gerenciáveis. As pessoas geralmente não têm motivação porque ficam impressionadas com uma tarefa que parece grande demais para lidar, não porque são preguiçosas. Se você puder ajudar a pessoa a ver muitas tarefas menores em vez de uma gigante, elas acharão mais fácil imaginar o sucesso. [4] Por exemplo, se seu filho estiver impressionado com a idéia de limpar o quarto bagunçado, divida a tarefa: “Tommy, aposto que seria muito mais fácil para você jogar trens se você limpar todos os outros brinquedos no trem mesa.” Ou, se um colega de trabalho estiver paralisado com o pensamento de uma grande apresentação de vendas: “Seus números de vendas atuais são impressionantes, então eu sugiro que você bloqueie essa parte da sua apresentação antes de investigar as projeções do próximo ano.”
6
Dê -lhes elogios por trabalharem duro.
Motivar as realizações futuras recompensando seus esforços atuais. Como professor, chefe, treinador ou pai, ofereça elogios e reconhecimento sempre que a pessoa o ganha – não elogios genéricos e injustificados, mas reconhecimento específico por um trabalho específico. Algumas pessoas valorizam mais elogios mais do que outros, mas todo mundo gosta de ser honestamente reconhecido por seus esforços genuínos. Isso lhes informa que você aprecia o que está fazendo e oferece um motivo para buscar elogios adicionais. [5] Em um ambiente de trabalho, você pode reservar um tempo a cada semana para reconhecer as realizações individuais e em grupo. Para as crianças, colocar adesivos coloridos em um gráfico de tarefas postadas na geladeira pode ser um motivador suficiente.
7
Incentive -os a se recompensar.
auto-elogio para realizações, mesmo pequenos, é um grande motivador. Você sempre deve reconhecer seus esforços e elogiar suas realizações, e também incentivá -los a fazer o mesmo por si. Quando se trata de inspirar motivação, nenhum “vitória” é muito pequeno ou insignificante! [6] Por exemplo: “Leah, dê um tapinha nas costas para todas essas ótimas pontuações de questionários que você chegou até agora. Você preparou o terreno para um exame de médio prazo na próxima semana. ” Ou: “Joe, espero que você se trate neste fim de semana por todos os excelentes trabalhos de vendas que você está fazendo. Você definitivamente merece! ”
8
Não exagere com seus comentários.
Priorize a qualidade de suas palavras motivacionais, não a quantidade. Se você constantemente tentar motivar alguém com palavras de inspiração e encorajamento, seus esforços provavelmente se tornarão cada vez menos bem -sucedidos. A pessoa pode ignorar o que você diz porque é tão comum, ou pode se ressentir de seus infinitos esforços para motivá -los. [7] Infelizmente, não há “número mágico” para a frequência ou tempo dos comentários motivacionais. Sua melhor aposta é salvá -los em momentos em que você sente que é mais necessário e com maior probabilidade de ser bem -vindo. Por exemplo, um treinador que grita constantemente “Vamos, faça!” Durante uma sessão de treinamento com pesos, pode simplesmente incomodar seu cliente. No entanto, um bem-objetivo “Você conseguiu isso, Luke!” pode fornecer uma faísca exatamente quando é necessário. Da mesma forma, incomodar continuamente seu adolescente para limpar o quarto deles pode ser menos útil do que dar um rápido impulso de encorajamento, como: “Você será feito antes de perceber!”
9
adaptar sua estratégia para encaixá -los.
A motivação precisa ser personalizada, não um tamanho único. Antes de motivar alguém, você precisa saber algo sobre eles e como eles operam. Se você ainda não os conhece bem, conheça a pessoa assistindo, ouvindo e interagindo. Quanto mais você aprender sobre eles, melhor será capaz de adaptar sua estratégia motivacional. [8] Por exemplo, não apenas assuma que uma pessoa é preguiçosa se não parecer motivada a encontrar um emprego. Pense nas coisas que estão acontecendo em sua vida e ouça -as por pistas sobre como elas percebem a situação. Alguns adolescentes, por exemplo, adoram ouvir seus pais gritando “Vamos lá, você pode fazer isso!” Durante o grande jogo, enquanto outros são mortificados por ele.
10
Identifique o que os motiva a ter sucesso.
Baseie sua estratégia motivacional nos resultados que eles mais valorizam. As pessoas são levadas a fazer as coisas pelo potencial de benefícios extrínsecos, como riqueza ou um título, e benefícios intrínsecos, como sentimentos de contentamento. A mistura extrínseca/intrínseca varia de acordo com a pessoa, por isso vale a pena pensar em como uma pessoa valoriza coisas diferentes. Somente então você pode direcionar efetivamente sua motivação para o que eles mais valorizam. [9] Por exemplo, algumas pessoas mais valorizam o respeito, enquanto outras podem colocar riqueza, carinho ou conforto primeiro. Enquanto pergunta “Qual das seguintes opções você mais valoriza?” Pode fazer o trabalho, é mais provável que você queira ouvir e observar a pessoa para ter uma ideia de suas prioridades.
11
Motive -os e a “equipe” em que estão.
Em um grupo de grupo ou equipe, explique o papel principal da pessoa no esforço geral. Isso é útil no trabalho, escola, esportes e ambientes familiares, entre outros. Informe a pessoa que é um componente vital de algo maior que elas mesmas. Não fique negativo, e use uma abordagem “você deve à equipe”. Em vez disso, mantenha -se positivo! [10] Por exemplo: “Aqueles minutos que você registrou quando Jake teve problemas de falta realmente nos ajudou a ficar no jogo e nos deu uma chance no final.” Ou: “Sua introdução à apresentação do nosso grupo definirá o tom para o resto de nós”. O desejo de não decepcionar os outros é uma fonte de motivação muito comum e poderosa. Você quer que eles tirem esta conclusão.
12
Dê a eles o que eles precisam para ter sucesso.
Ofereça um plano e ferramentas para o sucesso para que eles saibam que o trabalho pode ser feito. Esta é a melhor maneira de motivar como chefe, treinador ou pai: dê às pessoas sob sua liderança o que elas precisam para ter sucesso. O maior discurso motivacional da história não melhorará as vendas se os funcionários não tiverem as ferramentas e a tecnologia de que precisam para envolver novos clientes! [11] Defina os papéis e expectativas para todos os membros da equipe e sua visão para o grupo como um todo. É mais fácil se sentir motivado quando você tem um objetivo claro em mente.
13
Mostre como você está motivado.
Ver sua motivação em ação pode ajudar a inspirar a deles. Parece tão simples, mas é fácil ignorar: se você espera motivar alguém a fazer o melhor possível, certifique -se de demonstrar sua própria motivação para fazer o seu melhor! Se você deseja que seu jovem adulto se interesse maior pelo mundo ao seu redor, por exemplo, mostre -se ativamente envolvido em questões comunitárias, nacionais e/ou globais. [12] Para ficar claro, você não pode motivar alguém a se preocupar com o meio ambiente, apenas se preocupando com o ambiente. Mas você não terá chance se não modelar sua própria motivação para eles. Ao modelar sua motivação, você oferece a oportunidade para a outra pessoa “se unir” a você.
14
Aceite que você não tenha sucesso.
Faça sua parte, mas perceba que você não pode forçá -los a ser motivados. A verdadeira motivação vem de dentro, então não há como você “fazer” que outra pessoa se sinta motivada para fazer alguma coisa. Em vez disso, seu objetivo deve ser ajudá -los a identificar seus próprios sentimentos de motivação. [13] Em vez de tentar criar motivação onde não existe, trabalhe para criar condições que ajudem a revelar sua motivação existente. Se um funcionário realmente não gosta de seu trabalho e está apenas nele para o salário, não se preocupe em tentar motivá -los a tomar uma iniciativa maior. No entanto, se você sentir que eles têm um potencial inexplorado para realmente prosperar no trabalho, veja o que você pode fazer para ajudá -los a encontrar sua motivação.