Se você emprestou dinheiro a um amigo, pedindo que eles pagassem, você pode parecer uma proposta estranha. No entanto, quando tratado corretamente, você pode recuperar o dinheiro que emprestou sem perder a amizade.
Método 1
1
Estabeleça uma reunião pessoalmente. Convide -os para conversar sobre um café ou almoço. Mantenha a situação casual, para que seu amigo se sinta confortável conversando com você abertamente. Você pode enviar um e-mail, ligar ou enviar texto, mas é mais provável que as pessoas entendam completamente essa conversa, se você a conduzir cara a cara, onde elas podem ver sua linguagem corporal e expressões faciais. Certifique-se de que você seja capaz de se encontrar individualmente. Você não quer envergonhar seu amigo. Envie um e -mail, texto ou ligue e diga algo como: “Você tem algum tempo para conhecer e conversar neste fim de semana?” Se você quiser dar a eles um aviso sobre o que é a conversa, pode dizer algo como: “Podemos nos encontrar sexta -feira para falar sobre esse empréstimo que lhe dei alguns meses atrás?” Se você quiser ter certeza de que seu amigo está confortável, deixe -o escolher a localização. Diga algo como: “Eu queria falar sobre esse empréstimo que lhe dei um tempo de volta. Podemos nos encontrar em sua casa ou em algum lugar por perto para falar sobre isso esta semana?”
2
Lembre -os gentilmente. Em alguns casos, seu amigo realmente pode ter esquecido o dinheiro devido a você. Comece lembrando -os sobre o empréstimo. Você pode dizer algo como: “Fiquei feliz em lhe dar esse dinheiro no mês passado para ajudar, mas eu esperava que você pudesse me pagar antes que meu aluguel seja devido”. Isso os lembra que o dinheiro foi dado e reconhece que o dinheiro era um empréstimo, caso eles tivessem interpretado mal o empréstimo como um presente.
3
seja direto. Se o lembrete suave não produzir um pedido de desculpas e oferta de reembolso, resolva o problema de frente. Às vezes, fraseando seu pedido de reembolso como uma pergunta pode suavizar o golpe. Tente dizer algo como: “Você sabe quando poderá me pagar de volta?” Insista em uma resposta precisa para sua pergunta direta. Respostas como: “Espero recuperá -lo nos próximos meses”, não são adequados. Se seu amigo evitar responder ou responder vagamente, empurre -o para estabelecer um prazo. Você pode dizer algo como: “Estou entendendo os próximos meses como significado o mais tardar a partir de hoje. Podemos concordar com isso? ”
4
Evite deixar o empréstimo não pagar. Quanto mais você permite que seu amigo evite o pagamento, menor a probabilidade de receber o empréstimo reembolsado. Além disso, se você acabar precisando tomar medidas legais, deixando o empréstimo não pagar por períodos significativos além da data original do reembolso indica ao tribunal que você pode não ter esperado reembolso. [1]
Método 2
recebendo o empréstimo reembolsado
1
Diga a eles para o que você precisa do dinheiro. Muitas vezes, as pessoas que confiam em amigos ou familiares para dar dinheiro a eles podem não ser ótimos para lidar com suas finanças pessoais. Essas pessoas podem pensar egoisticamente que ter dinheiro para si é mais importante do que reembolsar o empréstimo. Nesses casos, pode ser benéfico que a pessoa saiba por que é importante que ela o pague de volta em breve. Tente dizer algo como: “Eu tenho que pagar meus impostos sobre a propriedade no próximo mês, e estou realmente dependendo de você recompensar -me para fazer esse pagamento”. Você pode até dizer algo como: “Meu orçamento foi muito magro por causa do empréstimo que eu lhe dei, e reembolsá -lo me ajudaria a voltar aos trilhos financeiramente”. Lembre -se, você não precisa de um motivo real para querer o dinheiro de volta. O empréstimo deve ser reembolsado, mas essa é outra maneira de melhorar suas chances de levar seu amigo a pagar de volta sem perder a amizade.
2
Peça -lhes para retribuir um pouco do dinheiro. Se o seu amigo não puder pagar o valor total devido a você, pergunte se pode pagar um pouco do dinheiro para mostrar que levam a sério o esforço de reembolso. Quanto mais sincero e honesto seu amigo é sobre a situação financeira deles, mais capaz você será para determinar se eles podem realmente pagar você de volta ou se precisam de mais tempo. Independentemente de sua situação financeira, a recuperação de algumas de suas perdas é sempre preferível a nenhum. [2] Você poderia dizer algo como: “Seria útil para mim, se você pudesse fazer um pagamento em relação ao empréstimo hoje”. Se você está preocupado que seu amigo possa estar realmente tendo problemas para pagar o dinheiro, diga algo como: “Eu sei que você ainda está lutando, mas há uma pequena quantia que você poderia me pagar agora?”
3
Defina um prazo. Às vezes, as pessoas simplesmente trabalham melhor com uma linha do tempo. Deixe seu amigo saber que você realmente gostaria de ser totalmente reembolsado por uma certa data. Esteja disposto a estender isso, se puder. Você provavelmente não quer perder seu amigo por causa de um empréstimo pessoal, mas se você realmente precisar do dinheiro pago, definir um prazo específico pode ajudar. [3] Antes da sua reunião, pense em alguns possíveis planos de pagamento que você acha que pode ser viável para seu amigo. Apresentá -los ao seu amigo, retirará a pressão para ter essas idéias. Diga algo como: “Que quantidade você seria capaz de sobreviver sem cada mês?” Tente ajudar seu amigo a descobrir quando ele poderá fazer pagamentos dizendo algo como: “Suas contas saem no primeiro mês ou no final? Você pode me pagar no tempo oposto, para facilitar o reembolso para você. “
4
Crie um plano de reembolso. Agendar datas de vencimento e valores de pagamento e peça ao seu amigo que honre o contrato. Você pode até solicitar que eles assinem um documento formal neste momento, se já tentasse os outros métodos de reembolso sem efeito. Isso pode facilitar para os amigos devolver seu dinheiro, já que eles não precisam pagar tudo ao mesmo tempo. [4] Não se deixe de pedir ao seu amigo que se comprometesse a um plano de reembolso ou de pedir que eles assinem um acordo formal, especialmente se você lhes emprestou uma quantia de dinheiro significativa para você. Comece dizendo algo como: “Isso pode ser um exagero, mas quero ter certeza de que ambos estão na mesma página para pagar esse empréstimo. Escrevi algo para nos ajudar a ficar por dentro”. Certifique -se de que seu amigo entenda que seu documento inicial é apenas uma sugestão e passar por possíveis alterações para facilitar o reembolso. Você pode dizer algo como: “Eu sei que você tem férias planejadas para maio, seria útil para você se pulássemos este mês?”
5
Deduz o valor dos serviços. Isso pode parecer estranho, mas seus amigos provavelmente estão lá para você quando você precisa deles. Se o amigo o levou ao aeroporto, ajudasse -o com um projeto de melhoria da casa ou cuidasse de seus filhos gratuitamente, considere deduzir o que você teria pago pelo serviço do valor que eles devem. Esta é uma ideia especialmente boa, se seu amigo realmente não puder pagar o empréstimo. Em alguns casos, pode até ser apropriado pedir ao amigo que cumpra serviços em vez de pagamentos. Por exemplo, se você precisar sair da cidade, pode dizer: “Estou saindo para uma viagem de negócios e desaparecerá por dez dias. Você poderia regar minhas plantas e assistir meus cães? Deduzirei US $ 300 do que você me deve. ” Se seu amigo estiver tentando pagar você de volta, mas lutando para financeiramente, ofereça -lhes a oportunidade de ajudá -lo. Diga algo como: “Eu realmente aprecio você tentar me pagar de volta no tempo em que concordamos, mas seria mais fácil para você assistir meus filhos para mim neste fim de semana enquanto estou em uma conferência em vez de me pagar este mês? Eu realmente apreciaria a ajuda. ”
6
Decida o que significa mais para você. Em casos extremos, você pode ter que escolher entre recuperar seu dinheiro ou manter seu amigo. Provavelmente será uma decisão difícil, mas se você se esforçou para receber o reembolso e seu amigo simplesmente não poderá pagar de volta, talvez seja hora de pensar no empréstimo como um presente.
Método 3
Tomando medidas legais
1
Envie uma carta de demanda. O primeiro passo no processo de recuperação legalmente de um empréstimo é escrever para o amigo pedindo reembolso e dando a eles uma certa quantidade de tempo para obter o dinheiro. Você deve conversar com um advogado antes de enviar esta carta e ter notado -a. A carta também deve ser enviada pelo Courier ou através do e -mail usando um sistema de rastreamento de assinatura, para que você saiba e possa provar que seu amigo o recebeu. Inclua o maior número possível de detalhes na carta. A carta deve detalhar o valor exato devido, a duração da delinquência em reembolsar o empréstimo, outros métodos de tentativa de recuperar a perda e datas em potencial se o dinheiro não for reembolsado. Por exemplo, sua carta pode dizer algo como: “Em 3 de dezembro de 2015, emprestei Joe Smith $ 600 por seu negócio de construção. Pedi reembolso até 3 de outubro de 2016. Pedi um reembolso pessoalmente, por escrito e tentei fazer um plano de pagamento. O Sr. Smith não respondeu. Estou buscando uma ação legal para recuperar essas perdas, se não for reembolsado até 3 de dezembro de 2016. Nesse momento, agendaremos uma data do tribunal para discutir o assunto na presença de advogados. ” Se seu amigo responder à carta e pagar a dívida no prazo acima mencionado, não há necessidade de continuar a ação legal.
2
Veja os recursos de reivindicações legais on -line. As pessoas afirmam que é uma das ferramentas mais populares, mas há vários sites semelhantes e até aplicativos que fazem com que a apresentação de uma reclamação de recuperar um empréstimo rápido e simples. [5] Esses recursos legais on -line geralmente oferecem serviços gratuitos e pagos. Na maioria dos casos, você será aconselhado a tentar concluir sua reivindicação legal sem pagar pelo serviço e adicionar assistência paga da equipe jurídica, se sua reivindicação inicial não for efetiva. [6] Faça sua pesquisa sobre serviços de reivindicações on -line ou baseados em aplicativos. A maioria é respeitável, mas outros estão querendo levar ainda mais seu dinheiro sem ajudá -lo a recuperar as perdas. Você pode ler críticas on -line, verificar com o Better Business Bureau ou procurar informações no site sobre os advogados que estarão ajudando você.
3
Reúna seus documentos. Antes de ir ao tribunal ou até conversar com um advogado, tenha o máximo de evidências possível. Mantenha recibos, transferências bancárias, extratos bancários, quaisquer acordos por escrito que você tivesse para reembolso e quaisquer e -mails ou cartas que você compartilhou com seu amigo. Todas essas informações podem ser importantes para provar que você é realmente devida reembolso. Em casos legais, o ônus da prova sempre está no promotor e não no réu, portanto, manter bons registros facilitará a provar seu direito legal de reembolso. [7]
4
Conheça o estatuto de limitações. A quantidade de tempo que você deve recuperar o dinheiro dos empréstimos pessoais é diferente em todos os estados. Faça sua pesquisa ou pergunte ao seu advogado sobre quaisquer possíveis estatutos de limitação antes de tomar medidas legais. [8]
5
Prove de onde veio o dinheiro. Uma das chaves das reivindicações que terminam com sucesso é provar que o dinheiro que você emprestou foi ganho legalmente. Isso pode parecer bobo, mas na verdade é uma das maneiras mais comuns pelas quais as pessoas saem de reembolsar empréstimos pessoais. Se você escreveu um cheque para o empréstimo, simplesmente oferecer extratos bancários da conta é adequado para mostrar de onde veio seus depósitos. Se você pagou a pessoa em dinheiro, pode ter mais dificuldade em provar que o empréstimo já aconteceu ou que recebeu o dinheiro de fontes respeitáveis. Se você pode mostrar uma retirada bancária para o valor da data em questão, isso pode ser adequado.
6
Colete após a decisão. Mesmo se você ganhar um caso legal, muitas vezes é difícil fazer cumprir o contrato. Documente cada pagamento ou pagamento perdido e retorne ao tribunal mais cedo ou mais tarde. Simplesmente evitar multas judiciais e honorários legais pode incentivar seu amigo a fazer os pagamentos com os quais concordaram.
Método 4
Empréstimo com sabedoria
1
Peça ao seu amigo para assinar um IOU. Muitas pessoas fazem isso antes de emprestar dinheiro para garantir que estejam protegidas posteriormente, se o amigo se recusar a pagar. Essa é uma ótima maneira de iniciar o relacionamento de empréstimo com o pé direito, porque os termos do contrato são claros desde o início. Um IOU pode ser facilmente trocado na linha, se seu amigo precisar de um pouco de tempo extra para reembolso. Começando com um IOU também facilita a ação legal mais tarde, se essa etapa for necessária. Confira como escrever um IOU para obter mais informações.
2
Coloque o plano de reembolso por escrito. Se você não pediu ao seu amigo que assinasse um IOU antes de emprestar o dinheiro, ainda deve pedir que eles concordem com um plano assim que possam começar a pagar você de volta. Coloque esse plano por escrito e faça com que ele seja notado. Isso o torna mais vinculativo legalmente, se você precisar ir a tribunal mais tarde, e provavelmente incentivará seu amigo levar o reembolso mais a sério. [9]
3
Use aplicativos para simplificar o reembolso. Existem inúmeros aplicativos disponíveis que tornam os amigos pagantes de volta qualquer quantia em dinheiro, de US $ 50 para o jantar a US $ 50.000 para um pequeno empréstimo de negócios, rápido e fácil. Use aplicativos como Splitzee, Venmo, Square Cash, Splitwise, PayPal ou Google Wallet para simplificar pedir e receber dinheiro. Splitzee, Splitwise e Square Cash são suas melhores opções, quando a situação de empréstimo de dinheiro é para uma despesa compartilhada. Por exemplo, se você pagar as contas mensais em seu apartamento e tiver colegas de quarto que o paguem de volta. Venmo, PayPal e Google Wallet são melhores para grandes quantias de dinheiro. Esses pedidos permitem que você envie contas e lembretes para seu amigo, e a maioria deles não tem taxas, se você está simplesmente transferindo dinheiro de banco para banco. [10]
4
Avalie seu amigo antes de emprestar dinheiro. Faça perguntas sobre por que eles não passaram por canais mais tradicionais (bancos, cartões de crédito etc.) para financiamento. Tente descobrir se suas dificuldades atuais realmente são temporárias ou se entender as finanças é algo com o qual o amigo luta regularmente. Você pode não querer emprestar dinheiro a um amigo, se é muito improvável que eles pagem o empréstimo. Comece perguntando algo tão simples quanto: “Por que você está me pedindo um empréstimo?” Pode ser desconfortável, mas pergunte ao seu amigo: “Você tem uma grande quantidade de dívida pendente?” Antes de emprestar dinheiro a eles, é justo esperar que eles sejam honestos sobre sua situação financeira. Pergunte se eles podem concordar com um cronograma de reembolso antes de emprestar: “Eu entendo que você está lutando financeiramente agora, mas quando você acha que estará de pé?” Talvez o mais importante, pergunte a você o que eles estão fazendo para sair da dívida. Diga algo como: “O que você está fazendo agora para mudar sua situação financeira? Você pode conseguir um segundo emprego ou aceitar mais horas no trabalho?”
5
Evite emprestar a amigos que você não quer perder. Apesar dos seus melhores esforços, você ainda pode perder seu amigo, seu dinheiro ou ambos se emprestar a um amigo. Antes de se envolver financeiramente com seu amigo, verifique se você está disposto a perdê -los ou a quantidade de dinheiro que os emprestou.