Como realizar uma titulação

Uma titulação é uma técnica usada na química para ajudar a determinar a concentração de um reagente misturado em uma solução desconhecida. O processo envolve adicionar uma solução conhecida à solução desconhecida até que ocorra uma reação. Na maioria das vezes, essa reação é uma mudança de cor. Quando feito corretamente e com cuidado, uma titulação produzirá resultados muito precisos para cálculos de base ácidos, reações redox, complexação e muitos outros cálculos.

Parte 1

1

Reúna todo o equipamento necessário antes de iniciar. A realização de uma titulação exige que você tenha todo o seu equipamento juntos antes de começar. Certifique -se de ter uma burette calibrada, um suporte de bureta, vários copos e/ou frascos de erlenmeyer, uma quantidade medida do seu analito e uma grande quantidade do seu título antes de começar. Embora uma placa de agitação magnética não seja necessária, pode ser muito útil. [1] Seu analito é a amostra na qual você está procurando uma quantidade química específica. Esse produto químico é sua titra e. Por exemplo, se você estiver verificando os níveis de cloreto no abastecimento de água local, a água da torneira seria o seu analito e os cloretos seriam sua títulos. Seu titrant é o produto químico que você adiciona ao seu analito em quantidades medidas para ajudá -lo a calcular a quantidade de sua títulos. Você quer o suficiente do seu título para que você possa repetir sua titulação pelo menos 3 vezes. Se você não tiver certeza de quanto do seu titulante precisa, pode procurar on -line ou consultar o diretor do seu laboratório.

  • Seu analito é a amostra na qual você está procurando uma quantidade química específica. Esse produto químico é sua titra e. Por exemplo, se você estiver verificando os níveis de cloreto no abastecimento de água local, a água da torneira seria o seu analito e os cloretos seriam sua título.
  • Seu título é o produto químico que você adiciona ao seu analito em quantidades medidas para ajudá -lo a calcular a quantidade de sua titra e.
  • Você quer o suficiente do seu título para que possa repetir sua titulação pelo menos 3 vezes. Se você não tiver certeza de quanto do seu titulante precisa, pode procurar on -line ou consultar o diretor do seu laboratório.
  • 2

    Enxágue e limpe sua bureta. Para obter uma leitura precisa da sua titulação, sua burette deve estar completamente limpa. Purge sua burette completamente de quaisquer soluções restantes do uso anterior. Em seguida, feche a parada (a válvula perto da ponta da bureta) e encha a bureta com água desionizada. Agite a água algumas vezes antes de abrir a parada e permitir que ela drene. [2] Repita o processo de enxágue pelo menos três vezes com água para limpar completamente sua bureta. Depois de enxaguar a bureta com água, execute o mesmo processo de enxágue pelo menos 2 vezes com o seu analito.

  • Repita o processo de enxágue pelo menos três vezes com água para limpar completamente sua bureta.
  • Depois de enxaguar a bureta com água, execute o mesmo processo de enxágue pelo menos 2 vezes com o seu analito.
  • 3

    Limpe e enxágue todos os copos. Enxágue todos os copos que você usará, incluindo copos ou frascos, com água desionizada. Dependendo do seu copo usado pela última vez, você também pode precisar lavá -los com um detergente suave. Em seguida, enxágue todos os seus copos com água destilada e deixe secar completamente. [3] Se você não tiver água desionizada, disponível, a água da torneira funcionará. No entanto, o enxágue de água destilada ainda será necessário, pois isso diminui as chances de contaminação para o seu analito.

  • Se você não tiver água desionizada, disponível, a água da torneira funcionará. No entanto, o enxaguamento de água destilado ainda será necessário, pois isso diminui as chances de contaminação para o seu analito.
  • 4

    Encha a bureta com uma quantidade excessiva de titulante. O titular deve estar em forma de líquido. Despeje -o até chegar ao ponto zero na bureta usando um cilindro graduado ou um pequeno frasco ou copo. [4] Se você encher sua burette, abra o stopcock levemente e deixe o excesso de titular fluir até chegar à marca zero.

  • Se você encher sua bureta, abra o stopcock levemente e deixe o excesso de titular fluir até atingir a marca zero.
  • 5

    Prenda a bureta cuidadosamente para um suporte de burette. A burette deve estar segura o suficiente para que não se mova ou deslize. Aperte o grampo lentamente, porém, para evitar quebrar ou quebrar a bureta. Certifique -se de que há espaço suficiente entre a ponta da bureta e o fundo do suporte para o seu copo ou balão. [5]

    6

    Toque na bureta para remover qualquer bolhas de ar. Com a bureta no suporte, toque cuidadosamente com o dedo indicador para remover qualquer bolhas de gás dentro do líquido. Em seguida, registre o volume inicial da bureta no menisco (a parte mais baixa do mergulho no líquido). [6]

    Parte 2

    Conduzindo sua titulação

    1

    Meça uma quantidade precisa de analito em um copo ou balão limpo. Você precisa saber exatamente quanto do seu analito está usando para que você possa calcular suas concentrações finais. Use uma pipeta para medir a quantidade necessária de analito em seu copo. [7] Se necessário, enxágue o analito em seu copo ou balão, certificando -se de que todo o analito esteja no copo. A quantidade de analito que você precisa dependerá do seu design experimental, dos tipos de produtos químicos e do título que você está tentando encontrar.

  • Se necessário, enxágue o analito em seu copo ou balão, certificando -se de que todo o analito esteja no copo.
  • A quantidade de analito que você precisa dependerá do seu design experimental, dos tipos de produtos químicos e da títulos que você está tentando encontrar.
  • 2

    Largue uma pequena quantidade de indicador de cor no copo. Muitas titulações exigem a adição de um indicador de cores antes de adicionar o titulante. O tipo específico de indicador de cores que você precisa dependerá do que você está procurando. [8] Da mesma forma, a quantidade de indicador de cores que você precisa dependerá do volume do seu analito. Geralmente, você precisará entre 3-5 gotas de indicador para 100 ml de analito.

  • Da mesma forma, a quantidade de indicador de cores que você precisa dependerá do volume do seu analito. Geralmente, você precisará entre 3-5 gotas de indicador para 100 ml de analito.
  • 3

    Adicione seu segundo produto químico, se necessário. Embora nem todos os experimentos de titulação exijam um segundo produto químico, alguns o fazem. Esse segundo produto químico às vezes é chamado de buffer. Se sua titulação exigir um buffer, use uma pipeta ou gotas de gotas medidas para adicioná -lo ao analito depois de adicionar o indicador de cores. [9] Assim como o indicador de cores, a quantidade e o tipo de buffer que você pode precisar depende da sua quantidade de analito e do título para o qual você está procurando. Geralmente, porém, você adicionará seu buffer até que ele remova a tonalidade transmitida pelo indicador de cores. Geralmente, a solução tampão será um ácido ou álcali em uma concentração conhecida e específica.

  • Como no indicador de cores, a quantidade e o tipo de buffer de que você pode precisar depende da sua quantidade de analito e do título para o qual você está procurando. Geralmente, porém, você adicionará seu buffer até que ele remova a tonalidade transmitida pelo indicador de cores.
  • Geralmente, a solução tampão será um ácido ou álcali em uma concentração específica e conhecida.
  • 4

    Agite o copo usando uma placa de agitação magnética. Se você tiver uma placa de agitação magnética disponível, coloque seu copo e solte o agitador no copo. Ligue o prato lentamente até que o agitador esteja girando o suficiente para misturar a solução no copo sem espalhar as paredes do copo. [10] Você deixará a placa de agitação até que sua titulação esteja concluída. Se você não tiver uma placa de agitação magnética, pode agitar o copo manualmente, girando gentilmente por 4-5 vezes antes de colocá-lo sob a bureta.

  • Você deixará a placa de agitação até que sua titulação esteja concluída.
  • Se você não tiver uma placa de agitação magnética, poderá agitar o copo manualmente, girando gentilmente 4-5 vezes antes de colocá-lo sob a bureta.
  • 5

    Coloque o copo sob a bureta. A bureta deve ser centrada no copo. A ponta não deve estar tocando em nenhuma das paredes dos copos. [11]

    6

    Abra lentamente o Stopcock para que o título escorre da bureta. O título deve sair da burette cair por gota. Permita que o título caia no analito até que você note uma mudança de cor na solução de copo. A mudança de cor pode ser leve, então prossiga lentamente e observe com cuidado. [12] Se você notar uma mudança de cor, feche o Stopcock e permitir que o agitador funcione por 30 segundos. Se a cor se dissipar antes da marca de 30 segundos, abra o stopcock levemente e continue a adicionar a queda titular por gota até obter uma mudança permanente. [13] Se você não estiver usando uma placa de agitação magnética, feche o Stopcock depois de perceber o primeiro flash de mudança de cor. Agite o copo para ver se a cor se dissipa. Se isso acontecer, substitua o copo sob a bureta e continue a titulação. Caso contrário, você chegou ao seu terminal.

  • Se você notar uma mudança de cor, feche o Stopcock e permita que o agitador funcione por 30 segundos. Se a cor se dissipar antes da marca de 30 segundos, abra o stopcock levemente e continue a adicionar a queda titular por gota até obter uma mudança permanente. [13]
  • Se você não estiver usando uma placa de agitação magnética, feche o Stopcock depois de perceber o primeiro flash de mudança de cor. Agite o copo para ver se a cor se dissipa. Se isso acontecer, substitua o copo sob a bureta e continue a titulação. Caso contrário, você chegou ao seu terminal.
  • 7

    Registre seu volume final da sua bureta. Depois de atingir o ponto final da sua titulação, feche o Stopcock e grave o volume final do seu título na Burette. Subtraia seu volume final do seu volume inicial para obter o volume total de titrant adicionado. [14] Ao ler o volume final da sua bureta, verifique se seus olhos estão no nível do menisco titulante. Tome sua leitura do menisco.

  • Ao ler o volume final da sua bureta, verifique se seus olhos estão no nível do menisco titulante. Tome sua leitura do menisco.
  • Parte 3

    Terminando sua análise

    1

    descarte os produtos químicos usados ​​em um recipiente de resíduos rotulado. Depois de concluir sua titulação, esvazie seu copo, sua bureta e qualquer outro copo que você usou em recipientes apropriados. Se você não tiver certeza de onde estão, pergunte ao seu instrutor ou diretor de laboratório.

    2

    Limpe seus copos, lavando -os com água. Se possível, usei água desionizada para enxaguar seus copos. Se a água desionizada não estiver disponível, a água da torneira funcionará. Agite a água ao redor de seus copos e frascos algumas vezes antes de drená -la. Repita o enxaguar 2-3 vezes para cada pedaço de copo. [15] Para sua bureta, encha -a com água, abra o Stopcock e deixe escorrer completamente. Repita isso 2-3 vezes para enxaguar a bureta. [16]

  • Para sua bureta, encha -a com água, abra o Stopcock e deixe escorrer completamente. Repita isso 2-3 vezes para enxaguar a bureta. [16]
  • 3

    Calcule a concentração da títulos. Todo tipo de titulação exigirá um cálculo diferente para determinar a concentração de títulos em seu analito. Execute seus cálculos de titulação ou verifique uma curva de titulação para sua titra e quantificar seus resultados. [17] Os cálculos da concentração devem ser feitos no número apropriado de números significativos. Pergunte ao seu instrutor ou diretor de laboratório se você não tiver certeza do que pode ser.

  • Os cálculos da concentração devem ser feitos no número apropriado de números significativos. Pergunte ao seu instrutor ou diretor de laboratório se você não tiver certeza do que pode ser.