Se alguém que você conhece é sensível às suas emoções, mas faz tudo sobre elas, você pode ter um narcisista empático em sua vida. Um narcisista empático (ou empático) pode sentir os sentimentos de outra pessoa e eles podem usar essas emoções para se sentirem no controle. Empaths e narcisistas geralmente são opostos, mas ajudaremos você a reconhecer os sinais mais comuns a serem observados quando você estiver lidando com o narcisismo empático. Continue lendo, e entraremos em mais detalhes sobre o que é um narcisista empático, como identificar um e como gerenciar um relacionamento com um. Este artigo é baseado em uma entrevista com nosso terapeuta de casamento e família licenciado, Lia Huynh. Confira a entrevista completa aqui.
Um narcisista empático é capaz de entender e compreender as emoções de outra pessoa, mas as usa para comportamentos de autoatendimento. Eles podem parecer que são capazes de simpatizar e construir conexões, mas normalmente é feito para sentir que estão no controle ou alcançar um objetivo próprio, em vez de mostrar cuidados genuínos. Alguém que é um narcisista empático também pode empurrar suas emoções reais porque não querem se sentir vulneráveis na frente de outras pessoas. [1] Empaths reais podem se relacionar com como alguém está se sentindo e mostrará um cuidado genuíno com os outros. [2] Embora os narcisistas empáticos possam detectar como alguém está se sentindo, eles não são empatidos genuínos porque geralmente se concentram em si mesmos.
Traços de um narcisista empático
Eles podem agir gentil e atencioso para conseguir o que querem. Um narcisista empático entende como as pessoas pensam e se sentem, e podem tentar manipular essas emoções por seu próprio ganho. Se eles querem algo específico de você, como vestir de uma certa maneira, fazer uma tarefa que não queira, ou chamando sua atenção, eles podem dizer ou fazer algo de bom como uma maneira de mostrar seu controle sobre você. [3] Exemplo: um narcisista empático pode dizer: “Gosto quando você faz o seu cabelo assim”, e pode se transformar neles dizendo que você só deveria fazer seu cabelo de uma certa maneira que preferem.
Eles podem mudar rapidamente entre as emoções. Os narcisistas empáticos podem pular de sentimentos negativos, onde se sentem extremamente chateados com o máximo emocional, onde se sentem superiores aos outros. Se eles não sentem que estão sendo notados, um narcisista empático pode ter uma explosão, mas tente conquistá -lo com falsas lisonja ou simpatia. [4] Exemplo: um parceiro que é um narcisista empático pode agir de glamour e íntimo ao seu redor, mas se você não responder como eles querem, eles podem ficar com raiva de você e se fecharem.
Eles podem ter problemas para lidar com críticas. Quando um narcisista empático recebe críticas negativas, eles podem ficar combativos ou defensivos para que não se sintam humilhados ou ridicularizados por outra pessoa. Mesmo que saibam que fizeram algo errado, podem ter dificuldade em manter a calma no momento. [5] Exemplo: se você der a um colega de trabalho com notas de comportamentos narcisistas em um projeto de trabalho, eles podem fazer um comentário de reação sobre se esforçar mais do que você.
Eles podem se sentir autorizados ou superiores aos outros. Um narcisista empático tende a pensar que eles devem conseguir o que quiserem e que são melhores do que outras pessoas. Eles podem sentir que merecem mais atenção ou reconhecimento do que outros, e tendem a deixar as pessoas irem se não conseguirem o que querem. Narcisistas empáticos podem sentir isso ainda mais porque podem sentir suas emoções, mas esconder os seus. [6] Exemplo: uma pessoa que tem comportamentos narcisistas pode não dar apoio ao parceiro durante um momento difícil, mas espera que você cuide deles se algo der errado em sua vida.
Eles podem minimizar seus sentimentos. Embora um narcisista empático possa sentir como você está se sentindo, eles geralmente priorizam suas próprias emoções sobre a sua. Você pode dizer a eles que está angustiado ou preocupado, e eles podem subestimar o que aconteceu. [7] Exemplo: se você disser a um narcisista empático que eles o incomodam, eles podem dizer algo como: “Eu fiz isso antes e você não se importava” ou “relaxe, não é um grande negócio”.
Eles podem amar você. A bomba amorosa é quando um narcisista lhe dá grandes gestos de seu amor ou carinho para conquistá-lo. Eles podem lhe dar elogios lisonjeiros ou comprar presentes como uma maneira de construir sua confiança. No entanto, eles podem estar secretamente usando -o como uma maneira sutil de mostrar como eles têm controle sobre você. [8] Exemplo: Uma maneira de identificar um narcisista que é bombardear é se eles tentarem empurrar o relacionamento para se mover muito rápido ou se eles tentarem fazer muito cedo.
Eles podem desrespeitar seus limites. Como os narcisistas tendem a se ver como a pessoa mais importante, eles podem ignorar os limites com os quais não concordam. Os narcisistas empáticos podem sentir que têm o direito de saber coisas sobre você ou entrar no seu espaço pessoal, para que eles possam testar os limites que você define para eles. [9] Exemplo: Um pai narcisista pode entrar no seu quarto sem perguntar primeiro se sente que tem algo importante para lhe dizer. Se um narcisista não é repreendido por quebrar um limite, ele pode não levar a sério e continuar pressionando. [10]
Eles podem fazer sacrifícios para ganhar simpatia dos outros. Os narcisistas podem fingir interpretar o mártir, o que significa que eles podem mentir sobre o que acreditam ou as coisas que fizeram para se fazer parecer uma pessoa melhor. Eles também podem estar desistindo de algo que querem fazer por alguém para segurá -lo sobre a cabeça dessa pessoa. Ao fazer esses grandes gestos, eles podem tentar fazer a pessoa se sentir culpada por perguntar tanto deles. [11] Exemplo: um narcisista empático pode sacrificar uma noite para passar um tempo com o parceiro, mas depois culpar o parceiro dizendo o quanto eles sentem falta de seus amigos.
Eles podem ser rápidos em culpar os outros e interpretar a vítima. Quando algo não vai como um narcisista planejou, eles podem não aceitar a responsabilidade por suas ações. Eles podem ser rápidos em racionalizar seu comportamento ou mudar a culpa para outra pessoa. Como eles não querem ser responsáveis por suas ações, um narcisista empático pode agir como se fosse a vítima e tenham sido prejudicados de alguma forma. [12] Exemplo: um colega de trabalho com narcisismo empático pode culpar a falta de tempo ou ser mantido por outro funcionário se não conseguir concluir um projeto até a data de vencimento.
Eles podem ficar defensivos se se sentirem desafiados. Os narcisistas empáticos tendem a pensar que estão certos na maioria dos argumentos, e eles podem ficar defensivos se você não concordar com eles. Eles podem ficar realmente chateados se acharem que sua imagem ou auto-estima estão sendo questionados e podem ficar frustrados se você apontar qualquer coisa que eles já sejam sensíveis. [13] Exemplo: se você se levantar e questionar a decisão de um pai com comportamentos narcisistas, eles podem rapidamente levantar a voz ou ignorar o que você está dizendo para afirmar que eles estão certos.
lidar com um narcisista empático
Concentre -se em fatos objetivos nas conversas. Como os narcisistas empáticos podem ler e reproduzir suas emoções, tente se concentrar principalmente nos fatos, em vez de como você está se sentindo. Afirmar o que aconteceu objetivamente impede que um narcisista torne suas palavras contra você e pode ajudar a alcançar uma resolução. [14] Exemplo: Quando você está conversando com um parceiro com comportamentos narcisistas sobre passar um tempo juntos, tente dizer algo: “É no calendário que passaríamos um tempo juntos hoje à noite”, em vez de dizer: “Eu não gosto que não estamos” t vendo uns aos outros esta noite. ” Se um narcisista estiver aberto e receptivo a uma conversa, use as instruções “I” em vez de colocar a culpa. Em vez de dizer: “Você está agindo egoísta”, pode tentar: “Sinto que minhas necessidades não estão sendo atendidas em nosso relacionamento”.
Escolha suas batalhas para evitar explosões ou iluminação a gasolina. Quando um narcisista mente ou tenta tirar uma ascensão de você, ele pode estar tentando obter uma reação de você para mostrar que eles estão no controle. Desenvolver -se dos argumentos que não valem o tempo. Se você não é capaz de refutar o que eles estão dizendo ou se a conversa não tem um efeito maior em sua vida, pode não valer a pena gastar tempo e energia. [15] Exemplo: se um parceiro narcisista disse que você está trapaceando, evite se defender, porque pode não ser possível refutar e eles podem distorcer suas palavras contra você. Exemplo: se um colega de trabalho narcisista disser ao seu empregador que você se comportou mal no local de trabalho, é hora de abordá-lo de frente porque isso afeta seu sustento.
Defina limites firmes. Ao definir limites com um narcisista, diga a eles o comportamento que você não tolerará mais e como responderá se isso acontecer. É normal que um narcisista fique com raiva ou defensivo ao estabelecer limites porque sente que está perdendo o controle, mas permaneça calmo e permaneça firme com sua decisão. Certifique -se de aplicar seus limites o tempo todo para manter o comportamento deles sob controle. [16] Exemplo: “Sinto -me desrespeitado quando você descarta meus sentimentos e falo sobre mim. Se você continuar a cortar enquanto estou conversando, vou sair da conversa. ” Exemplo: “Fico desconfortável quando você não respeita meu espaço pessoal. Se você continuar fazendo isso, não vou mais passar um tempo com você. ” Depois de fazer um limite, cumpra -o. Se você deixar um narcisista quebrar um limite uma vez, eles podem continuar tentando fazê -lo e fazer você se sentir culpado se tentar reforçá -lo novamente.
Me dê-se-me-TEMPO para realizar atividades que você gosta. Em vez de colocar todo o seu tempo e energia em um narcisista empático, agende o tempo para seus hobbies e seu próprio bem-estar. Passe algum tempo com seus amigos, se envolva com voluntariado ou extracurriculares ou se concentre no autocuidado, como registro ou meditação, para que você tenha tempo para recarregar suas próprias necessidades. [17] Cerque -se de pessoas que fazem você se sentir bem consigo mesmo e validar seus sentimentos.
Converse com um terapeuta profissional se você estiver lutando. Lidar com um narcisista empático pode ser realmente desafiador por conta própria, portanto, não tenha medo de alcançar um profissional. Um terapeuta pode ajudá -lo a desenvolver técnicas para enfrentar e você navegar por discussões difíceis. [18] Se você está em um relacionamento com alguém que tem comportamentos narcisistas, pode ajudar a fazer aconselhamento para casais se seu parceiro estiver aberto a ele.
Termine o relacionamento se as coisas não mudarem. Nunca é fácil terminar um relacionamento, mas é importante priorizar seu próprio bem-estar se um narcisista não mudar seus comportamentos. Ao terminar um relacionamento, use declarações “i” para enquadrar como você está se sentindo. Mantenha -se firme em sua decisão e se cerpe de amigos e familiares para se sentirem mais apoiados ao longo de tudo. [19] Anote as razões pelas quais você está saindo e reflita sobre eles se o narcisista tentar virar, que é quando eles tentam puxá -lo de volta depois de perdê -lo. Reserve um tempo para lamentar o relacionamento, mas tente concentrar seu cérebro em outra coisa para tirar sua mente. Você pode se voltar para conversar com amigos íntimos, redescobrir atividades que ama ou se exercitando para queimar parte do estresse.