Como se tornar iluminado

Tornar -se esclarecido pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Em geral, a maioria das pessoas pensa na iluminação como uma maior consciência do mundo ou uma consciência superior. Embora se tornar iluminado possa não ser uma tarefa fácil, você pode se aproximar um pouco da iluminação todos os dias. Você pode ficar esclarecido por estar no momento presente, expandindo sua compreensão da vida e do mundo ao seu redor e meditando para expandir sua consciência.

Método 1

1

Pare de tentar escapar de sua vida. É normal querer se distrair de sua vida e de seus sentimentos com atividades como beber ou comer demais. No entanto, essas estratégias não farão você se sentir melhor. Na verdade, eles podem fazer você se sentir pior com o tempo. Em vez disso, comece a estar presente em sua vida para que você possa mudar a maneira como pensa sobre isso. [1] Pense nas distrações que você usa para escapar. Eles podem incluir coisas como fazer compras, drogas, sexo, álcool, festas ou dormir demais. Considere se essas coisas estão ajudando ou machucando você. Então, decida se você deseja fazer alguma alteração em seus hábitos.

  • Pense nas distrações que você usa para escapar. Eles podem incluir coisas como fazer compras, drogas, sexo, álcool, festas ou dormir demais. Considere se essas coisas estão ajudando ou machucando você. Então, decida se você deseja fazer alguma alteração em seus hábitos.
  • 2

    Pratique a atenção plena para ajudá -lo a se concentrar no presente. Simplificando, estar atento significa estar enraizado no momento presente. Para praticar a atenção plena, mude seus pensamentos para o que está acontecendo aqui e agora, não no passado ou no futuro. Você pode ficar mais atento ao fazer o seguinte: [2] Pense no que está fazendo agora. Descreva o ambiente ao seu redor. Observe o que você está sentindo. Ouça ativamente os outros quando eles falam. Concentre -se na sua respiração para se enraizar no momento.

  • Pense no que você está fazendo agora.
  • Descreva o ambiente ao seu redor.
  • Observe o que você está sentindo.
  • Ouça ativamente os outros quando eles falam.
  • Concentre -se na sua respiração para se enraizar no momento.
  • 3

    Envolva seus 5 sentidos para ajudá -lo a se envolver com o ambiente. Seus sentidos de visão, som, cheiro, toque e sabor ajudarão você a se torcer no seu ambiente atual. Passe por cada sentido e liste o que você percebe ao seu redor. Então, pense em como isso faz você se sentir. [3] Por exemplo, você pode dizer a si mesmo: “Eu vejo tinta cinza pálida e cortinas cor de mostarda, além de impressões de arte abstratas com tinta preta, cinza, amarela, branca e vermelha. Eu ouço grilos do lado de fora da janela e o zumbido fraco de um ar condicionado. Sinto o cheiro de biscoitos assados ​​e quase posso prová -los na minha língua. Além disso, me sinto bem com o ventilador. ”

  • Por exemplo, você pode dizer a si mesmo: “Eu vejo tinta cinza pálida e cortinas cor de mostarda, além de impressões de arte abstratas com tinta preta, cinza, amarela, branca e vermelha. Eu ouço grilos do lado de fora da janela e o zumbido fraco de um ar condicionado. Sinto o cheiro de biscoitos assados ​​e quase posso prová -los na minha língua. Além disso, me sinto legal com o ventilador. ”
  • 4

    Reserve um tempo todos os dias para ter prazer no momento. Você provavelmente vive uma vida agitada, por isso é útil designar tempo para si mesmo. Tão pouco quanto de 15 a 30 minutos é tudo o que você precisa para ter uma experiência agradável todos os dias. Use esse tempo para fazer algo que lembre por que você gosta de viver sua vida, como ouvir um disco favorito, brincar com seu animal de estimação ou desfrutar de um tratamento especial. [4] Por exemplo, você pode reservar 30 minutos após o jantar para uma atividade agradável.

  • Por exemplo, você pode reservar 30 minutos após o jantar para uma atividade agradável.
  • 5

    Deixe seus pensamentos passarem sem julgamento em vez de combatê -los. Os pensamentos podem ser uma ótima fonte de angústia, especialmente se você se apegar a eles. O pensamento excessivo impedirá que você encontre sabedoria e paz mental. No entanto, lutar contra seus pensamentos não os fará embora. Em vez disso, reconheça o que você pensa e sente, depois deixe passar. [5] Por exemplo, digamos que você esteja preocupado que não faça um bom trabalho em uma apresentação futura. Em vez de pensar nesse pensamento e deixá -lo perturbá -lo, reconheça como você se sente. Diga a si mesmo: “Faz sentido que eu esteja nervoso porque isso é importante para mim”. Então, tente deixar o pensamento ir.

  • Por exemplo, digamos que você esteja preocupado que não faça um bom trabalho em uma apresentação futura. Em vez de pensar nesse pensamento e deixá -lo perturbá -lo, reconheça como você se sente. Diga a si mesmo: “Faz sentido que eu esteja nervoso porque isso é importante para mim”. Então, tente deixar o pensamento ir.
  • 6

    Expresse sua gratidão pelo que você tem em sua vida todos os dias. Praticar gratidão o ajudará a combater emoções negativas, como inveja e ciúme, que podem bloquear seu caminho para a iluminação. Em vez de se concentrar no que você não tem, reconheça o que você tem em sua vida. Pense nas pessoas que você conhece, nos talentos que possui e nas oportunidades que recebeu, bem como seus bens. [6] Por exemplo, você pode listar três coisas pelas quais é grato todas as manhãs. Você pode dizer: “Sou grato por um café da manhã quente, um gato que me ama e uma cama confortável”.

  • Por exemplo, você pode listar três coisas pelas quais é grato todas as manhãs. Você pode dizer: “Sou grato por um café da manhã quente, um gato que me ama e uma cama confortável”.
  • Método 2

    Abrindo sua mente

    1

    Seja gentil consigo mesmo e com os outros. Estendendo a bondade amorosa para si e para as pessoas ao seu redor pode melhorar a maneira como pensa. Além disso, espalha a bondade ao seu redor. Mude a maneira como você fala consigo mesmo, substituindo a conversa interna negativa por uma conversa interna positiva. Além disso, assuma o melhor sobre os outros e perdoe as pessoas quando elas escorregarem. [7] Em vez de julgar as pessoas, você pode “avaliá -las”. Por exemplo, você pode notar que um determinado colega de trabalho costuma estar atrasado no cumprimento dos prazos. Não há problema em reconhecer esse hábito e ajustar suas expectativas ao trabalhar com elas. No entanto, você não precisa julgá -los fazendo suposições sobre por que eles estão atrasados ​​ou pensando mal sobre eles.

  • Em vez de julgar as pessoas, você pode “avaliá -las”. Por exemplo, você pode notar que um determinado colega de trabalho costuma estar atrasado no cumprimento dos prazos. Não há problema em reconhecer esse hábito e ajustar suas expectativas ao trabalhar com elas. No entanto, você não precisa julgá -los fazendo suposições sobre por que eles estão atrasados ​​ou pensando mal sobre eles.
  • 2

    Aja de acordo com suas crenças e valores. Para descobrir o que é importante para você, faça um auto-inventário. Liste seus objetivos, crenças essenciais e o que você deseja na vida. Além disso, pense no que você acha que é mais importante na vida, como como você deseja viver e como acha que as pessoas devem ser tratadas. Em seguida, faça escolhas que refletem o que é importante para você. [8] Por exemplo, você pode acreditar que as experiências são mais importantes do que as coisas, as pessoas merecem respeito e os animais não devem ser usados ​​pelos seres humanos. Para refletir esses ideais, você pode gastar qualquer dinheiro extra que ganha em viagens, voluntário ou doar para ajudar os outros, tratar os outros como você gostaria de ser tratado e se tornar um vegetariano.

  • Por exemplo, você pode acreditar que as experiências são mais importantes do que as coisas, as pessoas merecem respeito e os animais não devem ser usados ​​pelos seres humanos. Para refletir esses ideais, você pode gastar qualquer dinheiro extra que ganha em viagens, voluntário ou doar para ajudar os outros, tratar os outros como você gostaria de ser tratado e se tornar um vegetariano.
  • 3

    Mantenha a mente aberta ao aprender sobre o mundo e outras pessoas. É realmente fácil ficar preso em uma perspectiva estreita do mundo, mas isso pode impedi -lo de ficar esclarecido. Toda pessoa está filtrando o mundo através de sua própria mente; portanto, a experiência de cada pessoa no mundo e como funciona é um pouco diferente. De certa forma, isso significa que a verdade é relativa. A única maneira de entender as coisas é abrir sua mente para a maneira como os outros veem o mundo. [9] Por exemplo, aborda culturas e religiões fora da sua com o objetivo de aprender e entender, não julgar. Da mesma forma, não assuma que todos tiveram as mesmas experiências que você. Esteja aberto a aprender mais sobre como os outros vivem e por quê. Você pode ter uma mente mais aberta lendo mais e se aventurando fora da sua zona de conforto.

  • Por exemplo, aborda culturas e religiões fora da sua com o objetivo de aprender e entender, não julgar. Da mesma forma, não assuma que todos tiveram as mesmas experiências que você. Esteja aberto a aprender mais sobre como os outros vivem e por quê.
  • Você pode ter uma mente mais aberta lendo mais e se aventurando fora da sua zona de conforto.
  • 4

    Encontre a lição em seus erros. Toda pessoa comete erros, mas pode haver valor em seus slip-ups. Em vez de se desabar, pense em como esse erro pode ajudá -lo a crescer e progredir em direção à iluminação. Além disso, procure maneiras de evitar cometer esse erro novamente no futuro. [10] Você precisa cometer erros na vida para aprender as lições necessárias para se tornar a pessoa que você deveria ser. Às vezes, a experiência é o melhor professor. Faça perguntas a si mesmo: “O que posso aprender com isso?” “Como isso me mudou?” ou “O que posso fazer de maneira diferente da próxima vez?”

  • Você precisa cometer erros na vida para aprender as lições necessárias para se tornar a pessoa que você deveria ser. Às vezes, a experiência é o melhor professor.
  • Faça perguntas a si mesmo: “O que posso aprender com isso?” “Como isso me mudou?” ou “O que posso fazer de maneira diferente da próxima vez?”
  • 5

    Leia o que os outros escreveram sobre iluminação. Você pode não ser capaz de ficar esclarecido puramente ao ler as palavras dos outros, mas aprender o que os outros pensam pode ajudá -lo a entender mais sobre seus próprios pensamentos. Leia os livros escritos por grandes filósofos e professores, especialmente aqueles que você acredita que atingiram a iluminação. [11] Lembre -se, você não precisa acreditar em tudo o que alguém diz. Por exemplo, estuda grandes filósofos e professores, como Gautama Buda, Jesus, Lao Tzu, Shunryu Suzuki, Mohammed, Dante Alighieri e Sir Francis Bacon. Da mesma forma, é útil aprender sobre o nobre caminho e as quatro verdades nobres, o que pode ajudá -lo a encontrar a iluminação.

  • Lembre -se, você não precisa acreditar em tudo o que alguém diz.
  • Por exemplo, estuda grandes filósofos e professores, como Gautama Buda, Jesus, Lao Tzu, Shunryu Suzuki, Mohammed, Dante Alighieri e Sir Francis Bacon.
  • Da mesma forma, é útil aprender sobre o nobre caminho e as quatro verdades nobres, o que pode ajudá -lo a encontrar a iluminação.
  • Método 3

    meditando

    1

    Comprometa -se a mediar pelo menos 10 minutos todos os dias. Embora a meditação possa ajudá -lo a ganhar iluminação, você precisará fazê -lo regularmente. Felizmente, você não precisa de ferramentas especiais ou grandes quantidades de tempo para meditar. Você pode sentar ou andar em meditação onde quer que esteja. Apenas concentre -se na sua respiração. [12] Inicialmente, defina uma meta de fazer 5 a 10 minutos de meditação por dia. Com o tempo, você pode expandir a duração de suas meditações, se desejar.

  • Inicialmente, defina uma meta de fazer 5 a 10 minutos de meditação por dia. Com o tempo, você pode expandir a duração de suas meditações, se desejar.
  • 2

    Faça uma meditação sentada para acalmar sua mente. Sente -se em um ambiente calmo e tranquilo com as pernas cruzadas ou em uma posição confortável. Feche os olhos e observe como seu corpo se sente. Em seguida, concentre -se na sensação da sua respiração. Quando sua mente vaguear, retorne seus pensamentos à sua respiração assim que você notar. [13] Não se julgue por deixar sua mente vagar, pois é uma parte normal da meditação.

  • Não se julgue por deixar sua mente vagar, pois é uma parte normal da meditação.
  • 3

    Faça uma meditação a pé para incentivar uma maior consciência. Uma meditação ambulante muda a maneira como você pensa. Você pode passear ou caminhar em um caminho estabelecido. Enquanto você caminha, os pensamentos entrarão em sua mente. Deixe -os passar sem julgamento ou segurando -os. Isso permite que pensamentos esclarecidos entrem em sua mente e aumentem sua consciência. [14] Não tente pensar em nada em particular. Apenas deixe seus pensamentos virem e vêm. Você também pode se concentrar na respiração ou nos passos para ajudá -lo a acalmar sua mente, se estiver correndo.

  • Não tente pensar em nada em particular. Apenas deixe seus pensamentos virem e vêm.
  • Você também pode se concentrar na respiração ou nos passos para ajudá -lo a acalmar sua mente, se estiver correndo.
  • 4

    Procure meditações guiadas on -line ou por meio de aplicativos gratuitos. Você pode preferir uma meditação guiada, dependendo do seu nível de experiência e objetivos. Felizmente, você pode encontrar muitas opções on -line ou através da App Store. Experimente meditações diferentes até encontrar uma que funcione para você. Por exemplo, espaço de cabeça, calma e temporizador de insight são todos os aplicativos de meditação que oferecem uma versão gratuita.

  • Por exemplo, espaço de cabeça, calma e temporizador de insight são todos os aplicativos de meditação que oferecem uma versão gratuita.
  • 5

    Participe de uma aula ou centro de meditação se quiser trabalhar com um professor. Embora você possa meditar por conta própria em casa, pode preferir trabalhar com um professor. Você pode encontrar um procurando aulas em sua área ou procurando um centro de meditação local. Como outra opção, você pode ir ao seu templo budista local ou centro comunitário. Você pode ter aulas online. Além disso, verifique sites como meetup.com ou facebook.com para grupos de meditação que se encontram em sua área.

  • Você pode ter aulas online.
  • Além disso, verifique sites como meetup.com ou facebook.com para grupos de meditação que se encontram em sua área.