Como testar um relé de bomba de combustível com um multímetro

Se você notar um problema com sua bomba de combustível, como nenhum ruído proveniente dela ou seu motor não iniciando, pode haver um problema com o relé da bomba de combustível, que controla a corrente elétrica que atravessa a bomba. Felizmente, os relés da bomba de combustível são fáceis de testar e substituir por conta própria. Comece tirando o relé da bomba de combustível do seu veículo para que você possa limpá -lo e inspecioná -lo. Depois disso, você pode usar um multímetro para verificar a resistência passando pelo circuito do relé para ver se está com defeito ou não.

Parte 1

1

Desligue o veículo e remova a chave da ignição. Como o relé da bomba de combustível se conecta ao sistema elétrico do seu veículo, você não poderá removê -lo enquanto o veículo estiver ligado. Desligue o motor e puxe a chave para que não haja chance de o veículo começar enquanto você está trabalhando. [1] Não tente trabalhar no seu veículo enquanto ele está ligado, pois você pode ficar chocado.

  • Não tente trabalhar no seu veículo enquanto ele está ligado, pois você pode ficar chocado.
  • 2

    Encontre o relé da bomba de combustível na caixa de fusíveis do seu veículo. A caixa principal de fusíveis geralmente está localizada embaixo do capô, perto da frente do seu veículo, mas pode haver uma caixa de fusível menor sob a coluna de direção dentro do seu veículo também. Puxe a tampa da caixa de fusíveis e olhe para o diagrama impresso para saber onde está localizado o relé da bomba de combustível. O relé da bomba de combustível geralmente é colorido verde ou cinza. [2] Se você não conseguir encontrar o relé da bomba de combustível, verifique o manual do seu veículo para ver se ele lista o local.

  • Se você não conseguir encontrar o relé da bomba de combustível, verifique o manual do seu veículo para ver se ele lista o local.
  • 3

    Puxe o relé direto da caixa de fusíveis para removê -lo. Pegue o relé firmemente de ambos os lados e puxe -o para cima e para fora dos terminais da caixa de fusíveis. Se o relé não sair imediatamente, tente balançá -lo para relaxar para afrouxar a conexão. [3] Você não poderá iniciar seu motor depois de remover o relé porque a bomba de combustível não funcionará.

  • Você não poderá iniciar seu motor depois de remover o relé porque a bomba de combustível não funcionará.
  • 4

    Limpe as pontas do relé com uma escova de arame. O relé da bomba de combustível pode estar com defeito ou ter uma conexão solta se tiver desenvolvido alguma ferrugem ou corrosão nas pontas. Segure o relé de cabeça para baixo para que as pontas apontassem e raspem firmemente -as com uma escova de arame. Raspe o máximo de corrosão possível para que o relé tenha uma conexão sólida quando você a conecta. [4] Você também pode tentar limpar as portas do terminal na caixa de fusíveis com a escova de arame também. Molhe um pano com um limpador de contato elétrico e esfregue -o nas pontas, se você não puder limpar toda a corrosão das pontas.

  • Você também pode tentar limpar as portas do terminal na caixa de fusíveis com a escova de arame.
  • Molhe um pano com um limpador de contato elétrico e esfregue -o nas pontas, se você não puder limpar toda a corrosão das pontas.
  • Parte 2

    testando a resistência do relé

    1

    Leia o diagrama de circuito no relé para saber a qual ponta conectar a energia e o multímetro. Olhe no corpo principal do seu relé para um diagrama impresso do circuito que ele controla. Procure os 2 pontos no diagrama que possuem uma caixa entre eles para saber quais pontas controlam a energia. Os 2 pontos que têm uma quebra na linha que os conectam são as pontas que você precisará testar. Veja os números impressos ao lado das pontas para determinar qual ponto corresponde a eles. [5] As pontas de “poder” geralmente são rotuladas 85 e 86, enquanto as pontas que você precisa testar são rotuladas 87 e 30.

  • As pontas de “poder” geralmente são rotuladas 85 e 86, enquanto as pontas que você precisa testar são rotuladas 87 e 30.
  • 2

    Defina seu multímetro para a configuração ohm. Procure a configuração no seu multímetro que possui o símbolo ohm (ω) a ser usado para testar seu relé. Se o seu multímetro tiver apenas uma configuração de 1 ohm, gire o mostrador para que a seta aponte nessa configuração. Se o multímetro tiver vários intervalos dentro da configuração do OHM, escolha a faixa mais baixa possível para obter a leitura mais precisa. [6] Você pode comprar um multímetro da sua loja de ferragens local. A configuração do ohm em seu multímetro mede a resistência entre os terminais no relé para verificar se eles estão funcionando corretamente.

  • Você pode comprar um multímetro da sua loja de ferragens local.
  • A configuração do ohm em seu multímetro mede a resistência entre os terminais no relé para verificar se eles estão funcionando corretamente.
  • 3

    Prenda os fios do jumper aos terminais na bateria do seu veículo. Os fios do jumper são cabos menores com clipes de jacaré nas duas extremidades, para que você possa transferir facilmente uma corrente. Clip um dos fios do jumper no terminal positivo na bateria do seu veículo. Prenda outro fio de jumper no terminal negativo da bateria para que possa transportar a corrente. [7] Você pode comprar fios de jumper em uma loja automotiva ou de ferragens. Não importa qual fio você se conecta a cada terminal.

  • Você pode comprar fios de jumper de uma loja automotiva ou de ferragens.
  • Não importa qual fio você se conecte a cada terminal.
  • 4

    Conecte os fios do jumper aos terminais de relé positivos e negativos. Vire o relé para que as pontas apontem para cima para que você possa conectar os fios do jumper. Prenda o fio que leva do terminal negativo da sua bateria para o terminal marcado com um 85. Prenda o fio conectado ao terminal da bateria positivo ao pino marcado com um 86. [8]

    5

    Ouça um som de clique quando você conectar a energia para saber se o relé ainda funciona. Assim que você anexar os dois fios do jumper ao relé, um interruptor no circuito interno fechará e fará um ruído audível. Se você não percebeu o som de cliques quando conectou o segundo fio, solte -o da ponta. Toque na extremidade do fio do jumper até a ponta repetidamente para que você possa ouvir o ruído de clicar antes de recortá -lo novamente. [9] Se você não ouvir um ruído de clique quando conecta os dois fios do jumper, o circuito dentro do relé não está funcionando corretamente.

  • Se você não ouvir um ruído de clique quando conecta os dois fios do jumper, o circuito dentro do relé não está funcionando corretamente.
  • 6

    Mantenha as sondas multímetro contra as outras 2 pontas no relé. Conecte as sondas multímetro nas portas na parte inferior da máquina para que você possa usá -las para teste. Segure qualquer uma das sondas contra uma das pontas marcadas com 30 ou 87. Em seguida, pressione a segunda sonda contra o último ponto no relé. O multímetro medirá a resistência do circuito interno entre as pontas. [10] Você também pode obter sondas multímetro com clipes de jacaré no final, para que você não precise segurá -las contra as pontas o tempo todo.

  • Você também pode obter sondas multímetro com clipes de jacaré no final, para que você não precise segurá -las contra as pontas o tempo todo.
  • 7

    Verifique o multímetro para uma leitura 0 para saber que o relé ainda funciona. Quando o circuito dentro do relé tem energia, as pontas não devem ter nenhuma resistência entre eles. Veja a leitura na tela do multímetro para ver se lê 0, o que significa que o circuito não tem resistência entre os pontos. Se a leitura for maior que 0, o circuito dentro do relé está com defeito. [11] Dependendo da faixa de ohm do multímetro, a leitura também pode ser um pequeno decimal, como 0,001 ou 0,005. Se o seu relé funcionar e tiver leituras corretas, você pode ter um problema diferente com sua bomba de combustível ou sistema elétrico.

  • Dependendo da faixa de ohm do multímetro, a leitura também pode ser um pequeno decimal, como 0,001 ou 0,005.
  • Se o seu relé funcionar e tiver leituras corretas, você pode ter um problema diferente com sua bomba de combustível ou sistema elétrico.