Como usar um microscópio

Um microscópio é um dispositivo que amplia uma imagem, permitindo que você veja pequenas estruturas em detalhes. Embora tenham uma variedade de tamanhos, os microscópios para uso em casa e na escola geralmente têm peças semelhantes: uma base, uma ocular, uma lente e um estágio. Aprender o básico do uso de um microscópio protegerá o equipamento e fornecerá uma valiosa ferramenta de pesquisa.

Parte 1

1

Aprenda os componentes do microscópio. Existem várias peças essenciais do microscópio que você precisa identificar e usar corretamente. A ocular é a parte que você procurará para ver seu espécime. Os microscópios compostos simples terão apenas uma ocular, enquanto microscópios mais complexos terão uma ocular binocular. [1] Aqui estão os componentes: o palco é uma plataforma onde você colocará seus slides para visualização. O braço é a parte que conecta a base à ocular. O objetivo é a peça que amplia a imagem. Existem vários objetivos de amplas magnificações. Existem dois botões de foco: foco grosso e fino. O botão de foco grosso geralmente é um botão grande na lateral do microscópio que move a lente objetiva em direção ou para fora do slide. Ele permite que você encontre seu espécime e se concentre aproximadamente nela. O foco fino é um botão menor que é usado para se concentrar especificamente na amostra. Ele permite que você ajuste o que você está olhando sob o microscópio. [2] A fonte de luz está na base do microscópio e aponta para o estágio. Ele fornece a luz para a visualização da imagem. O diafragma está logo abaixo do palco e permite que você varie a quantidade de luz brilhando na sua imagem.

  • O palco é uma plataforma onde você colocará seus slides para visualização.
  • O braço é a parte que conecta a base à ocular.
  • O objetivo é a peça que amplia a imagem. Existem vários objetivos de amplas magnificações.
  • Existem dois botões de foco: foco grosso e fino. O botão de foco grosso geralmente é um botão grande na lateral do microscópio que move a lente objetiva em direção ou para fora do slide. Ele permite que você encontre seu espécime e se concentre aproximadamente nela. O foco fino é um botão menor que é usado para se concentrar especificamente na amostra. Ele permite que você ajuste o que você está olhando sob o microscópio. [2]
  • A fonte de luz está na base do microscópio e aponta para o palco. Fornece a luz para a visualização da imagem.
  • O diafragma está logo abaixo do palco e permite que você varie a quantidade de luz brilhando em sua imagem.
  • 2

    Coloque o microscópio em uma superfície limpa e plana. Limpe a superfície de qualquer detrito que possa prejudicar seu microscópio. Limpe a área com um limpador de superfície e um pano livre de fiapos, se necessário. Verifique se a tabela está localizada perto de uma tomada elétrica. Leve o microscópio abaixo da base e no braço. Nunca pegue apenas pelo braço. [3] Coloque o microscópio na mesa e conecte -o.

  • Leve o microscópio abaixo da base e no braço. Nunca pegue apenas pelo braço. [3]
  • Coloque o microscópio na mesa e conecte -o.
  • 3

    Mantenha o manual do microscópio por perto. Leia -o com cuidado, se você quiser ver instruções sobre como lidar com seu modelo específico. O manual também terá instruções sobre manutenção e limpeza, se essas coisas forem necessárias. Armazene seu manual com seu microscópio para poder fazer referência a ele facilmente. Se você perdeu seu manual, tente procurar uma versão para download do manual no site do fabricante do microscópio. Se você não conseguir encontrar um online, entre em contato diretamente com a empresa e veja se você pode receber outro por correio para você.

  • Armazene seu manual com seu microscópio para que você possa fazer referência a ele facilmente.
  • Se você perdeu seu manual, tente procurar uma versão para download do manual no site do fabricante do microscópio. Se você não encontrar um online, entre em contato diretamente com a empresa e veja se você pode receber outro por correio para você.
  • Parte 2

    Preparando slides de microscópio

    1

    Lave as mãos antes de começar. Suas mãos têm óleos que podem facilmente entrar em seus slides e espécimes. Esses óleos podem danificar suas amostras e o microscópio. Se você tem acesso a luvas, é uma boa ideia usá -las também. Mantenha as mãos e a área em que você está trabalhando o mais livre de sujeira e partículas contaminantes possível.

  • Mantenha as mãos e a área em que você está trabalhando o mais livre de sujeira e contaminando partículas possível.
  • 2

    Mantenha um pano livre de fiapos nas proximidades para usar para limpar e tocar os slides. Um pano sem fiapos é um pano de limpeza especial que não deixa para trás foff depois de limpar uma superfície com ele. [4] Muitos slides têm uma carga aplicada a um lado deles para ajudar no procedimento de montagem. Isso pode fazê -los atrair facilmente poeira e outros contaminantes. Um pano sem fiapos limitará a contaminação. Nunca use toalhas de papel com os slides. Estes deixam muito fiapos para trás. Se você estiver usando luvas, pode tocar no slide, mas tente pegar apenas slides ao seu lado.

  • Nunca use toalhas de papel com os slides. Estes deixam muito fiapo para trás.
  • Se você estiver usando luvas, pode tocar no slide, mas tente pegar apenas slides ao seu lado.
  • 3

    Use slides preparados para começar. Os slides preparados já têm uma amostra montada corretamente. Você pode comprá -los em pontos de venda científicos ou vários podem vir com seu microscópio. Depois de se sentir confortável usando o microscópio, você pode tentar preparar seu próprio slide. Para preparar seu próprio slide, obtenha um espécime que você deseja ver com mais detalhes. A água da lagoa ou o pólen são ótimas amostras para começar. Coloque uma pequena gota da água ou coloque alguns esporos do pólen diretamente no slide. Coloque um deslizamento de capa em um ângulo de 45 graus no slide e deixe-o cair em cima do slide. A água deve manter a lamela no lugar. [5] Para preservar as amostras por mais tempo, adicione um pouco de esmalte claro ao redor das bordas do slide para prender a lamela no lugar.

  • Para preparar seu próprio slide, obtenha um espécime que você deseja ver com mais detalhes. Água da lagoa ou pólen são ótimas amostras para começar.
  • Coloque uma pequena gota da água ou coloque alguns esporos do pólen diretamente no slide.
  • Coloque uma capa em um ângulo de 45 graus no slide e deixe-o cair em cima do slide. A água deve manter a lamela no lugar. [5]
  • Para preservar as amostras por mais tempo, adicione um pouco de esmalte claro ao redor das bordas do slide para prender a lamela no lugar.
  • 4

    Coloque o slide no estágio do microscópio. Pegue o slide usando apenas as bordas, para não pressionar as impressões digitais no seu slide limpo. Impressões digitais e óleos da sua mão podem contaminar o slide. Você também pode usar o pano sem fiapos para pegar o slide. Se o slide estiver sujo, limpe-o suavemente com o pano sem fiapos.

  • Se o slide estiver sujo, limpe-o suavemente com o pano sem fiapos.
  • 5

    Prenda o slide no lugar com os clipes de 2 estágios. Existem dois clipes (metal ou plástico) no estágio que funcionam para prender um slide no lugar, para que você possa remover as mãos e concentrar o microscópio. Você deve poder deslizar o slide embaixo dos clipes facilmente. Evite forçar os slides embaixo dos clipes. Eles devem aumentar um pouco para permitir o deslizamento. Se você estiver lutando, tente colocar o slide sob um clipe de cada vez. Levante o clipe, deslize o slide embaixo e prossiga para o segundo clipe. Os slides são bastante frágeis e podem ser quebrados se esta etapa não for feita corretamente.

  • Evite forçar os slides embaixo dos clipes. Eles devem aumentar um pouco para permitir o deslizamento. Se você estiver lutando, tente colocar o slide sob um clipe de cada vez. Levante o clipe, deslize o slide por baixo e prossiga para o segundo clipe.
  • Os slides são bastante frágeis e podem ser quebrados se esta etapa não for feita corretamente.
  • 6

    Ligue o seu microscópio. O interruptor geralmente está do lado do microscópio. O centro do seu slide deve ter um pequeno círculo de luz. Se você não vir nenhuma luz, tente ajustar o diafragma até que esteja aberto o tempo todo. O diafragma deve ter uma alavanca ou disco que gira para alterar seu diâmetro e alterar a quantidade de luz que entra. Se o diafragma estiver fechado, você não verá nenhuma luz. Mova a alavanca ou gire o disco até ver a luz chegando novamente. Se ainda não houver luz, verifique a tomada ou peça assistência para alterar a lâmpada no escopo.

  • Se você não vê luz, tente ajustar o diafragma até que esteja aberto o tempo todo. O diafragma deve ter uma alavanca ou disco que gira para alterar seu diâmetro e alterar a quantidade de luz que entra. Se o diafragma estiver fechado, você não verá nenhuma luz. Mova a alavanca ou gire o disco até ver a luz chegando novamente.
  • Se ainda não houver luz, verifique a tomada ou peça assistência para alterar a lâmpada no escopo.
  • Parte 3

    focando o microscópio

    1

    Ajuste sua ocular, se você tiver um conjunto binocular. Se houver apenas uma ocular, você poderá pular esta etapa. Com uma ocular binocular, gire as oculares para encontrar o espaço correto entre os olhos ou a distância interpupilar. Você deve ver um único círculo de luz quando olhar através das duas oculares. [6] Se você vir duas imagens quando olha através das oculares, precisa continuar ajustando a distância. Mova as oculares mais próximas ou mais afastadas até ver um único círculo de luz. Retire seus óculos, se você os usar. Você pode usar as configurações do microscópio para concentrar o objeto de acordo com a sua visão.

  • Se você vir duas imagens quando olha através das oculares, precisa continuar a ajustar a distância.
  • Mova as oculares mais próximas ou mais afastadas até ver um único círculo de luz.
  • Remova seus óculos, se você os usar. Você pode usar as configurações do microscópio para concentrar o objeto de acordo com a sua visão.
  • 2

    Ajuste o diafragma à sua mais ampla abertura. O diafragma permite alterar a quantidade de luz no slide. Para começar a se concentrar no seu espécime, você deseja brilhar a quantidade máxima de luz no slide. [7] Deve haver uma alavanca ou um disco giratório que permita alterar o diâmetro. Mova a alavanca ou gire o disco até que o diafragma esteja aberto.

  • Mova a alavanca ou gire o disco até que o diafragma esteja aberto.
  • 3

    Comece a se concentrar no objetivo mais baixo de energia. Você pode ter duas ou três lentes objetivas rotativas diferentes que você pode alternar para ampliar o objeto. Você deve começar com o objetivo 4X e aumentar até que ele esteja focado. Geralmente, o objetivo 4x (em algum momento 3,5x) é o padrão para a menor ampliação em um microscópio básico. [8] O objetivo de baixa potência fornece a visão mais larga e permite que você coloque lentamente o objeto em foco sem perder. É frequentemente chamado de objetivo de digitalização por esse motivo. Começar no objetivo de alta potência pode significar que você não vê o objeto ou não vê o objeto completo. Os dois objetivos mais comuns de alta potência são os 10x e 40x. A ocular tem uma ampliação de 10x multiplicada pela ampliação do objetivo; Portanto, o objetivo 4x fornece uma ampliação total de 40x (10 vezes 4). O objetivo 10X fornece uma ampliação de 100x e o objetivo 40x, uma ampliação de 400x.

  • O objetivo de baixa potência fornece a visão mais larga e permite que você coloque lentamente o objeto em foco sem perder. É frequentemente chamado de objetivo de digitalização por esse motivo. Começar no objetivo de alta potência pode significar que você não vê o objeto ou não vê o objeto completo.
  • Os dois objetivos mais comuns de alta potência são os 10x e 40x.
  • A ocular tem uma ampliação de 10x multiplicada pela ampliação do objetivo; Portanto, o objetivo 4x fornece uma ampliação total de 40x (10 vezes 4). O objetivo 10X fornece uma ampliação de 100x e o objetivo 40x, uma ampliação de 400x.
  • 4

    Mova o slide para centralizá -lo no palco, se necessário. [9] A maioria dos slides é muito maior que a amostra que é montada neles. Se você puder ver o espécime, tente posicioná -lo diretamente no meio da fonte de luz. Se você não puder vê -lo, mova o deslize lentamente enquanto olha através da ocular. Lembre -se, a ampliação é refletida, então você precisará movê -la na direção oposta no palco para ajustá -la corretamente em sua lente.

  • Lembre -se de que a ampliação é refletida, então você precisará movê -la na direção oposta no palco para ajustá -la corretamente em sua lente.
  • 5

    Concentre o slide usando os botões de ajuste e o diafragma. Comece com o botão de ajuste grosso (o maior dos dois botões), mova -se para o ajuste fino e depois altere os níveis de luz. Enquanto olha para a ocular, gire lentamente o botão de foco grosso até começar a ver a imagem entrar em foco. Use o botão de ajuste fino para focar ainda mais o slide. Esteja ciente de que, ao se concentrar, o palco se aproxima do objetivo. É possível aumentar o palco o suficiente para tocar em algumas das lentes objetivas; portanto, tome cuidado durante o processo de foco para evitar isso. Ajuste o diafragma abaixo do palco. Reduzir a luz pode permitir que o objeto pareça mais rico e menos lavado. [10]

  • Use o botão de ajuste fino para focar ainda mais o slide.
  • Esteja ciente de que, ao se concentrar, o estágio se aproxima do objetivo. É possível aumentar o palco o suficiente para tocar em algumas das lentes objetivas, então tome cuidado durante o processo de foco para evitar isso.
  • Ajuste o diafragma abaixo do estágio. Reduzir a luz pode permitir que o objeto pareça mais rico e menos lavado. [10]
  • 6

    amplie a imagem com um objetivo mais alto. Mude para um objetivo mais alto somente quando você não puder focá -lo ainda mais com o escopo objetivo de baixa potência. A ampliação mais alta permitirá que você veja mais detalhes em sua amostra. Nem todos os objetivos altos são usados ​​com todos os slides, pois alguns podem se concentrar muito. Tenha cuidado ao alternar entre os objetivos para evitar quebrar o slide. Use o botão de ajuste fino ao trabalhar com os objetivos mais altos, como a opção 10X. Como o botão grosso leva os objetivos para mais perto do palco, o slide pode quebrar se você não estiver prestando atenção. Alterne entre diferentes objetivos e ajuste os botões de foco até se sentir confortável usando o microscópio. Tente usar slides diferentes para aumentar sua prática.

  • tenha cuidado ao alternar entre os objetivos para evitar quebrar o slide.
  • Use o botão de ajuste fino ao trabalhar com os objetivos mais altos, como a opção 10x. Como o botão grosso move os objetivos mais perto do palco, o slide pode quebrar se você não estiver prestando atenção.
  • Alterne entre diferentes objetivos e ajuste os botões de foco até se sentir confortável usando o microscópio. Tente usar slides diferentes para aumentar sua prática.
  • 7

    Armazene o microscópio em uma tampa de poeira. As lentes podem ser facilmente danificadas pela poeira e outras partículas flutuantes. Manter as lentes e o estágio afastado da poeira impedirão que os danos ocorram. Limpe apenas a lente com solução aprovada e um pano sem fiapos.

    As pessoas também assistem

    sofocles frases

    frases de sundar pichai

    lindas frases de dia

    frases de reciclagem

    frases de tapete