Uma tocha de oxi-acetileno, também conhecida como tocha de sopro, é um sistema de corte perigoso, mas também é uma ferramenta poderosa e útil se você precisar cortar aço. Ao criar um ambiente de trabalho seguro e monitorar cuidadosamente a pressão do oxigênio e do acetileno, você pode usar uma tocha de oxi-acetileno para qualquer número de projetos!
Parte 1
1
Use roupas retardantes de fogo e botas pesadas de sola de couro. Não use roupas soltas, roupas feitas de materiais sintéticos inflamáveis ou roupas com bordas desgastadas ou rasgadas que possam acender mais facilmente do que as roupas de tecido limpo e de tecido bem-tecido. [1] Recomenda-se roupas retardantes de fogo, mas, se isso não estiver disponível, use roupas de algodão justas. Nylon e a maioria das outras roupas sintéticas comuns queimarão rapidamente se forem pegos em chamas! Recomenda-se botas de trabalho resistentes e soladas de couro. Pedaços quentes de metal, chamados escória, podem queimar facilmente os sapatos de sola de borracha. As botas ladas são preferíveis, pois a escória pode cair no topo das botas de tração, como botas de engenheiro e botas de cowboy. Você também deve ter um conjunto de óculos de corte e luvas de couro pesadas.
2
Tenha um extintor de incêndio à mão. Para a maioria dos projetos, um extintor de ar e água comprimido funcionará, mas se o petróleo, plásticos ou outros materiais combustíveis estiverem por perto, recomenda -se um extintor “ABC”. Também é uma boa ideia ter outra pessoa em pé por perto, que pode alertá -lo se algo pegar fogo. [2] A escória voadora pode facilmente causar um incêndio em seu espaço de trabalho; portanto, teste seu extintor de incêndio para garantir que ele esteja em boa ordem antes de começar a cortar.
3
Verifique se o seu espaço de trabalho está livre de materiais inflamáveis. Trabalhar na terra nua ou em uma laje de concreto é altamente recomendada, pois as faíscas voam a muitos metros do local de corte. Material seco, como papel, serragem, papelão e folhagem seca de plantas ou grama, podem ser inflamados de 15 metros (4,6 m) ou mais. [3] Não permita que a chama entre em contato com o concreto, especialmente o concreto fresco, pois pode fazer com que ele se expanda e quebre violentamente, enviando pequenos pedaços de voo de concreto.
4
Configure o projeto em suportes de aço em uma altura de trabalho confortável. Uma mesa de aço é ideal, pois você pode se preparar para firmar a tocha. Nunca use uma superfície inflamável, como uma mesa de madeira, ou que teve materiais inflamáveis derramados nela. [4] Além disso, cuidado com o material que possui revestimentos de óxido metálico, como tinta de chumbo, iniciadores de cromato e revestimento de zinco, uma vez que a inalação dos fumos deles pode ser tóxica.
5
Marque seus cortes com um marcador de pedra -sabão. Se você precisar de um corte mais preciso, meça um pouco de espaço extra para poder moer seu corte. Você pode usar um marcador permanente se uma pedra de sabão não estiver disponível, mas a marca tenderá a desaparecer logo à frente da chama da tocha. Para cortes muito precisos, você pode obter melhores resultados usando um gabarito especializado para gravar a linha em sua superfície de trabalho.
Parte 2
Configuração
1
conecte os medidores aos tanques apropriados. As mangueiras da sua tocha devem prender aos bicos nos tanques de oxigênio e acetileno. Normalmente, os tanques e mangueiras de oxigênio são verdes e as mangueiras de acetileno são vermelhas. As mangueiras geralmente são emparelhadas e as extremidades são separadas para que possam anexar aos seus respectivos tanques. A mangueira de acetileno terá fios invertidos e um macho se encaixar para facilitar a separação. [5] Como os acessórios são feitos de latão e podem ser facilmente danificados, aperte-os com uma chave de tamanho adequada.
2
Verifique se o regulador de acetileno está desligado. Para verificar se o regulador está completamente desligado, volte a alça de algumas voltas. Esta alça estará na parte superior do tanque ao lado da válvula reguladora. Isso ajudará a garantir que você tenha controle total sobre a pressão do gás acetileno. [6] Em mais de 15 psi (100 kPa), o acetileno se torna instável e pode acender espontaneamente ou explodir.
3
Abra a válvula de gás na parte superior do tanque de acetileno com uma volta do pulso. Novamente, é extremamente importante manter o controle sobre o fluxo do acetileno, então você deseja abrir a válvula de gás apenas o suficiente para permitir um fluxo constante e constante do gás. [7] Abrir o tanque mais de uma volta pode levar o gás a se tornar instável, e será mais difícil desligar no caso de uma emergência.
4
Abra a válvula reguladora girando a alça do tee no sentido horário. Esta é a mesma alça que você fechou antes de abrir a válvula de gás. Você deve abrir isso muito lentamente e monitorar constantemente o medidor de baixa pressão enquanto abre a válvula. Abra apenas até que a pressão indicada esteja entre 5 e 8 psi (34 e 55 kPa). [8]
5
Abra a válvula de gás na alça da tocha para ventilá -la. Para desabafar a atmosfera da mangueira de acetileno, abra a válvula de gás na alça da tocha de corte até ouvir o gás escapar e observe o medidor de baixa pressão para ver se a pressão permanece estável durante o fluxo e garantir que você tenha esse regulador definido corretamente. Feche a válvula de acetileno na tocha quando tiver certeza de que a pressão é regulada.
6
Desligue o regulador de oxigênio e abra o tanque principal de oxigênio o tempo todo. Da mesma maneira que você fechou o regulador de acetileno, de volta o medidor do regulador de oxigênio algumas voltas. Depois de fazer isso, gire a alça no tanque de oxigênio principal para que esteja aberto. [9] A configuração no topo do tanque de oxigênio será semelhante à do tanque de acetileno. A válvula de oxigênio é uma válvula dupla. Ao abrir, certifique -se de girar a alça para que a válvula esteja aberta. Caso contrário, o oxigênio vazará ao redor do o-ring do canto da válvula.
7
Abra a válvula do regulador de oxigênio lentamente. Assim como no regulador de acetileno, você gira a manipulação do tee muito lentamente, observando o medidor de baixa pressão ao fazê-lo até que a pressão lê entre 25-40 psi (170-280 kPa). [10]
8
Abra e feche a válvula de oxigênio na tocha para desabafar a atmosfera. Existem 2 válvulas no lado do oxigênio da montagem da tocha de corte. Para começar, abra a válvula mais próxima da mangueira várias voltas para garantir que o oxigênio suficiente esteja disponível para ambas as funções. Em seguida, abra a válvula para frente levemente até que a mangueira seja purgada (cerca de 3-5 segundos para uma mangueira de 25 pés (7,6 m)) e depois feche a válvula para frente. [11] A válvula próxima às conexões da mangueira controlará o fluxo de oxigênio para a câmara de mistura para a combustão, para que nenhum oxigênio seja desabafado da ponta da tocha até que a alavanca de corte esteja deprimida ou a válvula mais acima da tocha seja aberta.
Parte 3
corte
1
Coloque suas luvas, avental e óculos de óculos antes de acender a tocha. Quando se trata de trabalhar com uma tocha de acetileno-oxigênio, você nunca pode ter muito cuidado. Coloque todo o seu equipamento de segurança e verifique sua área de trabalho mais uma vez para materiais combustíveis. [12]
2
Acenda a tocha com um atacante. Abra a válvula de acetileno novamente, permitindo que o oxigênio restante na câmara de mistura limpe por alguns segundos, depois feche a válvula até que você mal ouça escapar de gás. Segure seu atacante na frente da ponta da tocha e aperte a alça. Uma pequena chama amarela deve aparecer na ponta quando as faíscas do atacante acendem o acetileno. Usar fósforos ou um isqueiro é muito perigoso. Um atacante é uma ferramenta feita especialmente para acender tochas e usar uma reduz o risco de ferimentos graves.
3
Ajuste a válvula de acetileno até que a chama tenha cerca de 10 cm de comprimento. Certifique -se de que a chama comece na ponta da tocha. Se o fluxo de acetileno for muito forte, a chama “pulará” ou ficará impressionada com a ponta. Isso pode levar a uma vanguarda imprevisível, o que pode aumentar seu risco de incêndio ou lesão. [13]
4
Gire a válvula de oxigênio para frente lentamente. A cor da chama passará de amarelo a azul claro com um centro branco, pois o oxigênio suficiente é fornecido para queimasse completamente o acetileno. Aumente o oxigênio lentamente até que a chama azul interna comece a encolher de volta para a ponta. [14]
5
Abra a válvula de oxigênio mais para aumentar o tamanho da chama. O comprimento da chama interna deve estar logo acima da espessura do aço que você pretende cortar. Por exemplo, uma chama interna de 1⁄2 pol. Se você ouvir um ruído soprando, ou a chama azul parece errática e emplumada, provavelmente há muito oxigênio na chama. Reduza até que a chama esteja estável e a chama interna seja uma forma de cone limpa.
6
Traga a ponta da chama interna perto da superfície que você vai cortar. A chama não precisa sentar diretamente na superfície para cortá -la. Você precisará aquecer o aço com essa chama até que uma piscina fundida de formas de metal e lumines nesse local. Mantenha a ponta da chama estável e cerca de 3⁄8 pol. 0,95 cm da superfície do metal para concentrar o calor em um local. [15] Para a temperatura ambiente de 1⁄4 pol. (0,64 cm) de aço, isso deve levar cerca de 45 segundos. No entanto, levará mais tempo para material ou material mais pesado a baixas temperaturas.
7
Empurre a alça da válvula de corte para baixo lentamente para liberar o jato de oxigênio. Isso irá acender o aço fundido. Se uma reação violenta iniciar instantaneamente, o aço acendeu e você pode aumentar gradualmente a pressão até que o jato esteja cortando completamente o metal. [16] Se nenhuma reação ocorrer, o metal não estará quente o suficiente para acender. Nesse caso, libere a liberação do manípulo de oxigênio e continue permitindo que a chama aqueça mais o metal.
8
Comece a mover a ponta da tocha lentamente ao longo da linha do seu corte. Quando o jato estiver cortando o aço, comece a mover a tocha ao longo da linha que você desenhou. Você deve observar que quase todas as faíscas e escória derretida estão sendo explodidas na parte traseira ou na parte inferior do seu corte. Se esse fluxo de material superaquecido diminui ou recuar, diminua a velocidade da sua velocidade para a frente ou pare e deixe o calor mais. [17] É melhor cortar muito lentamente do que tentar cortar muito rapidamente.
9
Continue cortando até separar o metal ou terminar o corte. Certifique -se de que a escória e as gotículas de metal aquecido não fiquem sob os pés. Até as solas de bota robustas queimarão se você se encontrar em uma peça grande. [18]
10
Desligue a tocha na ordem inversa de como você a ligou. Primeiro, desligue a válvula da tocha e depois desligue o oxigênio. Em seguida, desligue as válvulas do cilindro nos tanques de oxigênio e recue o parafuso de pressão do regulador. Repita isso para o tanque de acetileno. [19] Alguns modelos podem instruí -lo a desligar o oxigênio antes de desligar a válvula da tocha. Nesse caso, sempre adie as instruções do fabricante.
11
esfriar a peça de trabalho com muita água. No entanto, você deve estar ciente de que mergulhar um pedaço de aço superaquecido em um balde ou fluxo de água fria criará uma nuvem instantânea de vapor muito quente. [20] Você também pode permitir que esfrie naturalmente se não estiver com pressa. Se você estiver usando aços de extinção ou temperatura, permita que o aço esfrie naturalmente, pois a água pode causar a deformação.