Os capacitores iniciais são usados em muitos eletrodomésticos, como arruelas, geladeiras ou ar condicionado. Se seus aparelhos estiverem cantarolando, mas não estão iniciando ou executando corretamente, verifique o capacitor para verificar se está funcionando corretamente. Ao conduzir um teste simples com um multímetro, você pode saber facilmente se seu capacitor ainda está funcionando ou se precisa ser substituído.
Parte 1
1
Localize o capacitor dentro do seu aparelho. Os capacitores são tubos de metal que armazenam uma carga elétrica geralmente encontrada perto de um motor no aparelho. Use uma chave de fenda para abrir sua máquina e localizar o capacitor. Use alicate de nariz com uma alça isolada para remover os fios. [1] Verifique se o seu dispositivo está desconectado e desligado antes de encontrar o capacitor.
2
Use uma chave de fenda com uma alça isolada. Encontre ou compre a chave de fenda de uma loja de ferragens. A borracha impedirá que a eletricidade viajasse pelo metal até a sua mão. [2] Tenha cuidado ao trabalhar com eletricidade. Um choque forte o suficiente pode causar danos graves ou morte. Certifique -se de que a alça da chave de fenda não tenha rachaduras e que nenhum pedaço de metal esteja saindo as costas. Isso pode carregar tensão e causar danos graves.
3
Use um par de luvas destinadas a tarefas domésticas ou trabalho com eletricidade. Como você está usando uma chave de fenda isolada, as luvas de trabalho funcionarão bem. Para proteção adicional contra a eletricidade, use luvas apertadas feitas com borracha. [3] As luvas podem ser adquiridas na sua loja local de hardware ou melhoramento da casa. Não use luvas de borracha grandes porque elas lhe darão menos destreza enquanto você está trabalhando.
4
Mantenha a alça da chave de fenda para que nenhuma parte da sua mão toque o metal. Tenha uma aderência firme na alça, certificando -se de que você não esteja em contato com o metal. Mesmo com luvas, a corrente que corre através do eixo pode causar danos. [4]
5
Coloque o eixo da chave de fenda no terminal positivo. Defina a chave de fenda para baixo para que o terminal entre em contato com o eixo de 2,5 cm da ponta. O terminal correto será marcado com um sinal de mais (+). Verifique se a chave de fenda ainda não toca no outro terminal do capacitor. [5] Em um capacitor com mais de 2 terminais, o terminal positivo pode ser rotulado como “comum”.
6
Toque no terminal negativo com a ponta da chave de fenda. Ao manter o contato com o terminal positivo, incline a chave de fenda para que você entre em contato com o terminal negativo. Depois de fazer a conexão, você ouvirá um pequeno pop e verá uma faísca na ponta da chave de fenda. Não se assuste; Este é o capacitor descarregando completamente. [6] Não segure a parte do metal da chave de fenda enquanto faz a conexão. Os capacitores podem armazenar muita energia e a faísca ou corrente resultante pode resultar em lesões graves.
7
Conecte os terminais novamente para remover qualquer carga residual. Após a faísca inicial, mantenha a chave de fenda nos terminais e toque no lado negativo com a ponta 1 ou 2 vezes mais. Às vezes, a carga restante ainda é deixada no capacitor. [7]
Parte 2
Usando um multímetro
1
Use a configuração de capacitância em um multímetro digital. Os multímetros são dispositivos eletrônicos que leem a tensão e a capacitância de circuitos ou baterias. Encontre um multímetro com uma configuração de capacitância dedicada para as leituras mais precisas. [8] Verifique se o capacitor que você está testando está completamente descarregado ou o circuito está desativado antes de usar um multímetro. A tensão muito alta pode danificar o medidor ou causar prejudicar. Os multímetros digitais podem ser comprados de hardware ou lojas de melhoria da casa. A capacitância é medida em farads (f).
2
Coloque a sonda vermelha no terminal positivo e a sonda preta no negativo. Segure as sondas pela base sem tocar os pinos de metal no final. Depois que ambas as sondas entrarem em contato com os terminais do seu capacitor, a leitura do seu multímetro começará a mudar. [9] Use luvas durante o teste com um multímetro, se você estiver preocupado com qualquer cobrança residual.
3
Mantenha as sondas no lugar até que os números parem de mudar. Os números flutuarão por alguns segundos depois de conectar os terminais se o capacitor for bom. Aguarde até que a leitura tenha o mesmo número por 5 segundos antes de desconectar as sondas. [10] Anote o número da capacitância depois de fazer uma medição para que você possa se lembrar. Se os números não se moverem, o capacitor será considerado aberto e precisa ser substituído.
4
Verifique se a leitura corresponde à faixa de números no capacitor. A capacitância mínima e máxima estão listadas ao lado do capacitor com todas as outras informações. O intervalo aceitável depende do tamanho do capacitor que você possui. Se o capacitor estiver acima ou abaixo do intervalo, ele terá que ser substituído. [11] Se o número da capacitância aumentou infinitamente o limite do seu multímetro, o capacitor diminuiu e deve ser substituído. Alguns capacitores terão uma capacitância definida com uma porcentagem aceitável de variação. Por exemplo, se o seu capacitor disser “50 ± 5%”, a faixa de capacitância aceitável é de 47,5 a 52,5 f.