Está a mais tempo ou está há mais tempo | há mais tempo ou a mais tempo

Esta é fácil: use “a” para tempo futuro e “há” para tempo passado.

Estão a mais ou há mais?

As duas formas – a mais e há mais – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. A mais é uma locução que significa de forma adicional; adicionalmente; adicional, algo adicional.

Qual o certo a muito tempo ou há muito tempo?

Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.

Quando usar há quanto tempo?

Usamos há, forma conjugada do verbo haver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado.

Está a mais de ou está há mais de?

A expressão a mais de pode ser utilizada para se referir ao tempo futuro, velocidade e distância ultrapassada de um número fixado. A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de. Também é utilizada para se referir a algo que aconteceu no passado.

Como saber se a frase está correta?

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Como se escreve há mais de 20 anos?

Há anos: indica tempo passado
Isso aconteceu há anos.Há anos que não vejo meus primos.Ele foi embora das nossas vidas há dois anos.Há dez anos que eu espero por esse dia!Eu estou nesse emprego há mais de um ano.Eu já o conheço há mais de vinte anos.Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Quando se utiliza o há?

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. Há: Há quantos anos não te via!

Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:
Há quanto tempo!Há muitos anos que não te via.Estou esperando há vinte minutos.Já sou veterinária há quatro anos.

Está há muito tempo?

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Como se escreve a muito tempo atrás?

Há muito tempo atrás

Quando utilizamos o verbo haver indicando tempo passado, não devemos utilizar o advérbio “atrás”. Isso configura um pleonasmo vicioso. Então, é errado dizer “há muito tempo atrás”. Você pode dizer “há muito tempo” ou “tempos atrás”.

É certo falar há um ano atrás?

Há um ano atrás: Está errado, pois, “Há” indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o “atrás”. Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.”

Como se escreve há tempos?

HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Estou a mais de um ano?

Há um ano expressa tempo decorrido ou passível de decorrer (1 ano, neste caso). É similar a dizer “faz um ano ou existe um ano” conforme o contexto – quando assim acontece a construção é sempre feita com o verbo haver (há, neste caso). Já não te via há um ano. Tenho esta doença há um ano e dois meses.

Qual a regra do mais e mais?

De modo geral, ‘mas’ é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo ‘mais’ se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Qual é o sinônimo de mais?

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada.