Frases da Filosofia Moral | Frases, Mensagens e Legendas

Temos, na verdade, dois tipos de moralidade, lado a lado: uma que pregamos, mas não praticamos, e outra que praticamos, mas raramente pregamos.

A filosofia moral nada mais é do que a ciência do que é bom e mau na conversação e na sociedade da humanidade. Bem e mal são nomes que significam nossos apetites e aversões; que em diferentes temperamentos, costumes e doutrinas dos homens são diferentes.

A moralidade não é propriamente a doutrina de como podemos nos tornar felizes, mas como podemos nos tornar dignos da felicidade.

Não acredito que uma filosofia moral possa alguma vez ser fundada numa base científica. … A valorização da vida e de todas as suas expressões mais nobres só pode surgir do anseio da alma pelo seu próprio destino. Qualquer tentativa de reduzir a ética a fórmulas científicas falhará. Disso estou perfeitamente convencido.

A vida não examinada não vale a pena ser vivida.

Li estas palavras que são a soma de toda a filosofia moral e que abreviam todas as disputas dos casuístas: Em caso de dúvida se uma ação é boa ou má, abstenha-se.

Eu sou um epicurista. Considero que as doutrinas genuínas (não as imputadas) de Epicuro contêm tudo o que é racional na filosofia moral que a Grécia e Roma nos deixaram.

O conservador moderno está engajado em um dos mais antigos exercícios de filosofia moral do homem; isto é, a busca de uma justificativa moral superior para o egoísmo.

O propósito de uma filosofia moral não é parecer deliciosamente estranho e contra-intuitivo ou fornecer emprego para bioeticistas. O objetivo é orientar nossas escolhas em relação à vida, à saúde, à beleza, à felicidade, à diversão, ao riso, ao desafio e ao aprendizado.

Quando chamamos algo de injusto, indecente, injusto ou mau, quando falamos de misericórdia, piedade e compaixão, essas palavras têm significado, independentemente de nossa fé ou filosofia moral específica. Eles apelam para padrões comuns que todos devemos compreender e aceitar, padrões sem os quais não poderíamos viver nenhuma vida comum.

A propaganda substitui a filosofia moral.

Ao longo dos séculos, passamos das Escrituras para acumular preceitos de filosofia ética, legal e moral. Desenvolvemos um consenso liberal sobre o que consideramos os alicerces de uma sociedade decente, como a ideia de que não aprovamos a escravatura ou a discriminação com base na raça ou no sexo, que respeitamos a liberdade de expressão e os direitos do indivíduo . Todas essas coisas que se tornaram uma segunda natureza em nossa moral hoje devem muito pouco à religião e, em sua maioria, foram conquistadas em oposição à religião.

Precisamos de uma filosofia moral na qual o conceito de amor, tão raramente mencionado agora pelos filósofos, possa mais uma vez ser centralizado.

Um dos anticonceitos mais destrutivos na história da filosofia moral é o termo “dever”.

Questione com ousadia até mesmo a existência de um deus.

Toda boa filosofia moral é… menos a serva da religião.

A burguesia, que ultrapassa em muito o proletariado na completude e irreconciliabilidade da sua consciência de classe, está vitalmente interessada em impor a sua filosofia moral às massas exploradas. É exactamente com esta finalidade que as normas concretas do catecismo burguês são ocultadas sob abstracções morais… O apelo a normas abstractas não é um erro filosófico desinteressado, mas um elemento necessário na mecânica do engano de classe.

Nada poderia ser mais imprudente do que basear a filosofia moral de alguém nos últimos pronunciamentos da ciência.

Nenhuma das partes tem Deus ao seu lado, o monopólio de boas ideias ou o bloqueio de qualquer filosofia fiscal, social ou moral.

A literatura deixa de ser literatura quando se compromete com a elevação moral; torna-se filosofia moral ou algo assim chato.

A astronomia nasceu da superstição; eloqüência de ambição, ódio, falsidade e lisonja; geometria da avareza; física de uma curiosidade ociosa; e até mesmo filosofia moral do orgulho humano. Assim, as artes e as ciências devem o seu nascimento aos nossos vícios.

Elegante e lúcido. . . um toque de clarim perfeito, emitido não com arrogância enfadonha, mas de um profundo sentimento de humildade, para despertar para as maiores recompensas da vida. . . The Road to Character é uma leitura essencial em sua totalidade – Anne Lamott com um toque mais duro de filosofia moral, Sêneca com um toque mais suave de sensibilidade espiritual, E. F. Schumacher para os modernos perplexos.

É digno de nota que durante muito tempo o niilismo moral foi uma espécie de posição padrão inquestionável na filosofia moral analítica.

Acho que a filosofia moral é útil para formular questões, mas péssima para respondê-las. Acho que a psicologia moral está crescendo neste momento e estamos fazendo muito progresso na compreensão de como realmente funcionamos, qual é a nossa natureza moral.

A sociologia moderna é virtualmente uma tentativa de assumir o programa mais amplo de análise e interpretação social que estava implícito na filosofia moral de Adam Smith, mas que foi suprimido durante um século pelo interesse predominante na técnica de produção de riqueza.

Frases de Filosofia Moral – Parte 2

Cidade da prosa e da fantasia, da automação capitalista, suas ruas são um triunfo do cubismo, sua filosofia moral é a do dólar. Nova Iorque impressionou-me tremendamente porque, mais do que qualquer outra cidade, é a expressão mais completa da nossa era moderna.

Precisamos de uma filosofia moral que possa falar significativamente de Freud e Marx e a partir da qual possam ser geradas visões estéticas e políticas. Precisamos de uma filosofia moral na qual o conceito de amor, tão raramente mencionado agora, possa mais uma vez ser centralizado.

Don’t Shoot é uma obra de filosofia moral que parece um romance policial – Immanuel Kant conhece Joseph Wambaugh. É uma história fascinante, inspiradora e maravilhosamente bem escrita sobre a busca de um homem para resolver um problema que ninguém pensava que poderia ser resolvido: o flagelo da violência das gangues no centro da cidade. Este é um trabalho de vital importância que tem o potencial de inaugurar uma nova era em policiamento.

A interpretação das leis da natureza em uma comunidade não depende dos livros de filosofia moral. A autoridade dos escritores, sem a autoridade da Commonwealth, não torna suas opiniões leis, por mais verdadeiras que sejam.

Acho que a filosofia moral é uma especulação sobre como devemos viver juntos, feita por pessoas que têm muito pouca ideia de como as pessoas funcionam. Portanto, acho que a maior parte da filosofia moral está desconectada da espécie que somos. Na verdade, eles gostam assim. Muitos filósofos morais insistem que a moralidade surge da nossa racionalidade, que se aplica a qualquer ser racional em qualquer lugar do universo e que não se baseia em factos contingentes ou coincidentes sobre a nossa evolução.

Qualquer filosofia moral é extremamente rara. Este Menu aborda nossa privacidade mais do que a maioria. É uma palavra mais privada e familiar e, ao mesmo tempo, mais pública e universal do que hoje em dia é falada em salas de estar ou púlpitos.

Apresento uma vida humilde e inglória; isso não importa. Você pode vincular toda filosofia moral a uma vida comum e privada, assim como a uma vida de coisas mais ricas. Cada homem carrega toda a forma do patrimônio do homem.

Eu diria a qualquer pessoa que pense que todos os problemas da filosofia podem ser traduzidos em respostas empiricamente verificáveis ​​- seja um Lawrence Krauss que pensa que a física está a tornar a filosofia obsoleta ou um Sam Harris que pensa que a neurociência está a tornar a filosofia moral obsoleta – que é necessária muita filosofia – filosofia da ciência no primeiro caso, filosofia moral no segundo – até mesmo para demonstrar a relevância destas ciências empíricas.

Como é possível que eu tivesse a obrigação legal de matar pessoas que não conhecia e que certamente não consentiram com isso, enquanto o médico do meu pai não pôde ajudar meu pai a morrer quando meu pai pediu? Minha consternação me levou à filosofia moral e a uma busca ao longo da vida por uma resposta para a questão de quando e por que deveríamos e quando não deveríamos matar.

Deveria ficar claro que a crença na objetividade no jornalismo, como em outras profissões, não é apenas uma afirmação sobre que tipo de conhecimento é confiável. É também uma filosofia moral, uma declaração de que tipo de pensamento alguém deve adotar ao tomar decisões morais. É, além disso, um compromisso político, pois fornece um guia sobre quais grupos devem ser reconhecidos como públicos relevantes para julgar os próprios pensamentos e atos.

Para ser um bom escritor, você não só precisa escrever muito, mas também se preocupar. Você não precisa ter uma filosofia moral complicada. Mas um escritor sempre tenta, eu acho, ser parte de uma solução, entender um pouco da vida e passar isso adiante.

Durante toda a minha vida estive ciente do zumbido da Segunda Guerra Mundial ao fundo. Nasci 10 anos depois de terminado e sem nunca ter visto. Ele formou a minha geração e o mundo em que vivíamos. Joguei Hurricanes e Spitfires no parquinho, e os filmes de guerra ainda constituem a base de toda a minha filosofia moral. Todos os homens por quem me levantei ou chamei de senhor estiveram na guerra.

As teorias científicas nunca ditam os valores humanos, mas muitas vezes podem lançar uma nova luz sobre questões éticas. Do ponto de vista da selecção sexual, a filosofia moral e a teoria política têm sido sobretudo tentativas de mudar a competitividade sexual humana masculina da violência física para a acumulação pacífica de riqueza e estatuto. Os direitos à vida, à liberdade e à propriedade são invenções culturais que funcionam, em parte, para impedir que os homens matem e roubem uns aos outros enquanto competem para atrair parceiros sexuais.

A democracia pode ter surgido no Ocidente como uma forma de lutar pela aspiração universal à dignidade e à liberdade, mas não é alheia aos conceitos subjacentes que permeiam a religião e a filosofia moral em todos os lugares.

Ouvimos muito sobre a poesia da matemática, mas muito pouco dela foi cantada até agora. Os antigos tinham uma noção mais justa do seu valor poético do que nós. As afirmações mais distintas e belas de qualquer verdade devem finalmente assumir a forma matemática. Poderíamos simplificar tanto as regras da filosofia moral, bem como da aritmética, que uma fórmula expressaria ambas.

Deus não ajuda. Acho que é um argumento decisivo. Penso que isto realmente mostra que qualquer conhecimento moral que tenhamos e qualquer progresso moral que façamos no nosso conhecimento ou qualquer progresso que façamos no nosso conhecimento moral não provém realmente da religião. Isso vem do trabalho muito árduo da filosofia moral, de tentar fundamentar nossos raciocínios morais.

Você só precisa voltar à filosofia moral e dizer, ok, existe ganância, as pessoas querem cada vez mais, mas o que as restringe e o que as restringiu no passado foi uma visão de vida em que a satisfação não era a coisa mais importante, que você simplesmente precisava do suficiente e podia dizer: “Basta”. Talvez a religião o leve até lá, talvez apenas a filosofia moral clássica, mas você precisa ter um pouco disso, ou então estará sempre no trem da alegria.

A trindade Consequencialista é tipicamente considerada desta forma: Bentham é rude, os escritos de Mill estão cheios de uivos e inconsistências, e Sidgwick era demasiado inteligente para abraçar completamente o Consequencialismo. Todas estas grandes tradições da filosofia moral expressam vertentes da nossa consciência moral e todas deveriam ser tratadas como programas de investigação e não como pontos de vista totalmente determinados que podem ser nivelados por um contra-exemplo ou por um argumento inteligente.

Nada, de fato, poderia ser mais diferente do tom dos Padres [Patrísticos] do que a teologia fria, imparcial e prudencial do século XVIII; uma teologia que considerava o cristianismo um admirável auxiliar da força policial e um princípio de decoro e de coesão na sociedade, mas que dele cuidadosamente baniu todo o entusiasmo, velando ou atenuando todos os seus mistérios, e virtualmente o reduziu a um sistema autoritativo de filosofia moral.

Estamos agora a regressar à abordagem empírica do século XVIII com o novo interesse na base evolutiva da ética, com a filosofia moral “experimental” e a psicologia moral. Como resultado, compreendemos melhor porque é que as fórmulas morais são experienciadas como comandos inelutáveis, mesmo que não haja comandante e mesmo que a noção de uma obrigação inescapável seja apenas superstição. Portanto, a filosofia moral fez um enorme progresso.

Acho que tanto Mill quanto Sidgwick são grandes e admiráveis ​​filósofos, com quem ainda temos muito que aprender. Eu não seria a favor de uma forma de kantianismo (se tal forma existe) que trata a filosofia moral de Mill ou Sidgwick com desrespeito.

Eu diria que na década de 1980, o mais importante, houve um testemunho da falência da filosofia liberal e das filosofias antimorais e amorais que eram tão predominantes nas décadas de 1960 e 1970, a rebelião dos jovens, que trouxe sobre a epidemia de drogas em tantos que destruiu a família. Particularmente durante esta década, o renascimento espiritual. Sou evangélico e tenho observado a igreja evangélica aqui e ao redor do mundo pregando Cristo, a morte, o sepultamento, a ressurreição do salvador, recebendo mais receptividade em todos os lugares, e esse crescimento.